Semana de Letras 2013
Na semana de 3 a 7 de junho o PIBID Inglês apresentou 5 comunicações coordenadas sobre a fundamentação teórica e os projetos em andamento. Os alunos de Letras, assim como os professores PDE e outros convidados, tiveram a oportunidade de conhecer nossos projetos e trocar experiências de sala de aula.
Título: O Programa PIBID: múltiplos olhares
Autor: Denise Akemi Hibarino
Área: Linguística Aplicada
Tipo: Coordenada
Resumo: Esta sessão coordenada tem por objetivo debater questões relacionadas ao PIBID Inglês (UFPR) e Língua Portuguesa (PUCPR) e seus impactos na formação inicial (alunos bolsistas) e continuada (coordenadores de área e professores supervisores), o que caracteriza uma abordagem sob a perspectiva de diferentes sujeitos em papéis distintos. Para tanto, discutiremos algumas relações de conflito entre supervisores, alunos e coordenador de área; algumas expectativas e impactos potencias do programa na formação inicial e a relação teoria e prática dos pibidianos sob o olhar do professor supervisor.
Coordenada 1:
Título: Conflitos, mudanças e negociações no PIBID Inglês
Autor: Denise Akemi Hibarino
Resumo: O presente trabalho tem como proposta relatar os conflitos existentes no processo de formação inicial dos alunos PIBID-Inglês da UFPR, principalmente nas relações entre os professores supervisores e licenciandos, a partir da minha perspectiva como professora colaboradora. Para tal, serão usados os relatos das reuniões mensais, dos diários de bordo do grupo, das observações durante as oficinas ministradas pelos licenciandos e das discussões da área de formação de professores fundamentadas em JORDÃO et al (2011), FOGAÇA, (2011) e MONTE MÓR (2011). Desta forma, este trabalho revela como os conflitos podem ser momentos catalisadores, ou seja, provocam mudanças na formação inicial dos professores de língua inglesa e também na formação dos próprios formadores.
Coordenada 2:
Título: O PIBID na formação de professores de língua inglesa: expectativas e impactos na carreira docente
Autor: Katia Bruginski Mulik
Resumo: Nesta comunicação apresento algumas expectativas iniciais dos acadêmicos de Letras do PIBID-Inglês da UFPR em relação à participação no programa. A partir disso, discuto impactos potenciais que essa participação pode subsidiar em termos de formação inicial aos futuros professores de língua. Os dados apresentados foram coletados a partir de questionários distribuídos aos ingressantes no programa. Questionamentos relacionados às motivações de ingresso, à visão e à função da escola pública, ao inglês como língua franca e ao papel do professor e do ensino de língua estrangeira serão algumas das categorias abordadas nesta discussão. Como aporte teórico recorro a pesquisadores como MATEUS (2009), BLATYTA (2005) e ZEICHNER (1993) para a discussão de aspectos relacionados à formação do professor e JORDÃO (2004/2007), SOUZA(2011) e ANDREOTTI (2008) em relação às teorias de letramento crítico.
Coordenada 3:
Título: Relato de experiências - PIBID PUCPR
Autor: Klabyr Wanderson Cristovão de Jesus
Resumo: Nesta comunicação, apresento um relato das experiências vivenciadas por mim, na qualidade de supervisor, e pelos alunos bolsistas do programa PIBID- PUCPR, na disciplina de língua portuguesa. Para isso, apresento, de forma reflexiva, um dos frutos do trabalho de dois anos de aplicação do projeto no Instituto de Educação do Paraná - Professor Erasmo Pilotto: um livreto de estratégias de leitura. Apresento ainda, através de depoimentos dos bolsistas, reflexões sobre suas participações e as contribuições para a sua formação profissional.
-x-
Título: Experiências do PIBID Inglês I - Parceria entre a universidade e a escola
Autor: Denise Akemi Hibarino
Área: Linguística Aplicada
Tipo: Coordenada
Resumo: Esta comunicação Coordenada tem como propósito apresentar e discutir os trabalhos desenvolvidos pelos alunos de graduação participantes do Projeto PIBID Inglês iniciado no segundo semestre de 2012 em parceria com o Colégio Estadual Algacy Munhoz Maeder. Para tanto, os licenciandos apresentarão atividades desenvolvidas tendo como fundamentação teórica as discussões do letramento crítico (JORDÃO, 2007; KALANTZIS, 2006), do pós-método (KUMARAVADIVELU, 2001) e inglês como língua internacional (MCKAY, 2003), e considerando de que forma estas perspectivas foram o ponto de partida para o subprojeto Inglês Verde e Amarelo. Finalmente, serão apresentados os resultados parciais da parceria entre a escola e a universidade e de que forma esta relação abre novos caminhos para a formação inicial dos professores de língua inglesa.
Coordenada 1:
Título: Reflexões e descobertas sobre o ensino/aprendizagem de Inglês baseados no Letramento Crítico.
Autor: Aline Laís Bueno
Resumo: As discussões presentes nesta comunicação têm por objetivo apresentar e discutir as mudanças provocadas pelo uso do Letramento Crítico, baseadas em BOHN (2006) e WEININGER(2006), no curso intitulado Inglês Verde-Amarelo, subprojeto do PIBID de Inglês. Neste subprojeto, a pretensão é debater criticamente e reflexivamente o conteúdo que norteia a elaboração de atividades como: vídeos, podcasts, receitas, dinâmicas em grupo, entre outros. O trabalho com estes diferentes materiais e metodologias provocou grande evasão de alunos, redução da carga horária em Sala.
Coordenada 2:
Título: Classes heterogêneas em experiências alternativas: É possível?
Autor: Isabel Ribeiro
Resumo: As discussões presentes neste trabalho fazem parte do projeto Inglês Verde e Amarelo, subprojeto do PIBID-Inglês. O intuito do projeto era proporcionar um ambiente informal e inovador para o aprendizado do Inglês como língua estrangeira, voltado para formandos do Ensino Médio, alunos da Educação para Jovens e Adultos e professores do Colégio Estadual Professor Algacyr Munhoz Maeder. A ideia surgiu inicialmente intitulada Inglês para a Copa, com a finalidade de preparar os alunos interessados em trabalhar durante o evento internacional. Porém, nas fases finais do planejamento, notamos que esta era uma visão muito limitada, e desta forma, iniciando pela alteração do nome, resolvemos mudar o projeto para algo mais abrangente. A abordagemusada contou com a apresentação de vídeos, músicas, textos curtos e imagens para problematizar o inglês como língua franca (MODIANO, 2000) e evidenciar a língua do dia-a-dia, sempre focando, como alvo final, o conceito de letramento crítico segundo JORDÃO (2007).
Coordenada 3:
Título: Movimentos de atração: a léxis acadêmica e a práxis escolar em gravitação no contexto do
PIBID.
Autor: Rodrigo Fiorese Braga
Resumo: Esse trabalho propõe-se a explorar os recursos teóricos utilizados no projeto de extensão Inglês Verde e Amarelo (IVA), subprojeto do PIBID Inglês, a fim de fazer uma releitura da aproximação escola-universidade e de construir uma interação de mão dupla entre os dois espaços nos quais os licenciandos estão inseridos. Esses recursos são aqueles relacionados às concepções de novos letramentos e que podem ser revisitados em COPE & KALANTZIS (2006), JORDÃO (2007), MCKAY (2003), entre outros. No ambiente de interação do PIBID-Inglês, as visões e teorias foram colocadas em discussão entre estudantes da universidade, professores coordenadores e professores supervisores, observando-se assim as diferentes reações, para depois serem levadas à prática. Essa discussão conjunta nos leva a conflitos produtivos e faz com que todos os participantes se insiram nas questões que permeiam o projeto.
-x-
Título: Experiências do PIBID Inglês IV - Parceria entre a universidade e a escola
Autor: Denise Akemi Hibarino
Área: Linguística Aplicada
Tipo: Coordenada
Resumo: Esta comunicação Coordenada tem como propósito apresentar e discutir os trabalhos desenvolvidos pelos alunos de graduação participantes do Projeto PIBID Inglês iniciado no segundo semestre de 2012 em parceria com o Colégio Estadual Pilar Maturana. Para tanto, os licenciandos apresentarão o contexto da escola, as atividades desenvolvidas durante a monitoria e as oficinas a partir da fundamentação teórica baseada nas discussões do letramento crítico (JORDÃO, 2007; KALANTZIS, 2006), do pós-método (KUMARAVADIVELU, 2001) e do inglês como língua internacional (MCKAY, 2003). Finalmente, serão apresentados os resultados parciais da parceria entre a escola e a universidade e de que forma esta relação abre novos caminhos para a formação inicial dos professores de língua inglesa.
Coordenada 1:
Título: Thank God it’s Friday: projeto de alternativas para aulas ociosas
Autor: Ivana Chagas Lima Lobato
Resumo: Reconhecendo que as faltas pontuais de professores são comuns no ensino público e considerando também as particularidades do Colégio Estadual Pilar Maturana, que recebe o PIBID de língua inglesa da UFPR, os bolsistas criaram o projeto Thank God It’s Friday. Trata-se de uma proposta que visa oferecer oficinas de temas variados, aos alunos, de sexto a nono ano do ensino regular, durante as aulas que, de outra maneira, ficariam vagas por falta de professores. As referidas oficinas ocorrem sempre nas tardes de sexta-feira, e são preparadas e ministradas pelos bolsistas, com o auxílio de uma supervisora do programa. A metodologia e os objetivos se diferenciam daqueles normalmente presentes em aulas regulares, já que não existe uma sequência prévia de conteúdos ou avaliações. O referencial teórico que fundamenta o planejamento das oficinas é composto por WEININGER (2006), BOHN (2008), LIMA et al (2011), JORDÃO (2007), FARACO (2003), MODIANO (2001), MCKAY (2003), KUMARAVADIVELU (2012), as DCEs (2008) e as OCEMs (2006). Em quatro semanas de projeto, os bolsistas tiveram a oportunidade de observar como a teoria previamente discutida nas reuniões pode se adequar à prática da Sala de aula. Além disso, foi possível ter uma amostra de quais temas produzem discussões mais pertinentes para os alunos em questão, e quais as melhores formas de promover tais discussões.
Coordenada 2:
Título: Apresentação da Escola Estadual Pilar Maturana
Autor: Renata Lilian Fogaça
.
.
.
Coordenada 3:
Título: Teoria e prática de mãos dadas
Autor: Thais Carvalho Lopes
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar o referencial teórico utilizado como embasamento para as práticas de docência dentro do projeto PIBID-Inglês, a forma como é disposto aos bolsistas, assim como sua importância. Este referencial é constituído, dentre outros textos, pelos projetos político pedagógicos das escolas que sediam o programa, leituras de CÂNDIDO (2012), KUMARAVADIVELU (2001) e JORDÃO (2007), que não só permitem, mas induzem e provocam discussões e análises acerca de tais textos e das experiências vivenciadas através do PIBID-Inglês. Por meio de tais discussões, torna-se possível aos bolsistas perceberem de que formas e em quais as aspectos a teoria se aplica à prática e vice-versa, quais são as dificuldades encontradas na realidade do ambiente escolar, e qual a importância de um trabalho conjunto para um bom desenvolvimento e funcionamento da prática docente, assim como a contribuição do letramento crítico para a formação de cidadãos ativos.
-x-
Título: Experiências do PIBID Inglês III – Dividindo águas e formando marés
Autor: Denise Akemi Hibarino
Área: Linguística Aplicada
Tipo: Coordenada
Resumo: Esta comunicação Coordenada tem como propósito apresentar o processo de produção do livro Dividindo águas e formando marés: a publicação do PIBID Inglês UFPR 2010 – 2012 em parceria com as professoras supervisoras dos colégios Costa Vianna e Emílio de Menezes, os alunos de licenciatura de Língua Inglesa e a coordenadora do projeto. Para tal, serão apresentados o referencial teórico (KUMARAVADIVELU, 2001; SEIDLHOFER, 2001; MOITA LOPES, 1996; MCKAY, 2002; COPE & KALANTZIS, 2000, entre outros), o processo de elaboração e as atividades presentes no livro, assim como a visão dos Autores sobre a experiência.
Coordenada 1:
Título: As primeiras ideias e discussões sobre a produção do livro O PIBID-UFPR nas aulas de Inglês
Autor: Adriana da Rosa
Resumo: Após jornada de dois anos entre preparação e aplicação de aulas, muitas experiências, algumas agradáveis, outras nem tanto assim, foram se acumulando no PIBID-Inglês. Havia, desde o começo, a intenção de produzirmos uma pesquisa, com base nas visões de pós-método (KUMARAVADIVELU, 2001), Inglês como língua internacional (SEIDLHOFER, 2001; MOITA LOPES, 1996; MCKAY, 2002) e Letramento crítico (COPE & KALANTZIS, 2000; JORDÃO, 2007; EDMUNDO, 2010), e nos resultados do trabalho conjunto entre dois colégios da rede estadual do Paraná. Porém, talvez devido a grande quantidade de relatos e anotações que tínhamos em nosso site e que era partilhado apenas pelo grupo, em um dado momento percebemos que outros profissionais da educação deveriam ter acesso a essas informações. Assim, surgiu a ideia do livro. A seleção desse material, contudo, não foi simples de se fazer. Havia muitos relatos sobre propostas e efeitos das atividades, mas poucos detalhes de como foram elaboradas, então iniciamos buscas por notas e handouts em arquivos e e-mails pessoais. Cada grupo responsabilizou-se por organizar seu próprio material, para depois catalogá-lo e adequá-lo dentro de um padrão.
Coordenada 2:
Título: Dividindo águas e formando marés: a publicação do PIBID-Inglês UFPR 2010 – 2012
Autor: André Luiz Galor
Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência teve seu primeiro edital na área de inglês entre 2010 e 2012. Durante esses dois anos, o grupo, composto por uma professora da universidade, Clarissa Menezes Jordão, duas professoras supervisoras de colégios da rede estadual (Colégio Costa Viana e Colégio Emílio de Menezes) e um número variável de alunos de licenciatura exerceu diversas atividades nos âmbitos universitário e escolares. Essas atividades, que incluíram o planejamento e regência de aulas embasadas pelo referencial teórico; a elaboração de um documentário; leituras e discussões teóricas; participação e apresentação em eventos; criação e aplicação do projeto no contra turno chamado Keep Calm and Use Your English e, principalmente, a manutenção de um diário coletivo online gerou uma grande quantidade de material e dados. A partir desse material, o grupo decidiu configurar suas experiências em uma publicação: um livro. Esta comunicação pretende retomar brevemente as experiências vividas no projeto e apresentar o livro como um resultado destas. Apresentaremos a totalidade do livro, intercalando comentários sobre as expectativas iniciais, o processo de produção e o resultado final.
Coordenada 3:
Título: PIBID Inglês UFPR – 2010 – 2012
Autor: Mariana Lyra Varela de Albuquerque
Resumo: Com base nas visões de pós-método (KUMARAVADIVELU, 2001), de inglês como língua internacional (SEIDLHOFER, 2001; MOITA LOPES, 1996; MCKAY; 2002) e de letramento crítico (COPE & KALANTZIS, 2000; JORDÃO, 2007; EDMUNDO, 2010), apresentaremos os resultados de uma experiência de trabalho junto a dois colégios da rede estadual do Paraná, dentro do projeto CAPES-PIBID-UFPR, subprojeto Inglês. Este projeto envolve o trabalho colaborativo entre formadores de professores, professores da rede pública de ensino e professores em formação inicial. Nesta apresentação, discutiremos os desdobramentos desta experiência colaborativa à luz do letramento crítico e das teorias sobre o inglês como língua internacional. Enfatizaremos as principais atividades desenvolvidas durante o projeto como regência de aulas, documentário, leituras e discussões teóricas, participação em eventos, Keep Calm and Use Your English, focando principalmente a publicação final.
-x-
Título: Experiências do PIBID Inglês II - Abordagens alternativas no ensino de língua inglesa
Autor: Denise Akemi Hibarino
Área: Linguística Aplicada
Tipo: Coordenada
Resumo: Esta comunicação Coordenada tem como propósito apresentar e discutir os trabalhos desenvolvidos pelos alunos de graduação participantes do Projeto PIBID-Inglês iniciado no segundo semestre de 2012 em parceria com o Colégio Estadual Algacy Munhoz Maeder. Para tanto, os licenciandos apresentarão atividades desenvolvidas tendo como fundamentação teórica as discussões do letramento crítico (JORDÃO, 2007; KALANTZIS, 2006), do pós-método (KUMARAVADIVELU, 2001) e inglês como língua internacional (MCKAY, 2003) e de que forma estas perspectivas foram o ponto de partida para uma experiência alternativa com uma turma de 6ª série do ensino fundamental. Finalmente, serão apresentados os resultados parciais da parceria entre a escola e a universidade e de que forma esta relação abre novos caminhos para a formação inicial dos professores de língua inglesa.
Coordenada 1:
Título: Universidade X escola pública: via de mão dupla em benefício da educação
Autor: Edna Regina da Silva
Resumo: Durante muito tempo a relação entre a universidade e as escolas regulares esteve fragilizada por diversas questões como: a falta de comunicação, a acessibilidade e a proximidade. Com a implementação do PIBID-Inglês, especificamente no Colégio Algacyr Munhoz Maeder, é visível a credibilidade adquirida gradualmente entre ambas. A apresentação do programa à comunidade escolar com a presença constante dos acadêmicos, conscientizados e comprometidos com o trabalho colaborativo, respeitando a realidade da escola em toda sua complexidade, acompanhando as diretrizes, os parâmetros curriculares e o projeto político pedagógico, têm atingido e superado as expectativas da instituição escolar para uma educação de qualidade. Além disso, vivenciar o processo na prática, preparar, aplicar e analisar os resultados e, ao mesmo, tempo acompanhar e investigar a teoria, são ganhos sem precedentes para os acadêmicos cursando diferentes períodos do curso de graduação. Enquanto a escola pública abre as portas com suas eficiências e deficiências, a universidade se aproxima com importantes contribuições e aberta para novas e urgentes perspectivas na melhoria da educação em nosso país.
Coordenada 2:
Título: Abordagem alternativa no ensino de línguas estrangeiras na escola pública
Autor: Gislaine Ortiz dos Santos
Resumo: Há algumas dificuldades recorrentes nas Salas de aula brasileiras, tais como a indisciplina e o baixo rendimento de alguns alunos durante o ano letivo. Assim, nesse Projeto PIBID de Língua Inglesa, objetivamos investigar se uma abordagem diferente da tradicional será útil para promover mais autonomia, solidariedade, responsabilidade e democraticidade, analisando como os alunos de uma turma de 6º ano de ensino fundamental irão se expressar e produzir em Língua Inglesa no decorrer do projeto. Como aportes teóricos, utilizamos JORDÃO (2007), PACHECO (2012), KALANTZIS (2006), FARACO (2009) e LIMA (2011). O trabalho está sendo desenvolvido através de certas etapas de adaptação que envolvem atividades variadas, tais como questionários para ajudar os alunos a pensar sobre suas habilidades e preferências, e atividades que lhes tragam maior liberdade de escolha. Ao longo de tais atividades, os alunos estarão sempre expostos à reflexão sobre o conceito de Língua como cultura. Até o momento, concluímos que os alunos considerados indisciplinados têm potenciais e buscam desenvolvê-los, e nosso trabalho continuará seguindo esse mesmo objetivo.
Coordenada 3:
Título: Abordagem alternativa no ensino de Língua Inglesa na escola pública
Autor: Tatiana Caniceiro Miléo
Resumo: A língua inglesa está inclusa entre as matérias obrigatórias para o ensino fundamental II e Médio. As referências bibliográficas das OCEMs (2006) e dos PCNs (1998) expõem que a perspectiva atual para o ensino esteja de acordo com a natureza sociointeracional da linguagem, lembrando que a língua não está “desvinculada das questões sociais” (BAKHTIN, 1981). Assim, inspirados em práticas pedagógicas de escolas alternativas, desejamos vincular essa ideologia de linguagem a uma concepção de autonomia em Sala de aula (PACHECO, 2012). Para tanto, desenvolvemos com uma turma de 6º ano uma série de etapas de adaptação de uma abordagem tradicional para uma mais alternativa para que o trabalho não se mostrasse demasiado brusco. O projeto ainda se encontra em andamento, mas já foi possível perceber que a tarefa de colocá-lo em prática é desafiadora e rica, pois expõe todos os envolvidos a situações de troca intercultural, não só de forma global, mas também local e individual. Os conceitos de consenso e o dissenso são vistos como positivos, pois situações envolvendo tais conceitos na prática levam à reflexão, trazendo resultados imediatos ao nosso trabalho.
Semana do calouro
Na Semana do Calouro (De 14 a 15 de abril), fizemos uma apresentação do nossos projetos e mostramos fotos dos projetos em andamento. A recepção foi bem positiva e tivemos vários alunos interessados em participar do novo edital.
Workshop de Novas Tecnologias
O evento foi realizado no campus Jardim Botânico no dia 4 de maio. Primeiramente, todos os pibidianos foram reunidos no auditório para a abertura do evento e a primeira palestra. Depois do coffee break cada um foi direcionado para oficinas que tinha escolhido ao fazer a inscrição do site.
Evento UTFPR - The Challenges of Teaching English in Public Schools
O PIBID Inglês foi convidado para apresentar seu projeto no evento The Challenges of Teaching English in Public Schools realizado na UTFPR no dia 8 de junho. Os bolsistas Ivana Chagas Lobato, Rodrigo Fiorese Braga e Thais Carvalho relataram as experiências nos projetos Thank God it’s Friday, Caleidoscópio e Inglês Verde e Amarelo.
http://www.pibidingles.ct.utfpr.edu.br/
http://www.pibidingles.ct.utfpr.edu.br/
12º ENAF - Encontro de Atividades Formativas
Durante o 5º SIEPE, os bolsistas apresentaram duas comunicações no 12º ENAF: Inglês Verde Amarelo: O Letramento Crítico e a interação universidade-escola na busca de Autonomia e Abordagem alternativa no ensino de LE na escola pública.
IV JEALAV (Jornada sobre Ensino e Aprendizagem em Ambientes Virtuais)
No mês de outubro, os bolsistas Rud Matoso, Ivana Lobato e Thais Carvalho estiveram na USP para apresentar uma comunicação coordenada sobre o uso da plataforma educacional Edmodo durante a oficina Releituras de Poe, parte do nosso projeto de Inglês. Nesta apresentação, eles fizeram o relato da experiência e os resultados bem-sucedidos do uso das novas tecnologias em sala de aula.