PRODUTO 1 - Produções Didático-Pedagógicas
Produções Didático Pedagógicas - Foram elaboradas 11 Sequências Didáticas sobre Divulgação Científica, as quais foram desenvolvidas nas escolas conveniadas ao PIBID UFPR. Os produtos serão apresentados em 4 grupos:Grupo 1
1a. PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: QUÍMICA POR MEIO DE TEATRO
1b. LITERATURA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: É POSSÍVEL APRENDER QUÍMICA POR MEIO DOS LIVROS?
1c. ESTUDO DAS FUNÇOES INORGÂNICAS ATRAVÉS DA DIVULGAÇAO CIENTÍFICA
Atividade 1 grupo 1
LINKGrupo 2
2a. UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM BASE NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: O USO DO AUDIOVISUAL E UM JOGO DE CARTAS COM A TABELA PERIÓDICA
2b. A QUÍMICA DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM DA DIVULGAÇÃO CIENTIFICA.
3a UMA PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EM FOCO, OS BIOCOMBUSTÍVEIS.
3b. UMA PROPOSTA DIDÁTICA Á LUZ DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA A TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: A QUÍMICA DO CORPO HUMANO.
3c. ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA DIVULGAÇÃO CIENTIFICA: A QUÍMICA DOS ALIMENTOS
3d. TEORIAS ÁCIDO-BASE: DIVULGANDO A CIÊNCIA DO SÉCULO XX
LINKPRODUTO 2 - Produções Bibliográficas
Participar de eventos da área de ensino de Química, de Ciências bem como de eventos da UFPR e do PIBID, com apresentação de trabalhos.GRUPO 1: XVI ENEQ – Encontro Nacional de Ensino de Química (Salvador de 17 a 20 de julho de 2012)
1a. Visões de Ciência e Cientistas: análise de uma Proposta Didática baseada em um Texto Histórico.
1b. História e Filosofia da Ciência no ensino de química: o que os alunos pensam sobre a colaboração entre os cientistas.
1.c Abordagem História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química por meio da biografia de Lavoisier
LINKGRUPO 2: XVI ENEQ – Encontro Nacional de Ensino de Química (Salvador de 17 a 20 de julho de 2012)
2a. Experimentação investigativa no Ensino da Química: uma análise dos livros didáticos selecionados pelo PNDL 2012.
2.b Recursos audiovisuais no ensino de química: uma proposta didática com base na divulgação científica.
2c. A linguagem na divulgação científica: uma análise da revista mundo estranho .
GRUPO 3: 11º ENAF - Encontro de Atividades Formativas (Curitiba de 01 a 05 de novembro de 2012)
1 a. Experimentação problematizadora no ensino de Química: Interações Intermoleculares
1b. Experimentação problematizadora em sala de aula: Qual a importância de se conhecer as propriedades das substâncias antes de utilizá-las?
1c. Ensino de Química a partir de experimentos problematizadores sobre ácido-base e ligações químicas.
GRUPO 4: XIX SBQ SUL – Sociedade Brasileira de Química – Divisão de ensino (Tubarão de 07 a 09 de novembro de 2012)
História e Filosofia da Ciência: Uma Proposta Didática para o Ensino da Tabela Periódica.
PRODUTO 3 - Produções Bibliográficas
Elaborar experimentos para o ensino de diferentes conteúdos de química a partir da temática Experimentação Problematizadora, bem como desenvolve-los nas escolas conveniadas ao PIBID/UFPR.Grupo 1
1.a Experimentação problematizadora: Por qual motivo as frutas cultivadas em clima quente amadurecem mais rapidamente do que em clima frio?
1b. Experimentação problematizadora Por que as pessoas recorrem a comprimidos efervescentes para melhorar a digestão?
Grupo 2
2a. Experimentação problematizadora: Como identificar características ácido-base através de diferentes indicadores?
2b. Experimentação problematizadora: Como entender ligações químicas através da eletricidade?
2c. Experimentação problematizadora: Por que diferentes alcoóis quando queimam apresentam chamas diferentes?
2d. Experimentação problematizadora:Como são determinadas as quantidades de calorias dos alimentos?
PRODUTO 4 -
Dissertação de Mestrado
BARBARA GRACE TOBALDINI
TEMA:
“O PIBID na formação de professores: o caso do subprojeto Química/UFPR”
EM PROCESSO DE DEFESA.
Data para prevista para defesa: 18/02/2013
LINK