PROJETO: Horta Vertical

 Primeira etapa - montagem da horta.

Nesse projeto, realizado apesar dos cortes de verbas no programa e da situação atual (2016) do país, pensado juntamente com a aluna Fernanda Fonseca, tivemos por objetivo montar um modelo de horta, já existente na bibliografia, no colégio estadual Ângelo Gusso, para proporcionar aos alunos um contato direto com a produção do seu alimento de uma forma sustentável.

        Além disso, o que será produzido na horta, além de ser utilizado na cozinha do colégio, também poderá ser usado para possíveis futuros experimentos com os alunos. Os alunos participantes do projeto foram, principalmente, do primeiro ano do ensino médio.

        Apresentamos a proposta do projeto aos alunos e pedimos que trouxessem o material para o desenvolvimento da horta nas semanas subsequentes. Com a ajuda de outros PIBIDianos (Ayrton, Bruna e Carolina), começamos a montagem da horta com:

  • garrafas pet, que foram cortadas pela metade para servir de vasos para as plantas;
  • uma mangueira de borracha, que foi perfurada permitindo a passagem de água para vasos;
  • arames, para a fixação dos vasos na parede.

 

FIGURA 1. Modelo de horta. Desenho esquemático da construção de horta vertical. (fonte - clique aqui)

             A professora responsável, Avani, indicou o possível lugar a montagem final da horta que foi estruturada da seguinte maneira:

  1. Vários vasos, feitos com as garrafas pet cortadas, foram preenchidos com terra e colocados em uma sequência horizontal, lado a lado, na parede;
  2. Os vasos foram fixados por arames e pregos;
  3. A mangueira foi fixada na parede de forma que ficasse acima dos vasos, e nela foram feitas perfurações que coincidissem com as aberturas dos vasos;
  4. Uma garrafa pet inteira foi usada como reservatório de água; a ela foi acoplada a mangueira que iria irrigar os vasos. 

 

FIGURA 2. Horta montada. Note as garrafas pet, cortadas e dispostas lado a lado, horizontalmente (vasos); a garrafa pet inteira (canto esquerdo da imagem), reservatório de água; a mangueira (verde) com perfurações nas posições acima dos vasos para escoamento da água.

O que falta fazer?

            Ainda é necessário o plantio de mudas e sementes nos vasos, que irão ser levadas pelos próprios alunos, e a manutenção ou correção de qualquer problema também ficou sob a responsabilidade deles.

 

Segunda etapa: alimentos orgânicos

          A segunda parte do projeto consistiu em desenvolver um diálogo com alunos sobre a horta, o uso de agrotóxicos e transgênicos em grandes plantações e a produção orgânica. Esses assuntos foram agrupados em uma aula, primeiramente expositiva sobre cada tema, juntamente com uma comparação da horta feita por eles e uma plantação de larga escala.

          As comparações foram feitas pelos alunos, e um questionamento sobre a possibilidade da horta, agora do colégio, ser ou não uma produção orgânica e quais suas vantagens.

 

Depoimento pessoal

          Tendo quase concluído esse projeto (falta o plantio de mudas e sementes), percebi a importância de levar informações e questionamentos sobre a alimentação dos alunos e como isso pode afetar tanto a saúde individual quanto a pública, como o meio ambiente que os cerca.

          Como professora em formação esse projeto, por ser meu primeiro no PIBID, foi um grande desafio. Percebi a dificuldade que é colocar o que está no papel em prática, como é difícil envolver todos os alunos no contexto do projeto, sensibilizá-los para uma possível mudança com relação a hábitos degradantes à saúde e à natureza; isso também gerou a realização pessoal e profissional de saber que todo esse projeto tenha desenvolvido um entendimento melhor sobre o assunto para algum aluno, e que isso já seja suficiente para este ter um olhar diferente sobre o que o cerca, assumindo um respeito e responsabilidade que antes eram negligenciados.

 

REFERÊNCIA: MODELO DE HORTA

MANUAL DE HORTAS VERTICAIS - Passo a passo sobre como plantar temperos, ervas e verduras em pouco espaço.