Letras Inglês - 2012-2016

Objetivos

As ações previstas para este projeto surgiram da necessidade de formação profissional continuada por parte dos professores e de seus formadores, bem como da vocação da universidade para inserir-se na comunidade em forma de atividades de extensão. Mas, acima de tudo, este projeto vem preencher uma necessidade da área de linguística aplicada de construir e socializar entendimentos sobre as novas teorias de letramento e sua inserção (ou não) nas salas de aula da escola pública, uma vez que documentos oficiais como diretrizes curriculares, bem como os professores em suas salas de aula, têm recorrido a essas teorias para informar suas práticas.

Assim, temos como objetivos principais: 1. promover, entre os professores (em formação inicial e continuada) e formadores de professores participantes, entendimentos negociados das teorias de letramentos; 2. implementar práticas colaborativas que venham ao encontro das necessidades dos professores e formadores em seu exercício profissional; 3. desenvolver ações interventivas que possam melhorar o ensino/aprendizagem de inglês nas escolas públicas; 4. elaborar material didático adequado aos contextos de ensino das escolas participantes, de forma colaborativa entre professores, licenciandos e pesquisadores

Considerações Metodológicas

Esperamos atingir estes objetivos no decorrer das ações do projeto listadas na seção abaixo, a serem desenvolvidas em espaços profissionais diversos, ou seja, na formação de formadores e formação continuada de professores junto ao Núcleo de Assessoria Pedagógica da UFPR (espaço de extensão em atividade ininterrupta desde 1995, congrega professores formadores de IES da região de Curitiba e professores de inglês da rede pública Estadual e Municipal), e em ações a serem desenvolvidas com professores em formação inicial junto ao curso de graduação em Letras da UFPR (junto aos alunos cursando licenciaturas em línguas e literaturas estrangeiras), e ainda em escolas de educação básica junto à SEED-PR (Secretaria Estadual de Educação do Paraná). Estaremos trabalhando de forma colaborativa em todas estas instâncias, e contaremos com a participação constante dos professores em formação inicial e continuada em todas as etapas do processo.

Nossas ações neste projeto serão desenvolvidas de forma diversa conforme nos possibilite cada diferente contexto no qual estaremos atuando, ou seja: • na formação inicial, junto ao curso de graduação em Letras - licenciaturas em línguas estrangeiras, com o trabalho colaborativo com os licenciandos junto às escolas, tanto na fase diagnóstica do projeto quanto na implementação das ações interventivas; • na formação continuada, ao trabalharmos com professores da rede pública em escolas com baixo IDEB, engajando-os em estudos e pesquisas sobre suas salas de aula com foco nas posições do inglês como língua estrangeira no Brasil e a função social desta disciplina escolar, bem como modos de ensinar/aprender inglês neste contexto.

Temos como princípio fundamental atuar conjuntamente com os professores da rede pública parceiros, desenvolvendo nossas ações sempre de forma colaborativa e contando com o engajamento dos pesquisadores, licenciandos e professores, de modo a desafiar a tradicional dicotomia entre professor e pesquisador, trazendo tanto os professores universitários/formadores/tutores quanto os professores da rede pública para as posições de sujeito e objeto de pesquisa.