No segundo semestre do anos de 2015, a equipe de figuras de linguagem do PIBID -  Produção textual com coordenação da professora Paula Freitas da UFPR aplicou quatro oficinas sob orientação da professora Camila M. Pasqual, do Colégio Estadual do Paraná.

            As oficinas tinham o objetivo de abordar questões relativas às figuras de linguagem de maneira que os alunos pudessem, além de aprender sobre o conteúdo, produzir textos relativos ao uso dessas figuras no dia-a-dia, entendendo que tal conteudo está inserido nos mais diversas estilos linguísticos, como em textos literários, músicas, teatros, cinema, nas conversas informais cotidianas e até em textos jurídicos. Os  alunos do 1º ano T do ensino médio participaram das oficinas com empolgação e contribuíram na organização das oficinas.

1. Introdução à oficina:

 

Explanação sobre as figuras de linguagem e os sentidos conotativos e denotativos utilizando textos, frases, músicas para exemplificação do uso e sentido de cada figura.  (20 min.)

 

2. Atividade 1:

- Dividir a sala em grupos (Cada grupo deve escolher um nome que o represente);

- Cada grupo receberá um envelope contendo um exemplo de cada uma das figuras de linguagem;

- Em equipe, eles deverão discutir e associar os exemplos a uma figura de linguagem;

- Cada equipe deverá apresentar os argumentos que os fizeram chegar a tal conclusão.

*Obs.: Um grupo de cada vez apresenta seus argumentos. Se houver diferença nas respostas, o grupo em oposição deve de igual modo, apresentar seus argumentos.  As respostas corretas serão disponibilizadas apenas ao fim da discussão, atribuindo pontos as equipes conforme seus acertos.

*Objetivo: Unir os conhecimentos dos alunos; que em equipe, sejam capazes de discutir e reconhecer as figuras em uso e promover uma discussão entre todos os alunos, contrapondo maneiras de raciocínio e argumentação. (40 min.)

 

3. Atividade 2:

- Cada grupo tira no sorteio duas figuras de linguagem;

- O grupo produzirá um exemplo para cada figura sorteada e apresenta para a turma;

- As outras equipes devem  então, “adivinhar”  qual  figura de linguagem está presente  naquele exemplo.

*Obs.: Se a equipe produzir um exemplo que esteja errado, a equipe perde ponto, da mesma forma, se uma equipe responder de forma errada, perde ponto também.

*Objetivo: Produção escrita, colocando em prática o conteúdo apresentado. (20 min.)

 

4. Atividade 3:

- Individualmente, cada aluno receberá questões do ENEM referentes ao tema que está sendo desenvolvido e deverá respondê-las, baseando- se nos seus conhecimentos sobre o assunto.

- Assim que terminar, o aluno deve entregar as questões.

*Obs.: Cada acerto individual, contará pontos para a equipe a qual o aluno pertence.

*Objetivo: Incentivar uma reflexão individual sobre o conteúdo e também, já deixar um “gancho” para a próxima aula, partindo da correção dessas questões como um exercício de verificação individual e revisão. (20 min.)

 

PRIMEIRA AULA: INTRODUÇÃO (05/10/2015)

 

ATIVIDADE 1

            Os alunos do 1º T já haviam trabalhado sobre esse tema com a professora Camila em aulas anteriores, então fizemos uma introdução através de uma explanação sobre as figuras de linguagem e os sentidos conotativos e denotativos utilizando textos, frases, músicas para exemplificação do uso e sentido de cada figura. A oficina foi organizará da seguinte forma:

- Dividiu-se a sala em grupos. Cada grupo deveria escolher um nome que os representasse. Os grupos foram separam cada qual com seu nome. ( yoop girls, girls power, bonde do tigrão, falseane, qualquer um, torresmo é vida e five girls)

- Cada grupo recebeu um envelope contendo um exemplo de cada uma das figuras de linguagem;

  • Em equipe, eles deveriam discutir e associar os exemplos a uma figura de linguagem;
  • Cada equipe deveria  apresentar os argumentos que os fizeram chegar a tal conclusão.

Um grupo de cada vez apresentou seus argumentos. Se houvesse diferença nas respostas, o grupo em oposição deveria, de igual modo, apresentar seus argumentos.  As respostas corretas foram disponibilizadas apenas ao fim da discussão, atribuindo pontos as equipes conforme seus acertos. O objetivo era unir os conhecimentos prévios dos alunos acerca das figuras de linguagem, de modo que eles se sentissem capazes de discutir e reconhecer as figuras em uso e promover uma discussão entre todos os alunos, contrapondo maneiras de raciocínio e argumentação.

 

ATIVIDADE 2

- Cada grupo tirou num sorteio duas figuras de linguagem;

- O grupo produziu um exemplo para cada figura sorteada e apresentou para a turma;

  • As outras equipes deveriam  então, “adivinhar”  qual  figura de linguagem estava presente  naquele exemplo.

Se a equipe produzisse exemplo que estivesse errado, a equipe perderia ponto, da mesma forma, se uma equipe respondesse de forma errada, perderia ponto também.

A ideia da atividade era a produção escrita, colocando em prática o conteúdo apresentado.

 

SEGUNDA AULA (28/10/2015)

ATIVIDADE 1

            Após uma fala para relembrá-los dos conteúdos da última aula e novamente uma fala sobre figuras de linguagem, aplicamos a atividade.

- Individualmente, cada aluno recebeu questões do ENEM referentes ao tema que estava sendo desenvolvido e deveria respondê-las, baseando- se nos seus conhecimentos sobre o assunto.

- Assim que terminou os alunos entregaram as questões.

Cada acerto individual, contou pontos para a equipe a qual o aluno pertencia. o objetivo dessa atividade era Incentivar uma reflexão individual sobre o conteúdo e também, já deixar um “gancho” para a próxima aula, partindo da correção dessas questões como um exercício de verificação individual e revisão.

As questões do ENEM utilizadas nessa atividade foram selecionadas anteriormente e estão logo abaixo:

TERCEIRA AULA (18/11/2015)

ATIVIDADE 1

            Após uma breve introdução, foi exibido um vídeo do Pica-pau em que as figuras de linguagem estavam distribuídas nos diálogos entre os personagens. A proposta era utilizar o vídeo como base para a produção textual e também para revisão do conteúdo. Para dar sequência à metodologia, os alunos:

  • deveriam destacar quais figuras apareceram durante a exibição;
  • dizer a opinião sobre o objetivo do autor do vídeo ter utilizado tais figuras;
  • produzir um texto descritivo (sinopse ou resumo) no qual deveria conter algumas figuras de linguagem, sem que fosse necessário obter um número exato de figuras.

O objetivo dessa atividade era colocar em prática o conteúdo é o aluno se auto avaliar no que se referem a capacidade de identificar a utilização na linguagem e compreender seu objetivo.

 

ATIVIDADE 2

  • Novamente produzir um segundo texto que, no entanto, contivesse um parecer pessoal sobre o vídeo ou alguma característica específica para descrever algum fato ou características do vídeo escolhido
  • em seguida os textos foram devolvidos e houve discussão das possíveis falhas ou enganos de produção.

O objetivo era empregar as figuras de linguagem e avaliar seu uso corrente e corretor também obter um retorno quanto à escolha do vídeo como material didático.

 

QUARTA AULA (25/11/2015)

            Os textos escritos na oficina anterior foram devolvidos e os estagiários pediram que os alunos reescrevessem o texto corrigindo os possíveis erros. Em seguida houve uma fala de conclusão das oficinas e uma conversa descontraída com os alunos sobre as oficinas anteriores, sobre o conteúdo e sobre o ENEM. Agradecimento dos alunos e dos estagiários.