Metodologia
O sub-projeto é desenvolvido em cinco etapas:
Etapa 1: Aulas semanais nas quais são estudados os temas de pesquisa da área;
Etapa 2: Elaboração das Propostas Didáticas sobre as temáticas estudadas;
Etapa 3: Desenvolvimento das Propostas Didáticas nas escolas estaduais conveniadas ao PIBID/UFPR; ;
Etapa 4: Elaboração de artigos científicos relacionados às etapas anteriores;
Etapa 5: Divulgação dos resultados das etapas anteriores por meio da participação em eventos da área de pesquisa em educação em química, bem como em encontros do PIBID.
DESCRIÇÃO DAS ETAPAS:
A Etapa 1 constitui-se de aulas presenciais, semanais, com duração de 4 horas/aula, nas quais são discutidos artigos relacionados à primeira temática do Sub-projeto, a qual correspondeu a História de Filosofia da Ciência (HFC). Para o estudo de cada artigo, os alunos apresentaram um resumo crítico e participaram das discussões mediadas pela coordenadora do Projeto.
A Etapa 2 constitui-se da elaboração da primeira Proposta Didática, a qual tem por objetivo a inserção da HFC no ensino de química da Educação Básica. O desenvolvimento desta Unidade consistiu primeiramente da busca e estudo de um artigo clássico, de fonte primária, que tratasse de algum episódio da história da química. Com base neste artigo e nas discussões sobre HFC, foi elaborada uma seqüência de aulas que objetivaram tratar tanto dos conteúdos químicos específicos presentes no artigo, bem como possibilitar reflexões suscitadas pela abordagem HFC.
A Etapa 3 consiste na aplicação/excussão das Propostas Didáticas nas três escolas conveniadas do PIBID/UFPR, a saber: Colégio Estadual Profª. Maria Aguiar Teixeira; Colégio Estadual Jardim Esperança; Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva.
Antes de dar início à seqüência das aulas da Proposta Didática, foi aplicado um questionário contendo questões relativas aos conteúdos específicos que seriam tratados no artigo, bem como questões relacionadas à HFC, com o objetivo de levantar quais as concepções dos alunos a respeito desses assuntos, buscando identificar aspectos relativos às facilidades ou dificuldades de compreensão sobre o tema. Ao final da seqüência das aulas, também foi aplicado outro questionário, com o intuito de verificar se aquelas concepções iniciais haviam se modificado e, principalmente se teria havido uma evolução conceitual, no caso daqueles alunos apresentaram maior dificuldade inicial com o tema.
O desenvolvimento desta Terceira Etapa, a qual ocorreu nas três escolas conveniadas, se deu da seguinte forma:
Os 24 alunos-bolsistas foram distribuídos nestas três escolas. Cada dupla de aluno que desenvolveu em conjunto a sua Unidade Didática, permaneceu na escola por aproximadamente 2 meses, num total de 10 horas/aula. Sempre sob a supervisão dos professores-supervisores das escolas e em alguns momentos também sobre a supervisão da coordenadora do Projeto.
A Etapa 4 consiste na elaboração de um artigo científico que contemple as etapas anteriores, o qual deve ser submetido a um evento ou revista da área de Educação em Ciências/ Educação Química.
Na Etapa 5 é realizada a Divulgação dos artigos em eventos da área de pesquisa em educação em química, bem como em encontros do PIBID.