ATIVIDADES DESENVOLVIDAS - 2016

 

Objetivo da atividade

Descrição sucinta da atividade

Cronograma (início / término)

 

 

 

1

Escrita de trabalhos para eventos

 Sistematização da escrita das atividades desenvolvidas no ano de 2015 para apresentar em eventos no ano de 2016.

Janeiro

Março

 

 

2

Fundamentação Teórica - Expressão Gráfica

  • Um esboço de conceituação sobre Expressão Gráfica.

Fornecer subsídios aos bolsistas Ids em relação aos recursos que compõem a Expressão Gráfica no ensino e aprendizado.

Fevereiro

Fevereiro

 

3

Fundamentação Teórica - Tendência em Educação Matemática 

  • Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática - Marcelo C. Borba; Jussara L. Araújo
  • Educação e Tecnologias – Kenski
  • Educação com Tecnologia – Rangel e Freire
  • Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa - Fazenda
  • Cyberformação de professores de Matemática - Rosa

 

Fornecer subsídios aos alunos em relação indicados com a finalidade de utilizá-los nas práticas a serem desenvolvidas.

Tratar a escrita científica e a oralidade, por meio da escrita de resumo e resenha dos capítulos dos livros citados e apresentação dos capítulos.

 

Março

Outubro

 

4

Analisar livros didáticos e paradidáticos a fim de verificar como a Expressão Gráfica e a Tecnologia Educacional está inserida no ensino da Matemática.

Com bases nos estudos realizados nas atividades anteriores os integrantes do projeto analisarão os livros didáticos utilizados na escola verificando se a Expressão Gráfica e a Tecnologia Educacional estão inseridas neles, bem como nos o que diz os documentos oficiais sobre  estes temas.

Março

Julho

 

5

Observação in loco.

Observação da prática docente com o intuito de verificar as dificuldades no processo no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados destas observações são fundamentais para o desenvolvimento de atividades que visem superar as dificuldades apontadas.

Março

Dezembro

 

6

Elaboração e aplicação de atividades desenvolvidas pelos bolsistas com supervisão dos professores da Escola e do professor coordenador.

Elaborar atividades aplicadas aos alunos da Educação Básica, sob a supervisão do  professor da Escola e do professor coordenador da UFPR, com a finalidade de verificar se estão estão suficientemente superando as dificuldades observadas na atividade anterior.

Agosto

Novembro

 

7

Participação em evento.

 Participação em evento (SEME2PI, ENAFE, J3M, ENALIC) para divulgação dos resultados das atividades/pesquisas desenvolvidas.

Agosto

Dezembro

 

8

Análise da aplicação das atividades.

Analisar os resultados obtidos com as atividades propostas e escrita em formulário próprio dos resultados. Se preciso for, estas sofrerão alterações e serão reaplicadas no ano de 2017.

Dezembro

Janeiro