PRODUTO 1 - Produções Didático-Pedagógicas

Produções Didático Pedagógicas - Foram elaboradas 11 Sequências Didáticas sobre Divulgação Científica, as quais foram desenvolvidas nas escolas conveniadas ao PIBID UFPR. Os produtos serão apresentados em 4 grupos:

Grupo 1

1a. PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: QUÍMICA POR MEIO DE TEATRO

1b. LITERATURA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: É POSSÍVEL APRENDER QUÍMICA POR MEIO DOS LIVROS?

1c. ESTUDO DAS FUNÇOES INORGÂNICAS ATRAVÉS DA DIVULGAÇAO CIENTÍFICA

Atividade 1 grupo 1

LINK

Grupo 2

2a. UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM BASE NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: O USO DO AUDIOVISUAL E UM JOGO DE CARTAS COM A TABELA PERIÓDICA

2b. A QUÍMICA DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM DA DIVULGAÇÃO CIENTIFICA.


Grupo 3:

3a UMA PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EM FOCO, OS BIOCOMBUSTÍVEIS.

3b. UMA PROPOSTA DIDÁTICA Á LUZ DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA A TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: A QUÍMICA DO CORPO HUMANO.

3c. ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA DIVULGAÇÃO CIENTIFICA: A QUÍMICA DOS ALIMENTOS

3d. TEORIAS ÁCIDO-BASE: DIVULGANDO A CIÊNCIA DO SÉCULO XX

LINK

PRODUTO 2 - Produções Bibliográficas

Participar de eventos da área de ensino de Química, de Ciências bem como de eventos da UFPR e do PIBID, com apresentação de trabalhos.

GRUPO 1: XVI ENEQ – Encontro Nacional de Ensino de Química (Salvador de 17 a 20 de julho de 2012)

1a. Visões de Ciência e Cientistas: análise de uma Proposta Didática baseada em um Texto Histórico.

1b. História e Filosofia da Ciência no ensino de química: o que os alunos pensam sobre a colaboração entre os cientistas.

1.c Abordagem História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química por meio da biografia de Lavoisier

LINK

GRUPO 2: XVI ENEQ – Encontro Nacional de Ensino de Química (Salvador de 17 a 20 de julho de 2012)

2a. Experimentação investigativa no Ensino da Química: uma análise dos livros didáticos selecionados pelo PNDL 2012.

2.b Recursos audiovisuais no ensino de química: uma proposta didática com base na divulgação científica.

2c. A linguagem na divulgação científica: uma análise da revista mundo estranho .

LINK

GRUPO 3: 11º ENAF - Encontro de Atividades Formativas (Curitiba de 01 a 05 de novembro de 2012)

1 a. Experimentação problematizadora no ensino de Química: Interações Intermoleculares

1b. Experimentação problematizadora em sala de aula: Qual a importância de se conhecer as propriedades das substâncias antes de utilizá-las?

1c. Ensino de Química a partir de experimentos problematizadores sobre ácido-base e ligações químicas.

LINK

GRUPO 4: XIX SBQ SUL – Sociedade Brasileira de Química – Divisão de ensino (Tubarão de 07 a 09 de novembro de 2012)

História e Filosofia da Ciência: Uma Proposta Didática para o Ensino da Tabela Periódica.

LINK

PRODUTO 3 - Produções Bibliográficas

Elaborar experimentos para o ensino de diferentes conteúdos de química a partir da temática Experimentação Problematizadora, bem como desenvolve-los nas escolas conveniadas ao PIBID/UFPR.

Grupo 1

1.a Experimentação problematizadora: Por qual motivo as frutas cultivadas em clima quente amadurecem mais rapidamente do que em clima frio?

1b. Experimentação problematizadora Por que as pessoas recorrem a comprimidos efervescentes para melhorar a digestão?

Grupo 2

2a. Experimentação problematizadora: Como identificar características ácido-base através de diferentes indicadores?

2b. Experimentação problematizadora: Como entender ligações químicas através da eletricidade?

2c. Experimentação problematizadora: Por que diferentes alcoóis quando queimam apresentam chamas diferentes?

2d. Experimentação problematizadora:Como são determinadas as quantidades de calorias dos alimentos?

LINK

PRODUTO 4 -

Dissertação de Mestrado

BARBARA GRACE TOBALDINI

TEMA:

“O PIBID na formação de professores: o caso do subprojeto Química/UFPR”

EM PROCESSO DE DEFESA.

Data para prevista para defesa: 18/02/2013

LINK