MELIPONINEOS NA ESCOLA

O objetivo primário dessa oficina é chamar a atenção do aluno para a importância das abelhas, bem como seu papel crucial na manutenção dos ecossistemas. Como principais polinizadores de 90% das flores presentes na nossa flora, é fundamental compreender sua relação com o Homem e o impacto causado como consequência do recorrente desaparecimento das principais espécies por ações antrópicas.

Ele foi desenvolvido simultaneamente com os projetos da horta vertical e manejo de espécies nativas. Dividido em etapas, a oficina contou com três encontros abordando importantes temas sobre o mundo das abelhas.

 

A importância econômica das abelhas e o uso de agrotóxicos

Como assunto introdutório ao tema, foi abordado como o uso indiscriminado de agrotóxicos prejudica a saúde humana e as abelhas a partir de alguns trechos do documentário alemão "More Than Honey", que trata sobre a importância econômica das abelhas.

Palestra - Como criar colmeias em casa? Chamando as abelhas

A palestra foi ministrada por um casal, ele apicultor e ela zootecnista, iniciada com uma breve exposição de conceitos sobre importância das abelhas para a vida humana, e sobre as diferentes espécies, com foco naquelas da fauna nativa.

Foi então introduzida a ideia de preservação dessa fauna através da criação e manutenção de colmeias por parte dos próprios alunos, que puderam aprender a montar iscas para a captura das primeiras abelhas e, assim, montar suas próprias criações.Também foram mostrados vídeos populares a respeito do assunto, e foram esclarecidos os conceitos errados presentes neles. Os alunos se mostraram bastante interessados e participaram ativamente da parte prática da atividade, além de estarem comprometidos a implantar as iscas em suas residências.

Cultivo de abelhas e polinização

Para encerrar a oficina, no último encontro falamos sobre a história do cultivo de abelhas nativas brasileiras, do gênero Melipona, e debatemos as prováveis causas do seu crescente desaparecimento. Na tentativa de sensibilizar os aluno sobre a importância da manutenção das abelhas foi explicado que 2/3 dos alimentos que chegam à nossa mesa provêm de flores polinizadas por esses insetos.

Em seguida, falamos sobre polinização: o que é, que papel desempenha na natureza e mecanismo evolutivos desenvolvidos por flores para evitar autofecundação e atrair polinizadores, por meio de cor, cheiro ou recompensa.  

 

Relatos pessoais 

Bruna: Eu gostei muito de introduzir esse assunto aos alunos, pois como eles estão no 1º ano do ensino médio, ainda não tiveram contato com botânica em sala de aula. Muitos deles demonstraram muita curiosidade sobre o ciclo de vida de algumas plantas, como diferenciar seu sexo e quais podem ser consumidas sem danos à saúde, uma vez que em casa muitas deles tomam chá para curar enfermidades. A curiosidade não tem fim, assim como a vontade de aprender. Como professora, me senti cumprindo meu papel, pois gosto muito de transmitir às pessoas a importância de convivermos bem com outros seres vivos para que ambos possamos nos beneficiar e viver em harmonia. É importantíssimo trazer o jovem para a realidade atual do nosso planeta, visto que as ações do ser humano a cada dia se mostram mais danosas para as outras espécies que dividem os recursos naturais conosco. No úlltimo encontro sugerimos aos alunos indicarem temas para o próximo ano e muitos dos escolhidos são relacionados à botânica, o que a meu ver indica um progresso grande, considerando que este assunto eles nunca haviam visto. Quanto à segunda etapa, de atrair abelhas através de iscas colocadas nas casas dos alunos, esperamos voltar no próximo ano na escola com novidades sobre o desenvolvimento de algumas colmeias durante as férias. 

 

Carolina: A metodologia escolhida para abordar esse assunto se mostrou muito eficaz, principalmente no que diz respeito à manutenção do interesse dos alunos. Desde minhas primeiras visitas ao Ângelo Gusso estamos tratando de temas relacionados a Botânica e falamos diversas vezes e a partir de diferentes perspectivas sobre abelhas, sendo que essa continuidade permite que o conhecimento seja amplo e criado em conjunto com os alunos porque estes se tornaram parte ativa da construção do mesmo. Ao observar os alunos durante todas as atividades envolvidas nessa temática, pude verificar sua crescente curiosidade e satisfação, o que foi como uma injeção de motivação para minha formação enquanto professora.