A participação nestes eventos da área de formação dos alunos bolsistas lhes possibilitou experiências bastante significativas. Para a maioria deles esta foi a sua primeira participação em um evento científico da área de ensino de Ciências/Química, sendo assim, relataram terem se sentido surpresos com a quantidade e diversidade dos trabalhos apresentados. Assistiram várias palestras de pesquisadores importantes da área, reconhecendo a existência de um campo consolidado de pesquisa na área. E também encontraram muitos alunos bolsistas PIBID de outras universidades, com os quais trocaram informações e contatos. Todas essas experiências, juntamente com as demais atividades desenvolvidas no Subprojeto, têm possibilitado que os alunos bolsistas que antes conheciam apenas o bacharelado em Química, comecem a vislumbrar a docência e a pesquisa na área educacional como uma interessante possibilidade de trabalho. E certamente este é um dos grandes objetivos deste Programa. Para os professores supervisores, a participação nos eventos, além dos aspectos ressaltados para os bolsistas, também os está motivando a voltar para a academia, buscando os cursos de pós-graduação.
Escola de supervisores PIBID UFPR 2013
Apresentação da Escola de Supervisores 2013XVI ENEQ – Encontro Nacional de Ensino de Química (Salvador de 17 a 20 de julho de 2012)
Este encontro é um evento bianual promovido pela Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e organizado por Instituições de Ensino Superior Brasileira e tem estimulado a pesquisa em ensino de química em todo o país. Os bolsistas apresentaram trabalhos relativos ainda à temática História e Filosofia da Ciência, bem como sobre Divulgação Científica.
Visões de Ciência e Cientistas: análise de uma Proposta Didática baseada em um Texto HistóricoHistória e Filosofia da Ciência no ensino de química: o que os alunos pensam sobre a colaboração entre os cientistas
Abordagem História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química por meio da biografia de Lavoisier
Experimentação investigativa no Ensino da Química: uma análise dos livros didáticos selecionados pelo PNDL 2012
RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE QUIMICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM BASE NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
A Linguagem na Divulgação Científica: uma análise da Revista Mundo Estranho
11º ENAF - Encontro de Atividades Formativas (Curitiba de 01 a 05 de novembro de 2012)
Este encontro faz parte da programação do SIEPE (Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UFPR, do qual também todos os alunos participaram.
EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA NO ENSINO DE QUÍMICA: INTERAÇÕES INTERMOLECULARESEXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA EM SALA DE AULA: QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER AS PROPRIEDADES DAS SUBSTÂNCIAS ANTES DE UTILIZÁ-LAS?
ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DE EXPERIMENTOS PROBLEMATIZADORES SOBRE ÁCIDO-BASE E LIGAÇÕES QUÍMICAS.
EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA NO ENSINO DE QUÍMICA: COMBUSTÃO DE DIFERENTES TIPOS DE ALCOÓIS
XIX SBQ SUL – Sociedade Brasileira de Química – Divisão de ensino (Tubarão de 07 a 09 de novembro de 2012)
Desde a sua criação, em 1977, a SBQ vem atuando de forma expressiva no desenvolvimento e consolidação da comunidade química brasileira. Sua missão é divulgar a Química, suas relações e aplicações, objetivando o desenvolvimento do país e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
História e Filosofia da Ciência: Uma Proposta Didática para o Ensino da Tabela PeriódicaX ENAF - Encontro de Atividades Formativas (O evento ocorreu em Curitiba no período de 04 A 7/10/2011)
Este encontro faz parte da programação do SIEPE (Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UFPR, do qual também todos os alunos participaram. Com os barners com os títulos:
- Ensino de Química a partir da História e Filosofia da Ciência: uma experiência do PIBID no Colégio Estadual Jardim Esperança
- Ensino de Química a partir da História e Filosofia da Ciência: uma experiência do PIBID no Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira.
- Ensino de Química a partir da História e Filosofia da Ciência: uma experiência do PIBID no Colégio Estadual Xavier da Silva
II– CPEQUI - Congresso Paranaense de Educação em Química (O evento ocorreu em Toledo no período de 17 a 20/10/2011)
http://www.unioeste.br/eventos/cpequi/
Este Congresso visa discutir o ensino e a pesquisa em educação química no estado do Paraná. Todos os trabalhos submetidos foram aceitos, sendo que 16 alunos participaram do evento, que ocorreu em Toledo-PR.
Título do Trabalho: Abordagem de História e Filosofia da Ciência: examinado textos de Linus Pauling
Integrantes: Juliana Pires de Oliveira; Giselle Henequin Siemsen; Joanez Aparecida Aires
Modalidade da apresentação: Painel
Título do Trabalho: Conceitos de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química: Análise de uma Proposta Didática
Integrantes: Stephanie Angela Todesco; Tatiane Soares. Rodrigues; Joanez Aparecida Aires
Modalidade da apresentação: Painel e apresentação oral
Título do Trabalho: História e Filosofia da Ciência: A construção do conhecimento científico
Integrantes: Eduardo Haro Schneckenberg; Bárbara Wizenffat Aguiar; Joanez Aparecida Aires
Modalidade da apresentação: Painel
Título do Trabalho: A oxidação de metais a partir da Historia e filosofia da ciência
Integrantes: Haroldo Luis Ribas; Joanez A. Aires
Modalidade da apresentação: Painel
Título do Trabalho: A utilização de cobaias nos estudos de Lavoisier sobre a Composição do Ar: uma reflexão a partir da História e Filosofia da Ciência
Integrantes: Isis Lidiane Norato de Souza; Joanez A. Aires
Modalidade da apresentação: Painel
Título do Trabalho: A abordagem História e Filosofia da Ciência contribui para o aprendizado em química?
Integrantes: Heidi Mara dos Santos; Joanez A. Aires
Modalidade da apresentação: Painel
Título do Trabalho: Contribuições da abordagem História e Filosofia da Ciência nas aulas de Química
Integrantes: Caroline Morato Fabricio; Luciana Mamus Guimarães; Joanez A. Aires
Modalidade da apresentação: Painel
Título do Trabalho: Contribuições de recursos audiovisuais e experimentais para a História e Filosofia da Ciência.
Integrantes: Hudson S. Gatto, Thiago A. Kulik, Joanez A. Aires
Modalidade da apresentação: Painel
Título do Trabalho: História e Filosofia da Ciência: uma proposta didática sobre a descoberta do nêutron
Integrantes: Duanne Maciel Scremin; Duany Cristini Rambo; Joanez Aparecida Aires
Modalidade da apresentação: Painel e Apresentação Oral
Título do Trabalho: História e Filosofia da Ciência: análise de uma proposta didática sobre a descoberta do nêutron
Integrantes: Duanne Maciel Scremin; Duany Cristini Rambo; Joanez Aparecida Aires
Modalidade da apresentação: Painel
Título do Trabalho: A História da Tabela Periódica: uma ferramenta para o Ensino de Química fundamentada na História e Filosofia da Ciência
Integrantes: Mariana Lopes Teixeira; Adolfo Guilher Krüguer; Joanez Aparecida Aires
Modalidade da apresentação: Painel
Título do Trabalho: Objetivo da divulgação científica apresentado por alunos em formação inicial do curso de química.
Integrantes: Bárbara Grace Tobaldini
Modalidade da apresentação: Painel
VIII ENPEC/2011 – ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (O evento ocorreu em Campinas, 5 a 9/12/2011)
http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/enpecatual.html
Este encontro reúne a área Ensino de Ciências, das quais fazem parte Ensino de Química, Ensino de Física, Ensino de Biologia e Ensino de Matemática. Neste também foram submetidos trabalhos, sendo aceitos 4 trabalhos completos para apresentação oral. Quatro alunos bolsistas participaram do evento, que ocorreu em Campinas-SP.
TÍTULO DO TRABALHO: Contribuições da abordagem História e Filosofia da Ciência nas aulas de Química
AUTORES: Juliana Pires de Oliveira; Giselle Henequin Siemsen; Joanez Aparecida Aires
TÍTULO DO TRABALHO: História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química: análise de uma Proposta Didática
AUTORES: Stephanie Angela Todesco; Tatiane Soares. Rodrigues; Joanez Aparecida Aires
TÍTULO DO TRABALHO: Historia e Filosofia da Ciência: a construção do conhecimento científico
AUTORES: Eduardo Haro Schneckenberg; Bárbara Wizenffat Aguiar; Joanez Aparecida Aires
TÍTULO DO TRABALHO: A oxidação dos metais: um estudo a partir da Historia e filosofia da ciência
AUTORES: Haroldo Luis Ribas; Joanez A. Aires
TÍTULO DO TRABALHO: A utilização de cobaias nos estudos de Lavoisier sobre a Composição do Ar: uma reflexão a partir da História e Filosofia da Ciência
AUTORES: Isis Lidiane Norato de Souza; Joanez A. Aires
TÍTULO DO TRABALHO: A abordagem História e Filosofia da Ciência contribui para o aprendizado em química?
AUTORES: Heidi Mara dos Santos; Joanez A. Aires
TÍTULO DO TRABALHO: Contribuições da abordagem História e Filosofia da Ciência nas aulas de Química
AUTORES: Caroline Morato Fabricio; Luciana Mamus Guimarães; Joanez A. Aires
TÍTULO DO TRABALHO: Contribuições de recursos audiovisuais e experimentais para a História e Filosofia da Ciência.
AUTORES: Hudson S. Gatto,; Thiago A. Kulik ; Joanez A. Aires
TÍTULO DO TRABALHO: História e Filosofia da Ciência: uma proposta didática sobre a descoberta do nêutron
AUTORES: Duanne Maciel Scremin; Duany Cristini Rambo; Joanez Aparecida Aires
TÍTULO DO TRABALHO: História e Filosofia da Ciência: análise de uma proposta didática sobre a descoberta do nêutron
AUTORES: Duanne Maciel Scremin; Duany Cristini Rambo; Joanez Aparecida Aires
TÍTULO DO TRABALHO: A História da Tabela Periódica: uma ferramenta para o Ensino de Química fundamentada na História e Filosofia da Ciência
AUTORES: Mariana Lopes Teixeira; Adolfo Guilher Krüguer ; Joanez Aparecida Aires
TÍTULO DO TRABALHO: Objetivo da divulgação científica apresentado por alunos em formação inicial do curso de química.
AUTORES: Bárbara Grace Tobaldini