SUBPROJETO BIOLOGIA 2

DANDO ASAS À CIÊNCIA! 

     O subprojeto "Biologia 2", desenvolvido na Universidade Federal do Paraná durante o período 2014/2015, tem dentro dos seus principais objetivos formar professores responsáveis com suas atividades educacionais e desenvolver mais do que simples docentes, e sim, formar docentes pesquisadores. As reflexões feitas acerca da responsabilidade do professor visam compreender o atual estado da educação brasileira, seus desafios e suas metas, bem como as suas futuras mudanças e tentar questionar-se como o novo professor deve se portar sobre as variações encontradas nos seus ambientes de trabalho. O método de ação-reflexão leva ao pensamento de que ensinar vai além de debruçar-se sobre a lousa ou corrigir teste, abrange também o investigar, o criar do docente e do discente, abrange a diversão e o contentamento de ambos, abrange o fazer e entender, não o decorar. 

O subprojeto Biologia 2 abrange, principalmente, as seguintes estratégias:

I. JOGOS DIDÁTICOS: através da criação e aplicação dos jogos didáticos os pibidianos são apresentados a uma das inúmeras as formas de ensinar, podendo ser elas encaixadas no convívio social com o aluno, entre outros. Os jogos ainda promovem a cooperatividade do aluno e dos professores, e trazem um relação de confiança; o docente apresenta ao discente uma maneira de aprender divertindo-se.

II. CIÊNCIA NO CONTRATURNO: Ensinar "à moda antiga" (aulas expositivas) geralmente não instiga mais os alunos. Aqui a proposta  é de "por as mãos na massa". É o que o projeto ciência do contraturno promove nas escolas onde está sendo aplicado.

III. REUNIÕES REFLEXIVAS: Os novos docentes (pibidianos) devem refletir sobre as perspectivas relacionadas a sua carreira, seus desafios e medos. Este momento promove a interação da equipe, permitindo o debate das diferentes ideias e ideologias dos professores em processo de formação. 

IV. GINCANAS: A aproximação entre as pessoas acontece no ambiente coletivo. As gincanas foram concebidas com essa perspectiva, além de estimularem, pela reflexão, o pensamento científico baseado no perguntar.

V. RELATOS DE EXPERIÊNCIA: A reflexão crítica sobre as experiências de docência é componente importante da formação do educador, pois auxilia na consolidação de conexões significativas entre pensamento e ação.