ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS DIDÁTICAS
Foram elaboradas 12 Propostas Didáticas (PD) para o ensino de diferentes conteúdos de química utilizando a Divulgação Científica (DC) como instrumento didático-pedagógico, pelos alunos/bolsistas-UFPR e pelos professores supervisores das escolas, sob orientação do Coordenador do Subprojeto Química UFPR em dois momentos:
No primeiro momento foi estuda a temática Divulgação Científica (DC). Para tanto, foi realizado um levantamento das pesquisas relacionadas em periódicos da área de Ensino de Ciências/Química, que lhes possibilitou conhecer tais pesquisas e compilar aquelas que foram utilizadas na elaboração das Propostas Didáticas. Tais estudos tiveram duração de aproximadamente dois meses, os quais corresponderam a junho e julho de 2011.
O segundo momento consistiu na elaboração das Propostas Didáticas a partir dos estudos realizados nos momentos anteriores e também tiveram duração de 2 meses (agosto e setembro de 2011). Para a elaboração das Propostas Didáticas foi seguido o seguinte roteiro:
1. Título da PD
2. Introdução sobre o conteúdo específico da PD
3. Descrição de cada aula
3.1 Título da aula
3.2 Objetivo da aula
3.3 Metodologia da aula (contendo textos, atividades, experimentos utilizados em cada aula)
DESENVOLVIMENTO DAS PROPOSTAS DIDÁTICAS NAS ESCOLAS
As Propostas Didáticas sobre DC foram desenvolvidas nas três escolas da rede Pública conveniadas ao PIBID/UFPR.
As 12 duplas de alunos bolsistas que elaboraram as Propostas Didáticas (PD) foram distribuídas nas três escolas conveniadas para desenvolvê-las, o que ocorreu sempre em parceria com os professores supervisores. Na primeira e na última aula, antes e após o trabalho com a PD, os alunos bolsistas aplicaram questionários com o objetivo de levantar as concepções dos alunos da escola sobre ciência e conceitos específicos da química.
O período de desenvolvimento das PD sobre DC foi os meses de agosto e setembro 2011.
RESULTADOS
No que se refere aos resultados relativos aos aspectos didático-pedagógicos, o desenvolvimento das PD nas escolas possibilitou que os alunos bolsistas pudessem vivenciar as diversas experiências que fazem parte da prática docente no espaço escolar. Sendo assim, puderam pela primeira vez, para a maioria deles, estar diante de uma classe de alunos do ensino médio ministrando uma aula de química. Os relatos orais e escritos dos alunos bolsistas, após estas experiências de docência, demonstraram que tais momentos lhes foram muito ricos, pois tiveram a oportunidade de conviver com situações reais da escola, desde a precariedade dos espaços físicos e falta de equipamentos e, então, tiveram que encontrar caminhos alternativos para executar suas PD, passando por problemas de indisciplina, culminando em observações muito positivas como o despertar do interesse dos alunos pelos conteúdos que estavam sendo trabalhados nas aulas, ao ponto de nos três colégios as aulas acontecerem também em contra turno, para as quais os alunos foram de livre e espontânea vontade, demonstrando a relevância do trabalho que foi realizado pelos bolsistas.
Quanto aos professores supervisores, seus relatos demonstraram que aqueles períodos em que receberam os alunos bolsistas nas suas escolas, lhes permitiu refletir sobre suas próprias práticas, uma vez que, segundo as palavras dos supervisores, “aprendemos com os bolsistas”, pois os bolsistas levaram para as escolas metodologias de ensino inovadoras e motivadoras elaboradas a partir dos estudos efetuados nos meses destinados a elaboração das PD. Os professores também relataram sentirem-se importantes participantes da formação dos licenciandos, com sua experiência, uma vez que puderam ajudá-los a identificar pontos ainda falhos na sua atuação e, então nos momentos de encontro com o coordenador do subprojeto conversaram com eles a respeito de como melhorar aqueles determinados pontos.
No que se refere aos resultados relativos à investigação educacional, o desenvolvimento das PD possibilitou, tanto aos alunos bolsistas quanto aos professores supervisores, que exercitassem a pesquisa no espaço escolar, uma vez que todos coletaram dados durante os períodos de permanência na escola, os quais subsidiaram artigos científicos que foram escritos por eles e submetidos para eventos da área de ensino de química e de ciências em 2011.