Oficina de Leitura – Encontro n. 4 (17/10/16)

Tema: Discussão sobre a polarização esquerda x direita no Brasil.

Objetivos: Abordar as noções de direita e de esquerda na política a partir de uma perspectiva histórica, com vistas à discussão sobre as polarizações ideológicas no contexto brasileiro contemporâneo.

 

  1. Apresentação de panorama histórico que fundamenta as noções políticas de esquerda e de direita.

Texto-base: Política: Política: O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador? (Disponível em: <http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/politica-o-que-e-ser-esquerda-direita-liberal-e-conservador.htm>), do site UOL, adaptado por Dayene, Ana Paula e Alex.

Condução da discussão: Dayene e Ana Paula.

Roteiro para condução da discussão: Representações visuais, elaboração de Dayene

 

  1. Discussão de charge(s) que pautam e problematizam o tema da polarização esquerda x direita no Brasil.

- Levantamento das charges: todos, com postagem, para decisão, no grupo do face.

Sugestão: após a escolha da(s) charge(s), elaboração de questões mínimas para sustentar o debate.

Obs.: antes da discussão, expor o que é o gênero charge, características e função social.

- Levantamento de material para subsidiar a discussão: Gesualda

- Apresentação da charge como gênero textual com funções específicas: Alex

- Condução da discussão da(s) charge(s) com ênfase no papel opinativo, argumentativo: Camila e Kevin

- Proposição de questão para produção textual a partir da(s) charge(s) escolhida(s): Eduardo

- Discussão sobre o enunciado (como respondê-lo argumentativamente) Fernanda

 

  1. Produção textual:

- Apresentação e discussão da estrutura básica do texto argumentativo escolar.

- Apresentação das estratégias de argumentação (ver se julgam pertinente para este momento)

Produção efetiva de texto: a depender do interesse dos alunos.

 

 

Oficina n. 4, em 17/10/16

Relatório de observação – Deborah e Lucas Pinheiro

A introdução dessa oficina foi feita pela Dayene, quando aproveitamos também para apresentar as novas bolsistas, Mariana e Fernanda.

- Leitura do texto “O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador”, de Andréia Martins, com vistas à compreensão dos termos direita e esquerda.

Começamos com a aula expositiva sobre direita x esquerda, assunto que os alunos haviam escolhido no encontro anterior para tratarmos da proposta de redação. Antes do início da aula um aluno disse que por acaso tinha lido o mesmo texto que serviria de guia para a aula, no dia anterior.

Klabyr retomou conteúdo tratado em sala de aula sobre “peso” da palavra e ressignificação do conceito.

Klabyr propõe uma pausa rápida para perguntar os alunos se já tiveram algum contato com o fato histórico e diferenciações dos termos A aula foi feita por Ana Paula e Dayene. Não houve interrupções ou perguntas dos alunos ao longo da fala, apenas comentários do Klabyr. Essa explanação durou do início da oficina até 15h20, ou seja, 1h20.

Depois da aula Deborah perguntou se havia ficado claro para eles o porquê de em um tema como o aborto, por exemplo, a direita ser contra e a esquerda a favor. Eles ficaram em silêncio e então eu expliquei.

Problematizar: as posições não são absolutamente dicotômicas.

Logo após  Alex fez uma breve explicação sobre o gênero charge, e, em seguida, Camila e Kevin conduziram as discussões sobre as charges que foram escolhidas. Uma charge especificamente tinha o desenho dos mascotes do PT e do PSDB. Uma aluna externou que não havia entendido o porquê da estrela  do tucano. Um colega dela tentou explicar perguntando qual símbolo carregava o Lula em sua camisa, e assim a aluna compreendeu. Uma outra aluna demonstrou certa desenvoltura para ler as charges, porém ela fala muito baixo e quase ninguém escuta. Camila, que escutou o que a menina tinha dito, repetiu alto para a turma.

De modo geral os alunos participaram mais da discussão das charges que no começo da aula, mesmo tendo que mediar a interpretação deles em muitos momentos.

 

 

  •  

 

  1. Representação gráfica das posições de Direita e esquerda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Material de suporte sobre o que é charge

TEIXEIRA, M. C. ANGELO, C. M. P. O gênero jornalístico charge no letramento escolar. R. Língua & Literatura, Frederico Westphalen, v. 12, n. 19, p. 89-107, dez. 2010. Disponível em: <http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/viewFile/147/285>. Acesso em: 10 nov. 2016.

 

MARTINS, A. O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador? Disponível em: <http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/politica-o-que-e-ser-esquerda-direita-liberal-e-conservador.htm>. Acesso em: 10 nov. 2016.

  1. Charges que foram discutidas

 

 

IPEA. Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS). Gráfico 4 – Casais de pessoas do mesmo sexo devem ter os mesmos direitos dos outros casais. Brasil (maio/junho 2013). In: ______. Tolerância social à violência contra as mulheres. Brasília, 4 abr. 2014. p. 8 Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/SIPS/140327_sips_violencia_mulheres.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2016.

 

LATUFF. #Charge – #PT, #PSDB e a oligarquia do #Brasil – @ptbrasil @Rede45. 28 ago. 2012. Disponível em: <https://latuffcartoons.wordpress.com/2012/08/28/charge-pt-psdb-e-a-oligarquia-do-brasil-ptbrasil-rede45/>. Acesso em: 10 nov. 2016.

 

ROD POKET. Rod@rodpocket. 23 de mar. 2015. Disponível em: <https://twitter.com/rodpocket/status/579957445415596032>. Acesso em: 10 nov. 2016.

 

 

AMORIM. No fla-flu da política ideias inovadoras não ganham adesão. 10 abr. 2016. Disponível em: <http://imguol.com/c/noticias/8c/2016/04/08/10abr2016---no-fla-flu-da-politica-ideias-inovadoras-nao-ganham-adesao-1460137632269_956x500.jpg>. Acesso em: 10 nov. 2016.