Espanhol 1 > Páginas > Caroline de Carvalho
Observação - 05 de dezembro de 2017
Observei as turmas do CEP.
No 6ºA a professora Giselle deu início a unidade 5 do livro, partes de la casa. Os alunos fizeram a leitura de um texto sobre o Sebastião Salgado e responderam algumas questões de interpretação. A professora fez a correção com eles e avisou na quarta aula fariam uma prova auditiva.
No 6ºB, na primeira parte da aula fizeram alguns exercicios do livro, dentro da unidade 5, e nos últimos 30 minutos realizaram a prova auditiva. O rádio apresentou problemas e alguns áudios acabaram sendo cortados. Os alunos realizaram a prova, com certa dificuldade, pois não conseguiam entender o que estava sendo falado. A professora repetiu os áudios três vezes, duas vezes pausado e a terceira direto.
Observação - 28 de novembro de 2017
Acompanhei as turmas do CEP.
No 6ºA a professora aplicou uma prova sobre o gerúndio. Eles podiam consultar seus próprios materiais. Logo após, o bolsista Seul, que na semana passada havia aplicado sua regencia de prática, apresentou a turma algumas das respostas feitas pelos alunos, e em seguida sorteou o livro Extraodinário (que havia tido uma participação na sua aula). No 6ºB eles fizeram uma outra prova, em vista que a do gerúndio já haviam feito.
Observação - 21 de novembro de 2017
Estava acontecendo nesta semana, no Colégio Paulo Leminski, a semana cultural, por isso marcamos uma oficina, que consistiria na aplicação da regencia do dia dos mortos. Como a oficina foi aberta a todas as turmas, o número de alunos foi maior do que esperávamos (aproximadamente 100). Apresentamos a contação, porém, como era em espanhol e a maioria dos que estavam presentes não tinham domínio do idioma, acabamos tendo um pouco de dificuldade, pois a peça não foi compreendida perfeitamente por todos. Devido ao horário também, tivemos que reduzir nossa regencia, cortando a discussão das diferentes tradições ao redor do mundo.
Apesar das circuntancias, ocorreu tudo bem. Acabamos por despertar o interesse nos alunos pelo espanhol, de modo que divulgamos o CELEM da escola e vamos alunos se mostraram interessados.
Observação - 14 de novembro de 2017
Observação no CELEM do Colégio Paulo Leminski, terça-feira à noite, das 18h30 às 19h15.
EStavam presentes 4 alunos em sala. A professora Sonia passou um texto no quadro, intitulado "A viagem". Havia sete erros gramaicais e os alunos deveriam identificá-los. Nenhum aluno conseguiu apontar os equívocos, por isso a professora mostrou aonde estavam. Os problemas eram sobre concordancia nominal, palavras femininas ou masculinas que estavam conjugadas erradas. A professora fez algumas comparações com o portugues, para mostrar aos alunos alguns cuidados que eles deveriam ter.
Como a professora tinha compromisso, encerrou a aula mais cedo, 19h15 min.
Observação - 31 de Outubro de 217
Para dar continuação a aula anterior, os pibidianos elaboraram mais uma regencia, que consistia em apresentar para os alunos como acontece a celebração do dia dos mortos ao redor do mundo (inclusive em países que não falam espanhol). De primeiro, passamos para os alunos um curta, que falava sobre el dia de los muertos. Logo após, dividimos a turma em vários grupos e distribuimos para cada grupo como era realizada a tradição em determinado país. Cada grupo deveria debater sobre o que leram, e depois expor oralmente para a turma inteira a discussão que fizeram. Os alunos mostraram-se bastante maduros em relação ao tema, apresentando opiniões bem interessantes e enriquecedora para todo o grupo.
Observação - 24 de Outubro de 2017
Observação no CEP, das 15h30 às 17h30.
Aplicamos, neste dia, a regência sobre El Dia de los Muertos, que consistia em uma contação de história sobre essa tradição mexicana. Para o momento de pré-leitura, o bolsista Pedro indagou os alunos a respeito do gênero diário (que será abordado na contação), se algum deles tem ou já teve um. Logo após, iniciamos a contação, que era a história de uma menina que escrevia em seu diário a experiencia que ela e seus amigos tiveram ao conhecer seus vizinhos, oriundos do México. Para enriquecer a contação, montamos um altar (que é usado na tradição) e criamos um suspense sobre ele. Os alunos ficaram bem atentos e curiosos. Ao final, a pibidiana Milena conversou com os alunos sobre essa celebração, perguntando-os quais semelhanças e diferenças tinha com o dia dos finados aqui no Brasil.
A regencia foi aplicada nas duas turmas, e ambas gostaram bastante. O resultado pareceu-nos bastante satisfatório.
Observação - 17 de Outubro de 2017
CELEM, Paulo Leminski, terça-feira à noite, das 18h30 às 20h00
Neste dia, a professora Sônia trabalhou com eles sobre os pronomes possessivos e demonstrativos. Os alunos fizeram alguns exercicios do material didático e corrigiram logo em seguida. Após esta primeira parte, a professora colocou a música Eres mi religion, da banda Maná e pediu que os aluns ouvissem e depois preenchessem as lacunas.
Observação - 10 de Outubro de 2017
Acompanhei a turma de terça à noite, no CELEM do Paulo Leminski
Na aula de hoje a professora trabalhou o modo verbal Futuro do pretérito. Para introduzir, a professora perguntou aos alunos o que eles fariam se ganhassem na mega sena. As respostas foram variadas, mas o uso do verbo foi o mesmo, todos terminados em "ia" (compraria, haria, comeria etc), desse modo a professora explicou que o uso do verbo nesse modo significava desejo, conselho. Logo após, a professora passou alguns exercicios de conjugação.
No segundo momento da aula, a professora solicitou uma tarefa, que deveria ser feita em casa e entregue na próxima aula. A atividade consistia em buscar uma frase do Paulo Leminski e taduzi-la para o espanhol. O trabalho deveria ser criativo (entregar numa folha diferente, por exemplo). A prof mostrou alguns exemplos de trabalhos de ex alunos e motivou os estudantes a fazerem um trabalho bonito, pois iria ser exposto na escola. A turma estava bem tranquila hoje, de modo que a aula fluiu perfeitamente.
Observação - 03 de Outubro de 2017
Não fomos às escolas e também não fizemos a nossa reunião regular nessa semana, pois estava acontecendo a SIEPE.
Observação - 28 de Setembro de 2017
Para o dia de hoje havíamos agendado com a professora Gisele, também coordenadora do Celem no CEP, a aplicação da regencia "Heroínas de hispanoamérica". Eu, Simone e Pedro já haviamos, em outro momento, aplicado esta mesma regência, por isso já tinhamos um pouco de prática. A turma em questão era do CELEM, e a aula de hoje contava como aula complementar, para fechar o currículo. Havia cerca de 15 alunos em sala, em que a maioria era senhoras mais de idade. No começo os alunos estavam sérios e quase não participavam, mas após alguns minutos de aula começaram a interagir. Introduzimos nesta aula o trailer do novo filme da Mulher Maravilha (que não constava na regência) e discutimos os estudantes a respeito das Amazonas e de como a heroína americana representava este grupo. A adaptação deu super certo, pois a maioria deles conhecia a história da Mulher Maravilha e puderam contribuir com a aula. Devido ao horário, não foi possível eles realizarem a atividade final em casa, por isso sugerimos que fizessem em casa e entregassem para as professoras regentes na próxima aula. Saímos bastante satisfeitos com a regência.
Observação - 19 de Setembro de 2017
Observação no CEP, a partir das14:30.
No 6ºA era a segunda aula de espanhol do dia. Na primeira aula a professora passou algumas atividades do livro (leitura de um texto sobre esportes e questões de interpretação) e nesta aula aconteceu a correção. Como vários alunos ficaram com dúvidas de vocabulários, a prof pediu que eu e mais um bolsita fossemos a biblioteca emprestar dicionários de espanhol, porém, devido a razões burocráticas, não foi possível. A professora teve que pesquisar individualmente as palavras e passar para toda a turma. Ainda nesta aula, uma outra professora entrou na sala para dar um recado aos alunos, aproveitando o momento, discutiu com a prof Gisele acerca do ensalamento. Alguns minutos da aula foram perdidos nesta conversa. No 6ºB as atividades foram basicamente as mesmas.
Observação - 12 de Setembro de 2017
Nas duas turmas do CEP, aconteceu hoje a realização da prova auditiva, a respeito de todo conteúdo até então estudado. A professora passou três vezes os áudios, sendo as duas primeiras pausado e a terceira sem interrupção. Os alunos tiveram bastante dúvida, principalmente para compreender o enunciado, como também de vocabulários. O 6ºB sentiu um pouco mais de dificuldade, e por conta disto, a prova auditiva foi um pouco mais complicada, pois ficavam perguntando no meio do áudio e atrapalhando o restante da turma.
Observação - 05 deSetembro de 2017
Acompanhei as turmas do CEP, nos dois primeiros horários.
No 6ºA a professora pediu que os alunos terminassem a atividade da semana passada, que ainda não havia sido concluída (horas e atividade rotineiras). Várias dúvidas de vocabulário foram surgindo ao longo da realização da atividade, como peinarse (que significa pentear-se) e arreglar (arrumar). A maioria dos alunos conseguiu concluir a atividade nesta aula.
No 6ºB os alunos continuaram a realizar a atividade elaborada pelos pibidianos. A turma está um pouco mais atrasada, por isso a atividade do Pibid foi aplicada apenas nessa semana.
Observação - 29 de Agosto de 2017
Hoje observei as turmas do CEP, 2º e 3º aula.
No 6ºB a professora fez uma revisão de conteúdo, a respeito do que haviam estudado durante o bimestre, "dias de la semana; meses del año; las horas; verbos de rutina". Para revisar os dias da semana, a professora passou uma música bastante animada, intitulada "La semana - Amparanoia". Na quarta aula os alunos fariam uma atividade avaliativa.
No 6ºA, já haviam feito a revisão na primeira aula, e nesta foi a aplicação da ativiade avaliativa.
Observação - 22 de Agosto de 2017
Acompanhei a turma do Celem, de terça-feira à noite.
Devido a uma forte chuva, a aula começou um pouco mais tarde, 18:45. Apenas 3 alunas compareceram. A professora decidiu fazer um jogo de revisão, estilo "stop". As alunas deveriam escrever nomes de animais, cores, objetos da casa e frutas em espanhol, iniciando com a letra que fosse retirada no sorteio. As alunas se divertiram durante o jogo, e tiveram a oportunidade de relembrar alguns vocabulários já vistos em sala. Os minutos finais foram apenas para conversar.
Observação - 15 de Agosto de 2017
Observei a turma do Celem, do Paulo Lemiski. Nesta aula estavam presentes 6 alunos. A professora iniciou a aula corrigindo as atividades da aula anterior, e logo em seguida deu início ao conteúdo do dia, Dias de la semana y meses del año. Após ensinar-lhes como se falava em espanhol, a professora pediu que cada um falasse o dia do seu aniversário. Por ser maioria alunos do fundamental, 10 a 13 anos, os alunos mais brincavam e riam do que respondiam a questão. Depois, os alunos responderam alguns exercicios do material didático e corrigiram em sala.
Observação - 08 de Agosto de 2017
Observei a segunda e terceira aula no CEP.
No 6ºB iniciamos a aula aplicando um questionário, elaborado pelos pibidianos, com questões objetivas (localidade, segurança, tecnologia, etc). Gastamos cerca de 15 minutos. Em seguida, a professora solicitou que abrissem o livro na pág. 83, onde continha um texto em espanhol. Após a leitura, os alunos responderam algumas questões de interpretação.
No 6ºA os alunos continuaram fazendo os exercicios do livro passado pela professora na primeira aula. Ela começou a fazer a correção, porém alguns ficaram para a aula seguinte.
Observação - 01 de Agosto de 2017
Observação na turma de terça a noite, do Celem. Neste dia a professora levou algumas curiosidades a respeito de alguns países hispânicos (Chile, Espanha, Argentina e Peru), como comida típica, vestuários, lugares turisticos etc. A aula foi passada através de slides, com fotos e trechos escritos. No começo os alunos estavam um pouco dispersos, mas depois começaram a participar da aula, interagindo com a professora.
A professora fez uma aula mais dinâmica, sem utilizar a unidade didática. Ao final da aula, os alunos ficaram bastante interessados em pesquisar mais a respeito dos países mencionados.
Período de férias...
Observação - 27 de Junho de 2017
Novamente havia apenas 4 alunos em sala, no Celem, três alunas do colégio e um rapaz da comunidade. Cada aluno ficou responsável por pesquisar um país hispanico (capital, comida típica etc) e apresemtar nesta aula. Após o"seminário" individual, a professora continuou com o assunto que haviam começado na aula anterior, os modos verbais. Hoje, só conseguiram trabalhar com o modo Imperativo (1º, 2º, 3º conjugação e verbos irregulares). Os alunos começaram a fazer vários exercicios sobre o assunto, e ficou para ser corrigido na próxima aula.
Observação - 20 de Junho de 2017
Observei a turma de terça a noite, do Celem, no Colégio Paulo Leminski. Neste dia havia apenas 4 alunos em sala (a turma é composta por 7). A professora fez uma retomada do conteúdo que já haviam estudado no espanhol básico, acerca dos pronomes (me, te, le, nos, os, les), e a diferença entre sólo (só) e solo (sozinho). Após a explicação, a professora passou vários exercícios para fixação do conteúdo.
Apesar de haver poucos estudantes em sala, os alunos estavam agitados. Duas meninas ficavam jogando bolinha de papel, inclusive na própria professora. A aula foi interrompida várias vezes em decorrência disso.
Observação - 13 de Junho de 2017
Observei as aulas no CEP das 13h as 14h40. Nas duas aulas, a professora aplicou uma atividade de lógica envolvendo os membros da família e, após conclui-la, os alunos deveriam fazer uma árvore genealógica baseada nela. A segunda turma concluiu mais rápido do que a primeira, indo adiante para uma página de atividades que a professora pretendia explorar apenas em aulas futuras. As turmas possuem ritmos bem distintos, sendo a segunda mais ágil que a primeira.
Observação - 06 de Junho de 2017
Na aula de hoje foi aplicado a regência "Heroínas de Hispanoamérica", na turma do CELEM, do Colégio Paulo Leminski. A aula iniciava 18:30, porém, em decorrência de uma chuva muito forte, o outro bolsista acabou ficando preso no trânsito, chegando apenas às 19:10. Devido ao temporal, a turma também estava desfalcada, em que havia apenas 3 alunas, que cursam o fundamental no próprio colégio. Como a aula iria até 20:00, tivemos que cortar alguns exercicios do material didático e passar outros como tarefa de casa. Apesar dessas circunstâncias, a regência foi satisfatória. Iniciamos a aula questionando as alunas acerca de algumas heroínas que conheciam; mencionaram a Mulher Maravilha e aproveitamos para introduzir o tema das Amazonas. Após realizarem alguns exercicios, contamos a história da heroína latinoamericana, Juana Azurduy. Passamos um clip de uma música que relatava brevemente sua história e perguntamos as alunas quais semelhanças haviam entre ela e as demais heroínas.
As alunas mostraram-se bastante estusiasmada com a aula e contribuiram com as discussões. Como tarefa final, pedimos que elaborassem uma biografia de alguma heroína real de suas vidas. Esta atividade foi corrigida por mim na semana seguinte.
Observação - 05 de Junho de 2017
No dia 30/05 eu estava inferma (aparentemente intoxicação alimentar), por isso repus a observação na aula de hoje.
A aula iniciou-se com a leitura de texto, para observar a diferença de uso do verbo "quedar". Logo em seguida, a professora Sônia introduziu o assunto de "Perífrases verbales", começando pela mais usual, IR + A + INFINITIVO (ex: voy a cantar en la iglesia hoy). Várias atividades foram feitas para memorização do conteúdo. Quando iria iniciar a correção, uma das alunas (que é professora de português no próprio colégio) começou uma discussão sobre sociolinguistica e preconceito linguistico (tema que não entrava dentro da assunto da aula). O restante da aula ficou apenas nestas discussões, o que atrapalhou bastante, pois vários dos alunos (se não for todos) não compreendiam o que estava sendo discutido (até porque suas faixas etárias são de 10 a 13 anos). A aula terminou sem que houvesse finalizado o conteúdo do dia.
Observação - 23 de Maio de 2017
Assim que começou a aula, a professora Sônia pediu aos alunos que abrissem na página 14 da apostila (material elaborado por ela própria , o que mostra o empenho dela para com as suas aulas). Nesta página havia um texto, que era um diálogo entre o diretor e um professor de uma escola. Acompanhando a leitura do texto, havia o áudio, auxiliando os alunos na pronuncia de determinados sons. Após a leitura, a professora pediu que os próprios alunos fizessem a leitura do texto oralmente, para assim treinarem a pronunciação. O texto serviu de base para o tema da aula, que era pretérito do futuro (condicional simples). A professora explicou detalhadamente quando que esse tempo verbal era usado (para expressar desejo, conselho, probabilidade, duvidas, etc) e como que era feito em espanhol (com os verbos regulares e irregulares). Como atividade final pediu aos alunos que usassem o pretérito do futuro ao responder a questão: "o que voces fariam se ganhassem um milhao de reais?". Neste dia havia apenas 5 alunos em sala, e, com excessão de uma, que é uma aluna imperativa, os alunos mostraram-se bastante interessados a aula, realizando todas as atividades propostas.
Observação - 16 de Maio de 2017
Em um primeiro momento da aula, a professora Sônia, fazendo retomada da aula anterior que era sobre reciclagem e meio ambiante, solicitou aos alunos que em casa pensassem em frases impactantes para a elaboração de uma camiseta (desenho). Logo em seguida, introduziu o tema da aula de hoje, que era a exposição da Espanha, com vários curiosidades a respeito deste país. A professora, por meio de power point, foi mostrando a turma as principais comidas típicas, costumes, músicas, centros turisticos e datas festivas (como La tomatina, que foi o ponto alto da aula para os alunos). Foi uma aula basicamente de curisiodades, mas bastante enriquecedora.
Esta turma, apesar de pequena (7 alunos ao todo), é diversificada, havendo alunos de aproximadamente 11 anos a adultos maduros. Há uma família (pai, mãe e filha) que assistem a aula, e é bastante interessante como eles se dialogam ao decorrer da aula.
Observação - 9 de Maio de 2017
Neste dia, no Colégio Paulo Leminski, aconteceu a regência do grupo composto por Leda, Max, Ademir e Tuanny (primeira regência realizada dentro do projeto neste ano de 2017). O tema da aula era "Mujeres na Dictadura", e a turma estava razoavelmente cheia. A regência consistia em apresentar aos alunos as mulheres, que durante este período conturmado e lamentável em vários países latinos, lutaram pelos direitos de liberdade, e devido a isso acabaram tendo finais lastimáveis (uma das caracteristicas da ditadura, silenciar quem era contra o governo). Como pré-leitura foi apresentado a turma a música Desapariociones, da banda Maná, em que se tratava de pessoas desaparecidas que eram procuradas por seus familiares. Logo após, foram expostas casos reais de mulheres que durante a ditadura sumiram momentos depois de terem protestado pela democracia. Como atividade final, foi pedido aos alunos que elaborassem um cartaz de desaparecidos (gênero trabalhado predominantemente durante a regência), com as caracteristicas das mulheres que lhe foram apresentadas. A turma acatou com bastante estusiasmo a aula apresentada pelos pibidianos e realizaram todas as atividades propostas.
De 13 de Março a 5 de Abril
Uma das intituições integrante do projeto PIBID-ESPANHOL, Colégio Estadual Tiradentes, retirou as aulas de espanhol do CELEM, e a professora Paula foi reencaminhada a um colégio no Capão Raso. Por não podermos acompanhar a professora supervisora (por questão de ser longe de todos os pibidianos), tivemos que procurar outra escola para fazer as observações. A coordenadora Josele, através de um processo seletivo, elegeu o Colégio Estadual do Paraná como nova instituição integrante ao nosso projeto. A proposta para esse semestre era que intercalássemos nossas observações nas escolas, nao ficando mais fixo a apenas uma (espécie de rodízio). Então, revezaríamos as observações entre o Colégio Estadual do Paraná e o Colégio Paulo Leminski.
Durante este período não fizemos observações.
De 8 de Dezembro a 13 de Março estivemos em perído de férias.
Observação - 22 de Novembro de 2016
Neste dia quem ficou responsável por ministrar a aula foi o pibidiano Paulo, que iria apresentar sua aula de Prática de ensino (matéria de estágio obrigatório da UFPR). O conteúdo passado aos alunos foi sobre vestuário (compreensão de texto e vocabulário) e o uso do verbo "gustar". A turma neste dia estava reduzida e bastante dispersa. A professora Fernanda, responsável pela disciplina, acompanhou toda a ministração da aula.
Observação - 17 de Novembro/2016
A professora Paula iniciou a aula perguntando aos alunos como haviao sido a semana cultural deles, quais trabalhos apresentarem e quais eram suas opiniões a respeito do modelo de semana cultural do Tiradentes. Em seguida destribuiu cópias de um panfleto de San Diego, em que continha as programações da semana cultural que estavam realizando no bairro. Após discussão sobre as atrações que teriam, os alunos fizeram uma atividade avaliativa (de 3,0 pontos), que continha questões de interpretação do panfleto, opinião e, por ultimo, elaboração de um panfleto de uma semana cultural idealizada pelos alunos.
Observação - 10 de Novembro/2016
Na aula anterior, dia 08, os alunos estudaram sobre as horas. Nesta aula de hoje a professora passou um curta metragem que tratava sobre o famoso "despertador", e as dificuldades de acordar cedo. Em seguida os alunos falaram oralmente seus horarios de despertar, passando esses horarios por extenso para o caderno. Este conteúdo logo foi transformado em debate, para discutir sobre a educação brasileira e as novas medidas (questão de horários - começar muito cedo, período integral, etc - divisão por área de conhecimento, etc). A professora apresentou a grade curricular uruguaia e comparou com a grade curricular brasileira.
Dos dias 13 de outubro a 03 de novembro o colégio estava ocupado pelos alunos e, portanto, nao realizamos observações.
Observação - 06 de Outubro
Na aula anterior, realizada no dia 04, a professora começou a ver com os alunos o filme " El libro de la vida" ('festa no ceú', em tradução brasileira). Este filme fala sobre 'el dia de los muertos'. Esta foi uma aula bastante diferenciada, pois assistimos o filme na sala de video, com direito a comes e bebes.
Observação - 29 de Setembro/2016
Os alunos foram encaminhados para a sala de infomática e cada um ficou responsável por pesquisar como é "el dia de los muertos"em um determinado país hispanico, escolhido pela professora. Ao retornarem para a sala de aula, cada aluno apresentou aos demais colegas o que descobriram do seu país de pesquisa, e ao final, compararam com o dia dos finados aqui do Brasil.
Observação - 22 de Setembro/2016
Nestes meses de Setembro e Outubro as aulas de espanhol estão voltadas para a cultura mexicana. Nesta aula a professora apresentou para os alunos a Catrina, figura importante no México, principal representante do dia dos mortos. Foi mostrado aos alunos uma pequena reportagem sobre ela, e logo em seguida feito a leitura da reportagem (que foi transcrita pela professora). A professora selecionou várias fotos com as caracteristicas da personagem e solicitou aos alunos, como atividade, que descrevessem. Em seguida era para eles desenharem como seria a Catrina em uma versão brasileira.
Observação - 15 de Setembro/2016
Neste a professora Paua direcionou os alunos para o pátio da escola, afim de fazerem as atividades ali. A proposta de atividade era a elaboração de caveiras mexicanas e decoração para a festa do "Dia de los muertos", que seria realizada juntamente com o Halloween. Esta é uma turma que gosta bastante de fazer atividades manuais, e por conta disso a aula ocorreu super bem e todos colaboraram com a atividade.
Observação - 08 de Setembro/2016
Não fomos a escola, pois neste dia era feriado em Curitiba
Observação - 01 de Setembro/2016
Esta aula foi uma continuação da aula anterior, que aconteceu no dia 30/09, em que a professora Paula inicou uma discussão/apresentação sobre os Astecas e os Maias, a fim de prepara-los para a festa do dia dos mortos, que acontecerá no colégio no dia do Halloween. Nesta aula a professora leu com os alunos um texto a respeito do submundo Maia, mostrando como era a concepção de "inferno" para eles. Logo em seguida, apresentou a visão dos Astecas sobre este assunto, que para eles se chamava "El camino de los muertos". Foi uma aula bastante enriquecedora em questão de conteudos, pois muitos dos alunos não haviam estudado, ou nao recordavam, da cultura Maia e Asteca. A professora, juntamente com os alunos, discutiram brevemente como trabalhariam na festa, em questão de cenário, objetos decorativos, fantasias, etc.
Observação - 25/08/2016
Não fomos a escola, pois estava acontecendo a semana cultural.
Observação - 18/08/2016
Neste dia a professora Paula estava retomando com os alunos os numerais, visto na aula anterior. Ela chamou alguns alunos para escreverem no quadro os numeros, de 1 a 30, e depois somente as dezenas de 30 a 99. Aproveitando o gancho, nós bolsistas, fomos nos apresentar, falando nossos nomes e nossas idades, pedindo para que eles fizessem o mesmo, a fim de treinarem os numerais. Logo após nossa apresentação, e a retomada de conteúdo da professora, eles fizeram uma atividade avaliativa, com quatro questões a respeito do quadro olimpico. Os alunos se divertiram ao fazer a atividade, pois discutiam a cerca das Olimpiadas. Ao encerrarem as avaliações, a professora fez uma pequena atividade em duplas, para treinarem os numeros. Uma das atividades era adivinhar o numero de balas que haviam em quatro pacotes. Para encerrar a aula, ela distribuiu as balas entre os alunos, dando uma maior quantidade para a dupla que chegou perto do resultado.
Observação - 11/08/2016
Não fomos a escola
Observação - 04/08/2016
Não fomos a escola
Observação – 28 de Junho/2016
No primeiro horário os alunos foram encaminhados à sala de informática, onde terminaram uma tarefa, iniciada na aula anterior, de identificação das cores das bandeiras dos países que lhes foram distribuídas. Logo após a prof Paula preparou o jogo Twister para eles, para fixação das cores em espanhol, bem como as partes do corpo. Foi bastante divertida a atividade e os alunos adoraram (e também as bolsitas haha). Esta aula foi para descontrair os alunos, e todos eles mostraram-se satisfeitos.
Observação – 21 de Junho/2016
A professora Paula retomou com os alunos o que havia sido discutido na ultima aula (16/06) sobre as formas de tratamento: tú e usted, e deu continuação na explicação, mostrando exemplos de uso do pronome formal e do informal em frases do cotidiano, e como identificar cada uma delas, bem como seus devidos usos. Logo em seguida a prof trouxe uma atividade, para fixação do conteúdo. O exercício constava em ouvir uma música do Pablo Alborán e Jesse y Joy, intitulada “Dónde está el amor”, e transcrever nas lacunas a letra da musica, atentando para as formas de tratamento usadas ao longo da dela. Os alunos mostraram-se dispersos nessa atividade, apresentando pouco interesse. Em seguida, a professora começou a trabalhar com eles as cores em espanhol, trazendo uma curiosidade a respeito da personalidade de cada cor (parecido com os signos). Neste momento os alunos ficaram bastante animados e atentos à aula.
Observação – 14 de Junho/2016
Os alunos ainda estavam fazendo suas arvores genealógicas. Em um primeiro momento ficamos auxiliando os alunos, mas em seguida eles só ficaram recortando e colando, e, portanto, não éramos necessárias. A aula inteira foi voltada para esta atividade.
Observação - 07 de Junho/2016
Nesta aula a professora Paula trouxe para os alunos as diferentes concepções do que seria uma família, mostrando em primeiro momento como são as tradições (estranhas) de casamentos ao redor do mundo. Foram apresentadas dez tradições, passando desde China, em que a mulher é obrigada a chorar durante um mês, até Mongólia, com o ritual de matar pintinhos. Logo após essa curiosidade, a professora fez uma breve discussão com os alunos a respeito dos diferentes tipos de família, em que além do casal tradicional, homem e mulher, havia também outras formações que podem ser consideradas família, como, por exemplo, um grupo de amigos. Os alunos aceitaram super bem o assunto e até relataram casos pessoais. A prof Paula passou para eles em seguida um vídeo dos Simpsons (em espanhol), e eles amaram. A atividade seguinte, proposta pela professora, foi a elaboração da arvore genealógica de cada aluno. Nos últimos minutos de aula eles começaram a fazer um esboço, tirando duvidas de vocabulário em espanhol.
Observação - 31 de Maio/2016
Neste dia foi realizada a regência, estando presentes as bolsitas Camilla, Caroline Silva, Leda e Caroline de Carvalho. A atividade preparada tratava a respeito das descrições, em que foi apresentado para os alunos uma tirinha, trazendo os diferentes tipos de mulheres (de modo critico irônico) e a concepção que a sociedade tem a respeito de cada uma. Os alunos tiveram bastante dificuldade em entender a tirinha (e consequentemente realizar as atividades propostas), de modo que nós, pibidianas, tivemos que explicar cuidadosamente a tirinha e estabelecer uma discussão sobre o assunto. Logo após esta primeira atividade, fizemos um jogo de adivinhação, em que um aluno colocava um determinado personagem do mundo hispânico em sua testa e os demais colegas deveriam auxilia-lo a descobrir quem era, através das decrições fisicas estudadas em sala. Esta atividade foi tranquila e todos participaram.
Podemos observar nesta regência que os alunos se mostraram bastante interessados, porém apresentaram uma dificuldade significativa na realização das tarefas, mostrando principalmente dificuldade em compreensão de texto e gênero, bem como de vocabulário em espanhol.
Observação – 24 de Maio/2016
Só estavam presentes as bolsistas Carol Silva e Carol Carvalho. Como a professora ainda estava um pouco doente, sua aula baseou-se em uma única atividade sobre a música da Shakira e Alejandro Sanz.
Observação – 17 de Maio/2016
Não teve aula, pois a professora estava doente.