Ações e Oficinas

Roteiro Descritivo-Avaliativo

 

                                                                             

ROTEIRO DESCRITIVO-AVALIATIVO – 05/09/16 

 

OBJETIVOS: Proposição de questões, aos alunos, no formato do ENEM, para verificar o grau de familiaridade, os níveis de compreensão e o tempo para respostas.

QUESTÕES: n. 102, 103, 104, 105 e 106 da prova de 2015.

 

COMENTÁRIOS DO PROFESSOR SUPERVISOR

Houve poucos acertos, de parte dos alunos, na questão de n. 102, devido à dificuldade para compreender  o que é argumento de autoridade. A maioria marcou a primeira alternativa, provavelmente, pela presença, no comando, de verbos no imperativo afirmativo, o que levou à associação com o sintagma argumento de autoridade.

Outro fator que foi determinante das dificuldades apresentadas foi o desconhecimento do léxico, a exemplo de palavras como “mecenas”, “cânon”, “persuasão” e “atemporal”.

Ainda, a não compreensão do layout da prova, havendo dificuldades em discernir o que fazia parte do comando da questão e o que fazia parte das alternativas quando se tratava de texto longo, com distribuição diferenciada, a exemplo do que segue, na questão de n. 102, na qual alguns alunos entenderam que as partes do texto, com os respectivos comandos descritivos, constituíam-se nas alternativas a serem escolhidas.

Quadro da amostra (apenas uma turma), mas que representa a projeção de desempenho das outras turmas. Os números correspondem à quantidade de alunos que assinalaram determinada questão.

 

 

ALTERNATIVA

Questão

 

 

 

 

 

 

A

B

C

D

E

102

6

8

5

5

5

103

7

3

2

15

1

104

5

1

1

1

20

105

9

8

6

2

4

106

3

15

4

5

2