Com base em pressupostos fornecidos principalmente pelo Letramento Crítico, propostos por Jordão (2007) e Weininger (2006), o projeto Lentes de Contato, realizado com alunos de sétimo ano, buscou a ampliação de vocabulário sobre... e reflexão acerca dos aspectos culturais relacionados à língua inglesa. O presente trabalho visa expor a metodologia, as dificuldades e os resultados parciais da implementação de técnicas como representação das palavras em cadeia para demonstrar a interligação entre elas (Bauer & Nation, 1993), o estudo de vocabulário por temas e o uso de filmes e músicas para fixação lexical. Ao longo do projeto percebeu-se o aumento de interesse e participação dos alunos, assim como a efetivação do aprendizado, como é possível concluir pelas avaliações realizadas por meio de confecção de cartazes sobre estereótipos de beleza, pobreza versus riqueza, exploração do trabalho infantil e direitos humanos; produção de textos de opinião relacionados a determinado filme; atividades manuais e discussões. Porém, alguns empecilhos também ocorreram, entre eles a greve dos professores estaduais, o descrédito inicial, além da limitação de espaço e de tempo.