ATIVIDADES DESENVOLVIDAS - 2015

 

Objetivo da atividade

Descrição sucinta da atividade

Cronograma

(início / término)

 

1

Escrita de trabalhos para eventos

 Sistematização da escrita das atividades desenvolvidas no ano de 2014 para apresentar em eventos no ano de 2015.

Janeiro

Abril

2

Fundamentação Teórica - Expressão Gráfica

  • Um esboço de conceituação sobre Expressão Gráfica.

Fornecer subsídios aos bolsista Ids em relação aos recuros que compoem a Expressão Gráfica no ensino e aprendizado.

Fevereiro

Fevereiro

3

Fundamentação Teórica - Tendência em Educação Matemática

 

  • Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática - Marcelo C. Borba; Jussara L. Araújo
  • Análise de erros - o que podemos aprender com as respostas dos alunos - Helena Noronha Cury
  • Informática e Educação Matemática - Marcelo C. Borca; Miriam G. Penteado
  • Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de aula - Vanessa S. Tomaz; Maria M. M. S. David
  • Investigações Matemática na sala de aula - João P. Ponte; Joana Brocardo; Hélia Oliveira
  • Modelagem Matemática na educação básica - Lourdes W Almeida
  • Pedagogia Interdisciplinar - fundamentos teórico-metodológicos - Heloísa Lück
  • Modelagem Matemática - teoria, prática e pesquisa - Anderson R T Góes; Heliza C. Góes

Fornecer subsídios aos alunos em relação aos tendência de metodologias para o ensino e aprendizado da matemática.

Tratar a escrita científica e a oralidade, por meio da escrita de resumo dos capítulos dos livros citados e apresentação dos capítulo.

Abril

Julho

4

Analisar livros didáticos e paradidáticos a fim de verificar como a Expressão Gráfica e a Tecnologia Educacional está inserida no ensino da Matemática.

Com bases nos estudos realizados nas atividades anteriores os integrantes do projeto analisarão os livros didáticos utilizados na escola verificando se a Expressão Gráfica e a Tecnologia Educacional estão inseridas neles, bem como nos o que diz os documentos oficiais sobre  estes temas.

Março

Julho

5

Observação in loco.

Observação da prática docente com o intuito de verificar as dificuldades no processo no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados destas observações são fundamentais para o desenvolvimento de atividades que visem superar as dificuldades apontadas.

Fevereiro

Dezembro

6

Elaboração e aplicação de atividades desenvolvidas pelos bolsistas com supervisão dos professores da Escola e do professor coordenador.

Elaborar atividades aplicadas aos alunos da Educação Básica, sob a supervisão do  professor da Escola e do professor coordenador da UFPR, com a finalidade de verificar se estão estão suficientemente superando as dificuldades observadas na atividade anterior.

Agosto

Novembro

7

Participação em evento.

 

Participação em evento para divulgação dos resultados das atividade/pesquisa desenvolvidas.

Agostos

Novembro

8 Análise da aplicação das atividades Analisar os resultados obtidos com as atividades propostas e escrita em formulário próprio dos resultados. Se preciso for, estas sofrerão alterações e serão reaplicadas no ano de 2016. Dezembro Janeiro/2016