Espanhol 1 > Páginas > Stella Lorena Santana Biscaia
Relato 01 - 14.08.2015 - Primeiro Colégio
A minha expectativa foi quebrada assim que cheguei à sala de aula e tinha apenas 3 alunos, que estavam escrevendo um texto de recuperação que poderia entregar depois daquele dia. Não tinha quase nada para observar ou fazer. Uma pibidiana foi sentar do lado dos alunos para incentivá-los a pedir ajuda, mas eles não usaram muito este recurso disponível. Na segunda e terceira aulas teve prova, e foi estranho porque a professora pedia para os alunos (que já tinham terminado a prova) ficarem quietos, mas se um deles puxassem assunto com o colega, ela incetivava a conversa perguntando algo sobre.
Relato 02 - 18.09.2015 - Primeiro Colégio
Na turma do Segundo Ano teve 2 aulas consecutivas e foram 22 alunos. A professora passou uma atividade de ouvir dois capítulos de um livro de conto (audiobook em cd) e depois fazer uma sinopse. (Não deu para terminar a atividade). Ela reuniu no quadro algumas informações sobre o conto. Sobre costumes e cultura (da Argentina) e características dos personagens. Alguns poucos alunos se mostraram interessados, 10 participaram ativamente, mas todos estavam atentos à explicação e com o caderno anotando as informações.Ela falou sobre "Las Madres de Maio" e, achei interessante isso, deixou um aluno olhar ao Google no celular para buscar informação sobre tal assunto. Já na turma do Primeiro Ano foram 19 alunos. A professora passou as pronúncias do alfabeto espanhol que são diferentes do português. Os alunos estavam parcialmente quietos, mas prestando atenção, fora apenas dois do fundo. Depois ela pediu para ver as atividades no livro pedidas anteriormente e uma pesquisa sobre infográfico. Fizeram duas questões em sala. Alguns alunos ficaram dispersos e não faziam atividade (três). Fomos ajudar quem aceitava ajuda. Eu ajudei 4, esse dia, por causa disso, foi mais legal.
Relato 03 - 21.09.2015 - Primeiro Colégio
Observamos apenas uma sala, em que uma aluna estava terminando uma atividade. Logo após fomos dispensados, pois não haveria aula na outra turma.
Relato 04 - 22.10.2015 - Segundo Colégio
Ao chegarmos da chuva, as alunas estavam em sala esperando a professora colocar o Filme "Festa no céu" sobre o Dia dos Mortos. Foram 5 crianças, faltaram 2. A professora ficou perguntando às meninas o que elas entenderam do filme. Uma aluna disse que dormiu na aula (ela é bem dispersa, e não se interessa na aula). A aula é bem informal. A professora começou a dar uma explicação histórica sobre o tema do filme (a partir disso todas começaram a prestar atenção na professora). Explanou o panorama da história da peste negra, de como ocorreu até chegar à Dança Macabra (que é o tema do filme). Mostrou pinturas da Idade Média que representavam esqueletos que morreram pela peste bubônica, e nas mesmas pinturas havia reis e rainhas com suas roupas intactas, como se fossem imunes à doença. Ficou perguntando a uma menina, o que ela via nas imagens.Comparou (de modo informal) o que é morte para o Brasil e para o México. Nas respostas ela começou a pedir que respondessem em espanhol. Por fim, mostrou o curta dos Dias dos Mortos. Após o término da aula, nos reunimos na sala de professores e ela nos contou quais são os problemas da turma e seus intentos em dar um "up" à aula. Algumas delas não estão no Celem exatamente por conta do espanhol, quando esse é o caso é porque querem ficar com alguma a amiga que também estuda a tarde, ou é filha da vice-diretora; porém, existem garotas com potencial ali, e a professora, apesar de suas várias tentativas, não desistiu delas. Por isso, eu creio que o melhor que faríamos ali seria tentar ao máximo chamar a atenção das alunas para o espanhol, interessá-las. Porque a professora tem um ótimo repertório, e ensina muita cultura a elas, o problema notado é o interesse. Não é recíproco.
Relato 04 - 01.11. 2015 - Segundo Colégio
Não teve nada, apenas festa de aniversário.
Relato 04 - 12.11. 2015 - Segundo Colégio
Todas as alunas foram (as 6). Duas alunas tinham brigado uma com a outra, e a professora estava tentando resolver o problema. Estudaram o Vestuário. A professora pediu para elas escreverem os nomes das roupas no quadro. O desespeito, muitas vezes, atravessa a linha tanto entre as alunas como entre as alunas e a professora. Uma aluna pediu para ficar até a terceira aula (elas ficam apenas até a segunda). Apesar de não ter acontecido isso, é notável o interesse da aluna. Também é notável o quão cansada a professora está, fiquei com dó dela.
Depois fomos ajudar as meninas a concluir o exercício de escrever os nomes das roupas no caderno porque a professora iria vistar. E essa foi a parte que salvou o dia, pois fiquei ajudando uma aluna, uma garota tímida e inteligente (do jeito que eu gosto). No final ela voltou para agradecer e nos abraçamos.
Relato 05 - 19.11. 2015 - Segundo Colégio
As meninas fizeram uma atividade de recorte e cola, para descrever as peças de roupa de mulheres e as características físicas. Não quiseram muita ajuda.
Relato 06 - 24.11. 2015 - Segundo Colégio
Nossa primeira regência. A formação da aula foi desorganizada, não houve muita conversa para aplicar a aula. Então, algumas pessoas falaram, outras não e outra nem sabia que estava na regência e tinha que dar aula. Então, faltou conversa. Entretanto, as alunas foram realmente ativas e participativas nas atividades e rodas de conversas, nos animando a continuar no próximo dia programado da regência.
Relato 06 - 26.11. 2015 - Segundo Colégio
No segundo dia, aplicamos a segunda parte da regência. Elas se divertiram fazendo a atividade, porém dessa vez, nem todas terminaram. Tivemos um bom feedback desta nossa primeira regência, apesar da nossa má organização refletida nas aulas.