A partir do segundo semestre, o projeto focou para a sala de aula e as oficinas de produção textual. Ao dividir os bolsistas para suprir as três turmas de primeiro ano da supervisora, este grupo iniciou-se com as bolsistas Lívia e Tainara, para posteriormente, integrarem ao grupo, as bolsistas Nathália e Isabel.

     A temática escolhida para embasar toda a oficina foi poesia. A motivação veio do Projeto Sedução Poética, tradicional projeto feito por docentes de língua portuguesa no CEP. Dentro do projeto existe anualmente o lançamento de um livro que reúne produções poéticas dos próprios alunos, para a oficina, todos os poemas escolhidos integram a 14° edição do projeto.

     A partir destes poemas, o objetivo da oficina é trabalhar os gêneros textuais a partir da poesia, nesse sentido, é preciso do aluno entendimento do tipo textual trabalhado, uma leitura de seu poema e capacidade em relacionar essas duas coisas em uma produção textual.

       Durante o projeto, trabalhamos a mutação das poesias para texto descritivo, narrativo e argumentativo. Os estudantes recebiam devoluções com apontamentos e reestruturavam seus trabalhos. 



      Antes do início da oficina, entre a metade do mês de julho e o começo de setembro, as bolsistas observaram as aulas ministradas pela supervisora com o objetivo de conhecer a turma para melhor preparar a oficina.

       Nestas aulas, foi utilizado um formulário de observação, as respostas assinaladas foram as que mais apareceram no balanço entre todos os formulários:



  

   Os planos de aula foram realizados em forma de tabela, para melhor divisão de aspectos relevantes. Todos foram elaborados em conjunto, pela plataforma Google Drive, com posterior adição de relatório acerca da aplicação do plano.

    Com a finalidade de conhecer melhor os alunos e suas experiências com produção textual, em nossa primeira aula aplicamos um questionário, que fora analisado e computado para que pudéssemos ter uma base de como seguir a oficina.

 

PRIMEIRA AULA

OBJETIVO

CONTEÚDO

MÉTODO OU ESTRATÉGIA

RECURSOS DIDÁTICOS

Apresentar aos alunos como será o andamento do projeto, explicando seu funcionamento e explicitando suas ideias principais, sendo estas:

- trabalhar com a produção textual, através do gênero   descritivo, narrativo e argumentativo.

- Bate papo com alunos, tendo como tópicos principais como funciona o PIBID; a Universidade e o Colégio. Explicar o Projeto de Produção textual e aplicar um questionário para sabermos sobre sua experiência com poesia e música.

Trazer para os alunos o caminho traçado para a oficina pronto, porém, será considerado as experiências, opiniões e considerações dos alunos e, caso seja necessário, será feito pequenas alterações na construção da oficina.

Livro do projeto Sedução Poética, edição 2014.

 

 

RELATÓRIO

    Este foi o primeiro contato com os alunos diretamente, nesse sentido, priorizou-se uma conversa informal com eles, explicando o que é o PIBID e como funcionará o trabalho com eles. Motivados por curiosidade e interesse, os alunos se mostraram atentos ao que foi explicado, porém eles não expuseram muitas dúvidas e fizeram poucas perguntas, restringindo a discussão. Após essa introdução, nos minutos finais da aula foi aplicado o questionário para melhor conhecê-los.

 

SEGUNDA AULA - PRODUÇÃO INICIAL

 

OBJETIVO

CONTEÚDO

MÉTODO OU ESTRATÉGIA

RECURSOS DIDÁTICOS

Que os alunos aprendam a ler e interpretar poemas, assim como transcrever para texto descritivo suas impressões acerca da obra; além de entrarem em contato com textos de outros alunos.

-Retomar o questionário aplicado anteriormente explicando a relação entre musica e poesia, brevemente.

-Explicar sobre texto descritivo, passando em lousa um exemplo a partir de um poema.

-Sortear as duplas e também os poemas.

-Exposição do que os alunos farão na próxima aula (transcrição dos poemas para texto descritivo)

Termos todos os materiais necessários para aplicação, interagir com os alunos utilizando os sorteios e estarmos sempre dispostas a tirar dúvidas. Ser claras na explicação e interagir sem deixar perder o controle.

-Poemas selecionados do Sedução Poética, edição 2014.

- 1 saco com o nome dos alunos.

-1 saco com poemas selecionados.

 

RELATÓRIO

    No início da aula a bolsista Nathália fez uma explicação relacionando música e poesia, através de exemplos trazidos por ela, transcritos no quadro. Os alunos se mostraram bastante interessados, buscando opinar se os exemplos eram música ou poesia e prestando atenção na contextualização e explicação feitas por ela. Depois dessa introdução, a bolsista Lívia fez uma explicação sobre o texto descritivo e a bolsista Tainara trouxe o exemplo do poema do Porquinho-da-índia transformado  em texto descritivo. Toda essa parte da aula teve como objetivo melhor explicitar a proposta de produção inicial: em dupla, transformar o poema selecionado em texto descritivo. Depois das explicações, foram feitos os sorteios das duplas e dos poemas.

 
TERCEIRA AULA - PRODUÇÃO INICIAL
 
 

OBJETIVO

CONTEÚDO

MÉTODO OU ESTRATÉGIA

RECURSOS DIDÁTICOS

Que os alunos aprendam a ler e interpretar poemas, assim como transcrever para texto descritivo suas impressões acerca da obra; além de entrarem em contato com textos de outros alunos.

-Retomar o questionário aplicado anteriormente explicando a relação entre musica e poesia, brevemente.

-Explicar sobre texto descritivo, passando em lousa um exemplo a partir de um poema.

-Sortear as duplas e também os poemas.

-Exposição do que os alunos farão na próxima aula (transcrição dos poemas para texto descritivo)

Termos todos os materiais necessários para aplicação, interagir com os alunos utilizando os sorteios e estarmos sempre dispostas a tirar dúvidas. Ser claras na explicação e interagir sem deixar perder o controle.

-Poemas selecionados do Sedução Poética, edição 2014.

- 1 saco com o nome dos alunos.

-1 saco com poemas selecionados.

 

RELATÓRIO

    No início da aula a bolsista Nathália fez uma explicação relacionando música e poesia, através de exemplos trazidos por ela, transcritos no quadro. Os alunos se mostraram bastante interessados, buscando opinar se os exemplos eram música ou poesia e prestando atenção na contextualização e explicação feitas por ela. Depois dessa introdução, a bolsista Lívia fez uma explicação sobre o texto descritivo e a bolsista Tainara trouxe o exemplo do poema do Porquinho-da-índia transformado  em texto descritivo. Toda essa parte da aula teve como objetivo melhor explicitar a proposta de produção inicial: em dupla, transformar o poema selecionado em texto descritivo. Depois das explicações, foram feitos os sorteios das duplas e dos poemas.

 
QUARTA AULA - MÓDULO I
 
 

OBJETIVO

CONTEÚDO

MÉTODO OU ESTRATÉGIA

RECURSOS DIDÁTICOS

Que os alunos sejam capazes de transformar o poema recebido no formato de texto descritivo.

- Junção das duplas para trabalho.

- Entrega de xerox a respeito de texto descritivo.

- Passagem em lousa do poema de Manuel Bandeira utilizado anteriormente, junto com sua transcrição descritiva.

-Estabelecimento de 30 minutos para a entrega da atividade.

Passagem nas carteiras para esclarecimentos de dúvidas das duplas e fixação de conteúdo - ou mesmo ajuda com a interpretação do poema.

-Poemas selecionados do Sedução Poética, edição 2014.

- 1 xerox com uma breve explicação sobre texto descritivo.

 

RELATÓRIO

    Ao chegarmos em sala, pedimos para as duplas se juntarem para iniciarem a produção pedida na aula anterior. Para ajudá-los, foi transcrito no quadro novamente o poema do Porquinho-da-índia e o texto descritivo sobre ele, além disso, as quatro bolsistas durante a aula mantiveram-se disponíveis para tirar dúvidas e ajudar as duplas. Toda a turma fez o que foi pedido sem resistências, foi observado que duplas que possuem maior afinidade, fizeram o texto com maior diálogo, porém houve duplas em que o trabalho não ocorreu da mesma forma, pois além de não pertencerem ao mesmo grupo de afinidade, não se propuseram a conversar, ao menos, sobre o texto.

 
QUINTA AULA - MÓDULO II
 
 

OBJETIVO

CONTEÚDO

MÉTODO OU ESTRATÉGIA

RECURSOS DIDÁTICOS

A partir dos poemas trabalhados na produção inicial, os alunos produzam agora textos narrativos.

- Conversa a respeito de texto narrativo e explicação do conteúdo a partir da música “Eduardo e Mônica”. Esse momento expositivo pauta-se na perspectiva que os alunos tiveram esse conteúdo recentemente, essa discussão será mais uma retomada  de conteúdo e explicação da forma que este conhecimento deve ser aplicado na nossa proposta.

- Junção de duas duplas - as mesmas estabelecidas na produção inicial - para a elaboração do texto narrativo, com tempo de 45 minutos.

-- Sendo um plano a ser executado em duas aulas germinadas, teremos a seguinte organização:

- Início teórico - exposição e discussão sobre o texto narrativo, com exemplo.

- Junção de duas  duplas e escolha do poema para execução do texto narrativo.

- Produção do texto narrativo em 45 minutos, na decorrência desse tempo, as quatro bolsistas estarão disponíveis para auxiliar os alunos e tirar qualquer dúvida.

-Poemas selecionados do Sedução Poética, edição 2014.

- Música Eduardo e Mônica, da banda brasileira Legião Urbana e composição de Renato Russo.

 

RELATÓRIO

    Ao chegarmos em sala de aula, propusemos a atividade que relaciona música e poesia com texto narrativo: trabalhamos a música do Legião Urbana, Eduardo e Monica. Quase que todos alunos - com exceção de uma - conheciam a música e ajudaram a construir a história que ela conta. A partir daí, explicamos a estrutura do texto narrativo, a qual eles já estavam familiarizados por já terem trabalhado anteriormente. Pedimos, então, que duas duplas se juntassem (mas fomos nós que escolhemos que dupla se juntaria com qual, sendo essa escolha aleatória) e escolhessem um entre os dois poemas que tinham (um de cada dupla) para fazer um texto narrativo embasado no poema escolhido. Eles tiveram o restante da aula para fazer a atividade, e todos os grupos entregaram. A aula foi bem produtiva, os grupos conversaram entre si para realizarem a produção do texto.

 
 
SEXTA AULA - MÓDULO III
 
 

OBJETIVO

CONTEÚDO

MÉTODO OU ESTRATÉGIA

RECURSOS DIDÁTICOS

Que os alunos sejam capazes de compreender seus erros no trabalho anterior e reformulem suas produções, a partir das considerações feitas na correção da mesma e de transformar uma produção poética em texto narrativo.

- Junção dos grupos para trabalho, estabelecidas anteriormente.

- Entrega dos textos produzidos com os devidos apontamentos e explicações.

-Esclarecimento da correção dos textos narrativos para os grupos;

-Retomada e reescrita da segunda produção.

-Poemas selecionados do Sedução Poética, edição 2014.

 

RELATÓRIO

    Ao chegar na sala, devolvemos os textos que os alunos haviam entregado na aula anterior, em que os grupos deveriam fazer um texto narrativo a partir de um poema. Pedimos que eles se sentassem junto com seus respectivos grupos, para refazer a produção. Pedimos também para que, se houvesse qualquer dúvida quanto à correção, que os alunos nos chamassem para esclarecer. Eles tiveram a aula toda para fazer essa atividade.

    Percebe-se, porém, que ao refazer os textos, os alunos não prestam atenção no que estão fazendo, é algo totalmente automático para a maioria deles. Além disso, na maior parte dos grupos, tem uma parte do grupo que faz quase tudo e outra parte quase nem participa. Tentamos chamar a atenção desses alunos não participativos, mas não deu muito certo. Uma estratégia diferente para trabalhar em grupos nessa turma deve ser pensada.

    Todos alunos entregaram seus trabalhos refeitos, o que é um ponto muito positivo

 
SÉTIMA AULA - PRODUÇÃO FINAL
 
 

OBJETIVO

CONTEÚDO

MÉTODO OU ESTRATÉGIA

RECURSOS DIDÁTICOS

A partir dos poemas trabalhados e da escolha de um deles para o texto narrativo, os alunos irão produzir um texto argumentativo individualmente para defender sua escolha.

- Explicação do conteúdo e também para possíveis dúvidas referente ao tipo textual.

- Discussão sobre o texto argumentativo.

- Produção do texto argumentativo, na decorrência desse tempo, as quatro bolsistas estarão disponíveis para auxiliar os alunos e tirar qualquer dúvida.

-Poemas selecionados do Sedução Poética, edição 2014.

 

RELATÓRIO

    Ao chegarmos em sala de aula, explicamos o que é um texto argumentativo, pedindo o que os alunos já sabiam e haviam trabalhado sobre. Eles já tinham uma base boa, com alguns erros, ao pensar, por exemplo, que todo texto argumentativo deve ter uma proposta de solução. Explicamos esse e outros pequenos equívocos.    

    Nessa aula, ao propor a atividade do texto argumentativo como tínhamos pensado inicialmente (os alunos argumentarem o porquê terem escolhido o poema para fazer o texto narrativo entre os dois que tinham das duplas que haviam formado grupos de quatro), percebemos que a produção não sairia como desejado: os alunos mal lembravam dos poemas que haviam escolhido, não tinham o xerox com eles e não acharam a atividade interessante. Ao ver que não daria certo da forma como havia sido planejado, pensamos em outra atividade para propor, agora eles deveriam fazer um texto argumentativo sobre a relação que os gêneros/tipos textuais tem entre si. Vimos que teve mais aceitação entre a turma e que a produção seria bem mais produtiva do que a proposta inicial.

    No decorrer da aula, muitos alunos pediram assistência, o que foi muito bom, pois nos permitiu trabalhar com os alunos individualmente (a produção final foi programada para ser uma produção individual desde o início da oficina). Todos os alunos que estavam em sala entregaram suas produções, como havia sido pedido, o que foi muito satisfatório.

 
OITAVA AULA - PRODUÇÃO FINAL
 
 

OBJETIVO

CONTEÚDO

MÉTODO OU ESTRATÉGIA

RECURSOS DIDÁTICOS

A compreensão dos erros cometidos na produção da aula anterior, com a reformulação a partir de apontamentos feitos pelas bolsistas.

- Entrega dos textos produzidos com os devidos apontamentos e explicações.

Esclarecimento da correção dos textos descritivos para as duplas;

Retomada e reescrita da produção inicial.

-Poemas selecionados do Sedução Poética, edição 2014.


 

 

 

 

 

RELATÓRIO

     Com a produção final, pudemos observar as dificuldades de cada aluno individualmente, visto que todas as produções prévias foram em duplas ou grupos. Grande parte dos textos possuía a mesma base, com certos erros que evidenciam a dificuldade em explorar tipos textuais e diferenciá-los: muitos alunos, no parágrafo introdutório, apresentavam seu próprio texto, com construções como “o texto fala sobre…”, criando ambiguidade sintática.

    Feitos os apontamentos, muitos alunos não conseguiam compreender os motivos que empobreciam seus textos, ou mesmo que os descaracterizava. Durante essa aula, grande parte da turma recorreu às bolsistas buscando assistência. Observamos isso como um ponto positivo, pois anteriormente a correção ocorria de maneira muito automática e sem cautela.

 

CONCLUSÃO

    O exercício da produção textual é pouquíssimo presente na vida dos estudantes da sala em que a oficina fora aplicada. Com exceção dos projetos escolares, um baixo número de alunos o realiza por vontade própria. Essa ausência é claramente percebida nos textos entregues à nós, que não extendem-se do senso comum e demonstram grande dificuldade em diferenciar os tipos textuais. A parte disso, os alunos mostraram-se interessados na oficina e realizaram todas as atividades pedidas, buscando auxílio em grande parte das produções - em contrapartida, nas devoluções para reescrita, eles corrigiam o que era apontado sem grande questionamento e entendimento, o que foi um ponto negativo nesta turma.