TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

               Estamos em um mundo em que as Tecnologias interferem no cotidiano, sendo relevante, assim, que a educação também envolva a democratização do acesso ao conhecimento, à produção e à interpretação das tecnologias (BRITO e PURIFICAÇÃO, 2006).

               Na educação a Tecnologias, denominada de Tecnologia Educacional, passa a ser usada como mais uma ferramenta no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, onde é entendida como os recursos: quadro de giz; livros; gibis; cadernos; lápis; computadores; vídeo; rádio; cartazes; projetores; murais; TV; jornais; DVD; revistas; entre tantos outros. Mas, para seu uso eficaz, o educador deve ter domínio da tecnologia que utiliza e tendo claro que o processo de ensino e aprendizagem deve ser constantemente avaliado, pois ao perceber que com determinado encaminhamento/recursos não está atingindo os objetivos desejados, é preciso redirecioná-lo. Sobre isso, Valente (2005) afirma que,

“o educador deve estar preparado e saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, para que ele seja capaz de transformar as informações (transmitidas e/ou pesquisadas) em conhecimento, por meio de situações-problema, projetos e/ou outras atividades que envolvem ações reflexivas”. (VALENTE, 2003, p. 23)

               Nesse sentido, a inclusão da Tecnologia Educacional neste projeto do PIBID/UFPR intervém como motivação por meio de diferentes recursos de modo a propiciar uma ação reflexiva aos licenciados sobre os conteúdos matemáticos. Além de desmistificar as Tecnologias Educacionais, contribuindo significativamente com sua futura prática pedagógica melhorando a qualidade de ensino da Educação Básica (BRITO, 2006; GÓES et al., 2009, VALENTE, 2003).