•  
  • O planejamento de uma aula é um processo que envolve operações mentais, como: analisar, refletir, definir, selecionar, estruturar, distribuir ao longo do tempo e prever formas de agir e avaliar. O produto final é um documento escrito – o plano de aula – que registra a síntese desse processo de previsão das atividades docentes e discentes.
  • Para a elaboração dos planos contou-se com os supervisores na indicação e delimitação dos temas a serem desenvolvidos pelos pibidianos que, livremente, escolheram aqueles com que tinham maior afinidade e/ou facilidade.
  • Todos os planos de aula produzidos pelos Bolsistas ID, para os 7º anos e para os 8º anos, foram orientados pelos professores supervisores respectivos e obedeceram à mesma estrutura básica. Em linhas gerais, além dos dados de identificação  incluem: tema da aula, objetivos, conteúdos de ensino, procedimentos metodológicos, cronograma, recursos didáticos, avaliação e referencial bibliográfico.
  • Para os produtos dessas atividades, acesse:

Planos de Aulas
7o. Ano                                                                      
Microrganismos
Porifera e Cnidários
Anelídeos
Crustáceos
Insetos
Equinodermas
Aves

8o. Ano
Audição
Olfato e Paladar
Tato
Visão

Todos os planos foram executados e os relatos das aulas ministradas podem ser acessados no link:

Relatos de aula

Os registros fotográficos das aulas ministradas podem ser acessados nos álbuns:

Aulas teóricas Colégio Sebastião Saporski

Aulas teóricas Colégio Júlio Mesquita