2016

 Films: A dialogue between Language Learning and Culture

  Os filmes são uma excelente fonte para os alunos interagirem com contextos e discursos autênticos das diversas variedades da Língua Inglesa. A riqueza de situações e ambientes podem ser usados  para introduzir ou estimular discussões sobre  determinados temas, sejam eles um evento histórico, um período de tempo ou a cultura de um outro país. E, é claro, trazendo filmes para a sala de aula, aproximamos a Sétima Arte dos alunos e unimos entretenimento com a prática e o aprendizado de Língua Inglesa.

 OBJETIVO(S) DO PROJETO

Trabalhar a língua inglesa - pelas práticas da língua: compreensão oral e escrita e produção oral e escrita - utilizando produções cinematográficas que envolvam a análise da oralidade e de seus respectivos contextos, bem como o uso de  atividades que revelam como diferentes dialetos, costumes, tabus e outros elementos culturais influenciam a interação entre os diferentes grupos sociais.

Ensinar gêneros de filmes trabalhando com vídeos em inglês - com  legendas originais e em Português - adequando-os ao grau de conhecimento linguístico dos alunos, praticando, desse modo, expressões em inglês com base no filme exibido. Caso, a produção abordada “apresente diversos personagens que representem estereótipos, é possível, a partir das características desses, trabalhar suas emoções, suas ações e  seus discurso” (SUGITA, 2009).

Por fim, de acordo com ROELL (2010), “filmes combinam prazer e aprendizado, contando uma história de uma forma que capta e mantém o interesse do espectador”, potencializando a compreensão do aluno dos temas e do vocabulário trabalhado em sala de aula.

 

O ensino na língua inglesa através da reflexão sobre respeito e diversidade

 

OBJETIVO GERAL: O projeto tem como objetivo utilizar a língua inglesa como ferramenta de comunicação para a discussão e reflexão de temas sociais como: machismo, orientação sexual, racismo. 

3.1  Objetivos específicos:

4.1.1: construir um ambiente seguro para que os estudantes debatam e expressem suas opiniões;

4.1.2: motivar a percepção autônoma dos estudantes frente a experiências sociais;

4.1.3: estimular o contato com o grupo e participação nas discussões com confiança;

4.1.4: utilizar atividades que levem os estudantes a refletirem acerca de diferentes realidades tanto suas quanto de outros sujeitos.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

UFPR

CURSO DE LETRAS

 

CRONOGRAMA

- 2º SEMESTRE -

1ª AULA

Apresentação do projeto.

2ª AULA

Áudio da música “I Want to Break Free” da banda Queen seguida de discussão acerca da homofobia em diferentes épocas.

3ª AULA

Atividade relacionada à discussão da última aula e ampliação da reflexão.

4ª AULA

Leitura do conto “The Doll’s House” de Katherine Mansfield seguida de discussão sobre meritocracia e diferentes oportunidades de pessoa em sociedade.

5ª AULA

Discussão acerca de programas sociais, suas vantagens e desvantagens. Atividade relacionada à discussão.

6ª AULA

Apresentação do vídeo “10 Hours of Walking in NYC as Woman”. Discussão sobre as desigualdades experienciadas por mulheres no século XXI. Assédio sexual e constrangimento.

7ª AULA

Discussão sobre padrão de beleza e a obrigatoriedade da inserção de padrão estático no julgamento de valor de um indivíduo.

8ª AULA

Atividade relacionada a divisão de papéis sociais baseados em gênero e suas implicações na sociedade.

9ª AULA

Leitura de notícias sobre violência estrutural contra pessoas negras e exibição de dados da população penitenciária no Brasil.

10ª AULA

Discussão sobre xenofobia e diferentes abordagens que o Brasil deu acerca de imigração tanto hoje tanto no século XIX e XX.

11ª AULA

Orientação para a produção do vídeo-documentário.

12ª AULA

Exibição das produções.

AVALIAÇÃO

A partir das discussões feitas em sala, observar o impacto e participação dos estudantes. Avaliação final será a produção de um vídeo-documentário de 5 minutos sobre algum dos temas discutidos.

2015

“WHO AM I, WHO ARE YOU?”ART, ENGLISH AND IDENTITY"

OBJETIVO GERAL:
Trabalhar a língua inglesa pelas
práticas da língua, compreensão e produção oral e escrita ,
através da intertextualidade com a A rte e suas diversas linguagens (artes visuais, fotografia, teatro,
literatura, cinema, dança, música) e a forma como contribuem para a formação e a expressão da
identidade dos alunos como indivíduos e dos grupos a que pertencem.
 Objetivos específicos:
● Assumir a escola Pública como local de formação social em interação com o meio em que está
inserida;
● Contextualizar o ensino de Língua Inglesa;
● Apresentar a importância de se aprender Língua Inglesa como forma de ampliar os “lugares” do
conhecimento, a partir do universo de uma segunda língua;
● Desenvolver autoconhecimento e agência dos alunos quanto a sua posição como sujeito nas
relações de poder na escola e na sociedade.
● Promover interação entre alunos através do trabalho em grupo;
● Construir conhecimento a partir do conhecimento prévio dos alunos, e conectar a arte na sala de
aula com a experiência deles;
● Oportunizar o trabalho com as quatro práticas da língua – reading, writing, listening e speaking;
● Observar, analisar e avaliar o perfil e progresso das duas turmas como “grupos” de alunos que
trabalham mutuamente;
● Promover análise, problematização, questionamento e comunicação de ideias;
● Suportar pensamento criativo.

O Inglês na Desmistificação de Tabus

OBJETIVO GERAL: Possibilitar o contato entre os alunos e a cultura de variados países
que possuem inglês como língua oficial e a desconstrução de tabus e estereótipos sociais.
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Instigar o questionamento e a reflexão sobre a super valorização da cultura
norte-americana e europeia no Brasil e no mundo. Pretende-se ainda questionar o pouco
acesso a arte de países desconhecidos e seus estereótipos. Abordar também os problemas
sociais tratados na literatura de Chimamanda Adichie.
Explorar o vocabulário voltado para estereótipos, mídia e cultura, seguindo a
matéria que a professora supervisora Givanete Ramalho aplicar em sala de aula.

AUXILIANDO A CONSTRUÇÃO DE VALORES

OBJETIVO GERAL: Trabalhar com o ensino de língua Inglesa, através do uso de metodologias diversificadas e auxiliar no processo de construção de valores.  

1.1Objetivos específicos:

4.1.1: Utilizar metodologias que levem os estudantes a se depararem com as problemáticas vividas por eles mesmos em seu cotidiano;

4.1.2: Criar um ambiente aberto à discussões e à exposição de diversos pontos de vista;

4.1.3: Estimular a participação dos alunos, a troca de experiências e as interações com o grupo;

4.1.4: Estimular a reflexão sobre os temas abordados em sala de aula, auxiliando a construção de um pensamento crítico

ART AS HUMANITY´S IDENTITY

OBJETIVO GERAL: Estimular o aluno a pensar humanitariamente enquanto vivencia o aprendizado da língua inglesa, demonstrando o papel do conhecimento de uma segunda língua ao interagir em sociedade.

  1. Objetivos específicos:

    4.1.1: Apresentar o projeto PIBID, demonstrando novos métodos de aprendizagem da língua inglesa.


4.1.2: Demonstrar problemas sociais que acometem países falantes de inglês em variados continentes.


4.1.3: Apresentar materiais culturais relacionados a cada país selecionado, tal como abordar o problema social apresentado sobre este, promovendo reflexão e discussão entre alunos.


4.1.4: Exercitar o conteúdo aprendido (Simple Past/Modal Verbs) em meio às atividades, textos e discussões, incentivando o aluno a aprimorar suas técnicas de Speaking, Listening e Reading.

LENTES DE CONTATO

Possuir amplo vocabulário é, além de uma grande vantagem, fundamental para a comunicação em qualquer língua, tanto mais na língua estrangeira em qualquer nível de proficiência. Ao fazer com que os alunos tenham maior exposição a “palavras novas” esperamos promover um maior entendimento de tópicos variados, a saber os do cronograma preestabelecido para a série e os convenientes ao desenvolvimento do letramento crítico em sala de aula.  
 

TIMELY

Este projeto propõe adaptar a abordagem da Escola da Ponte para o EJA.

 

PEOPLE WHO MAKE A DIFFERENCE

Dominar a língua inglesa hoje em dia é uma vantagem não apenas para colocar no curriculum vitae e conseguir um bom emprego no mercado de trabalho, mas também para ampliar a visão de mundo, porque, através de uma língua estrangeira – extrapolando o universo da língua nativa -, é possível conhecer como outras culturas enxergam o mundo. E a língua inglesa, conhecida como Internacional Language, tem sido usada para a produção do conhecimento e a disseminação do conhecimento pelo globo todo e, por isso, é um bom instrumento para a descoberta de novos olhares e na construção de novas lentes (JORDÃO, 2007). Considerando essa faceta da Língua Inglesa e a conciliando com a metáfora do “entre-lugar” (in-betweenness), de ORTEGA (2009), que pode ser dita como a visão sociológica da aquisição de uma segunda língua que trará o alcance de um segundo olhar, essa oficina trabalhará com a ampliação da temática “Volunteer work” do livro didático e com a exploração das estruturas dos Modal Verbs – can, could, would, might, have to – e do Inglês como língua estrangeira.

 

OFICINA SOBRE INTERCULTURALIDADE E CRÍTICA

Durante a semana pedagógica do Colégio Santa Gemma Galgani no final do mês de julho, o bolsista Rodrigo Fiorese Braga ministrou a oficina Interculturalidade e Crítica. Esta oficina teve como objetivos discutir o processo de aquisição de uma língua estrangeira, mais especificamente o papel do Inglês e o status de lingua franca, além de discutir os aspectos culturais.

 

OFICINA RELEITURAS DE POE

Realizada no 1º semestre de 2013, a oficina trabalhou com o conto Gato Preto e o poema O corvo de Poe. A partir da discussão, os alunos do ensino médio do Colégio Pilar Maturana fizeram releituras, sempre orientadas pelos bolsistas e supervisora, dos dois textos nas mais diversas formas: quadrinhos, dramatização, cartoons, etc. As produções foram apresentadas e organizadas para exposição.

 

OFICINA REESCRITA BEATNIK

Com o objetivo de apresentar a poesia beatnik aos alunos do ensino médio do Colégio Pilar Maturana, os bolsistas e a supervisora trabalharam com a análise e reescrita de poemas. Além de promover o contato com a poesia de língua inglesa, a oficina trouxe como ponto positivo a discussão de temas e a troca de experiências.

 

OFICINA SHERLOCK HOLMES

Os alunos do ensino médio do Colégio Pilar Maturana tiveram a oportunidade de conhecer o universo do detetive Sherlock Holmes neste 2º semestre de 2013. Sob orientação da professora Silvana e da bolsista Thais, os alunos leram e discutiram os contos de Arthur Conan Doyle. Também viram as diferentes adaptações dos contos para o cinema e para a TV e puderam fazer suas releituras.

 

TGIF -  THANKS GOD IT’S FRIDAY

Este projeto foi realizado no 1º semestre de 2013 no Colégio Pilar Maturana e teve como objetivos:

  1. Ministrar aulas/oficinas para alunos de sexto a oitavo ano quando estes estiverem sem professores/aulas vagas;
  2.  Aproximar os alunos bolsistas do projeto da prática docente por meio de:
    a) planejamento de atividades;


b) aplicação de atividades;

  1.  avaliação dos resultados obtidos;
  2.  reflexão sobre as atividades;

3. Oferecer ao colégio uma atividade alternativa para os momentos de falta de professores, uma vez que as quadras do colégio não podem ser utilizadas;

4. Despertar nos alunos do colégio, por meio das aulas/oficinas, o interesse pela língua inglesa, despertar neles a curiosidade, o encanto, a vontade e o querer aprender através de atividades lúdicas;

5. Possibilitar para a professora supervisora um momento no qual ela possa auxiliar os alunos bolsistas desde a preparação de atividades até a aplicação e reflexão sobre as mesmas;

6. Ao utilizar o inglês nessas oficinas será utilizada uma abordagem que contemple o Inglês como língua internacional e a língua como discurso (ver referencial teórico), buscando desvincula-lo de ideias de falantes tipicamente associadas a países como os Estados Unidos ou a Inglaterra;

7. A metodologia, além de contemplar o Inglês como Língua Internacional, também buscará contemplar a vivência dos alunos, as visões que eles têm a respeito dos assuntos trabalhados e incitará neles o questionamento, como forma de aprendizado, nos moldes do Letramento Crítico.

 

IVA – INGLÊS VERDE E AMARELO

Este projeto foi realizado no 1º semestre de 2013 no Colégio Algacyr Munhoz Maeder. Foi elaborado pelos bolsistas e pela supervisora motivados, principalmente, pela necessidade de experimentar novas abordagens de ensino de língua, permitindo uma ruptura com as formas tradicionais e o trabalho com o letramento crítico. Esse momento de experimentação também se faz necessário para observar a reação dos alunos que estiveram inseridos nos modelos antigos durante todo o ciclo escolar a essas novas abordagens num espaço sem as pressões habituais de sala de aula operada nos moldes usuais, além de proporcionar um ambiente de reunião dos alunos de todos os terceiros anos, alunos da EJA e professores junto aos licenciandos do PIBID para a criação de um espaço de variedade de marcas culturais, experiências, valores e visões de mundo, proporcionando as condições para a negociação de valores como proposta pelo Letramento Crítico. Essas abordagens propostas por este projeto também permitem que se incluam as problematizações acerca do Inglês como Língua Franca, do Imperialismo Linguístico e principalmente acerca da Multiculturalidade representada pelas discussões anteriores.

Objetivos gerais: 

- Criar um âmbito de troca de experiências entre licenciandos da UFPR e professores e alunos através da prática de campo guiada pelas reflexões sobre letramento crítico e inglês provindas do projeto PIBID;

- Problematizar a presença da língua inglesa como língua franca/internacional a partir da proposta do letramento crítico para assegurar a autonomia e respeito pela identidade dos alunos;

Objetivos específicos

- Diagnosticar os alunos com diferentes inteligências e adaptar as atividades para que seu processo de aprendizagem seja otimizado;

- Oportunizar a reunião de alunos provindos de todas as turmas do último ano de ensino médio regular e do EJA através de um projeto no contra-turno.

 

CALEIDOSCÓPIO

Foi estruturado com a finalidade de experimentar, em uma turma do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Algacyr Munhoz Maeder durante todo o ano de 2013, alguns princípios fundadores do projeto “Fazer a Ponte”, fundada pelo educador José Pacheco. Os três princípios colocados em prática visam promover a autonomia, solidariedade, responsabilidade e democraticidade. Além disso, também tomamos nos inspiramos na filosofia inclusiva e cooperativa de Pacheco: todos precisamos aprender e todos podemos aprender uns com os outros e quem aprende, aprende a seu modo no exercício da cidadania. Desta forma, somos capazes de entender o mundo como pessoas livres e conscientes (Alves, 2012). Neste sentido, a abordagem utilizada pela Escola da Ponte tem em comum com o letramento crítico o estímulo da capacidade de pensar, questionar e refletir do aluno, respeitando sua individualidade.

 

MASTER CLASS

O projeto foi idealizado como uma segunda versão do IVA realizado no primeiro semestre no Colégio Algacyr Munhoz Maeder. O Master Class, porém, teve mais um toque de curso intensivo, já que se iniciou em outubro e teve seu fim na última semana de novembro de 2013. Inicialmente o objetivo era, além de retomar os conceitos de Língua Franca/ Inglês como Língua Internacial, paralelamente se realizar a correção e explicação de questões do vestibular de universidades e ENEM. Porém, devido a demana grande de alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) que não tinha no futuro próximo o fim do ensino médio, o projeto sofreu uma alteração e nos atemos à discussões relacionadas a cultura e a língua "na vida real", realizando discussões até mesmo sobre relacionamentos interpessoais.

 

MULTILEITURAS

Este projeto está acontecendo no Colégio Algacyr Munhoz Maeder no 2º semestre de 2013 e tem como objetivos:

  1. Ampliar os conhecimentos dos alunos sobre literatura, considerando que esta é parte das construções culturais de um país e conscientizá-los disto;
  2. Abordar temas polêmicos através das leituras e discuti-los considerando a realidade do país de origem da obra e as lentes que formam/transformam a visão dos alunos (Jordão, 2007);
  3. Associar a realidade dos alunos às temáticas presentes nas obras, sempre respeitando as múltiplas opiniões e interpretações;


PROJETO INTERDISCIPLINAR DO COLÉGIO PILAR MATURANA: VISITA GUIADA EM MORRETES E VILA VELHA

Durante o ano, os bolsistas participaram do projeto interdisciplinar do colégio Pilar Maturana que incluiu duas visitas guiadas: uma em Morretes (dia 16 de setembro) e outra em Vila Velha (25 de março). Durante os passeios, fizeram o registro fotográfico, entrevistaram os funcionários do parque de Vila Velha e os comerciantes de Morretes e puderam perceber o uso da língua inglesa em áreas turísticas. Além disso, a experiência rendeu boas discussões em sala de aula sobre o uso da língua inglesa nas placas de sinalização e a comunicação com os turistas, além da exposição realizada na escola.