Na modalidade de coesão e coerência, trabalhamos com atividades para reconhecer a intimidade dos alunos com a produção textual, focando nos aspectos relacionados ao tema escolhido, sendo esses de viés estrutural, visando articulação entre períodos e estrutura argumentativa, também levando em consideração questões semânticas e lexicais. Com a preocupação de realizar uma abordagem mais dinâmica, porém fiel aos objetivos de aprendizagem que observamos adequados a turma.

 

 

PRIMEIRA AULA

Colégio Estadual do Paraná – Disciplina Língua Portuguesa – Turma 1ºPDA – Profª Camila

Tema: Coesão e Coerência

Data: 20/Out/2015                                 

Atividade:  Transformação de música em texto (50 minutos)

Objetivos:

Por ser a primeira produção solicitada aos alunos, temos como objetivo maior analisar o nível de produção textual da turma com foco nos aspectos de coesão e coerência, com essa atividade em específico, atentaremos mais especificamente ao uso de conectivos levando em consideração que a professora já trabalhou algumas das principais questões com os alunos em aulas anteriores.

Descrição da atividade e metodologia utilizada:

Inicialmente será feita uma abordagem teórica para relembrar os principais aspectos de coesão e coerência (previsão de 20 minutos), após será distribuída a atividade impressa aos alunos com a seguinte proposta: Elaborar uma produção textual a partir da música da Vanessa da Mata – Boa sorte, sem retirar nenhum conteúdo da letra, somente acrescentar palavras, conectivos, o que acharem necessário para construir um todo coeso (previsão de 30 minutos). A discussão será realizada em grupos definidos pelos próprios alunos, porém a produção será individual.

 

Proposta didática:

Com o intuito de introduzir o tema que será trabalhado com a turma durante as atividades, se faz necessária uma abordagem teórica, porém breve, pois a nossa intenção é utilizar métodos diferentes dos que já são utilizados em sala de aula. A atividade foi escolhida por exigir dos alunos o domínio de elementos coesivos, com isso virá a explicitar bem se há ou não dificuldade da turma e se sim, quais as principais deficiências.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO

 

     A turma estava bem agitada no início da aula, mas rapidamente conseguimos capturar a atenção deles e pudemos dar início a explicação sobre coesão e coerência. A explicação foi voltada mais para alerta-los sobre a importância de elementos de coesão em uma produção, em seguida, explicitamos quais ferramentas textuais estariam relacionados a coesão e coerência. Não houveram questionamentos, sendo assim esta parte da aula foi finalizada no tempo previsto.

    Na segunda parte, foi feita a entrega das atividades e os alunos permaneceram em silêncio, sendo assim, foi explicada a proposta da atividade e em seguida sugerido para que fizessem em grupo, para haver trocas de ideias sobre as diversas formas de articular os períodos da música, e foi o que aconteceu, a turma a partir desse momento ficou mais agitada, porém, podíamos observar que eles estavam realmente debatendo questões acerca da atividade, havendo a necessidade de intervir apenas em um momento para que eles falassem mais baixo.

   Os alunos não conseguiram terminar a atividade no tempo previsto, no entanto a professora cedeu alguns minutos de sua segunda aula para que eles terminassem.

    Analisando as atividades feitas, pudemos observar grandes dificuldades com o uso de conectivos na maior parte dos textos.

 

SEGUNDA AULA

Colégio Estadual do Paraná – Disciplina Língua Portuguesa – Turma 1ºPDA – Profª Camila

Tema: Coesão e Coerência     (50 minutos)

Data: 27/Out/2015                                 

Atividade: Debate sobre a redução da maioridade penal

Objetivos:

Com o debate pretendemos colocar em questão o assunto o qual pediremos uma produção textual posteriormente, que é “A redução da maioridade penal”, para que haja debate e compartilhamento de argumentos tanto dos alunos como alguns outros levados por nós, para que os alunos além de refletir sobre o assunto tenham mais material para utilizar na futura produção.

Descrição da atividade e metodologia utilizada:

Com os alunos em círculo, inicialmente apresentarei uma lista retirada da internet de argumentos mais utilizados pelas pessoas que são favoráveis à redução e outra lista de argumentos contrários, para servir como ponto de partida para a discussão, assim, após a leitura abrirei a discussão para os alunos, para que cada um exponha seu ponto de vista. (previsão 50 minutos)

Proposta didática:

Ao observarmos que muito frequentemente em atividades de produção textual os alunos alegam não saber o que escrever, ou acabam escrevendo textos muito genéricos, sobre determinados assuntos, iremos propor esse debate como forma de dar instrumentos para os alunos desenvolverem em suas produções, obviamente, sempre com a preocupação de sermos imparciais, apresentando argumentos favoráveis e contrários, para que o aluno possa ser fiel,  no momento da produção, ao que realmente pensa a respeito do assunto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO

     Antes da leitura dos argumentos favoráveis e contrários a redução, foi solicitado para que levantassem a mão quem era favorável á redução e em seguida quem fosse contra, constatamos ai que a maioria da turma era a favor da redução, porém ao ser proposto para alguém apresentar seu ponto de vista para iniciar o debate ninguém se propôs, então iniciamos as leituras para que o debate pudesse começar, eram apresentados argumentos intercalados (a favor e contra) e pedido para a turma rebater ou concordar e desenvolver seu ponto de vista, com isso o debate foi tomando a direção desejada e a maioria falou um pouco sobre seu ponto de vista, sendo sobre o tema no geral, ou somente a respeito de um dos argumentos apresentados.

     No geral superou as expectativas, pois apesar da tensão inicial de não quererem expor suas opiniões, em seguida os alunos foram bastante participativos e o debate fluiu bem.

 

TERCEIRA AULA

Colégio Estadual do Paraná – Disciplina Língua Portuguesa – Turma 1ºPDA – Profª Camila

Tema: Coesão e Coerência

Data: 10/Nov/2015                                 

Atividade: Produção textual sobre a Redução da maioridade penal (50 minutos)

Objetivos:

Como já foram trabalhados aspectos de coesão e coerência em sala, iremos propor essa produção para que possamos observar os resultados, mas também ainda utilizar essa atividade como gancho para a próxima aula, que será uma correção individual de cada produção com cada aluno, para apresentar aspectos a serem melhorados e também explicitar as qualidades individuais de cada texto posteriormente expor em sala questões mais gerais, para alertar a turma como um todo.

Descrição da atividade e metodologia utilizada:

Individualmente cada aluno deverá redigir um texto com a seguinte proposta: Escreva um texto opinativo sobre a Redução da Maioridade Penal, deixando explicito no texto sua opinião acerca do assunto e justificando-a. Dê um título ao texto. Mínimo 15 linhas. (Previsão de 50 minutos). Os textos serão recolhidos ao final dos 50 minutos e se caso alguém não terminar a tempo, pedirei para entregar para a professora que me entregara em outro momento.

Proposta didática:

Com a intenção de dar mais liberdade as produções que a proposta foi elaborada, pois a contextualização acerca do assunto já havia sido feita em aulas anteriores, sendo assim, uma proposta mais aberta para variações foi escolhida para que o aluno expusesse seu ponto de vista da maneira que preferisse, necessitando apenas de utilizar artifícios coesivos da melhor maneira para que sua opinião fique clara e o que o texto se apresente como um todo bem articulado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO

    Ao apresentar a atividade a ser realizada, houveram reclamações leves por parte dos alunos, aparentemente pela cultura de que produção textual é uma espécie de castigo, por outro lado tiveram alunos que se entusiasmaram quando foi dito que os textos não seriam avaliados por meio de notas e que seriam feitos somente apontamentos para melhoria em cada produção. A turma permaneceu em silêncio durante toda a produção, não se fazendo necessário chamar a atenção em nenhum momento.

         A maioria da turma terminou a atividade e entregou dentro dos 50 minutos, ficando somente 2 alunos sem conseguir terminar no tempo previsto.

          Ficamos bem satisfeitas com o resultado, pois observando os textos, vimos que houve engajamento da turma, eles realmente se esforçaram em suas produções, cumprindo o que fora proposto. Pudemos observar também a variabilidade entre as produções no que se refere a coesão e coerência, pois houveram textos muito bem construídos, períodos bem articulados, vocabulário adequado, ideias bem desenvolvidas, já em outros pudemos observar principalmente falta de domínio de conectivos ou a ausência deles, marcas da oralidade e introdução e/ou conclusões genéricas, assim como demais questões mais individuais.

 

QUARTA AULA

Colégio Estadual do Paraná – Disciplina Língua Portuguesa – Turma 1ºPDA – Profª Camila

Tema: Coesão e Coerência

Data: 17/Nov/2015     (50 minutos)

Atividade: História construída coletivamente

Objetivos:

Já feita uma produção textual, com o intuito de trazer para a produção oral, onde os alunos possam notar como utilizamos a coesão e coerência na fala, e como varia de situação para situação, de formal para informal, de oral para escrito, temos por objetivo fazer com que cada aluno possa produzir oralmente, de forma continuada e coerente, para que haja o uso de conectivos e dos diversos artifícios de coesão que dispomos.

Descrição da atividade e metodologia utilizada:

Selecionadas 40 palavras (20 substantivos, 10 adjetivos e 10 verbos), com os alunos em disposição de círculo, queremos construir uma história coesa e coerente coletiva e oralmente. Sendo assim, cada aluno sorteará uma palavra, e usará esta em sua fala, tendo por objetivo construir uma história, onde as falas se encadeiam principalmente em coesão e coerência de criação, e automaticamente, de conteúdo.

 

 Proposta didática:

Com essa atividade queremos chamar a atenção para como muitas vezes ignoramos a coesão e coerência em nossa fala. Pois passada a fala para outra pessoa, esta tem que pensar em como conectar sua fala na anterior, levando também em conta o conteúdo que deve ser cadenciado. Chamando também atenção para o uso constante de marcas de oralidade. E tudo de forma descontraída, mas sem deixar de ser educativa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO

     Com uma recepção calorosa por parte dos alunos, todos se envolveram, inclusive ajudando e dando ideias para os colegas com relação a uso da palavra sorteada e/ou continuação da história. Sendo assim, a atividade se desenvolveu dentro do esperado, até superando a recepção e participação por parte da turma.

    Tivemos muitas oportunidades de explicar os objetivos por trás da atividade, ou seja, o uso da coesão e coerência. E assim, do meio para o final das atividades, já conseguimos ver os resultados positivos na construção da história, que terminou com uma faceta coesa e coerente, diferente de como começou.

 

QUINTA AULA

Colégio Estadual do Paraná – Disciplina Língua Portuguesa – Turma 1ºPDA – Profª Camila

Tema: Coesão e Coerência

Data: 24/Nov/2015     (100 minutos)

Atividade: Correção e considerações individualmente com cada aluno

Objetivos:

Com a produção textual que propusemos, queremos que esta seja proveitosa para os alunos, que eles saibam onde e como aplicaram a técnica e o tema que discutimos em sala. Mas queremos também que eles possam nos explicar o que eles tinham em mente, e se saiu como eles esperavam ou não, e como poderia ter sido feito para transmitir o que se tinha em mente ou para melhorar a forma como foi disposto.

Descrição da atividade e metodologia utilizada:

Já com as produções pré-corrigidas, queremos chamar cada aluno individualmente para que possamos juntos ver os acertos e faltas. E dessas últimas, descobrir o que faltou para que numa futura produção, o aluno possa preenche-la.

 Proposta didática:

Com essa correção individual queremos inicialmente dar a oportunidade para o aluno dizer quais as suas considerações sobre seu próprio texto, para despertar nele o senso autocrítico que precisamos ter em nossas produções. Queremos fazer de tal forma, que os alunos possam ver aplicado na sua própria redação o que passamos de parte técnica para eles.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO

     Para fazer as considerações individualmente com os alunos, sentamos ao fundo da sala e fomos chamando por nomes. Até certo momento a sala estava em silêncio, porém depois eles iniciaram um tipo de brincadeira autorizada pela professora e acabaram se exaltando um pouco, sendo necessário chamar a atenção dos alunos em alguns momentos, porém apesar das conversas em sala, foi possível cumprir o planejado. No momento da correção pudemos observar que alguns não estavam interessados nos apontamentos que fizemos, já outros se interessavam e mostravam entender o que apresentávamos para eles.

 

SEXTA AULA

 

Colégio Estadual do Paraná – Disciplina Língua Portuguesa – Turma 1ºPDA – Profª Camila

Tema: Coesão e Coerência

Data: 01/Dez/2015     (100 minutos)

Atividade: Correção conjunta e exposição geral de aspectos comuns das produções

Objetivos:

Em continuação a correção da aula passada, queremos terminar com os alunos que faltaram e fazer uma exposição geral da produção feita pela turma, queremos que esta seja proveitosa para os alunos, que eles saibam onde e como aplicaram a técnica e o tema que discutimos em sala. Mas queremos dar um enfoque na forma do texto, como uma revisão do que fizemos durante todas as atividades.

Descrição da atividade e metodologia utilizada:

Após terminar as correções individuais restantes, queremos fazer uma exposição geral sobre as produções para a turma, como uma última aula técnica de revisão.

 Proposta didática:

Queremos que os alunos possam ver aplicado na sua própria redação o que passamos de parte técnica para eles, e que eles entendam qual o papel de cada técnica na redação. Na exposição, abriremos para dúvidas, e como foco, um feedback geral das redações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO

     Nesta segunda parte da correção individual, haviam menos alunos em sala por causa da greve dos ônibus, porém os alunos que restavam para discutirmos sobre o texto estavam presente. Com a turma em menor número, a correção seguiu mais tranquilamente, sem precisarmos parar em nenhum momento para chamar a atenção. Como a turma estava muito reduzida preferimos não fazer os apontamentos gerais, pois não seria tão produtivo e também por observarmos que o tempo estava curto.

 

CONCLUSÃO

     E, assim, com as atividades realizadas concluímos com êxito os objetivos propostos inicialmente, que foram visando as necessidades dos alunos de um maior aprofundamento e desenvolvimento dos artifícios "coesão e coerência" da produção textual. Também levando em conta as discussões teóricas e aplicações das atividades, o nosso aperfeiçoamento na área da docência, tanto em sala de aula, quanto em questões relativas ao ambiente escolar em geral, pois apesar do bom resultado, dificuldades e obstáculos foram encontrados, e estes foram de extrema importância como experiência para nossa futura área de atuação, experiências que só nos deparamos por meio da prática efetiva em sala de aula.