Biologia 3 > Páginas > 5.2.1. Oficina Pedagógica
- Os integrantes do NUEPE - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão do Departamento de Biologia Celular da UFPR, em especial as Profas. Ruth Schadeck e Márcia Mendonça, respectivamente coordenadoras dos subprojetos do PIBID/UFPR - Biologia 1 e 3, têm acumulado, ao longo dos anos, larga experiência no desenvolvimento de Oficinas Pedagógicas.
- Estas atividades são aqui entendidas como dispositivos para a formação docente e para a construção do conhecimento nas escolas públicas.
- Oficinas anteriores foram apresentadas, por exemplo, no Colégio Estadual Victor do Amaral, no Colégio Estadual Gottlieb Muller e nas próprias dependências da UFPR. Estas oficinas apresentaram temas variados, sempre versando sobre diferentes aspectos da Biologia.
- A Oficina Pedagógica, realizada do ano de 2014, foi um grande evento que congregou os bolsistas ID dos três subprojetos PIBID/UFPR-Biologia e contou ainda com integrantes do Programa Licenciar e do projeto de extensão “O Microscópio vai à Escola”. Foi apresentada no Colégio Estadual Sebastião Saporski, no dia 15 de outubro de 2014, integrando as atividades da Semana de Integração Comunidade-Escola, a convite da supervisora e da Direção da escola. A oficina atendeu aproximadamente a 300 alunos dos 6º a 8º anos do Ensino Fundamental e a grande número dos professores do colégio.
- O tema da oficina foi “Os Seres Vivos – do Micro ao Macro” e contou com apresentação de 22 estações, ou subtemas, que partiam da estrutura das células, enquanto unidades morfofisiológicas de todos os seres vivos, até a abordagem anatômica e fisiológica do ser humano. Igualmente foram apresentadas diversas classes de animais (vertebrados e invertebrados, aquáticos e terrestres), como também diferentes espécies de fungos e plantas. Além do grande apelo dos materiais biológicos e das questões ambientais apresentados, atenção especial foi dada a temas de interesse para os adolescentes tais como: higiene e saúde dos adolescentes, bem como ciclo menstrual, métodos contraceptivos, DSTs e Drogas. Este cuidado foi tomado no sentido de tornar significativa a aprendizagem da Biologia, trabalhando-se os conteúdos escolares tanto no contexto científico como na aplicação direta na vida dos alunos.
- Nas diversas estações foram apresentados: peças anatômicas, modelos didáticos experimentais, banners, animais taxidermizados, exemplares de animais, plantas e fungos vivos, coleção entomológica, lâminas histológicas e de organismos vivos para observação ao microscópio, vídeos, jogos didáticos, materiais didáticos virtuais, entre muitos outros recursos. Todos os materiais foram desenvolvidos pelos acadêmicos participantes, em particular pelos bolsistas ID, demandando grande esforço individual, planejamento prévio e trabalho coletivo.
- Sendo assim, a oficina pedagógica serviu de meio tanto para a formação continuada da supervisora e dos bolsistas ID, quanto para a construção coletiva do conhecimento por alunos e professores que trabalham na escola. Essa metodologia foi pensada com o olhar voltado para a formação desses profissionais da educação, num contexto do modelo epistemológico freireano, que supõe o conhecimento como um processo ativo de apropriação e transformação da realidade.
- Para ver fotos do evento acesse:
- Especificamente, os bolsistas ID do subprojeto Biologia 3 contribuíram com 8 estações.
- Para conhecer essas estações acesse:
Células Procariontes e eucariontes
Célula Interativa 3D
Microrganismos do bem
Animais Aquáticos
Artrópodes
Vertebrados
Ciclo Menstrual
Sistema Cardiovascular