Matemática 3 > Páginas > Atividades desenvolvidas - 2014
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS - 2014
Nº |
Objetivo da atividade |
Descrição sucinta da atividade |
Cronograma (início / término) |
|
---|---|---|---|---|
|
||||
1 |
Definir os grupos para atuação nas escolas e reconhecimento da comunidade escolar. |
Conhecer a comunidade escolar a qual as instituições participantes estão inseridas, bem como os documentos oficiais que permeiam seu funcionamento (diretrizes curriculares, projeto político pedagógico, lei de diretrizes e bases, e outros). |
Fevereiro |
Março |
2 |
Planejamento das ações na escola e mostrar a importância de cada integrante no desenvolvimento do projeto. |
Encontros com os alunos bolsistas e os supervisores das escolas participantes com a finalidade de planejar as ações a serem desenvolvidas na escola ao longo do ano letivo. Estudos da fundamentação teórica relacionada aos temas propostos: A Expressão Gráfica e as Tecnologias Educacionais no ensino a Matemática. Análises de práticas pedagógicas presentes na literatura. |
Fevereiro |
Outubro |
3 |
Analisar livros didáticos e paradidáticos a fim de verificar como a Expressão Gráfica e a Tecnologia Educacional está inserida no ensino da Matemática. |
Com bases nos estudos realizados nas atividades anteriores os integrantes do projeto analisarão os livros didáticos utilizados na escola verificando se a Expressão Gráfica e a Tecnologia Educacional estão inseridas neles, bem como nos o que diz os documentos oficiais sobre estes temas. |
Abril |
Julho |
4 |
Observação in loco. |
Observação da prática docente com o intuito de verificar as dificuldades no processo no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados destas observações são fundamentais para o desenvolvimento de atividades que visem superar as dificuldades apontadas. |
Abril |
Julho |
5 |
Elaboração de atividades aplicadas pelos bolsistas com supervisão dos professores da Escola e do professor coordenador. |
Elaborar atividades aplicadas aos alunos da Educação Básica, sob a supervisão do professor da Escola e do professor coordenador da UFPR, com a finalidade de verificar se estão estão suficientemente superando as dificuldades observadas na atividade anterior. |
Agosto |
Setembro |
6 |
Seminários de Expressão Gráfica |
Apresentação pelos bolsistas ID de práticas pedagógicas referentes ao tema Expressão Gráfica. |
Agosto |
Setembro |
7 |
Aplicação das atividades desenvolidas pelos bolsistas ID |
Aplicação das atividades desenvolvidas pelos bolsistas ID nas instituições participantes
|
Outubro |
Outubro |
8 |
Análise da aplicação das atividades |
Analisar os resultados obtidos com as atividades propostas e escrita em formulário próprio dos resultados. Se preciso for, estas sofrerão alterações e serão reaplicadas.
|
Novembro |
Novembro |