SEMANA DO CALOURO DO CURSO DE LETRAS

Na Semana do Calouro apresentamos o PIBID e o subprojeto de Letras aos novos alunos. A recepção foi bastante grande.

 

I SEMINÁRIO ESTADUAL DO PIBID

Fomos à UEPG e lá apresentamos, em formato de comunicação, dois trabalhos: "Letramento Crítico, Formação de Professores e Ensino de Inglês como Língua Internacional" e "Keep Calm and Use your English: um projeto do PIBID- Inglês da UFPR". Tivemos um público bastante grande e pudemos discutir com os presentes a importância do nosso trabalho. Os resumos das comunicações seguem abaixo.

 

 

LETRAMENTO CRÍTICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA INTERNACIONAL

O PIBID, criado pelo MEC para incentivo à docência, está sendo desenvolvido na UFPR desde 2010 em várias disciplinas da educação básica, dentre elas o inglês. Esta sessão apresentará a fundamentação teórica que orienta as atividades desenvolvidas no subprojeto de inglês, bem como a análise do material didático produzido nesta primeira fase do projeto. Discutiremos os conceitos de letramento crítico, língua como discurso e inglês como língua internacional e seus desdobramentos para o trabalho com a língua inglesa na escola, bem como demonstraremos a possibilidade e as vantagens de se realizarem reflexões de ordem profundamente teóricas no e sobre ambientes escolares específicos. Serão enfocadas ainda a importância de atividades deste tipo para a formação inicial de professores desde o início do curso de graduação, bem como a necessidade de se pensar no papel do professor como pesquisador. A partir do referencial teórico mencionado, esta comunicação questiona tanto as dificuldades e benefícios encontrados no processo de trabalho com esta perspectiva teórica na escola, assim como suas implicações na formação inicial de professores. Serão apresentadas ainda reflexões a partir da produção e aplicação de material didático desenvolvido pelos participantes do subprojeto Inglês, envolvendo dois colégios da rede pública estadual no Paraná, Emílio de Menezes e Costa Viana. Este projeto envolveu o trabalho colaborativo entre formadores de professores, professores da rede pública de ensino e professores em formação inicial. O material desenvolvido visou problematizar o processo de formação de cidadãos críticos através de uma abordagem de ensino pautada na concepção de língua como discurso e, portanto, como espaço de construção de sentidos. A partir de amostras do material desenvolvido pelos participantes do programa e aplicado durante as aulas de inglês em diferentes séries na educação básica, analisaremos o processo como um todo e seu impacto nos sujeitos envolvidos.

 

 

KEEP CALM AND USE YOUR ENGLISH: UM PROJETO DO PIBID- INGLÊS DA UFPR

Este trabalho apresentará um projeto especial desenvolvido pelo subprojeto PIBID-Inglês da UFPR junto aos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Costa Viana, em São José dos Pinhais, e do Colégio Estadual Emílio de Menezes, em Curitiba. O projeto foi a última atividade desenvolvida nas escolas dentro da primeira edição do PIBID-UFPR, subprojeto de inglês, que teve início em 2010 e término em 2012. O objetivo principal do projeto “Keep Calm and Use Your English” foi levar os participantes a constatarem que a escola pública ensina inglês, que os alunos já aprenderam bastante inglês ao chegar ao Ensino Médio, e que esse conhecimento pode ser acionado por eles para se comunicarem nessa língua. A ideia do projeto foi inspirada na campanha “Keep Calm and Carry On”, criada durante a segunda guerra mundial e “relançada” recentemente em várias redes sociais no mundo inteiro (e portanto conhecida da maioria dos alunos do Ensino Médio). Foram convidados alunos voluntários, mediante divulgação do projeto via cartazes e comunicados em sala de aula, que se inscreviam no projeto trazendo uma autorização dos pais por escrito, uma vez que as atividades aconteceriam no contra-turno. A estrutura do “Keep Calm and Use Your English” consistiu de três encontros de duas horas em cada colégio. Os encontros, que mesclaram o uso de inglês e português em atividades de comunicação sobre temas atuais e de interesse dos alunos, sugeridos por eles próprios, foram conduzidos por todos os participantes do subprojeto inglês do PIBID-UFPR, ou seja, pelos licenciandos, pelas professoras supervisoras e pela coordenadora do subprojeto. A procura dos alunos por essa atividade extra-curricular voluntária foi imensa, e os resultados foram extremamente positivos. Partimos das perspectivas de inglês como língua internacional e do letramento crítico no ensino de línguas para montar as atividades que apresentaremos nesta oficina.