ATIVIDADES DESENVOLVIDAS - 2014

 

Objetivo da atividade

Descrição sucinta da atividade

Cronograma

(início / término)

 

1

Definir os grupos para atuação nas escolas e reconhecimento da comunidade escolar.

Conhecer a comunidade escolar a qual as instituições participantes estão inseridas, bem como os documentos oficiais que permeiam seu funcionamento (diretrizes curriculares, projeto político pedagógico, lei de diretrizes e bases, e outros).

Fevereiro

Março

2

Planejamento das ações na escola e mostrar a importância de cada integrante no desenvolvimento do projeto.

Encontros com os alunos bolsistas e os supervisores das escolas participantes com a finalidade de planejar as ações a serem desenvolvidas na escola ao longo do ano letivo.

Estudos da fundamentação teórica relacionada aos temas propostos: A Expressão Gráfica e as Tecnologias Educacionais no ensino a Matemática.

Análises de práticas pedagógicas presentes na literatura.

Fevereiro

Outubro

3

Analisar livros didáticos e paradidáticos a fim de verificar como a Expressão Gráfica e a Tecnologia Educacional está inserida no ensino da Matemática.

Com bases nos estudos realizados nas atividades anteriores os integrantes do projeto analisarão os livros didáticos utilizados na escola verificando se a Expressão Gráfica e a Tecnologia Educacional estão inseridas neles, bem como nos o que diz os documentos oficiais sobre  estes temas.

Abril

Julho

4

Observação in loco.

Observação da prática docente com o intuito de verificar as dificuldades no processo no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados destas observações são fundamentais para o desenvolvimento de atividades que visem superar as dificuldades apontadas.

Abril

Julho

5

Elaboração de atividades aplicadas pelos bolsistas com supervisão dos professores da Escola e do professor coordenador.

Elaborar atividades aplicadas aos alunos da Educação Básica, sob a supervisão do  professor da Escola e do professor coordenador da UFPR, com a finalidade de verificar se estão estão suficientemente superando as dificuldades observadas na atividade anterior.

Agosto

Setembro

6

Seminários de Expressão Gráfica

Apresentação pelos bolsistas ID de práticas pedagógicas referentes ao tema Expressão Gráfica.

Agosto

Setembro

7

Aplicação das atividades desenvolidas pelos bolsistas ID

 

Aplicação das atividades desenvolvidas pelos bolsistas ID nas instituições participantes

 

Outubro

Outubro

8

Análise da aplicação das atividades

 

Analisar os resultados obtidos com as atividades propostas e escrita em formulário próprio dos resultados. Se preciso for, estas sofrerão alterações e serão reaplicadas.

 

Novembro

Novembro