Biologia 2 > Páginas > 2016 - Aulas contraturno - Ângelo Gusso - Projeto Manejo de Flora Nativa
Manejo de Flora Nativa
Ayrton Izaias de Oliveira
Onde?
Esta oficina faz parte do projeto ‘Café com Ciência’, que ocorre no contraturno escolar com alunos de ensino médio co Colégio Estadual Ângelo Gusso.
Para que?
O 'Café com Ciência' visa a colocar o aluno no centro de produção de seu conhecimento acerca da temática proposta. Por este motivo adotou-se uma postura Deweyana ao tratar o processo de construção do saber como um processo de produção científica, iniciando os encontros sempre com questionamentos que instiguem a proposição de soluções aos problemas enfrentados (para acessar o projeto na íntegra clique aqui).
Como?
Mesmo com os cortes de recursos sofridos pelo programa PIBID, com perda de bolsistas e de financiamento, este projeto encontra-se encaminhado em sua fase final. Todos os materiais necessários à sua elaboração foram custeados pelos bolsistas, ou então improvisados em relação ao que se encontrava no projeto original.
A saída para coleta de sementes no parque São Lourenço foi muito proveitosa, pois como há um número restrito de alunos participantes (aproximadamente 15-20 por semana) foi possível estabelecer mais vínculos entre os bolsistas e os alunos neste processo. Foram encontradas sementes de diversas famílias vegetais, sendo as mais abundantes Fabaceae e Myrtaceae, que são os principais grupos nativos encontrados naquele ambiente.
Por falta de material e tempo não foi realizado processo de quebra de dormência das sementes, como previsto no projeto inicial, mas mesmo assim as elas foram plantadas e guardadas numa estufa improvisada (foi usada uma área já coberta com tela sombrite, no jardim da escola). Espera-se que algumas sementes germinem e ouras não; com base na comparação desses dois grupos (germinadas e não germinadas), será levantada uma discussão sobre a necessidade da quebra de dormência das sementes, dando destaque para o papel de animais neste processo.
Todas as discussões levantadas no processo inicial da prática foram proveitosas, pois foi possível perceber uma ampliação na consciência ambiental dos alunos, no sentido de entender seu papel na preservação do ambiente.