Português 1 > Posts > Projeto: Oficinas de produção textual
Justificativa
As aulas de Língua Portuguesa ora são centradas em um foco essencialmente normativista/ estruturalista, ora refutam esse foco e atentam apenas para questões relacionadas ao texto, ignorando que a matéria de que se faz a textualidade é a própria língua. Acreditamos que a prática de produção textual pode levar os alunos a refletir sobre a língua sob o ponto de vista normativo, mas também sob o ponto de vista da língua em uso. A prática de produção textual permite a elaboração e a reelaboração do texto, o desenvolvimento de um olhar crítico sobre o ato de escrever, bem como a percepção da (auto) correção como estratégia essencial no processo de escrita.
Objetivos
- Formar alunos que compreendam a importância da produção de textos na formação básica;
- Elaborar oficinas para a produção de textos com atividades diversificadas que desafiem a criatividade dos alunos do Ensino Fundamental/ Médio; atividades que permitam desenvolver sua competência escrita;
- Trabalhar os elementos que constituem a língua portuguesa numa perspectiva que vá além da exposição dos alunos à gramática.
Atividades previstas (detalhar, no mínimo, cinco)
Enumerar e detalhar as ações voltadas à formação dos estudantes e à melhoria do ensino que serão realizadas tanto nas escolas quanto na universidade
Nº |
Objetivo da atividade |
Descrição sucinta da atividade |
Principais resultados esperados |
1 |
Oficina de Textos com os bolsistas |
Nesta etapa do trabalho, faremos atividades de produção textual com os bolsistas. |
Propiciar ao bolsista a vivência da prática de produção textual para familiarizá-los com o projeto. |
2 |
Discussão de textos teóricos sobre a produção textual na escola |
Esta fase visa à leitura e a discussão de textos que deem subsídios para uma reflexão sobre o papel da produção escrita no domínio da língua. |
Fundamentar teoricamente as ações a serem desenvolvidas nas escolas. |
3 |
Observação das práticas de produção de textos nas escolas |
Observar aulas de língua portuguesa no ensino fundamental/ médio |
Conhecer como a produção textual é realizada nas escolas. |
4 |
Elaboração de oficinas a serem implementadas nas escolas |
Os bolsistas serão estimulados a elaborar as próprias oficinas para a produção textual a serem implementadas com alunos de ensino fundamental/ médio das escolas públicas |
Vivenciar a prática de docência de produção textual. |
5 |
Implementação das oficinas nas escolas |
Os bolsistas irão até as escolas implementar as oficinas de produção textual previamente elaboradas |
Implementar a oficina de produção textual nas escolas. |
6 |
Registro e compartilhamento das experiências |
Criação e manutenção de um site ou blog onde serão registradas as experiências desenvolvidas, as leituras realizadas, as questões discutidas. |
Criar o hábito de registrar e compartilhar atividades - como forma de organização e socialização do trabalho e de prática de produção de textos. |
4. Carta de intenção (2000 a 4000 caracteres)
- Apresentar como a Proposta de Ação estará integrada aos demais projetos do PIBID em relação ao mesmo curso ao qual está vinculada.
- Delinear aspectos que o motivaram a apresentar a Proposta de Ação ao projeto do curso.
Os alunos de licenciatura têm no PIBID a possibilidade de vivenciar a prática docente e, assim, refletir, discutir e avaliar a sua formação ainda durante o processo. Esses alunos chegam a universidade, muitas vezes, sem dominar a prática de produção textual, reflexo de um ensino de redação centrado no discurso do professor e nas regras gramaticais.
Por meio deste projeto, os alunos de licenciatura em letras (português) serão levados a refletir sobre a prática de produção textual dentro de um contexto que exige determinadas adequações em suas situações de produção. Nesse sentido, o projeto contribui para a formação do aluno de letras na medida em que os estimula a escrever e reescrever textos, a preocupar-se com o interlocutor e com a lingua(gem) utilizada.
Além do desenvolvimento das próprias habilidades, os alunos que participam deste projeto poderão contribuir para o ensino/ exercício da produção textual nas escolas de ensino fundamental/ médio sob uma perspectiva que vai além da tríade convencional de redação – narração, descrição e argumentação –, modelos distantes das práticas sociais.
Diante das várias faces deste projeto, pode-se dizer que se integra aos demais projetos PIBID da área de Letras, uma vez que estimula os alunos a pensar também na produção textual. Os outros projetos privilegiam a formação leitora dos alunos, ao passo que este estimula também exercício da escrita.
Acredito que eu possa conduzir este projeto com esmero, uma vez que minha prática docente está voltada para a produção/ compreensão textual. Nas aulas de italiano como língua estrangeira, às quais me dedico atualmente, procuro incorporar práticas de produção de textos que levem o aluno a repensar a língua materna, a gramática do texto e, consequentemente, a língua (materna ou estrangeira) em uso.
Também faz parte da minha missão no curso de Letras primar pela formação de professores para as escolas de educação básica. Nesse sentido, independente da preparação em língua estrangeira ou materna, é meu papel estimular o espírito investigativo, o desejo e a iniciativa dos professores em formação.
Vale lembrar que mesmo não dando aulas língua portuguesa nesta universidade, minha formação e atuação profissional sempre levou em consideração a língua materna. Graduada também em Letras Português, fui professora deste idioma na escola básica.