Mulik, Katia Bruginski. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) como espaço de formação continuada de professores de Língua Inglesa  /  Katia Bruginski Mulik  –  Curitiba, 2014. 187 f.
 
A necessidade de promover a formação do estudante voltada para a criticidade e cidadania vem sendo amplamente divulgada em documentos oficiais de ensino (DCEs, 2008, OCEM, 2006) e apontada em pesquisas recentes (ROCHA e MACIEL, 2013) sobre ensino-aprendizado na educação básica. No entanto, não há como pensar na promoção de uma educação de qualidade diante de uma perspectiva crítica sem levar em consideração a formação continuada de professores, uma vez que estes são figuras centrais na relação ensino-aprendizagem. Nesse sentido, esta proposta de investigação ressalta a importância de uma formação continuada capaz de fornecer ao professor subsídios para lidar com as turbulências do contexto educacional e ao mesmo tempo promover a sua própria formação crítica, bem como a de seus alunos. Para isso, proponho neste trabalho, analisar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência como espaço de formação continuada para professores de língua inglesa, atentando-se para o professor supervisor. Para tanto, recorro aos pressupostos das teorias sobre letramento crítico acreditando que, estas, inseridas no paradigma pós-moderno, abrangem elementos como a prática problematizadora, o dissenso e a complexidade das relações sociais e educacionais corroborando para o agenciamento crítico do professor. A metodologia de trabalho adotada foi a pesquisa etnográfica inscrita no paradigma interpretativista. Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram questionários, entrevistas, gravações de reuniões em áudio e diários de campo. Como aporte teórico recorro a pesquisadores como Mateus (2009), Blatyta (2005), Nóvoa (2009) Candau (2010 para a discussão de questões relacionadas à formação do professor e Jordão (2004/2007), Souza (2011) e Andreotti (2008) sobre as teorias de letramento crítico dentre outros. Como categorias de análise recorro aos aspetos apresentados no relatório da Fundação Victor Civita (2011) entendendo o PIBID-Inglês como uma perspectiva de formação continuada colaborativa. As contribuições deste estudo dizem respeito às reflexões quanto ao papel do professor supervisor no programa e a utilização do LC para compreender e (re) pensar a formação de professores.
 
 
Palavras-chave: formação continuada de professores; PIBID; letramento crítico; ensino de língua inglesa.