Os registros que seguem consistem são representativos das ações de planejamento e execução de aulas pela equipe do PIBD-Português 1

                                                                                                               

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

DELLIN – DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

PIBID – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

 

ESCOLA: Colégio Estadual Professor Francisco Zardo.

SÉRIE/NÍVEL e TURMA: 2º a 4º EM, oficina de contraturno.

PROF. SUPERVISOR(A): Klabyr Wanderson Cristovão de Jesus.

BOLSISTAS ID: Blessane Petters, Bruna Motta, Camila Matos Godinho e Dayene Rizzo.

DIA e TURNO DAS AULAS: Quinta-feira, turno vespertino.

DURAÇÃO: 1h45min.

 

Encontro 01 – Introdução (28/09)

Objetivos gerais: Apresentação dos alunos e das pibidianas; explicação do que é o projeto PIBID e da oficina proposta, desde a metodologia até os temas sugeridos para as redações; explicação do modelo dissertativo-argumentativo; promover uma dinâmica de produção textual.

Estratégias:

1. Apresentação: Primeiro contato com os alunos, na qual haverão apresentações dos nomes e do que cada um espera estando ali; explicação do que é o projeto PIBID e apresentação da oficina proposta, desde os temas sugeridos para as redações como o modelo que pretendemos que os encontros aconteçam: a partir do diálogo e da construção do conhecimento, estimulando os alunos a participarem e tirarem dúvidas. Explicar a importância de reescrever o texto. (20 minutos)

2. Leitura de texto literário: como parte da motivação para o aprendizado leremos alguns poemas de autores paranaenses para introduzir a oficina de literatura e interpretação de texto e para que os alunos também conheçam os autores. Serão lidos poemas de Paulo Leminski, Helena Kolody e Alvaro Posselt.

3. Explicação do texto dissertativo-argumentativo: Utilizar o powerpoint como base para o desenvolvimento da explicação; a importância é diferenciar opinião de argumentação e explicar a estrutura do texto em introdução, desenvolvimento dos argumentos e conclusão, podendo o aluno oferecer uma alternativo ao problema na conclusão. (30 a 40 minutos)

Material de apoio: https://docs.google.com/presentation/d/1i_IY6WDYF3WZVV3FipTPEL4Xr4PlvpGvSU4OTAZnkL8/edit#slide=id.p

4. Dinâmica de Produção Textual: A dinâmica envolverá uma pequena produção acerca de algum tema que lhes seja cotidiano. Perguntaremos se eles sugerem alguns temas e nós sugeriremos outros. Os temas sugeridos serão: argumentar com a mãe sobre o porquê devem ir a alguma festa; se preferem inverno ou verão; se preferem cidade ou natureza… 

                                                                                                               

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

DELLIN – DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

PIBID – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

 

ESCOLA: Colégio Estadual Professor Francisco Zardo.

SÉRIE/NÍVEL e TURMA: 2º a 4º EM, oficina de contraturno.

PROF. SUPERVISOR(A): Klabyr Wanderson Cristovão de Jesus.

BOLSISTAS ID: Blessane Petters, Bruna Motta, Camila Matos Godinho e Dayene Rizzo.

DIA e TURNO DAS AULAS: Quinta-feira, turno vespertino.

DURAÇÃO: 1h45min.

 

RELATÓRIO 1º ENCONTRO (DIA 28/09/2017)

 

O primeiro momento do encontro consistiu em contextualizar os três alunos (dois do 2º ano e uma do 3º) presentes na oficina. Foi perguntado por que eles estavam lá e a resposta unânime foi a necessidade de preparação para o vestibular. Sobre a experiência de leitura deles, a aluna do 3º ano, Bianca, afirmou ter lido Iracema esse ano (essa aluna também faz cursinho), a aluna Isabela disse que gosta de ler mas prefere leituras “mais fáceis” e o aluno Guilherme disse que não costuma ler muito. Esse último, ainda, afirmou sentir falta do trabalho com a produção textual em sala de aula, inclusive por não ter feito nenhuma redação desde o início do ano letivo.

Questionou-se os alunos a respeito das dificuldades que eles mais percebiam no processo de escrita, e os pontos expostos foram as dúvidas sobre como começar o texto e como organizar os argumentos concisamente, sem escrever em demasia. Isabela afirmou ter facilidade com a escrita.

Em seguida, a proposta do PIBID foi apresentada pela bolsista Camila, a do projeto específico que se daria ali pela Dayene, e o caráter bilateral da oficina foi ressaltado pela Bruna. Então, os temas que seriam trabalhados no decorrer dos meses que se seguiriam foram explanados por todas as bolsistas. Os alunos afirmaram que os temas eram interessantes para eles. Dayene falou um pouco sobre o projeto PBMIH, que se relaciona com um dos temas, sobre imigrações. O supervisor Klabyr, juntamente com a Bruna e a Camila, discorreram, então, sobre a importância da reescrita no processo de produção textual.

Após esse primeiro momento, inicia-se a leitura dos poemas que haviam sido compilados em formato Power Point, os alunos falam qual poema gostaram mais em cada grupo, Isabela diz ter muita dificuldade de interpretação, discute-se também o efeito dos textos no leitor.

Em seguida, passa-se para a explanação a respeito do gênero dissertativo-argumentativo pelas bolsistas Bruna e Camila. Na parte de tipos de argumento, a aluna Isabela pergunta se Deus se caracterizaria como argumento de autoridade quando se justifica algo com frases como “Porque Deus disse que...”, responde-se que essa é uma maneira de interpretar e que em alguns contextos é possível se pensar assim. Guilherme pergunta se é possível apresentar dois pontos de vista contrários em uma argumentação e Bianca afirma ter ouvido no cursinho que o ideal para um texto do ENEM seria entre 17 e 20 linhas ou mais.

Por fim, os alunos expressam alguns descontentamentos, Guilherme fala que deveriam haver mais aulas de literatura, gramática e redação, e que a interpretação é uma parte muito difícil no processo de escrita. Bianca conta sobre um professor do ensino superior que ela conhece ter que chamar professores de português para alunos de graduação em agronomia. Além disso, os alunos chamaram a atenção para o desinteresse de outros estudantes, que muitas vezes acabam dificultando a concentração dos que querem estudar. Essa conversa encerrou a oficina.

 

 

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

DELLIN - DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

PIBID – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

 

 

I)             DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

 

ESCOLA: COLÉGIO EST. PROF. FRANCISCO ZARDO – EFMP

SÉRIE/ NÍVEL e TURMA: 1ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO

PROF. SUPERVISOR(A): KLAYBIR DE JESUS

BOLSISTASID: AMANDA VOLKMANN, AYLA MELLO BATISTELA E FERNANDA BUSKO WOITCHIK

DIA e TURNOS DAS AULAS: SEGUNDA-FEIRA/MANHÃ

DURAÇÃO: 1H40MIN

AULAS 1 e 2

Data: 18/09

 

I)             TÓPICO DE ABORDAGEM COM OS ALUNOS

  • O ENEM como espaço de leitura-interpretação
  • Pré-Modernismo como um recorte para leitura e análise da construção de uma forma de representação da nacionalidade
  • Pré-Modernismo como um recorte para leitura e análise da violência na contemporaneidade
  • Escritores do período

 

II)             OBJETIVO GERAL:

Apresentar o PIBID e seus objetivos - em âmbito nacional e do projeto no qual estamos inseridas -, além da prova do ENEM. Trabalhar com as questões da prova selecionadas para a oficina e apresentar como temática a literatura do período pré-modernista brasileiro.

 

III)             OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Apresentar o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e o projeto no qual estamos inseridas - Português 1)
  • Apresentar o funcionamento da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)
  • Trabalhar as duas questões determinadas (113 e 105) e os assuntos que as norteiam
  • Trabalhar as noções de pré-modernismo e literatura contemporânea como base para a abordagem dos aspectos que envolvem o eixo leitura-interpretação
  • Exercitar a leitura e interpretação na resolução das questões por parte dos alunos
  • Colher material avaliativo acerca dos conhecimentos prévios dos alunos para melhor aproveitamento das aulas e exercícios posteriores
  •  

V)             METODOLOGIA:

Iniciar a aula com uma apresentação das bolsistas, explicando o que é o Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o que este tem por objetivo – proporcionar as primeiras experiências docentes de seus bolsistas – e, especificamente, salientando os objetivos do subprojeto Português 1 – trabalhar a esfera da leitura-interpretação de texto. Em seguida, apresentar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e explicar seu funcionamento. Ler o poema didático de Olavo Bilac da questão 113 e seu enunciado, destacando os aspectos principais do período em questão (pré-modernismo – os debates acerca da modernização) e ler um segundo poema didático do poeta, intitulado “a boneca”, presente no livro “Poesias Infantis”, com o intuito de apresenta-lo como um segundo exemplo. Depois disso, ler um trecho do conto “O jardineiro Timóteo”, de Monteiro Lobato, apresentando-o como um outro escritor do período e tomando o conto para representar a fidelidade ao nacional.

Na segunda parte da aula ler a questão 105, explicar os dois textos lidos e abordar a relação entre campo, cidade, violência e desemprego na literatura brasileira, assunto recorrente e central na temática da literatura contemporânea. Em seguida, apontar o contexto histórico e social que envolve as narrativas e, ao mesmo tempo, citar autores inseridos na época em questão e que produziram textos com o tema trabalhado. Realizar a leitura de “Poema retirado de uma notícia de jornal”, de Manuel bandeira e um trecho do livro “O Cobrador” de Rubem Fonseca, de modo a exemplificar esse contexto. Além disso, explicitar as intenções críticas destes perante a realidade dos fatos abordado no Brasil, relacionados ao contraste entre o campo e a cidade e a modernização. Por fim, ler as alternativas e resolvê-las juntamente com os alunos, baseando-se no conteúdo recém explicado para nortear a turma até a resolução, onde, então, as alternativas serão analisadas uma a uma, justificando-as de acordo com o julgamento de adequada e inadequadas ao que solicita o enunciado.

 

VI)             RECURSOS MATERIAIS E DIDÁTICOS

Folhas impressas com as questões 113 (prova de 2015, 1ª aplicação) e 115 (prova de 2014);

Multimídia;

Lousa.

 

VII)             AVALIAÇÃO

  • Comentários dos alunos em relação ao conhecimento sobre a prova do ENEM;
  • Perguntas e comentários dos alunos durante a explanação de conteúdos;
  • Discussão sobre as questões e suas alternativas.
  • Feedback.

 

VIII)          REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 270-281

SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Paraná, 2008.

ORLANDI, E. P. As histórias das leituras. In: ______. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 2008. p. 41-46.

ORLANDI, E. P. A história do sujeito-leitor: uma questão para leitura. In: ______. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 2008. p. 47-50.

 

 

IX) ANEXOS

ANEXO 1: QUESTÃO 113

ANEXO 2: QUESTÃO 105

ANEXO 3: POEMA “A BONECA”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO 4

ANEXO 5 – Trecho de “O cobrador”, de Rubem Fonseca

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

DELLIN - DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

PIBID – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

I)             DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA: COLÉGIO EST. PROF. FRANCISCO ZARDO – EFMP

SÉRIE/ NÍVEL e TURMA: 1ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO

PROF. SUPERVISOR(A): KLAYBIR DE JESUS

BOLSISTAS ID: AMANDA VOLKMANN, AYLA MELLO BATISTELA E FERNANDA BUSKO WOITCHIK

DIA e TURNOS DAS AULAS: SEGUNDA-FEIRA/MANHÃ

DURAÇÃO: 1H40MIN

 

I)             TÓPICO DE ABORDAGEM COM OS ALUNOS

  • Poesia pré-modernista e concreta como um recorte para leitura-interpretação e análise.

 

II)             OBJETIVO GERAL:

Trabalhar com as questões da prova selecionadas para a oficina tomando como temática o recorte da poesia pré-modernista e da poesia concreta.

 

III)             OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Trabalhar as duas questões determinadas (116 e 120) e os assuntos que as norteiam;
  • Tomar as noções de pré-modernismo e poesia concreta como base para a abordagem do eixo leitura-interpretação;
  • Exercitar a leitura e interpretação na resolução das questões por parte dos alunos;
  • Colher material avaliativo acerca dos conhecimentos prévios dos alunos para melhor aproveitamento das aulas e exercícios posteriores.

 

V)             METODOLOGIA:

Nesta segunda oficina, iniciar a aula com a leitura da questão 116. Em seguida decompor o enunciado de forma a extrair e explicar os fatores descritos que são importantes para interpretar o poema e o enunciado. Dessa forma, expor um pouco sobre a biografia do autor do poema, Augusto dos Anjos, citar outros autores do período como exemplo e, assim, fazer um link com a questão 113 tratada na oficina anterior. Trabalhar as noções de literatura de transição e literatura pré-modernista, vinculando o assunto com o contexto histórico e social do país e da literatura brasileira. Além disso, resgatar o significado de “soneto” e “poética” para que o enunciado seja compreendido com êxito. Posteriormente pontuar características do poema apresentado. Por fim, realizar uma segunda leitura do enunciado a fim de nortear a interpretação dos alunos e disponibilizar alguns minutos para que estes, individualmente, respondam a questão. Para finalizar, apontar a opção adequada e conduzir a turma a uma reflexão das demais alternativas inadequadas, justificando-as.

Após a questão 116, ler o poema da questão 120, perguntar aos alunos o que eles compreenderam e fazer alguns comentários acerca do poema e sua estrutura/conteúdo. A partir da leitura do enunciado, abordar a poesia concreta e quais suas principais características, autores e contexto em que está inserida, apontando similaridades no poema já lido. Mostrar aos alunos mais alguns exemplos de poesia concreta, para que consigam visualizar melhor as características apresentadas (poemas anexos 1 e 2). Por fim, solicitar que algum aluno leia as alternativas e após a leitura verificar o que os alunos consideram como adequado ou inadequado, de forma a avaliar os conhecimentos dos alunos, e discutir as alternativas e interpretações levantadas.

 

VI)             RECURSOS MATERIAIS E DIDÁTICOS

Folhas impressas com as questões 116 (prova de 2014) e 120 (prova de 2015 - 1ª aplicação);

Folha impressa com os poemas concretos dos anexos X e X;

Multimídia;

Lousa.

 

VII)             AVALIAÇÃO

  • Perguntas e comentários dos alunos durante a explanação de conteúdos;
  • Discussão sobre as questões e suas alternativas.
  • Feedback.

 

VIII)          REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 270-281

ORLANDI, E. P. As histórias das leituras. In: ______. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 2008. p. 41-46.

ORLANDI, E. P. A história do sujeito-leitor: uma questão para leitura. In: ______. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 2008. p. 47-50.

 

IV) ANEXOS

 

ANEXO 1

ANEXO 2

 

ANEXO 3

 

ANEXO 4