Espanhol 1 > Páginas > Tuanny Eugenio
RELATOS SOBRE OS COLÉGIOS PAULO LEMINSKI E CEP - 2017
Observações - dia 12/04/17 (Leminski)
Diferente do outro colégio, a experiência aqui é com uma turma de CELEM. Os alunos, em sua maioria, são alunos do colégio, mas também há alguns membros da comunidade exterior, o que gera uma certa variedade entre as idades dos alunos. Muitos foram chegando atrasados e no fim, a turma se mostrou bem cheia para uma turma de celem, com 18 alunos. De início, a professora nos apresentou para os alunos e pediu que eles fizessem perguntas sobre curiosidades para nós. Porém, a maior parte deles ficou um pouco tímida com a nossa presença. Depois ela começou a aula trabalhando um exercício sobre as partes do corpo com expressões em espanhol (como curiosidades do mundo hispânico). Os alunos menores demonstraram mais interesse. A professora passou o vídeo sobre as variantes do espanhol, Em seguida, um novo vídeo estruturalista sobre a pronúncia de "y" e "ll". Ambos os vídeos priorizando a variante peninsular. Depois voltou a trabalhar "descrição física", que foi assunto de aulas anteriores, e então entrou no assunto "membros da família".
Observações - dia 04/04/17 (CEP)
Turma 6ºA: Foi a primeira experiência que eu tive no ensino regular e principalmente com alunos tão novinhos (faixa etária entre 11 e 12 anos), mas de início já demonstra ser uma experiência muito agradável. Quando entramos na sala os alunos ficaram muito curiosos em nos conhecer. Eles parecem ser muito inteligentes e espertos. A professora iniciou a aula com uma atividade, de revisão do alfabeto, passada na aula anterior. Durante a aula, chegou a notícia de que alguns alunos haviam passado na seleção para iniciar um curso de robótica, porém a maioria não passou. Um dos alunos ficou muito abalado por não ter passado, mas a professora teve sensibilidade para lidar com a situação, mostrando uma postura respeitosa tanto com aqueles que haviam passado, como com aqueles que não haviam conseguido. Em seguida iniciou uma revisão para um exame que os alunos farão na próxima aula.
Turma 6º B: Como na turma anterior, os alunos também estavam muito ansiosos para nos conhcer. Nos apresentamos assim que a professora permitiu. Eles são um pouco mais agitados que a turma do 6ºA, mas também parecem ser muito espertos e inteligentes. A professora logo iniciou a revisão para o exame que eles também farão na semana seguinte. E também passou a mesma atividade valendo nota que havia passado na outra turma na aula anterior. Um caça sílabas para formar palavras em espanhol.
RELATOS SOBRE O COLÉGIO PAULO LEMINSKI - 2016
Observações - dia 29/03
Alguns alunos chegaram atrasados, porém, no geral, a turma está ficando mais cheia (com 14 alunos presentes hoje, incluindo 2 alunos novos). A professora iniciou fazendo um exercício da apostila que havia faltado da aula passada (um exercício de áudio). Os alunos tiveram um pouco de dificuldade de compreensão e tiveram que ouvir pela 3ª vez. Em seguida a professora passou uma explicação sobre verbos regulares (Terminados em "ar", "er" e "ir") e alguns exercícios para fixação da apostila. Como tarefa para casa, a professora passou um exercício para criar frases com os pronomes e verbos encontrados no exercício e trabalhos na aula.
Observações - dia 22/03
Na aula de hoje, haviam alguns alunos novos, apesar de que, a maioria já estava com a apostila. Aparentam ser bem interessados no conteúdo. A professora iniciou a aula recolhendo os trabalhinhos que faltavam. Em seguida, a turma inicou a apostila aprendendo os verbos irregulares mais importantes (ser, estar y tener), com um texto e um exercício de gramática para fixação. E trabalhou as respostas como prática de oralidade, também para que os alunos tímidos perdessem um pouco a vergonha de praticar a fala em espanhol.
Observações - dia 15/03
Nosso primeiro dia na escola esse ano. Continuo no mesmo colégio, porém com uma nova turma de Espanhol 1. Ainda poucos alunos, a turma parece ter uma faixa etária mais igualitária esse ano. A professora iniciou a aula com apresentaçãoes, inclusive a nossa para os alunos. Tivemos uma boa recepção apesar deles ainda parecerem um pouco tímidos. Recolheu o trabalho pedido de quem já havia feito e explicou como fazer o trabalho para aqueles que não estavam presentes na última aula. Em seguida utilizou uma frase para mostrar que existem muitas palavras semelhantes entre o português e o espanhol, apesar de a pronuncia ser diferente. Muitos alunos ainda não tem a apostila. Então, a professora trouxe a música "Vivir sin aire" para trabalhar com a turma, também passou 4 diálogos telefonicos para que os alunos praticassem um exercício auditivo com os números em espanhol. Por último ela explicou algumas pronúncias que diferem do português.
RELATOS SOBRE O COLÉGIO PAULO LEMINSKI - 2015
Observação do dia 11/08
Minha primeira observação no Pibid e foi uma experiência muito boa. Tanto a professora quanto os alunos das duas turmas, nos deram uma boa recepção. A professora pediu para que os alunos lessem um texto descritivo feito em casa que eles entregaram na aula de hoje. Ela também comentou sobre as intervenções levadas pelo Pibid, que também pareceu agradar a todos. Também foram feitas algumas atividades em sala sobre o assunto “Perífrases”. Pude perceber que a segunda turma está mais adiantada na matéria e com eles, a aula flui melhor.
Observação do dia 18/08
Como já foi relatado, tivemos alguns problemas com as intervenções já colocadas na sala que haviam sumido, porém as novas intervenções que levamos também foram muito bem aceitas pela professora e os alunos. Na aula anterior (quinta-feira), foi aplicada uma regência do outro grupo do Pibid que faz observações no colégio. Sendo assim, na aula de hoje, a professora deu continuidade ao tema abordado na regência.
Observação do dia 25/08
Na aula de hoje, a professora levou os alunos a outra sala porque ela pretendia revisar a matéria para a próxima prova e iria utilizar a TV laranja que, na sala que utilizamos de costume, não funciona. Também conversamos com ela sobre o tema da próxima regência, que a pedido dela será “linguagem SMS”.
Observação do dia 01/09
Hoje levamos o vídeo proposto por uma de nossas colegas do Pibid, e foi bem interessante perceber a reação dos alunos. Pois as crianças e os alunos mais velhos foram bem participativos e empolgados. Já os adolescentes dispersaram rápido a atenção. Na primeira turma, fiquei auxiliando a uma aluna durante a aula. A professora entregou as provas e as corrigiu com os alunos. Em seguida fez uma atividade/brincadeira que consistia em, um aluno sair da sala enquanto os outros escondiam um chocolate para que o aluno que saiu encontrasse fazendo perguntas de localização em espanhol. Todos gostaram muito e participaram de alguma forma, e todos nós nos divertimos bastante.
Observação do dia 15/09
Na primeira turma, a aula de hoje foi sobre verbos. A professora falou sobre as terminações, mudanças e principalmente nos verbos irregulares. A atividade foi pedir para que os alunos criassem frases com os verbos irregulares. Na segunda turma, a professora passou uma música para completar com algumas palavras, que estava na apostila e faltava para esta turma, deu continuidade com a atividade da unidade seguinte da apostila.
Observação do dia 22/09 (Regência)
Primeira regência da turma de terça-feira no CELEM e também minha primeira experiência lecionando. O tema era “Linguagem SMS” e foi muito boa à recepção dos alunos, a maioria foi participativa e interagiu conosco na hora da atividade. Tivemos alguns imprevistos na primeira turma, porque os equipamentos eletrônicos que não estavam funcionando e tivemos que começar a aula improvisando. Mas depois acabou saindo tudo certo e os alunos pareceram gostar da atividade que propomos a eles, que era trocar mensagens como se fosse pelo whatsapp com alguns hispanos que se dispuseram a nos ajudar, escrevendo antecipadamente mensagens contando sobre eles, sobre o país de origem, entre outras coisas. Na segunda turma a aula começou como o previsto. E os alunos também foram participativos. Uma das senhoras da turma, a princípio se recusou a fazer a atividade proposta pois ela era contra o uso de whatsapp pelos netos. Entretanto, a Bruna Maciel se dispôs a ajuda-la a fazer como se estivesse escrevendo um bilhete e por fim todos participaram. A professora, também se mostrou interessada e animada com a atividade que levamos.
Observação do dia 29/09 (Regência)
Nessa segunda fase da nossa regência tivemos uma aula mais tranquila, pois a maior parte do conteúdo da regência foi aplicado na aula anterior. Havíamos nos comprometido em levar as respostas dos hispanos para os alunos então, pedimos pra que eles lessem as mensagens escritas e como alguns responderam em áudio pelo whatsapp, fizemos um exercício auditivo com eles. E eles conseguiram compreender boa parte das mensagens. Também apresentamos para eles o programa TANDEM do Celin da UFPR, de interação entre estrangeiros e brasileiros interessados em aprender línguas. E os alunos demonstraram bastante interesse.
Observação do dia 10/11
Na aula de hoje, a professora começou aplicando uma tarefa de revisão dos pronomes, na primeira turma. Os alunos responderam uma folha de exercícios entregue por ela. Alguns alunos tiveram um pouco de dificuldade, então a professora voltou aos exercícios da aula passada para quem havia faltado. Em seguida ela passou algumas curiosidades da fala hispânica, mas a aula de hoje foi basicamente gramatical. Já na segunda turma, infelizmente somente uma aluna esteve presente. Então a aula se tornou uma conversa sobre o mundo hispano, a professora respondeu a alguns questionamentos e curiosidades da aluna e depois liberou a todos um pouco mais cedo.
Observação do dia 17/11
Hoje vieram poucos alunos para aula, por isso professora decidiu não passar matéria nova. E como estará participando de um evento durante o período das três próximas aulas, ela passou uma tarefa para casa que deve ser entregue na aula do dia 01/12 (Próxima aula que ela estará presente). A tarefa consiste em fazer um texto com o tema “Mi rutina diaria”. Em seguida, na primeira turma, passou um exercício auditivo que estava fora da apostila, depois passou exercícios sobre o Pretérito Imperfeito, ela até havia pedido para que ajudássemos os alunos, mas pra mim foi um pouco difícil porque é a matéria que estou começando a ver agora. Na segunda turma, vieram somente 3 alunas. Ela também pediu a atividade para os dias em que estará fora sobre “Mi rutina diaria” e iniciou a explicação sobre o Pretérito Imperfeito. Passou a leitura de uma fábula e em seguida, alguns exercícios de fixação.
Observação do dia 01/12 (Segunda Regência)
Hoje foi o dia da nossa última regência e também nosso último dia na escola. Nosso tema foi "os artigos definidos em espanhol" em especial o "LO" que é um artigo neutro e difícil de associar com algo na língua portuguesa. Mas ainda assim acreditamos que pelas características da turma, foi a melhor forma de explicar esse assunto. Inclusive, foi um tema que eu aprendi trabalhando na regência, porque ainda não tive esse assunto do "artigo neutro" nas aulas da faculdade. Em alguns momentos, a professora Sônia nos auxiliou na explicação e pelo que percebi, acredito que os alunos compreenderam. Para que a aula não se tornasse muito "carregada" em gramática, levamos uma atividade descontraída. Incorporamos o tema "Publicidade" a regência, fizemos uma introdução ao gênero textual propaganda e nossa atividade consistia na criação de uma propaganda utilizando os artigos que eles tinham acabado de aprender. Eles gostaram bastante. Foi também uma oportunidade de interação e de praticar o trabalho em grupo. No fim eles mesmos elegeram a melhor propaganda dentre as que fizeram, e a vencedora ganhou um prêmio (como se fosse um Oscar, fizemos um boneco do Oscar colado numa caixinha de bis). Acredito que foi um período de muita aprendizagem tanto para nós, como para eles, pois no final da aula eles nos convidaram para a festinha de despedida deles.