Ata da reunião do dia 06 de março de 2017, ocorrida das 13:30 às 17:30.

Inicialmente, a coordenadora, professora Josele acolheu os novos pibidianos e apresentou-os aos demais, em seguida cada integrante teve a oportunidade de se apresentar e dizer da motivação de fazer parte do PIBID. Após essa apresentação inicial, a professora explicou sobre o que é o programa, como este se organiza e comunicou a saída do Colégio Tiradentes da rede, pois a professora supervisora daquela instituição havia sido transferida para o bairro Sítio Cercado. Assim, foi decidido em unanimidade que seria inviável para os pibidianos, principalmente as mulheres, pois é sabido que aquele bairro é um dos mais perigosos e ou violentos de Curitiba, realizar as observações e regências no período noturno. Em virtude desse fato, foi vislumbrada a possibilidade de se entrar em contato com o Colégio Estadual do Paraná, onde há a disciplina de Espanhol na grade curricular do ensino fundamental. Acertados esses primeiros assuntos, a reunião foi dividida em dois momentos. O primeiro foi de abordagem inicial ao conteúdo teórico sob o título “Contribuições do multiculturalismo para as práticas de ensino de E/LE”.Após um intervalo de 15 minutos, aconteceu a segunda parte dos trabalhos, e estes disseram respeito à organização e elaboração das regências a serem aplicadas pelo viés da discussão de gêneros dentro das escolas. Aos novatos foi dada a oportunidade de escolher um grupo para fazer parte, e assim, eles já puderam observar a prática de elaboração da sequência didática para posterior aplicação desta. Foram feitos os ajustes necessários e determinado que no próximo encontro aconteceria a exposição do trabalho ao grupo. A professora Josele explicou uma mudança para 2017 no que concerne a natureza dos grupos, antes coletivos, hoje com abertura a propostas artístico-culturais individuais. Ou seja, cada pibidiano poderá realizar atividades didático-pedagógicas  individuais, que convirjam ao que cada um pode  contribuir culturalmente com o programa, como por exemplo:  Música e Teatro, entre tantas outras possibilidades. Às 17:30 a reunião se encerrou de acordo com o programado.

Ata da reunião do dia 13 de março de 2017, ocorrida das 13:30 às 17:30.

Como anunciado na reunião anterior, a respeito da divisão das reuniões semanais em dois momentos, a reunião do dia 13/03/2017 iniciou com a discussão da introdução do conteúdo teórico sob o título “Contribuições do multiculturalismo para as práticas de ensino de E/LE”. A partir da leitura desta introdução, a professora Josele nos apresentou um panorama de como a ideia de competência intercultural surgiu. Discutimos sobre as competências e métodos anteriores a esta, falamos sobre Bloomfield e o método audiolingual, Chonski e o inatismo (ambos estruturalistas), falamos também sobre Hymes e a competência comunicativa, Widdowson e a análise do discurso e, por fim, falamos sobre Canale e Swain e a habilidade de uso que engloba várias competências, o que nos fez chegar à competência intercultural. Ao fazer este panorama e analisar a maneira com que cada um enxergava o ensino de língua foi possível concluir que a competência intercultural não excluiu as outras competências e métodos, mas sim acrescentou que cada competência funciona de forma variada. A preocupação da competência intercultural esta direcionada a maneira com que a cultura é apresentada em uma aula de língua estrangeira. Durante a discussão concluímos que a cultura estava vinculada/subordinada a comunicação, que era apresentada nas aulas como uma curiosidade, como uma oposição entre o “eu” e os “outros”. Concluímos que a cultura nas aulas de língua estrangeira não deve ser tratada como um parêntese em que o professor para toda a aula pra dizer “agora vamos tratar de cultura” como se ela não compusesse, não influenciasse todo o conteúdo. Após estas discussões tivemos um intervalo de 15 minutos. Posterior ao intervalo, como combinado na semana anterior, houve a exposição das regências ao grupo com a intenção de treinarmos a maneira com que daremos a aula nas escolas. Encerrada esta parte, às 17:30 a reunião acabou e fomos dispensados.

 

Ata da reunião do dia 27 de março de 2017, ocorrida das 13:30 às 17:30.

Presentes: Profª Josele, Ademir, Aline, Danilo, Kessianne, Leda, Maxinie, Micaela, Milena, Nádia, Paulo, Pedro, Seul, Simone e Tuanny.

Tópicos discutidos:

  • Discussão dos grupos e horários das observações: Foram definidos os grupos e horários para as observações nos colégios. As informações estão em anexo, no final da ata.
  • Responsáveis pelas atas dos encontros: Foi definida, por ordem alfabética, a sequência dos alunos a se responsabilizarem pelas atas das reuniões, tanto as passadas quanto as futuras. A ordem ficou definida da seguinte maneira:
    • 16/03 – Ademir
    • 13/03 – Aline
    • 20/03 – Carol
    • 27/03 – Danilo
    • 03/04 – Kessiane
    • 10/04 – Leda
    • 17/04 – Maxinie
    • 24/04 – Micaela
    • 08/05 – Milena
    • 15/05 – Nádia
    • 22/05 – Paulo
    • 29/05 – Pedro
    • 05/06 – Pollyanna
    • 12/06 – Seul
    • 19/06 – Simone
    • 26/06 - Tuanny
  • Atas e relatos a serem inseridos no sistema: Além das atas, os alunos deverão fazer relatos a respeito das observações a serem realizadas nos colégios. Tais relatos, assim como as atas, deverão ser inseridos em um sistema virtual. Para tanto, será realizado no próximo encontro uma orientação para instruir os alunos acerca desta plataforma.
  • Regências: Foram escolhidas as datas das regências a serem realizadas com a turma do Colégio Paulo Leminski. As datas previstas são:
    • 08/05 – Mujeres y Dictaduras
    • 10/05 – Mujeres de Atenas
    • 17/05 – Heroínas de Hispanoamérica
    • 29/05 – Heroínas del Cine
  • Observações no Colégio Estadual do Paraná: Ficou definida a Profª Gisele como a supervisora do Pibid no CEP, e o horário de terça-feira à tarde para as observações, na classe de 6ª série. Assim, a Profª Josele propôs adaptar os temas para o trabalho com alunos mais novos. A sugestão principal da professora foi “contação de histórias”.

ANEXO: Tabela de horários das observações

Escolas

SEM 1

SEM 2

SEM 3

SEM 4

CEP (Ter/1ºHor)

A1 + Nád/Pa/Pol

A2+Nád/Pa/Pol

A1+Nád/Pa/Pol

A2+Nád/Pa/Pol

CEP (Ter/2ºHor)

B1+Kes/Pe/Seul

B2+Kes/Pe/Seul

B1+Kes/Pe/Seul

B2+Kes/Pe/Seul

Leminski (Seg)

A2+Simone

A1+Simone

A2+Simone

A1+Simone

Leminski (Qua)

B2

B1

B2

B1

Legenda:

Grupo A: Danilo, Max, Micaela & Milena.

1. Danilo & Milena.

2. Max & Micaela.

Grupo B: Ade, Aline, Leda, Tuanny.

1. Leda & Tuanny.

2. Ade & Aline.

Integrantes fixos:

Nád/Pa/Pol – Nádia, Paulo e Pollyana (CEP, T1).

Kes/Pe/Seul – Kessianne, Pedro & Seul (CEP, T2).

Simone (Leminski, seg).

 

Ata da reunião do dia 10 de abril de 2017

Não foi realizada a reunião neste dia, pois a professora orientadora estava em uma viagem para um evento.

 

Ata da reunião do dia 29 de maio de 2017

Assuntos abordados na reunião desse dia:

* Brasileiros como latinoamericanos (sabemos que brasileiros não se pensam/sentem comumente dessa forma)

* Ibéricos como europeus (a relação que os ibéricos têm com a Europa)

* A relação entre centro e periferia, suas implicações e consequências no âmbito social.

* Protagonismo da escola enquanto enquanto agente de mudanças na sociedade.

 

Ata da reunião do dia 19 de junho de 2017

Na reunião de hoje tivemos a apresentação do trabalho de conclusão de curso da aluna Sara Pimentel, orientanda da professora Deise Picanço, nossa coordenadora. Sara falou sobre sua análise do livro didático ELE, utilizado no Celin, e também da representação identitária nas unidades temáticas desenvolvidas no projeto Espanhol para fins acadêmicos, discutindo questões sociais presentes ou não nos livros didáticos.

Finalizada a apresentação da Sara, partimos para a discussão dos assuntos em pauta, como os resumos para a SIEPE, visto que o prazo está se esgotando. Falamos também sobre a participação do PIBID na feira de profissões nos dias 24 e 27 de agosto, e ficou acordada uma escala de participantes.

Outro assunto abordado foi a análise dos questionários para o diagnóstico da realidade escolar, nos colégios acompanhados. E por fim, houve uma pequena conversa reeflexiva sobre a regência dos bolsistas no colégio Paulo Leminski, com a temática Heoínas del Cine.

 

Ata da reunião do dia 20 de agosto de 2017

Nesta reunião todos estavam presentes.

No primeiro momento da reunião, discutimos sobre a regência que foi aplicada na turma de CELEM do CEP, intitulada "Mujeres na dictadura", grupo composto por Leda e Max. As pibidianas relataram como havia sido e quais dificuldades enfrentaram durante a aplicação da aula, em que uma delas foi a própria professora regente da turma, que não deixava abertura para os alunos falarem, bem como atrapalhava a aula com o uso do celular. Segundo as meninas, alguns alunos questionaram o porquê daquela aula (mulheres, especificamente), mas que ao final concordaram que era útil falar sobre o tema. Em compraração a aplicação da mesma regência no colégio Paulo Leminski, as pibidianas consideraram esta mais produtiva e organizada (principalmente na administração do tempo). Logo após o relato da experencia desta regencia, a professora Deise, juntamente com a professora Giselle, começaram a pensar em futuras datas para a aplicação das demais regências, ficando definido para o dia 28 de setembro o grupo de "Heroínas hispanoamérica". 

Após o intervalo, 16:00h, começamos a discutir o texto “Materiais Didáticos no Ensino de Língua Estrangeira – Conceitos, história e processo de produção”, de Simone Rinaldi. Porém, como metade do grupo não havia feito a leitura, a professora Deise destacou os pontos principais e leu juntamente com o grupo. A cada ponto lido, realizavamos pequenas discussões, apontando problemáticas do tema e como solucioná-las (principalmente no que tange o uso do material). Ficou para o próximo encontro continuar a discussão deste texto, bem como dos demais solicitados. 

 

Ata da reunião do dia 28 de agosto de 2017

Presentes: Profª Deise, Profª Giselle, Profª Sonia, Caroline, Danilo, Leda, Maxinie, Melissa, Micaela, Milena, Paulo, Pedro, Samantha, Seul e Simone.

A reunião iniciou-se com a professora Deise discutindo a participação no EnPLEE, falando sobre as impressões que teve no que se refere à atuação do PIBID local e como foi produtiva a presença no evento. Paulo e Simone também falaram sobre as próprias apresentações e impressões sobre o encontro. Também foram mencionadas discussões entre os cursos de língua espanhola, e que seria redigido um documento para solicitar a realização de uma audiência pública pelo plurilinguismo nas escolas.

Posteriormente iniciamos a discussão teórica, abordando os textos “Materiais Didáticos no Ensino de Língua Estrangeira – Conceitos, história e processo de produção”, de Simone Rinaldi, extraído do livro “Tessituras teórico-metodológicas sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras: conjugação entre saberes e fazeres”, e “Os desafios na produção de materiais didáticos para o ensino de línguas no Ensino Básico”, de Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva. Durante a discussão foram ressaltadas as dificuldades dos professores na produção de seu material, contando com os relatos da Prof. Giselle no que tange aos obstáculos para solicitação de material no CEP.

Após o intervalo retomamos a discussão teórica, focando na questão do capital cultural e do arbitrário cultural da escola, e de como existe influência do elemento social. Usando o livro do CEP “Entre Líneas”, discutiu-se as aulas, os livros de um modo geral, bem como, posteriormente, os resultados apresentados pelos alunos do CEP.

 

Ata da reunião do dia 04 de setembro de 2017, ocorrida das 13h30 às 17h30

Nesta reunião houve uma discussão sobre os preparativos para os eventos SIEPE e ENLICSul, ssobre como e quando se inscrever, sobre que tratariam os trabalhos e como fazê-los. A professora Deise também organizou e orientou a construção dos nossos planos individuais de trabalho.

Realizamos também a leitura e o debate do texto "Autoridade e autoria", de Deusa Souza, que falava sobre a questão da construçaõ dos livros didáticos e de seu uso em sala de aula.

Realizamos uma breve análise do livro didático usado pela professora Gisele no Colégio Estadual do Paraná (CEP), focando nas unidades que ainda não foram trabalhadas. Iniciamos também a confecção dos crachás dos alunos dos 6ºs anos do CEP, digitando o nome de todos e recortando crachás.

 

Ata da reunião do dia 11 de setembro de 2017, ocorrida das 13h30 às 17h30

Nessa reunião entraram novos bolsistas e voluntários do projeto e, para incluí-los no grupo, foi feita uma apresentação de cada membro da equipe, bem como uma contextualização do que temos trabalhado e planejado para o projeto (regências, diagnósticos, questão do bullying e do respeito à diversidade, etc). 

Depois disso, nós revimos nossa agenda, que consiste em:

VII Seminário Insitucional PIBID/UFPR com o tema O PIBID no Brasil: avaliação do contexto atual, com palestra do Dr. Nelson de Souza Cardoso (UECE), atual presidente do FORPIBID Nacional.  13 de setembro, às 19h no Teatro da Reitoria. 

ENLICSUL - inscrições até 15/09 

SIEPE - 2, 3 e 4/10 

Finalizada nossa agenda, a professora Giselle propôs que planejássemos uma atividade com o tema Dia de los muertos, uma celebração típica do México. Ela cederia quatro aulas no final de outubro para essa atividade. Proposta de fazermos algo relacionado a essa temática também no Paulo Leminski, cuja semana cultural será em novembro. Para isso, dividiríamos um grupo para trabalhar no CEP e outro no Leminski. 

Nessa reunião nós fizemos também os crachás para os alunos dos sextos anos do CEP. 

Além disso, trabalhamos com os dados obtidos por meio dos formulários objetivos aplicados no Colégio Estadual do Paraná e no Colégio Paulo Leminski a fim de traçar um perfil desses estudantes e pensar em como explorar isso no formulário subjetivo. Para isso, nos dividimos em três grupos e escrevemos um parágrafo para depois compartilhar e discutir nossas percepções. A professora Deise pediu como tarefa para casa que fizéssemos o mesmo com o perfil dos estudantes do Paulo Leminski. 

Para elaborar os questionários subjetivos ficaram responsáveis Maxinie e Simone para o Leminski e Milena e Pedro para o CEP.

 

Ata da reunião do dia 18 de setembro de 2017, ocorrida das 13h30 às 17h30

Na reunião de hoje, foi anunciada a visita do Prof. Dr. Josafá Moreira da Cunha para o nosso próximo encontro, que será realizado na segunda-feira (25/09). O professor pretende discutir o bullying e as questões interpessoais no contexto educacional, a fim de pensarmos em intervenções e outras estratégias em sala de aula para lidar com esse problema. O professor  também disponibilizará no nosso e-mail (pibidespanholufpr@gmail.com) o material preparatório para a conversa da semana que vem. Os textos são em espanhol e versam sobre a convivência na escola, com o intuito de discutir o bullying segundo o viés das relações interpessoais pacíficas e planos de ensino para trabalhar aspectos específicos da convivência.

Com a finalidade de recuperar a prática da realização de atividades complementares no PIBID, discutimos a caracterização dos alunos do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) do Colégio Estadual Paulo Leminski. Através dos dados obtidos, concluímos que a turma consiste em 15 alunos, sendo a faixa etária da maior parte dos estudantes em torno de 14 anos, com exceção de um aluno de 38 anos. A maioria demora menos de 30 minutos para chegar ao colégio. No entanto, seis alunos são residentes da região metropolitana de Curitiba, dos quais três gastam de uma a duas horas para chegar à escola. Os meios de transporte são variados, a maioria utiliza transporte particular (carro e moto) e três utilizam o transporte coletivo. A maioria não utiliza transporte público para se locomover até a escola, e aqueles que utilizam são os que mais demoram para chegar ao local. A maioria dos alunos considera seguro o bairro onde a escola se localiza.

No contexto do Colégio Estadual do Paraná (CEP), começamos a discutir sobre a preparação dos materiais para serem elaborados no Día de los muertos, a grande e alegre festividade mexicana, com a finalidade de pensar no respeito à diferença. Além disso, pensamos no impacto e na potencialidade do PIBID para trazer tais questões para a sala de aula, ao unir o papel formativo simultaneamente ao papel fundamental de formação cidadã. O ensino de língua estrangeira, neste sentido, é um campo infinito para trabalhar estas e outras questões.

Tivemos uma conversa sobre os sextos anos do CEP, em que fizemos um questionário para saber a percepção dos alunos sobre o bullying. Chegamos à conclusão de que precisamos de fundamentação teórica e feedback das pedagogas para orientar o trabalho.

Além disso, houve a apresentação dos novos voluntários do PIBID, que estarão conosco nas próximas atividades, reuniões e regências.

A professora Giselle sugeriu que alterássemos nosso calendário de visitas ao CEP, visto que muitas vezes há superlotação em sala de aula, especialmente nos primeiros horários.

Os bolsistas Paulo, Simone e Seul irão produzir um vídeo, contando com o apoio dos demais bolsistas e voluntários, com alguns alunos do CEP e do Paulo Leminski. A finalidade é saber a percepção dos estudantes sobre o impacto do PIBID nas escolas e realizar uma mobilização para a manutenção do PIBID. 

Ao fim da reunião, a coordenadora, professora Deise Picanço, propôs a criação de uma memória do PIBID, para mantermos o registro constante de nossas atividades. Para tanto, devemos, além de registrar boas imagens, buscar outras formas de como serão feitos esses registros.

                                                           

 Ata da reunião do dia 06 de outubro de 2017

 A reunião começou ás 13:42,estão presentes: professora Deise, Danilo, Juan, Juliana Araújo, Juliana Ertes, Mariana, Maxinie, Melissa, Paulo, Pedro, Rafaela,Samanta e Seul.

  Recuperamos todas as regências, palestras e eventos que o PIBID espanhol participou de 2014 a 2017. Logo após nos dividimos em grupos e discutimos algumas questões para avaliarmos a relevância dessas atividades, assim que cada grupo terminou sua avaliação entramos em um consenso, entre todos os participantes do PIBID espanhol presentes, chegando assim a uma única avaliação.

  Essa avaliação será apresentada no Seminário Institucional do PIBID no dia 09/11/2017 das 19:00 ás 22:00.No qual todos os PIBID’s da UFPR apresentaram os resultados de suas avaliações.

 

Ata de reunião - 16 de outubro de 2017

Foi feita uma discussão sobre as oficinas referentes às regências dos grupos no CEP e Leminski. Também organizamos as aulas sobre o dia dos mortos para apresentar no CEP nos dias 24/10 e 31/10. Além disso questionamos a possibilidade de apresentar a contação de história sobre o dia dos mortos na semana cultural do Colégio Paulo Leminski. Definimos algumas datas de futuras intervenções e atividades da equipe do PIBID Espanhol da UFPR:

24/10- introdução da aula do día de los muertos - CEP; 25/10- PIBID na rua; 31/10- finalização da atividade do día de los muertos

 

Ata da reunião do dia 23 de outubro de 2017 

Neste dia nós discutimos o que será feito no dia 25.10 em que haverá um protesto pela permanência do PIBID: além de termos feito uma escala – dividida entre manhã, almoço e tarde -, decidimos que os alunos do espanhol farão uma maquiagem do día de los muertos e que levaremos fotos de algumas regências feitas. Também montaremos um altar típico com o intuito de divulgar a cultura mexicana e protestar contra a precarização do CELEM, algo que está acontecendo no Paraná. Além disso, elaboramos uma regência para o día de los muertos que será aplicada no CEP e que consistirá numa contação de histórias sobre uma garota que conhece seus vizinhos novos e descobre que, como mexicanos, eles celebram o día de los muertos.

 

Ata da reunião do dia 13 de novembro de 2017

Antes de iniciarmos a reunião, alguns alunos solicitaram a professora que participássemos de uma pesquisa sobre saúde mental no âmbito universitário. Por este motivo a reunião teve atraso de mais ou menos 1h para iniciar.

Ao iniciar a reunião o primeiro assunto em pauta foi a semana cultural no Colégio Paulo Leminski. Ficou decidido que nossa participação e atividade será np dia 21/11/2017 as 16:30h. Sendo assim, utilizamos o tempo que havia para o término da reunião para preparar os materiais que seriam utilizados na Contação de história no Paulo Leminski.

Hoje é o aniversário da professora Gisele, fizemos uma pequena comemoração.

 

Ata da reunião do dia 27 de novembro de 2017

            Num primeiro momento foi acordado como prosseguiríamos com as últimas reuniões do ano: ficando marcado para o dia 01/12 a mobilização Fica PIBID – Virtual, em que deveríamos relatar experiências pessoais no programa seguidas da hashtag FicaPIBID; no dia 04/12, receberíamos a professora Maristela Gabardo (do IFPR, Curitiba), responsável por direcionar as discussões desse dia; e, para o dia 11/12, a confraternização de final de semestre, em que faríamos um amigo livro com sorteio no dia mesmo da comemoração.

            Seguimos com as reflexões de toda a unidade didática trabalhada no 6º ano (turmas A e B) do CEP: Soy algo de intermedio, e todos os seus desdobramentos. Assim como acerca da contação de histórias, realizada na Semana Cultural do Colégio Paulo Leminski.

            Ainda sobre a unidade didática Soy algo de intermedio, como foi preciso fazer uma retomada com o 6º ano A, no final deste encontro decidimos – mediante análise – quais seriam as perguntas que apareceriam no feedback e quais respostas leríamos para os alunos – sem revelar quais foram os autores das respostas em questão.

 

                                                               Ata do dia 04 de Dezembro de 2017

         Neste dia ocorreu uma dinâmica com a professora Maristela Gabardo a qual nos apresenta metodologia ativa.  Para ser uma palestra interativa nos foi proposto uma série de dinâmicas. A primeira delas foi o Aquário que consiste em 4 pessoas sentar se na mesa de discussão diante do resto discutir sobre a educação e quando qualquer outro quiser adicionar qualquer ponto a discussão alguém da mesa sai para que esse se sente e tenha o poder da palavra. outra dinâmica apresentada pela professora Maristela foi o Learning cafe onde deveria ser feito 4 grupos de 3 pessoas cada um, com um assunto específico(professor, aluno, sociedade e currículo escolar) onde haveria uma discussão e anotação de ideias por parte desses alunos e esses deveriam mudar de grupo para poder debater sobre outro assunto apresentado com outros alunos, assim se tornando um tema mais completo.  O última ideia apresentada foi a sala de aula invertida a qual tem a ideia de dar textos (livros, poemas, artigos,etc...) para serem lidos pelo aluno em casa, porém sem fazer a leitura ou resumo do mesmo em classe. Assim, tornando-o essenciais para o entendimento do conteúdo e obrigando o aluno a se empenhar em  seus afazeres e estar em dia com suas atividades.