ATIVIDADES DESENVOLVIDAS - 2017 

Objetivo da atividade

Descrição sucinta da atividade

Cronograma (início / término)

1

Escrita de trabalhos para eventos

Sistematização da escrita das atividades desenvolvidas no ano de 2016 para apresentar em eventos no ano de 2017.

Janeiro

Março

 

2

Fundamentação Teórica

  • Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática - Marcelo C. Borba; Jussara L. Araújo
  • Educação e Tecnologias – Kenski
  • Educação com Tecnologia – Rangel e Freire
  • Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa – Fazenda
  • Cyberformação de professores de Matemática - Rosa

 

Fornecer subsídios teóricos aos estudantes/acadêmicos em relação aos temas indicados com a finalidade de utilizá-los nas práticas a serem desenvolvidas.

Tratar a escrita científica e a oralidade, por meio da escrita de resumo e resenha dos capítulos dos livros citados e apresentação dos capítulos.

 

 

Março

Outubro

3

Observação in loco.

Observação de práticas docentes na instituição parceira com o intuito de verificar as dificuldades no processo no processo de ensino-aprendizagem.

Os resultados destas observações são fundamentais para o desenvolvimento de atividades que visem superar as dificuldades apontadas.

Fevereiro

Dezembro

4

Elaboração e aplicação de atividades desenvolvidas pelos bolsistas com supervisão dos professores da Escola e do professor coordenador.

Elaborar atividades aplicadas aos alunos da Educação Básica, sob a supervisão do  professor da Escola e do professor coordenador da UFPR, com a finalidade de verificar se estão superando as dificuldades observadas na atividade anterior.

Abril

Novembro

5

Participação em evento.

 Participação em evento (ENAFE e J3M) para divulgação dos resultados das atividades/pesquisas desenvolvidas.

Agosto

Dezembro

6

Análise da aplicação das atividades.

Analisar os resultados obtidos com as atividades propostas e escrita em formulário próprio dos resultados. Se preciso for, estas sofrerão alterações e serão reaplicadas no ano de 2017.

Dezembro

Fevereiro

7

Escrita de capítulos de livros e artigos científicos

Divulgar as ações desenvolvidas de 2014 a 2017 na revista “Ciência é minha praia” e nos seguintes livros:

  • “Expressão Gráfica na Formação Docente – práticas pedagógicas desenvolvidas nos PIBIDs Matemática/UFPR e Física/IFPR”
  • “O Pibid na UFPR: socializando experiências”