Espanhol 1 > Páginas > Caroline da Silva
Observação - 17 de Maio/2016
Não houve observação pois a professora supervisora estava doente.
Observação - 10 de Maio/2016
Não houve observação devido a Semana Acadêmica de Letras.
Observação - 03 de Maio/2016
Na aula do dia 3 estivemos muito ativas. Os alunos deram continuidade a uma atividade passada na aula anterior na qual eles tinham que elaborar uma carta. Nós os auxiliamos individualmente sanando dúvidas.
Observação - 26 de Abril/2016
Neste dia haviam 18 alunos em classe. Os alunos continuaram a apresentação dos trabalhos. Depois a professora fez uma atividade de compreensão auditiva, na qual os alunos tinham que completar as lacunas da letra da música que ouviam. No fim da classe, eles terminaram uma ativadade da semana passada na qual tinham que escrever uma carta para um colega.
Observação - 12 de Abril/2016
Na aula do dia 12 haviam 20 alunos. Foi trabalhado as diferenças entre nome, apelido e sobrenome. Os alunos apresentaram, em duplas, as pesquisas que haviam feito durante a semana sobre um país específico, cada dupla apresentou três curiosidades sobre o seu país de fala espanhola.
Observação - 05 de Abril/2016
Na aula do dia 5 haviam 23 alunos. A professora trabalhou marcadores temporais usando um poema do Eduardo Galeano, depois ensinou os dias da semana e meses do ano em espanhol. Lemos um texto de curiosidade sobre o nome dos meses e discutimos sobre ele.
Observação - 29 de Março/2016
Haviam 20 alunos na turma. A professora iniciou fazendo uma breve revisão da aula anterior cujo conteúdo era "saludarse y despedirse".
A aula foi interrompida pois um dos alunos identificou que havia um absorvente íntimo feminino pendurado no ventilador da sala. Isso gerou piadas e demorou cerca de 15 minutos para a professora conseguir controlar a turma.
A professora trabalhou travalínguas para que os alunos fixassem as pronúncias em espanhol. Ao término da aula, ela apresentou duas músicas para que os aulos ouvissem variantes diferentes.
Observação - 22 de Março/2016
Antes do início da aula a diretora entrou na sala para dar recados sobre o uniforme dos alunos e os atrasos em relação a aula de espanhol.
A professora iniciou aula com uma atividade de soletração. A turma estava mais tranquila do que na última observação que fizemos, nós passamos nas mesas auxiliando-os na tarefa. A turma ficou em silêncio enquanto resolvia os exercícios. Após terminarem, a professora selecionou alunos para irem ao quadro responderos exercícios enquanto ela corrigia as questões. Depois, ela colocou no quadro o conto "La luna" do Eduardo Galeano para os alunos copiarem e em seguida ouvimos o conto em variantes diferentes e depois interpretamos o texto.
Observação - 11 de Março/2016
Hoje iniciamos as observações do semestre no Colégio Tiradentes, estávamos em três pibidianas, 25 alunos e a professora supervisora. Nossa turma é mista, há alunos desde o 7º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio.
A turma demonstra empolgação e interesse pelo espanhol, no entanto, são muito agitados. Levou cerca de 15 minutos para a professora conseguir iniciar a aula e ela era interrompida constantemente.
Fomos à frente - a pedido da professora - para nos apresentarmos e apresentarmos o projeto. Após isso, ela iniciou a aula, cujo tema foi "Alfabeto y los sonidos". Escreveu no quadro o alfabeto e seus respectivos sons, fazendo uso de exemplos. Ao fim da aula, apresentou duas músicas para que os alunos observassem a pronúncia das palavras.
____________________________________________________________________________________________________
Observação dia 01/12/2015
Nesse dia havia apenas cinco alunas na sala. A professora explicou os contextos em que se deve usar "mucho" e "muy", fazendo o uso de imagens.
Observação dia 26/11/2015
Iniciamos a aula relembrando o que havia ocorrido na aula anterior e a seguir demos continuidade ao vídeo. Conversamos a respeito do final da história e questionamos as alunas se ele correspondia as suas expectativas.
Aplicamos uma atividade em que as alunas tinham que criar um perfil para a bruxa numa página de relacionamentos. Depois, a outra atividade era que elas desenhassem um príncipe que elas imaginavam ser o par ideal para a bruxa.
Observação dia 24/11/2015
Aplicamos a nossa primeira regência no colégio. Estávamos em um grupo de seis e haviam quatro alunas na sala, apenas.
Organizamos a sala de modo que ficássemos em círculo, assistimos a um vídeo que contava a história de uma bruxa que buscava transformar seu sapo em príncipe para que ele pudesse ser seu companheiro. Interrompemos o vídeo pela metade e conversamos com as alunas sobre o que elas imaginavam que aconteceria a seguir. Em seguida, trabalhamos a produção escrita e auxiliamos as alunas a escreverem um pequeno texto em espanhol com um possível desfecho para a história. Depois disso, cada uma delas leu seu texto em voz alta.
A regência foi dividida em duas partes, aplicamos a segunda na aula seguinte.
Observação dia 17/11/2015
Nesse dia ainda foi trabalhado o tema "vestuário". Lemos e discutimos a respeito de uniformes de profissões. A professora passou uma tarefa na qual as alunas deviam escrever como eram os uniformes de determinadas profissões.
Observação dia 10/11/2015
A professora começou perguntando às alunas se elas se interessavam por moda e como gostavam de se vestir. Partindo disso, entrou no tema da aula que era vestuário. Apresentou dois vídeos de Youtubers que ensinavam a montar looks, ambos em espanhol, um de uma mexicana e outro de uma espanhola, trabalhando assim o vocabulário e as variantes.
Observação dia 27/10/2015
A professora iniciou a aula relembrando o que havia sido trabalhado na aula anterior, dialogando com as alunas sobre El Día de Los Muertos e La Calavera Catrina. Foi trabalhado uma lenda de origem mexica/asteca que conta o que essa sociedade acreditava que ocorria após a morte. Antes de entrar no tema a professora questionou às alunas sobre o que elas pensavam a respeito dele.
Observação dia 20/10/2015
Essa foi a nossa primeira ida ao Colégio Tiradentes, fomos muito bem recebidos pela professora que foi muito atenciosa, havia apenas quatro alunas na sala. Nos apresentamos às meninas e fizemos uma breve explicação do que é o projeto do PIBID.
O tema da aula foi o Día de Los Muertos. A professora trabalhou o tema desde sua origem até os dias atuais, fazendo uso de imagens e vídeos. Ainda dentro do tema, foi apresentado às alunas a Calavera Catrina que é um dos símbolos da cultura mexicana.
Observação dia 18/09/2015
Na primeira turma que continha cerca de 20 alunos, foi aplicado um exercício de compreensão auditiva. O alunos ouviram um conto intitulado "La vida es un tango" e enquanto ouviam, faziam anotações para posteriormente elaborarem uma sinopse. Após ouvirem o áudio, a professora fez questionamentos e conforme os alunos interagiam, ela anotava no quadro as considerações que eles faziam. Foi discutido costumes e cultura da Argentina e nessa discussão houve espaço para os pibidianos falarem também.
A segunda turma também continha cerca de 20 alunos, eles eram bem mais agitados que os primeiros. Nos apresentamos e sentamos para fazer a observação. A professora fez uma revisão da aula anterior na qual haviam estudado o alfabeto e em seguida pediu para que fizessem uma atividade da apostila sobre o verbo "ser". Passamos de mesa em mesa auxiliando-os.
Observação dia 14/08/2015
A primeira experiência de ida à escola foi boa, gostei muito do meu grupo, senti que nos encaixamos direitinho e isso passou uma certa segurança.
Não tivemos muitas funções, na primeira turma (3º ano) havia apenas três alunos e eles estavam fazendo exercícios do livro que a professora havia passado na aula anterior; nas outras duas turmas (1º ano) a professora aplicou prova. Ela parece ser muito querida pelos alunos, eles não tem nenhum receio, vergonha, ou algo do tipo, para falar com ela; achei isso legal.
Na segunda ida, fomos dispensadas pois ela ia só fazer correção de provas e entrega de notas. Fomos embora e não fizemos observação.