Foram elaboradas 12  Propostas Didáticas (PD) para o ensino de diferentes conteúdos de química a partir da abordagem História e Filosofia da Ciência (HFC), pelos alunos/bolsistas-UFPR e pelos professores supervisores das escolas, sob orientação do Coordenador do Subprojeto Química UFPR em dois momentos:

No primeiro momento  foi estudada a temática História e Filosofia da Ciência (HFC). Para tanto, foi realizado um levantamento das pesquisas desenvolvidas sobre a temática em periódicos da área de Ensino de Ciências/Química, que lhes possibilitou conhecer tais pesquisas e compilar aquelas que foram utilizadas na elaboração das Propostas Didáticas. Tais estudos tiveram duração de aproximadamente dois meses, os quais corresponderam a junho e julho de 2010.

O segundo momento consistiu na elaboração das Propostas Didáticas a partir dos estudos realizados nos momentos anteriores e também tive a duração de 2 meses, os quais foram agosto e setembro de 2010. Para a elaboração das Propostas Didáticas foi seguido o seguinte roteiro:

1. Título da PD

2. Introdução sobre o conteúdo específico da PD

3. Descrição de cada aula

    3.1 Título da aula

    3.2 Objetivo da aula

    3.3 Metodologia da aula (contendo textos, atividades, experimentos utilizados em cada aula)

 

DESENVOLVIMENTO DAS PROPOSTAS DIDÁTICAS NAS ESCOLAS

As Propostas Didáticas sobre HFC foram desenvolvidas nas três escolas da rede Pública conveniadas ao PIBID/UFPR.

As 12 duplas de alunos bolsistas que elaboraram as Propostas Didáticas (PD) foram distribuídas nas três escolas conveniadas para desenvolvê-las, o que ocorreu sempre em parceria com os professores supervisores. Na primeira e na última aula, antes e após o trabalho com a PD, os alunos bolsistas aplicaram questionários com o objetivo de levantar as concepções dos alunos da escola sobre ciência e conceitos específicos da química.

O período de desenvolvimento das PD sobre HFC nas escolas foi de outubro e novembro de 2010 e março e abril de 2011.

 

RESULTADOS

No que se refere aos resultados relativos aos aspectos didático-pedagógicos, o desenvolvimento das PD nas escolas possibilitou que os alunos bolsistas pudessem vivenciar as diversas experiências que fazem parte da prática docente no espaço escolar. Sendo assim, puderam pela primeira vez, para a maioria deles, estar diante de uma classe de alunos do ensino médio ministrando uma aula de química. Os relatos orais e escritos dos alunos bolsistas, após estas experiências de docência, demonstraram que tais momentos lhes foram muito ricos, pois tiveram a oportunidade de conviver com situações reais da escola, desde a precariedade dos espaços físicos e falta de equipamentos e, então, tiveram que encontrar caminhos alternativos para executar suas PD, passando por problemas de indisciplina, culminando em observações muito positivas como o despertar do interesse dos alunos pelos conteúdos que estavam sendo trabalhados nas aulas, ao ponto de nos três colégios as aulas acontecerem também em contra turno, para as quais os alunos foram de livre e espontânea vontade, demonstrando a relevância do trabalho que foi realizado pelos bolsistas.

Quanto aos professores supervisores, seus relatos demonstraram que aqueles períodos em que receberam os alunos bolsistas nas suas escolas, lhes permitiu refletir sobre suas próprias práticas, uma vez que, segundo as palavras dos supervisores, “aprendemos com os bolsistas”, pois os bolsistas levaram para as escolas metodologias de ensino inovadoras e motivadoras elaboradas a partir dos estudos efetuados nos meses destinados a elaboração das PD. Os professores também relataram sentirem-se importantes participantes da formação dos licenciandos, com sua experiência, uma vez que puderam ajudá-los a identificar pontos ainda falhos na sua atuação e, então nos momentos de encontro com o coordenador do subprojeto conversaram com eles a respeito de como melhorar aqueles determinados pontos.

No que se refere aos resultados relativos à investigação educacional, o desenvolvimento das PD possibilitou, tanto aos alunos bolsistas quanto aos professores supervisores, que exercitassem a pesquisa no espaço escolar, uma vez que todos coletaram dados durante os períodos de permanência na escola, os quais subsidiaram artigos científicos que foram escritos por eles e submetidos para eventos da área de ensino de química e de ciências em 2011.

PROPOSTAS DIDÁTICAS

TÍTULO: A Composição do Ar Respirado: uma proposta didática a partir da abordagem História e Filosofia da Ciências

AUTORA: Isis Lidiane Norato de Souza

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma Proposta Didática utilizando aabordagem História e Filosofia da Ciência(HFC) em aulas de Química do Ensino Médio, tendo por base as argumentações de Peduzzi (2001), de que a inserção desta abordagem pode contribuir para o ensino de ciências. Para o desenvolvimento destaProposta foiutilizado o artigo clássico de Antonie Lavoisier, “Altérationsqu'éprouve l'air respire”, elaborada uma sequência de 08 aulas e desenvolvida em uma escola pública da Região Metropolitana de Curitiba. A Proposta faz parte das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Federal do Paraná.

 

 

TÍTULO: A Tabela Periódica a partir da abordagem História e Filosofia da Ciência: análise de uma proposta didática

AUTORES: Adolfo Guilherme Kruger e Mariana Lopes Teixeira.

RESUMO: Este artigo visa analisar a aplicação de uma proposta didática para o desenvolvimento da temática “História da Tabela Periódica e Tabela Periódica Moderna”, utilizando a abordagem História e Filosofia da Ciência (HFC). A proposta foi desenvolvida junto a alunos da Educação Básica, durante a execução de uma das etapas do Programa Institucional de Apoio a Docência, na Universidade Federal do Paraná. A base teórica que fundamenta a proposta está ancorada principalmente nos trabalhos de Matthews (1995), Peduzzi (2001) e Bastos (1998). Como coleta de dados, utilizou-se dois questionários, em que o primeiro, teve como objetivo identificar a concepção prévia dos alunos à respeito da HFC e a temática escolhida e, o segundo, visou verificar se a proposta contribuiu para melhorar a compreensão destes. Os resultados apontaram que a proposta contribuiu para a compreensão dos alunos, indicando a necessidade de intervenções utilizando trabalhos com didáticas diferenciadas, tal como a HFC.

 

TÍTULO: Lavoisier e a combustão: uma proposta para o Ensino de Química baseada na História e Filosofia da Ciência.

AUTORES: Caroline Morato Fabricio e Luciana Mamus Guimarães.

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta didática para o Ensino de Química, utilizando a História e Filosofia da Ciência (HFC). Foi elaborada por licenciandas do curso de química da UFPR, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), numa escola da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná. Nesta proposta são trabalhados aspectos da obra de Lavoisier, ressaltando a combustão e suas contribuições para a sociedade da época como químico e cidadão francês. Na fundamentação teórica buscou-se trabalhar a abordagem HFC com base nos autores Matthews (1995), Bastos (1998), Peduzzi (2001), Chassot (2008), Oki & Moradillo (2008), os quais utilizam esta abordagem em seus trabalhos. A intenção desta proposta foi promover maior participação e interesse dos alunos nas aulas de química, bem como motivar os professores das escolas, também participantes do PIBID, a compreenderam melhor a HFC para utilizar essa abordagem nas suas aulas.

 

 

TÍTULO: Ligações Químcas e História e Filosofia da Ciência: uma proposta didática a partir de textos de Linus Pauling

AUTORES: Gisele Henequim Siemsen e Juliana Peres de Oliveira.

RESUMO: Historicamente o ensino de ciências é marcado por uma série de dificuldades, dentre elas a desmotivação por parte dos alunos e dos professores. Uma das possibilidades para enfrentamento desta problemática é a inserção de discussões envolvendo História e Filosofia da Ciência, conforme já apontaram Peduzzi (2001), Mathews (1995), Silva (2007) e outros. Esta abordagem pode ser utilizada como uma ferramenta didática, a fim de contextualizar a Ciência e desmistificar o cientista, de modo a tornar o aprendizado mais interessante e reflexivo. Todavia, apesar de inúmeros estudos que argumentam sobre as contribuições da utilização da abordagem HFC em sala de aula, ainda são encontradas poucas estratégias didáticas que possibilitem a utilização dessa abordagem. Visando atenuar esta lacuna, este trabalho tem por objetivo apresentar uma Proposta Didática para o ensino de química, a partir de textos de Linus Pauling sobre Ligações Químicas.

 

TÍTULO: História e Filosofia da Ciência: Uma Proposta Didática para o Ensino de Ácidos e Bases.

AUTORES: Stephane Angela Todesco e Tatiane Soares Rodrigues.

RESUMO: Estudos têm demonstrado que a abordagem de História e Filosofia da Ciência (HFC) pode trazer contribuições para o Ensino de Ciências (Matthews, 1995; Peduzzi, 2001; Bastos, 1998). Todavia, o professor encontra vários obstáculos para inserir tal abordagem na sua prática, como a escassez de material pedagógico e falta de capacitação. Considerando tais problemáticas, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática na qual visa se trabalhar os conteúdos de “Ácidos e Bases” a partir da abordagem História e Filosofia da Ciência. Nesse sentido, este trabalho pretende contribuir para suprir uma das lacunas que tem dificultado a utilização desta abordagem nas aulas de química da Educação Básica.