Matemática 3 > Páginas > Expressão Gráfica
EXPRESSÃO GRÁFICA
A Expressão Gráfica tem seus primórdios nas primeiras tentativas de comunicação do Homem, onde os registros de linguagem escrita tinham a forma de desenhos, as chamadas pinturas rupestres (GÓES e LUZ, 2008). Mas, ao longo dos anos houve uma evolução no sentido da simplificação desses registros até chegarmos à escrita atual. No entanto, vê-se que nem por isso o desenho, primeira forma de Expressão Gráfica, perdeu sua importância como meio de comunicação, e vem sendo sempre utilizado paralelamente à escrita.
Segundo Góes (2012),
A Expressão Gráfica é um campo de estudo que utiliza elementos de desenho, imagens, modelos, materiais manipuláveis e recursos computacionais aplicados às diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de apresentar, representar, exemplificar, aplicar, analisar, formalizar e visualizar conceitos. Dessa forma, a expressão gráfica pode auxiliar na solução de problemas, na transmissão de ideias, de concepções e de pontos de vista relacionados a tais conceitos. (GÓES, 2012, p. 53)
Apesar da autora citada acima afirmar que os recursos presentes na Expressão Gráfica podem auxiliar no ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos, os pesquisadores do GEPRIEG que estarão vinculados a este projeto têm apresentado experiências didáticas em congressos e periódicos evidenciando que os recursos desse campo de estudos são facilitadores no ensino e compreensão de conceitos matemáticos.
Observa-se que existe uma tendência natural do ser humano, claramente manifestada nas crianças, ao representarem o que querem fazer através de desenhos. Vygostsky (1984) afirma que o desenhar é um estágio intermediário entre um pensamento e a sua representação escrita, sendo assim é necessário considerar também que no processo de ensino e aprendizagem o “desenhar deveria ser o estágio preparatório ao desenvolvimento da linguagem escrita” (VYGOTSKY, 1984, p.134).
No entanto, ao ingressar na escola a criança vai aos poucos deixando de desenvolver suas habilidades neste tipo de comunicação e é estimulada a representar o que vê e o que sabe por meio de palavras, permanecendo esta tendência por todo o período escolar. Mas, a Expressão Gráfica pode ser utilizada como primeira forma de introdução de um conteúdo científico/escolar, para, a partir de então, desenvolver conceitos adequados para o nível de entendimento cabível ao aluno.
Além disto, Montenegro (2001) afirma que algumas formas de Expressão Gráfica podem estimular conexões neurais direcionando gradativamente a compreensão de conceitos com a utilização de recursos como o escrever, o desenhar, o rabiscar e a produção de modelos e/ou maquetes e com isso, mostra a importância da Expressão Gráfica na educação formal do indivíduo.