Português 1 > Posts > Oficina de Produção Textual: Coesão e Coerência
Na modalidade de coesão e coerência, trabalhamos com atividades para reconhecer a intimidade dos alunos com a produção textual, focando nos aspectos relacionados ao tema escolhido, sendo esses de viés estrutural, visando articulação entre períodos e estrutura argumentativa, também levando em consideração questões semânticas e lexicais. Com a preocupação de realizar uma abordagem mais dinâmica, porém fiel aos objetivos de aprendizagem que observamos adequados a turma.
PRIMEIRA AULA
Colégio Estadual do Paraná – Disciplina Língua Portuguesa – Turma 1ºPDA – Profª Camila |
Tema: Coesão e Coerência |
Data: 20/Out/2015 Atividade: Transformação de música em texto (50 minutos) |
Objetivos: Por ser a primeira produção solicitada aos alunos, temos como objetivo maior analisar o nível de produção textual da turma com foco nos aspectos de coesão e coerência, com essa atividade em específico, atentaremos mais especificamente ao uso de conectivos levando em consideração que a professora já trabalhou algumas das principais questões com os alunos em aulas anteriores. |
Descrição da atividade e metodologia utilizada: Inicialmente será feita uma abordagem teórica para relembrar os principais aspectos de coesão e coerência (previsão de 20 minutos), após será distribuída a atividade impressa aos alunos com a seguinte proposta: Elaborar uma produção textual a partir da música da Vanessa da Mata – Boa sorte, sem retirar nenhum conteúdo da letra, somente acrescentar palavras, conectivos, o que acharem necessário para construir um todo coeso (previsão de 30 minutos). A discussão será realizada em grupos definidos pelos próprios alunos, porém a produção será individual.
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Proposta didática: Com o intuito de introduzir o tema que será trabalhado com a turma durante as atividades, se faz necessária uma abordagem teórica, porém breve, pois a nossa intenção é utilizar métodos diferentes dos que já são utilizados em sala de aula. A atividade foi escolhida por exigir dos alunos o domínio de elementos coesivos, com isso virá a explicitar bem se há ou não dificuldade da turma e se sim, quais as principais deficiências. |
RELATÓRIO
A turma estava bem agitada no início da aula, mas rapidamente conseguimos capturar a atenção deles e pudemos dar início a explicação sobre coesão e coerência. A explicação foi voltada mais para alerta-los sobre a importância de elementos de coesão em uma produção, em seguida, explicitamos quais ferramentas textuais estariam relacionados a coesão e coerência. Não houveram questionamentos, sendo assim esta parte da aula foi finalizada no tempo previsto.
Na segunda parte, foi feita a entrega das atividades e os alunos permaneceram em silêncio, sendo assim, foi explicada a proposta da atividade e em seguida sugerido para que fizessem em grupo, para haver trocas de ideias sobre as diversas formas de articular os períodos da música, e foi o que aconteceu, a turma a partir desse momento ficou mais agitada, porém, podíamos observar que eles estavam realmente debatendo questões acerca da atividade, havendo a necessidade de intervir apenas em um momento para que eles falassem mais baixo.
Os alunos não conseguiram terminar a atividade no tempo previsto, no entanto a professora cedeu alguns minutos de sua segunda aula para que eles terminassem.
Analisando as atividades feitas, pudemos observar grandes dificuldades com o uso de conectivos na maior parte dos textos.
SEGUNDA AULA
Colégio Estadual do Paraná – Disciplina Língua Portuguesa – Turma 1ºPDA – Profª Camila |
Tema: Coesão e Coerência (50 minutos) |
Data: 27/Out/2015 Atividade: Debate sobre a redução da maioridade penal |
Objetivos: Com o debate pretendemos colocar em questão o assunto o qual pediremos uma produção textual posteriormente, que é “A redução da maioridade penal”, para que haja debate e compartilhamento de argumentos tanto dos alunos como alguns outros levados por nós, para que os alunos além de refletir sobre o assunto tenham mais material para utilizar na futura produção. |
Descrição da atividade e metodologia utilizada: Com os alunos em círculo, inicialmente apresentarei uma lista retirada da internet de argumentos mais utilizados pelas pessoas que são favoráveis à redução e outra lista de argumentos contrários, para servir como ponto de partida para a discussão, assim, após a leitura abrirei a discussão para os alunos, para que cada um exponha seu ponto de vista. (previsão 50 minutos) |
Proposta didática: Ao observarmos que muito frequentemente em atividades de produção textual os alunos alegam não saber o que escrever, ou acabam escrevendo textos muito genéricos, sobre determinados assuntos, iremos propor esse debate como forma de dar instrumentos para os alunos desenvolverem em suas produções, obviamente, sempre com a preocupação de sermos imparciais, apresentando argumentos favoráveis e contrários, para que o aluno possa ser fiel, no momento da produção, ao que realmente pensa a respeito do assunto. |
RELATÓRIO
Antes da leitura dos argumentos favoráveis e contrários a redução, foi solicitado para que levantassem a mão quem era favorável á redução e em seguida quem fosse contra, constatamos ai que a maioria da turma era a favor da redução, porém ao ser proposto para alguém apresentar seu ponto de vista para iniciar o debate ninguém se propôs, então iniciamos as leituras para que o debate pudesse começar, eram apresentados argumentos intercalados (a favor e contra) e pedido para a turma rebater ou concordar e desenvolver seu ponto de vista, com isso o debate foi tomando a direção desejada e a maioria falou um pouco sobre seu ponto de vista, sendo sobre o tema no geral, ou somente a respeito de um dos argumentos apresentados.
No geral superou as expectativas, pois apesar da tensão inicial de não quererem expor suas opiniões, em seguida os alunos foram bastante participativos e o debate fluiu bem.
TERCEIRA AULA
Colégio Estadual do Paraná – Disciplina Língua Portuguesa – Turma 1ºPDA – Profª Camila |
Tema: Coesão e Coerência |
Data: 10/Nov/2015 Atividade: Produção textual sobre a Redução da maioridade penal (50 minutos) |
Objetivos: Como já foram trabalhados aspectos de coesão e coerência em sala, iremos propor essa produção para que possamos observar os resultados, mas também ainda utilizar essa atividade como gancho para a próxima aula, que será uma correção individual de cada produção com cada aluno, para apresentar aspectos a serem melhorados e também explicitar as qualidades individuais de cada texto posteriormente expor em sala questões mais gerais, para alertar a turma como um todo. |
Descrição da atividade e metodologia utilizada: Individualmente cada aluno deverá redigir um texto com a seguinte proposta: Escreva um texto opinativo sobre a Redução da Maioridade Penal, deixando explicito no texto sua opinião acerca do assunto e justificando-a. Dê um título ao texto. Mínimo 15 linhas. (Previsão de 50 minutos). Os textos serão recolhidos ao final dos 50 minutos e se caso alguém não terminar a tempo, pedirei para entregar para a professora que me entregara em outro momento. |
Proposta didática: Com a intenção de dar mais liberdade as produções que a proposta foi elaborada, pois a contextualização acerca do assunto já havia sido feita em aulas anteriores, sendo assim, uma proposta mais aberta para variações foi escolhida para que o aluno expusesse seu ponto de vista da maneira que preferisse, necessitando apenas de utilizar artifícios coesivos da melhor maneira para que sua opinião fique clara e o que o texto se apresente como um todo bem articulado. |
RELATÓRIO
Ao apresentar a atividade a ser realizada, houveram reclamações leves por parte dos alunos, aparentemente pela cultura de que produção textual é uma espécie de castigo, por outro lado tiveram alunos que se entusiasmaram quando foi dito que os textos não seriam avaliados por meio de notas e que seriam feitos somente apontamentos para melhoria em cada produção. A turma permaneceu em silêncio durante toda a produção, não se fazendo necessário chamar a atenção em nenhum momento.
A maioria da turma terminou a atividade e entregou dentro dos 50 minutos, ficando somente 2 alunos sem conseguir terminar no tempo previsto.
Ficamos bem satisfeitas com o resultado, pois observando os textos, vimos que houve engajamento da turma, eles realmente se esforçaram em suas produções, cumprindo o que fora proposto. Pudemos observar também a variabilidade entre as produções no que se refere a coesão e coerência, pois houveram textos muito bem construídos, períodos bem articulados, vocabulário adequado, ideias bem desenvolvidas, já em outros pudemos observar principalmente falta de domínio de conectivos ou a ausência deles, marcas da oralidade e introdução e/ou conclusões genéricas, assim como demais questões mais individuais.
QUARTA AULA
Colégio Estadual do Paraná – Disciplina Língua Portuguesa – Turma 1ºPDA – Profª Camila |
Tema: Coesão e Coerência |
Data: 17/Nov/2015 (50 minutos) Atividade: História construída coletivamente |
Objetivos: Já feita uma produção textual, com o intuito de trazer para a produção oral, onde os alunos possam notar como utilizamos a coesão e coerência na fala, e como varia de situação para situação, de formal para informal, de oral para escrito, temos por objetivo fazer com que cada aluno possa produzir oralmente, de forma continuada e coerente, para que haja o uso de conectivos e dos diversos artifícios de coesão que dispomos. |
Descrição da atividade e metodologia utilizada: Selecionadas 40 palavras (20 substantivos, 10 adjetivos e 10 verbos), com os alunos em disposição de círculo, queremos construir uma história coesa e coerente coletiva e oralmente. Sendo assim, cada aluno sorteará uma palavra, e usará esta em sua fala, tendo por objetivo construir uma história, onde as falas se encadeiam principalmente em coesão e coerência de criação, e automaticamente, de conteúdo.
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Proposta didática: Com essa atividade queremos chamar a atenção para como muitas vezes ignoramos a coesão e coerência em nossa fala. Pois passada a fala para outra pessoa, esta tem que pensar em como conectar sua fala na anterior, levando também em conta o conteúdo que deve ser cadenciado. Chamando também atenção para o uso constante de marcas de oralidade. E tudo de forma descontraída, mas sem deixar de ser educativa. |
RELATÓRIO
Com uma recepção calorosa por parte dos alunos, todos se envolveram, inclusive ajudando e dando ideias para os colegas com relação a uso da palavra sorteada e/ou continuação da história. Sendo assim, a atividade se desenvolveu dentro do esperado, até superando a recepção e participação por parte da turma.
Tivemos muitas oportunidades de explicar os objetivos por trás da atividade, ou seja, o uso da coesão e coerência. E assim, do meio para o final das atividades, já conseguimos ver os resultados positivos na construção da história, que terminou com uma faceta coesa e coerente, diferente de como começou.
QUINTA AULA
Colégio Estadual do Paraná – Disciplina Língua Portuguesa – Turma 1ºPDA – Profª Camila |
Tema: Coesão e Coerência |
Data: 24/Nov/2015 (100 minutos) Atividade: Correção e considerações individualmente com cada aluno |
Objetivos: Com a produção textual que propusemos, queremos que esta seja proveitosa para os alunos, que eles saibam onde e como aplicaram a técnica e o tema que discutimos em sala. Mas queremos também que eles possam nos explicar o que eles tinham em mente, e se saiu como eles esperavam ou não, e como poderia ter sido feito para transmitir o que se tinha em mente ou para melhorar a forma como foi disposto. |
Descrição da atividade e metodologia utilizada: Já com as produções pré-corrigidas, queremos chamar cada aluno individualmente para que possamos juntos ver os acertos e faltas. E dessas últimas, descobrir o que faltou para que numa futura produção, o aluno possa preenche-la. |
Proposta didática: Com essa correção individual queremos inicialmente dar a oportunidade para o aluno dizer quais as suas considerações sobre seu próprio texto, para despertar nele o senso autocrítico que precisamos ter em nossas produções. Queremos fazer de tal forma, que os alunos possam ver aplicado na sua própria redação o que passamos de parte técnica para eles. |
RELATÓRIO
Para fazer as considerações individualmente com os alunos, sentamos ao fundo da sala e fomos chamando por nomes. Até certo momento a sala estava em silêncio, porém depois eles iniciaram um tipo de brincadeira autorizada pela professora e acabaram se exaltando um pouco, sendo necessário chamar a atenção dos alunos em alguns momentos, porém apesar das conversas em sala, foi possível cumprir o planejado. No momento da correção pudemos observar que alguns não estavam interessados nos apontamentos que fizemos, já outros se interessavam e mostravam entender o que apresentávamos para eles.
SEXTA AULA
Colégio Estadual do Paraná – Disciplina Língua Portuguesa – Turma 1ºPDA – Profª Camila |
Tema: Coesão e Coerência |
Data: 01/Dez/2015 (100 minutos) Atividade: Correção conjunta e exposição geral de aspectos comuns das produções |
Objetivos: Em continuação a correção da aula passada, queremos terminar com os alunos que faltaram e fazer uma exposição geral da produção feita pela turma, queremos que esta seja proveitosa para os alunos, que eles saibam onde e como aplicaram a técnica e o tema que discutimos em sala. Mas queremos dar um enfoque na forma do texto, como uma revisão do que fizemos durante todas as atividades. |
Descrição da atividade e metodologia utilizada: Após terminar as correções individuais restantes, queremos fazer uma exposição geral sobre as produções para a turma, como uma última aula técnica de revisão. |
Proposta didática: Queremos que os alunos possam ver aplicado na sua própria redação o que passamos de parte técnica para eles, e que eles entendam qual o papel de cada técnica na redação. Na exposição, abriremos para dúvidas, e como foco, um feedback geral das redações. |
RELATÓRIO
Nesta segunda parte da correção individual, haviam menos alunos em sala por causa da greve dos ônibus, porém os alunos que restavam para discutirmos sobre o texto estavam presente. Com a turma em menor número, a correção seguiu mais tranquilamente, sem precisarmos parar em nenhum momento para chamar a atenção. Como a turma estava muito reduzida preferimos não fazer os apontamentos gerais, pois não seria tão produtivo e também por observarmos que o tempo estava curto.
CONCLUSÃO
E, assim, com as atividades realizadas concluímos com êxito os objetivos propostos inicialmente, que foram visando as necessidades dos alunos de um maior aprofundamento e desenvolvimento dos artifícios "coesão e coerência" da produção textual. Também levando em conta as discussões teóricas e aplicações das atividades, o nosso aperfeiçoamento na área da docência, tanto em sala de aula, quanto em questões relativas ao ambiente escolar em geral, pois apesar do bom resultado, dificuldades e obstáculos foram encontrados, e estes foram de extrema importância como experiência para nossa futura área de atuação, experiências que só nos deparamos por meio da prática efetiva em sala de aula.