Espanhol 1 > Páginas > Pollyanna Viana Corrêa
Relato 17 - 23/05/2017 (C.E.P)
Na turma do 6ºA, a professora trabalhou a mesma atividade durante a aula toda: a partir de algumas palavras escritas no quadro (preposições e artigos), os alunos tiveram que formar frases com o uso correto. A professora ia, fila por fila, perguntando para cada aluno qual frase ele formou. Quando necessário, a professora corrigia a frase. Os alunos demonstraram empolgação para responder a pergunta. Alguns queriam responder várias vezes e a professora explicava que havia uma ordem para que todos pudessem responder. Na turma B, a professora trabalhou a unidade do livro que tratava sobre o tema família. Uma atividade interessante foi a em que os alunos tiveram que responder como uma família pode ser composta, e surgiram respostas como: vô, vó e neto, entre outras.
Relato 16 - 16/05/2017 (C.E.P)
Nas duas turmas, 6ºA e 6ºB, a professora trabalhou atividades do livro didático, sendo uma de compreensão auditiva, na qual deveriam marcar verdadeiro ou falso em frases sobre o áudio escutado, o qual abordava a temática das línguas indígenas que foram substituídas pelas línguas dos colonizadores (Espanha). A professora também explicou a diferença entre “es” e “eres” A turma do 6ºB se mostrou muito mais disciplinada. Quanto ao interesse na aula, nas duas turmas os alunos demostravam muito interesse em responder as perguntas que a professora fazia.
Relato 15 - 10/05/2017 (C.E.P)
Este seria o dia da regência do meu grupo no Colégio Paulo Leminski, entretanto, a regência foi adiada para o dia 05/06, visto que estávamos participando da programação da Semana de Letras da UFPR. Sendo assim, compareci à palestra sobre Políticas Educacionais, na qual a professora Deise, coordenadora do Pibid- Espanhol UFPR, apresentou o nosso projeto e outras temáticas da Educação.
Relato 14 - 02/05/2017 (C.E.P)
Na turma do 6ºB, a professora corrigiu exercícios do livro, referentes ao tema da aula passada – correo/ música “Querido Tommy” – e iniciou a unidade 2 do livro. Conforme corrigia no quadro com os alunos, a professora explicava dúvidas gramaticais e lexicais que surgiam. Em seguida, a professora explicou o uso de “artículos determinados e indeterminados”, resolveu com os alunos os exercícios equivalentes ao tema e solicitou que resolvessem individualmente um exercício do livro. Na turma do 6ºA, a professora solicitou que os alunos fizessem uma autoavaliação que está na página final da unidade 1. A professora explicou cada pergunta e os alunos iam respondendo. Feito isso, a professora iniciou a explicação da unidade 2 do livro. No geral, a professora demonstra um desempenho exemplar e os alunos não apresentam grandes problemas de indisciplina.
Relato 13 - 25/04/2017 (C.E.P)
A professora deu continuidade ao conteúdo “carta” trabalhando uma atividade do livro didático que apresenta a música “Querido Tommy”, do cantor porto-riquenho Tommy Torres, que foi escrita a partir de dois e-mails de um fã. Assim, a professora trabalhou, também, as características do e-mail e explicou suas diversas utilidades. Os alunos demonstraram interesse pela aula e gostaram bastante da música, visto que cantavam junto e pediam para a professora repeti-la várias vezes. Feita a audição da canção, os alunos responderam às perguntas do livro e, em seguida, a professora fez a correção. Percebe-se que a professora é bastante assertiva e que apresenta uma excelente postura profissional.
Relato 12 - 18/04/2017 (C.E.P)
Neste dia, a professora trabalhou a estrutura do gênero carta, nas duas turmas. Como apoio, o livro didático de Espanhol foi utilizado. Enquanto apresentava o gênero, a professora tirava dúvidas de léxico (o que é “fecha”?; o que é “firma”?; o que é “apellido”?...). Alguns alunos não demonstraram interesse em acompanhar no livro a explicação da professora, mas é possível perceber que o desinteresse já vem do perfil do aluno, visto que esses mesmos alunos, por vezes, fazem de tudo para chamar a atenção da turma e fazem conversa paralela. No geral, a professora apresenta domínio de classe e de conteúdo e é muito querida pelos alunos.
Relato 11 - 11/04/2017 (C.E.P)
Neste dia, a professora aplicou avaliação nas turmas A e B. Para tanto, em ambas as turmas, a professora leu a prova com os alunos para sanar possíveis dúvidas de enunciado. Na turma B foi possível perceber mais agitação dos alunos, antes da professora entregar a prova, durante a leitura dos enunciados e principalmente durante uma questão da prova, em que a professora colocava um áudio para que os alunos fizessem compreensão auditiva. Nesse momento, os alunos que não dominavam a língua muito bem tumultuavam a atividade, dizendo que não se podia entender nada, enquanto outros alunos diziam se que se podia entender, e então, constantemente, a professora chamava a atenção dos alunos para que ficassem em silêncio enquanto o áudio era reproduzido, já que previamente ela havia combinado que só colocaria o áudio três vezes. No geral, a professora possui o domínio de turma e combina previamente diversas coisas com os alunos, para que se comportem e realizem suas atividades da melhor maneira possível.
Relato 10 - 04/04/2017 (C.E.P)
A primeira observação do ano contou com a novidade de que as minhas observações, neste semestre, serão realizadas no Colégio Estadual do Paraná, não mais no CELEM, mas em duas turmas de sexto ano. Assim, neste dia, foi possível perceber os desafios que o professor de Espanhol encontra ao lecionar em uma turma regular de ensino e as diferenças entre a turma do CELEM e as turmas de sexto ano. No CELEM, a faixa etária dos alunos é diversa e não presenciei indisciplina nos meses de observação. Já nas turmas de sexto ano foi possível observar que muitos alunos são agitados, de modo a, em muitos momentos, atrapalhar o andamento da aula, visto que fazem conversa paralela, deboches e provocações (entre alunos) durante a explicação da professora. Entretanto, a professora possui jogo de cintura, e apesar da agitação - característica comum das turmas dessa faixa etária- a professora possui o domínio da turma e todos os alunos fazem as atividades. Os alunos são bastante ansiosos e fazem perguntas fora de hora e de contexto, porém, a professora não responde as perguntas, mas faz com que o aluno perceba a sua ansiedade, o que é de extrema importância para manter a sequência e a ordem da aula. Além disso, a professora é atenciosa, gentil e apresenta domínio da língua e do conteúdo. Neste dia a professora corrigiu exercícios do livro didático, que os alunos fizeram em casa. Foi possível perceber uma diferença de comportamento entre a turma A e B, sendo a turma A a mais disciplinada.
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Relato 9 - 06.12.16 (Paulo Leminski)
No inicio da aula, a professora escreveu três "invitaciones" no quadro, e pediu para os alunos responderem "dando excusas". E então, cada aluno disse para a turma qual foi a sua resposta e a professora mediou a aprendizagem fazendo correções e adequações de palavras. Em seguida, a professora aplicou uma prova com consulta, previamente avisada, contendo três questões, na qual os alunos deveriam utilizar os verbos no "pretérito imperfecto". Quando os alunos já estavam quase terminando a prova, a professora passou no quadro algumas frases em português, para que, conforme cada aluno fosse terminando a prova, copiasse a atividade do quadro e escrevesse a frase em espanhol. O conteúdo era o "verbo gustar" e a professora explicou as diferenças do referido verbo no português e no espanhol. Neste dia 4 alunos estavam presentes e a aula teve um tempo maior de duração a fim de repor conteúdos do período de ocupação.
Relato 8 - 01.12.16 (Paulo Leminski)
A professora iniciou a aula com a audição da música "La Soledad", de Laura Pausini. Para esta atividade, cada aluno recebeu uma folha com a letra da canção impressa, porém, com alguns erros propositais. Sendo assim, o aluno deveria encontrar os erros enquanto escutava a música, e corrigi-los. Dessa maneira foram trabalhadas a compreensão auditiva e a escrita. Os alunos escutaram a música mais uma vez e a professora fez a correção da atividade no quadro, pedindo para cada aluno ler um trecho da música e dizer onde estava o erro e como corrigi-lo. Todas as palavras com a grafia incorreta eram verbos no infinitivo. Em seguida, a professora passou uma atividade em que os alunos completaram lacunas com verbos no passado. O terceiro conteúdo do dia foi uma breve explicação sobre perífrase. Na sequência, os alunos fizeram a audição de diversos áudios de conversação para aprender a "aceptar o rechazar invitaciones" e para "dar excusas". Em seguida, a professora passou algumas frases no quadro sobre o verdo "quedar", explicando os vários contextos em que podem ser utilizado. Ainda, a professora passou no quadro algumas "invitaciones" e pediu para cada aluno dizer para toda a classe se aceitavam ou recusavam, e por quê. Por fim, a professora pediu para cada pibidiano presente na sala fazer duas "invitaciones" para a turma, e cada aluno respondeu "aceptando", "rechazando" ou "dando excusas". Neste dia estavam presentes 5 alunos e a aula teve 40 minutos a mais que o horário normal, a fim de repor os conteúdos dos dias de ocupação.
24.11.2016
Neste dia estive de atestado odontológico, por conta de uma cirurgia de emergência. O atestado foi apresentado à professora regente da turma de Espanhol.
17.11.16
Não houve aula de Espanhol, pois a professora regente separou este dia para realizar um procedimento dentário.
JUSTIFICATIVA: No dia 10/11/16 as aulas de Espanhol retornaram, após o período de ocupação, mas nossas atividades foram suspensas por conta da greve dos estudantes da UFPR.
JUSTIFICATIVA: Nos dias 27/10/16 e 03/11/16 nossas atividades foram suspensas porque os alunos estavam em ocupação contra a PEC241 e MP de reforma do Ensino Médio.
Relato 7 - 20.10.16 (Paulo Leminski)
Com o Colégio ainda em situação de ocupação, nosso grupo regeu uma oficina de produção de cartazes. Primeiramente, fizemos uma roda de conversas com os alunos e discutimos um documento escrito por professoras coordenadoras de Licenciatura do curso de Letras da UFPR. Os alunos demonstraram interesse no assunto e comentaram sobre várias situações, locais e de outros colégios, da ocupação, e também argumentaram sobre Política e Educação. Antes da conversa, distribuímos uma folha sulfite para cada aluno e pedimos para que escrevessem frases importantes que surgissem durante a conversa, que fossem ideais para serem escritas em cartazes. Depois da conversa, cada aluno leu a sua frase e fizemos algumas adequações. Com as frases prontas, começamos a produção dos cartazes. Na roda de conversas estavam presentes dez alunos, e na confecção de cartazes, seis. Nosso grupo levou o material necessário e orientamos os alunos sobre que tipo de letra usar, o efeito da cor, simbolismos, proporção, entre outros aspectos. Ao final foram produzidos 4 cartazes.
Relato 6 - 13.10.16 (Paulo Leminski)
Desde o início desta semana o Colégio Paulo Leminski foi ocupado pelos estudantes, como forma de resistência à medida provisória da reforma do Ensino Médio. Então, com as aulas em suspenso, fomos visitar os estudantes para saber mais sobre a situação e perceber de que maneira poderíamos apoiá-los. Fomos atendidos no portão e por ali pudemos ver a movimentação de professores e alunos. Vimos vários professores chegarem até o portão com mantimentos (doados de seus próprios bolsos), e além de apoiarem os alunos com alimentos, davam algumas instruções. O restante dos alunos estavam em oficina neste momento, e ao nos apresentarmos como PIBID Espanhol, os alunos da portaria conversaram bastante com a gente e nos convidaram para reger uma oficina, e inclusive, comentaram sobre a necessidade de uma oficina de produção de cartazes. No geral pudemos perceber que os estudantes estavam muito bem direcionados e organizados, conscientes do atual contexto educacional e sabendo pelo o que lutam.
Relato 5 - 06.10.16 (Paulo Leminski)
Nesta aula a professora passou cinco cruzadinhas no quadro, sobre temas diversos. Havia três alunos na sala, e assim, a professora leu uma pergunta de cada vez, solicitando que os alunos, e também os pibidianos, respondessem coletivamente. Os alunos encontraram um pouco de dificuldade para responder algumas perguntas, pois às vezes respondiam uma palavra que existe no Português, mas que em Espanhol é diferente (bondosa - bondadosa), e assim não bastava a palavra ser traduzida, pois a cruzadinha aponta um número específico de palavras. Outra dificuldade se deu porque as cruzadinhas foram elaboradas por alunos de outras turmas, e algumas perguntas não foram muito bem elaboradas, o que não levava a uma resposta específica. Entretanto, a professora mediou muito bem a atividade, contornando essas dificuldades.
Relato 4 - 29.09.16 (Paulo Leminski)
A aula contou com a presença de três alunos e teve início com a reprodução de um áudio sobre profissões, para trabalhar a compreensão auditiva, bem como o léxico. Assim, enquanto os alunos escutavam o áudio, completavam as lacunas de um texto que continha a transcrição do áudio. Para a correção da atividade, cada aluno leu um parágrafo do texto, enquanto a professora escrevia as palavras no quadro. Para finalizar esta atividade, a professora reproduziu o áudio mais uma vez, a fim de reforçar o conteúdo, e perguntou para cada aluno sobre qual profissão eles pretendem seguir. Esta atividade teve cerca de uma hora de duração. Para finalizar a aula, a professora utilizou outra atividade de preencher lacunas, na qual os alunos copiaram cinco questões do quadro e completaram as frases com os verbos “tener” ou “haber”. De modo geral, os alunos demonstraram-se atenciosos e participativos, e a professora mediou a aprendizagem demonstrando domínio dos conteúdos.
JUSTIFICATIVA: O Colégio estava em paralização nos dias 08/09, 15/09 e 22/09.
Relato 3 - 01.09.16 (Paulo Leminski)
No começo da aula a professora aplicou uma prova com consulta sobre o verbo "gustar". Ela foi bastante atenciosa ao ler as três questões da prova e explicar como os aluno deveriam resolvê-la. Enquanto os alunos respondiam a prova, a professora desenhou uma cruzadinha no quadro, e conforme iam terminando a prova, eles resolviam a cruzadinha no caderno. Em seguida a professora corrigiu a cruzadinha e solicitou, como tarefa de casa que cada aluno construa uma cruzadinha tendo o próprio nome como eixo, na vertical. A professora aproveitou o restante do tempo da aula para esclarecer as dúvidas que iam surgindo e explicava sobre temas aleatórios, conforme surgiam no assunto. Entretanto, foi uma conversa produtiva, pois a professora apresenta as informações com explicações assertivas e os alunos demonstraram interesse em ouvir. Por último, a professora explorou a oralidade dos alunos perguntando o que eles vão fazer no feriado. Eles tentaram responder em Espanhol e ela fazia as adequações quando necessário. Neste dia estavam presentes 6 alunos.
Relato 2 - 25.08.16 (Paulo Leminski)
A aula teve início com uma atividade da apostila, em que os alunos tiveram que preencher uma cruzadinha com "las partes del cuerpo humano". Para tanto, a atividade foi realizada de maneira coletiva, e assim, um aluno de cada vez lia os enunciados com a descrição das partes do corpo, e a professora mediava o entendimento para que os alunos descobrissem sobre qual parte a pergunta se referia. Em seguida, os alunos escutaram um diálogo entre um médico e um paciente — em uma consulta médica — e enquanto ouviam, acompanhavam a leitura do diálogo, para perceberem como as palavras são pronunciadas. Por último, a professora explicou as diferentes maneiras de expressar a frequência com que fazemos as coisas (siempre, a veces, todos los días, ...) e colocou mais dois áudios de diálogos sobre a frequência de atividades físicas. A partir dos diálogos os alunos responderam duas atividades de preencher lacunas, para exercitar a compreensão auditiva.
De maneira geral, a professora demonstrou carisma e domínio dos conteúdos. Entre uma atividade e outra ela conversava com os alunos sobre como eles poderiam aprender melhor. Os alunos escutavam tudo com atenção e tiravam algumas dúvidas, fazendo a aula ser mais produtiva.
Relato 1 - 18.08.16 (Paulo Leminski)
Nesta aula foram trabalhados três documentos: um texto, uma letra de música e uma tirinha. Primeiramente a professora mediou a leitura do texto "Receta para vivir 100 años", sobre o qual cada aluno (cinco no total) teve que ler um parágrafo e depois sugerir um ingrediente para a longevidade, que não havia sido citado no texto. Em seguida, a professora pediu para os alunos preencherem as lacunas da letra da música "Cuando acaba el placer", de Alexandre Pires, e depois colocou a música para os alunos escutarem e corrigirem a atividade. E por fim, a partir de uma tirinha do Garfield, a professora fez explicações no quadro sobre o verbo "gustar" e os alunos preencheram um exercício com quinze enunciados sobre o referido verbo, no presente do indicativo. De maneira geral, os alunos eram disciplinados e interessados na aula, e a professora demonstrou domínio dos conteúdos e sanou muito bem as dúvidas que iam surgindo, inclusive, comparando o Espanhol com o Português.