Espanhol 1 > Páginas > Atas das Reuniões 2016
ATAS DAS REUNIÕES 2016/2º SEMESTRE
Dia 14 de Outubro de 2016
Falamos sobre a posição da ufpr e do curdo de letras à respeito da ocupação das escolas estaduais, bem como a conjuntura enfrentada na atualidade pela educação básica. Em seguida, falamos sobre as observações e houve a apresentação do terceiro capítulo do livro do perrenaud das dez competencias.
Dia 07 de Outubro de 2016
Além da coordenadora, estavam presentes os bolsistas Aline, Bruna, Camila, Carol, Degiel, Lia, Milena, Pedro, Pollyanna, Sueliton, Thuanny. Assim, foi discutido sobre a assembleia de professores de espanhol que ocorreria devido a retirada da obrigatoriedade do espanhol nas escolas. Então, foi falado sobre as mesas redondas que ocorreriam no Celin devido a semana da SIEPE. Deste modo, foi tratado, por fim, do evento 'Conversas com o Pibid' ocorrido na semana da SIEPE, e sobre demais palestras que os colegas haviam assistido, e, não menos importante, sobre as experiências de observação dos colégios atuantes durante a semana ocorrida.
Dia 30 de Setembro de 2016
Ausentes, porém com faltas justificadas devido ao processo eleitoral obrigatório: Leda, Seul, Tuanny, Cintia. Todos os demais bolsistas estavam presentes. A reunião começou às 13:30h e falamos, priemriramente, sobre os encaminhamentos e regências dos três grupos nos quais os pibidianos se encontram subdivididos, e Milena, como nova bolsista PIBID falou brevemente acerca das impressões tidas em seu primeiro dia de observação junto ao grupo do Colégio Estadual Paulo Leminski. Em seguida, a partir da fala da professora Josele que abarca a etapa de "Recados Paroquiais" da reuião, ou mais especificamente breves e importantes avisos que interram a nós, alunos do PIBID, falamos sobre o ENALIC e como devemos nos organizar para uma participação ativa neste evento, No tocante ao "Processo de Formação", terceira e última das três etapas em que a reunião se subdivide, encerramos com a apresentação da introdução e do primeiro capítulo do livro sobre As !0 Competências de Perrenaud, apresentado pelas bolsistas Bruna e Aline, com discussão feita conjuntamente com os demais bolsistas. E assim se deu por encerrada às 15:10h a reunião.
Dia 23 de Setembro de 2016
Não teve reunião.
Dia 16 de Setembro de 2016
Contamos com a presença de novos bolsistas e foi necessária uma reorganização das tarefas e textos teóricos a serem lidos ao longo do semestre. Os informes foram repassados pela coordenadora. Alguns conceitos vistos ao longo do ano foram retomados para entendimento de todo o grupo. Seul e Degiel compartilharam a sua Sequência Didática com os demais bolsistas.
Dia 02 de Setembro de 2016
Recebemos mais duas novas bolsistas, a Milena e a Nádia, que entraram no lugar da Cinthia e da Tuany (que permanecerão como voluntarias). Em um primeiro momento tivemos alguns informes, em que a professora nos mostrou as novas aquisições que o Pibid estava recebendo (livros). Logo em seguida fizemos uma retomada de alguns conceitos, sendo eles: Situação comunicativa (apresentado pela Camilla); Esferas discursivas (professora e Fernanda); Genêros discursivos (Fernanda); Tipo textual (Cinthia). Foi bastante enriquecedora a reunião, pois podemos retomar (ou até mesmo aprender) a respeito dos generos, que trabalharemos ao logo da unidade tematica. Em um ultimo momento, os bolsistas Degiel e Seul apresentaram seu plano de aula, a respeito da mulher no cinema.
Dia 12 de Ago de 2016
Apresentação do PIBID Espanhol aos três recém chegados novos bolsistas. Divisão das escolas e discussão de materiais pensados para o caderno multicultural. Alunos ausentes com faltas justificadas.
Dia 05 de Ago de 2016
A reunião começou "as 14:30h e acabou às 16:30. Estavam presentes os bolsistas Bruna, Camilla, Caroline Carvalho, Cíntia, Degiel, Fernanda, Leda, Pedro e Tuanny. Os demais bolsistas tiveram suas faltas justificadas. Pensou-se nos primeiros passos para a elaboração dos Cuadernos Multiculturales. Ficou decidido que a elaboração de material didático destinado aos cadernos e às regências fosse feita em duplas. Ao final os bolsistas se dividiram em grupos e elaboraram dois diferentes cartazes, cada grupo a sua maneira, sobre as expectativas do semestre que está por vir e tudo que envolva tal projeto.
***
ATAS DAS REUNIÕES 2016/1º SEMESTRE
REUNIÃO 27/06/2016
Nesta reunião demos continuidade à discussão dos textos selecionados pela professora coordenadora, hoje, nos atentamos ao texto de Marcia Paraquett (Multiculturalismo y aprendizaje de lengua extranjera. Disponível em: http://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/publicaciones_centros/PDF/rio_2005/31_paraquett.pdf ) e ao de Susana Lorenzo Zamorano (Materiales multiculturales en el aula de español: recorrido crítico. Disponível em: http://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/asele/pdf/13/13_0539.pdf ), o primeiro falando do multiculturalismo no ensino-aprendizagem de língua espanhola, e o segundo falando do multiculturalismo nos materiais didáticos usados em sala de aula.
REUNIÃO 20/06/2016
Além da coordenadora, estavam presentes os bolsistas Ana Carolina, Bruna, Camila, Carol, Cintia, Degiel, Fernanda, Jade, Leda, Paulo, Pedro. Assim, discutimos sobre a regência 'Descripciones' que o grupo do colégio tiradentes havia aplicado. Depois, falamos sobre as metodologias de ensino 'gramatical' e 'método comunicativo', qual a diferença, importância de um e outro, seus usos em atuação na sala de aula, etc. Por fim, tratamos sobre a 2ª parte da regência 'Descripciones' que seria aplicada, e algumas estratégias a serem utilizadas e desenvolvidas no próximo semestre.
REUNIÃO 06/06/2016
A reunião iniciou-se às 16:30 h, com a presença de 13 bolsistas. Na última reunião foi solicitado que os bolsistas fizessem a leitura de quatro textos, disponibilizados pela coordenadora Josele, sobre multiculturalismo, e que se dividissem em quatro grupos, ficando cada um responsável por apresentar um dos textos. Na reunião de hoje, as pibidianas Ana, Bruna, Tuany e Fernando apresentaram o primeiro texto: A recente produção cientifica sobre o curriculo e multiculturalismo no Brasil: avanços e tensões. A partir deste artigo várias discussões surgiram, partindo das consequencias do globalismo, até como resolver o problema da desigualdade, abordando como podemos trabalhar com o multicultural dentro da escola. As discussões foram bastante significativas, enriquecendo todo o grupo. A reunião terminou por volta das 17:40.
REUNIÃO 23/05/2016
A reunião inciou às 16:35 h, encerrando às 17:45 h. Estavam presentes 11 bolsistas, juntamente com a coordenadora do projeto. O primeiro tema tratado na reunião foi a respeito das noticias do Pibid, em que nesta semana seria realizado uma reunião com todos os coordenadores, afim de debatarem o novo edital. Logo após ficarmos a par do andamento do Pibid, as bolsistas Bruna, Ana e Cinthia falaram um pouco da regencia que fizeram no colégio Paulo Leminski, mostrando aos demais bolsistas os materiais que utilizaram, bem como as atividades feitas pelos alunos. O resultado foi satisfatório, sem nenhuma reclamação. Logo após, ainda dentro da regencia das meninas, todos os bolsistas discutiram o papel da mulher (e consequentemente do homem) na sociedade, e como podemos trabalhar com isso dentro de sala de aula.
REUNIÃO 25/04/2016
Na reunião do dia 25 haviam 11 bolsistas presentes. Conversamos sobre o novo edital do PIBID que seria votado pelos professores coordenadores no dia seguinte para decidir se a UFPR o aceita ou não. Fomos informados de que se a UFPR não aderir o novo edital, o projeto atual termina em Junho deste ano, caso contrário, seremos transferidos automaticamente para o novo projeto. Em seguida, o grupo da Bruna, Cintia e Ana apresentaram a regência que trabalhão no colégio Paulo Leminski.
REUNIÃO 18/04/2016
Com todos os bolsistas e a coordenadora presente a reunião começou às 16:20h e teve 1h e 10 min de duração. Foi falado do que foi discutido na Reunião de Coordenadores do PIBID, acerca do futuro do projeto. Em seguida os bolsistas atuantes no CELEM Paulo Leminski apresentaram sua proposta de regência aos demais bolsistas. Por fim, vale ressaltar, que a data da Regência do Colégio Tiradentes já está marcada para os dias 17 e 19 do mês de maio deste ano, e que, para a próxima reunião, a apresentação do ensaio da "pré-regência" do outro grupo do CELEM Paulo Leminski ficará a cargo das bolsistas Ana Carolina, Bruna e Cíntia.
REUNIÃO 11/04/2016
Na reunião de hoje falamos a respeito das regências que aplicaremos já no próximo mês e marcamos de, na próxima segunda-feira, nossos colegas que fazem as observações do grupo de nível básico 1 no CELIM Paulo Leminski, apresentarem a regência que pretendem levar aos alunos na primeira semana de maio.
Ficou decidido, durante a reunião que não acontecerão atividades ‘regulares’ do PIBID (Observações e reunião) durante a semana de Letras, a fim de que os bolsistas participem das atividades da Semana (inclusive as palestras do PIBID).
Os grupos que observam aulas do CELEM Tiradentes, ficaram de marcar a data da regência para a terceira semana de maio, assim como o grupo que observa as aulas de nível básico 2 no CELEM Paulo Leminski.
A grande discussão de hoje foi a respeito da problemática: Como abordar o tema ‘família’ em sala de aula, abrangendo as mais diversas composições que uma família pode ter? Terminamos por concluir que, assim como tudo o que fazemos em sala de aula, devemos partir do aluno para escolhermos qual abordagem tomar, usando sempre uma perspectiva multicultural e visando mostrar aos alunos que existem inúmeras formas de se construir uma família.
REUNIÃO 04/04/2016
Nesta reunião foi discutido os temas que seriam trabalhados nas próximas regências, sendo assim os bolsistas do Paulo Leminski decidiram abordar o tema da família no básico I e no básico II ficou decido utilizar o gênero biografia para revisar o passado. Na turma do Tirantes o tema a ser trabalhado é a descrição. As próximas aulas devem ser atravessadas pelo multiculturalismo.
Agora as regências devem ser montadas seguindo a sequência didática que amplia a divisão de pré-leitura, leitura e pós –leitura, e devemos continuar pensando nos gêneros discursivos. No primeiro momento da sequência didática os alunos são apresentados a um elemento de motivação que deve estar relacionado com o tema da aula. Esta primeira etapa deve ser algo rápido de aproximadamente 15 minutos, podemos passar um vídeo, uma imagem ou realizar uma dinâmica. O segundo momento é apresentação do gênero discursivo escolhido, e devemos realizar as seguintes atividades: identificação dos elementos lexicais, compreensão (processos de entendimento) e argumentação (argumentos relacionados ao texto). A terceira etapa seria a produção textual, o objetivo final é que os alunos produzam um texto do mesmo gênero que foi escolhido como gênero base. Não é necessário pedir um texto longo. Por fim o último momento é a avaliação, que seria a entrega das produções textuais para os alunos e a identificação das suas respectivas dificuldades e com base nisso a reescrita do texto. Deste modo os alunos teriam uma resposta do que eles aprenderam naquela regência.
O tempo de cada atividade depende do ritmo da turma, o gênero base pode ser dialogado com outros e os alunos devem sair da aula sabendo qual foi o gênero trabalhado. As regências devem ser articuladas em abril e devem ser aplicadas em maio.
REUNIÃO 28/03/2016
A reunião de hoje iniciou as 16:20h e terminou aproximadamente as 17:40h.
Com todos os bolsistas presentes, a coordenadora Josele deu inicio a reunião com uma discussão sobre o fichamento do texto que ela havia pedido anteriormente (texto retirado do livro: "Multiculturalismo: Diferenças culturais e práticas pedagógicas"). Alguns bolsistas expressaram suas opniões sobre o tema. Surgiram pontos importantes que foram retirados do texto e trabalhados pela coordenadora Josele, como: Conhecimento sistematizado, Apartheid Cultural e Apropriação Cultural.
Para a próxima reunião, a coordenadora Josele passou a tarefa de pensar no tema: "Como é formada a minha identidade cultural?". Além de pensar nas propostas das unidades didáticas colocadas pelas professoras. E, também, em temas para apresentação de trabalhos, principalmente na Semana de Letras que se Aproxima.
REUNIÃO 21/03/1016
A reunião começou com o relato da observação da turma de terça-feira do colégio Tiradentes (Camilla e Carol). A turma de quinta-feira do colégio Tiradentes relatou que não puderam realizar a observação por conta da manifestação dos professores (Paulo e Degiel) . A Professora Josele realizou comentários sobre as obsrevações.
A Professora Joesele propos uma ideia de aplicar uma aula na escola e na outra trazer os alunos para a Reitoria e aplicar a aula lá.
As turmas de segunda-feira (Tuanny, Pedro e Fernada) e de quarta-feira (Bruna, Jade e Ana) também relataram suas observações no Colégio Paulo Leminski.
A Professora deu orientações sobre o fichamento do texto e propostas de trabalhos para a Semana de Letras e/ou EMPLI.
__
REUNIÃO 14/03/2016
Vimos um curta que tratava da inserção de crianças de culturas diferentes na escola. A professora Josele nos apresentou o conceito de multiculturalismo e propôs que fizéssemos um fichamento do texto "Multiculturalismo e educação: desafio para as práticas pedagógicas".
__
REUNIÃO 10/03/2016
A reunião ocorreu das 15h30min às 17h.
Houve discussão e definição dos horários que observaremos as professoras, Sônia (CELEM - Paulo Leminski) e Paula (CELEM - Tiradentes). A divisão foi feita em 4 grupos, 2 com a Paula nas terças e quintas a 13h30min, sendo um grupo do 1º ano, e com a Sônia nas terças as 16h e nas quartas as 18h, sendo grupos do 1º e do 2º ano respectivamente.
As reuniões serão todas as segundas às 16h15min.
Foi decidido a forma em que as regências serão organizadas, em sequência didática. Serão disponibilizadas pelas supervisoras 2 ou 3 aulas para que a regência do PIBID seja aplicada.
Para o próximo encontro devemos pensar sobre as apresentações na Semana de Letras e no Encontro de Professores de Espanhol do Paraná. A professora Josele deu a ideia de fazer uma mesa coordenada.
____________________________
Olá, a página de Atas das Reuniões deste ano foi criada! Vamos colocando cada Ata por escrito aqui mesmo (em cima deste aviso) ,sempre a mais recente deve estar em cima, ok?
Att. Camilla.