Equipe PIBID Química 1 - 2014

 


Equipe PIBID Química I - 2013

 

 

O Projeto Química visa à melhoria da formação inicial dos licenciandos do Curso de Química da UFPR, bem como do ensino de química nas escolas publicas conveniadas ao PIBID Institucional, por meio de uma aproximação entre os resultados das pesquisas da área de Ensino de Ciências/ Química e a sala de aula.

Consiste no estudo dos principais temas que têm sido objeto de pesquisa na área de Ensino de Química. Neste Sub-projeto estão sendo estudados:

   I -  Filosofia e História da Ciência no Ensino de Química;

 II – Divulgação Científica e Ensino de Química.

Participantes

15  alunos-bolsistas do Curso de Graduação em Química da UFPR

02 professores supervisores, que atuam nas três escolas conveniadas ao PIBID/UFPR

01 professor do Curso de Química - Coordenador do Subprojeto

Metodologia

O sub-projeto é desenvolvido em cinco etapas:

Etapa 1: Aulas semanais nas quais são estudados os temas de pesquisa da área; 

Etapa 2: Elaboração das Propostas Didáticas sobre as temáticas estudadas;

Etapa 3: Desenvolvimento das Propostas Didáticas nas escolas estaduais conveniadas ao PIBID/UFPR;

Etapa 4: Elaboração de artigos científicos relacionados às etapas anteriores.

Etapa 5: Divulgação dos resultados das etapas anteriores por meio da participação em eventos da área de pesquisa em educação em química, bem como em encontros do PIBID.

 

HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA

Estudos têm demonstrado que a História e Filosofia da Ciência (HFC) podem trazer contribuições para o Ensino de Ciências. Todavia, tais contribuições têm se concretizado pouco na sala de aula por duas principais razões: falta de material didático que contemple a HFC, bem como, a existência de lacunas na formação dos professores, dentre as quais, a carência de reflexões sobre HFC nos seus cursos de formação. Com o objetivo de buscar atenuar este quadro, o PIBID/UFPR - Projeto Química desenvolve Propostas Didáticas, as quais se constituem em conjuntos de aulas para o ensino de química a partir da abordagem da HFC.

 

 

DIVULGAÇÃO CIENTIFICA

A divulgação científica radicou-se com o propósito de levar ao grande público, além da notícia, a familiarização deste com a natureza do trabalho da ciência e a vida dos cientistas. Nesse sentido, a integração entre o ensino de ciências que ocorre nas escolas e a divulgação científica são elementos fundamentais para a ampliação e a compreensão da ciência e da tecnologia, tornando-as menos míticas e mais significativas para os estudantes. Com base em tais premissas, o Projeto Química objetiva desenvolver estudos e propostas didáticas que venham a contribuir para que os professores incorporem as potencialidades da divulgação científica em suas aulas de química.