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RELATO 82

Observação no CEP das 13h as 14h40:

1ª aula: outra prova sobre todo o conteúdo visto até agora.

RELATO 81 - 05/09/2017

Não fui à escola, pois estive no Seminário de Teoria Literária da Uniandrade. Para compensar a falta desse dia, observei aulas a mais antecipadamente e elas constam registradas no relato 80.

RELATO 80 - 29/08/2017

Fiz minha observação no CEP das 13h as 17h30*:

1ª aula, 6ºA: Como a professora pretendia aplicar uma prova na aula seguinte, ela fez uma revisão com os alunos sobre os dias da semana, meses do ano, horas e verbos vistos até então – para trabalhar parte desse conteúdo, a professora usou a música La semana, da banda Amperanoia. Houve poucas interrupções e problemas aleatórios nessa aula, apenas alguns pedidos para ir no banheiro e/ou beber água.

2ª aula, 6ºB: Mesmo conteúdo gramatical da aula e turma anterior. Os alunos estavam menos agitados, no entanto, o que fez com a aula terminasse mais rapidamente.

3ª aula, 6ºA: A avaliação foi aplicada, sendo ela uma prova com consulta e individual. Os alunos tiveram dificuldades para entender os ponteiros numa questão sobre as horas e a professora pediu para que lessem as opções – nós, bolsistas, também ajudamos a sanar dúvidas nesse sentido. Os alunos também tiveram algumas dúvidas pontuais quanto ao vocabulário, pois não sabiam o significado de algumas palavras, como navidad, ayer etc.

4ª aula, 6ºB: Mesma prova da turma anterior. A professora já começou a aula sanando dúvidas que surgiram na turma anterior, e esse talvez tenha sido um dos fatores para que essa turma terminasse a prova mais rápido. A turma ficou mais agitada depois da prova, apenas alguns alunos queriam participar oralmente de uma atividade que a professora desenvolveu depois que eles terminaram e ela tinha que, constantemente, tentar fazê-los voltar ao foco da aula.

* Como eu precisarei faltar na semana seguinte, já antecipei a minha reposição e observei aulas a mais nesse dia.

RELATO 79 - 22/08/2017

Nessa semana o CEP estava em meio à Semana de Integração, evento anual em que, em vez de ter aulas, as turmas se dividem e cada uma fica responsável por organizar uma exposição científica ou cultural diferente. Como se trata de uma semana atípica na escola, a professora-supervisora permitiu que circulássemos livremente pela escola e fôssemos onde quiséssemos ir. Desse modo, eu fui em quatro salas diferentes: a primeira foi o 6ºB, turma que acompanhamos normalmente. Com a ajuda da professora de geografia, eles fizeram uma exposição sobre a história do pão, contando sua trajetória ao longo da história e outras curiosidades, como suas diferenças de um país para outro etc. Também fui em outras três exposições: a do 9ºB, que contava a história do Cinema e Graphic novels, e como elas se misturam, a do 8ºB, que traçava as principais diferenças entre o capitalismo e socialismo e suas vantagens e desvantagens, e a do 1ºB (ensino médio), que contava a história da Guerra de Troia, com ênfase no descrito na Ilíada. O 6ºA fez uma apresentação com a professora de inglês as 16h, e eu não pude ir, pois fiquei na escola das 13h50 as 15h30.

RELATO 78 - 15/08/2017

Observei as aulas no CEP das 13h as 14h40. Na primeira aula, eu e um outro bolsista aplicamos uma aula que preparamos previamente e que usava, como aporte, exercícios do livro didático usado pela sala em suas aulas regulares. Trabalhamos com os alunos os dias da semana, meses do ano e as horas em espanhol - por ser uma aula atípica, os alunos ficaram um pouco mais agitados do que o normal, mas ainda assim a aula fluiu bem, tanto que tivemos que fazer mais uma atividade além do planejado. Na aula seguinte, em outra turma, outras duas bolsistas aplicaram uma aula com um esquema semelhante ao nosso - algumas diferenças se deram pelo fato de que essa turma ainda está atrasada em relação a anterior.

RELATO 77 - 08/08/2017

Observei as aulas no CEP das 13h as 14h40. Na primeira aula, a professora corrigiu exercícios feitos no livro didático sobre conjugação de verbos e pediu para que os alunos lessem um texto em voz alta - achei interessante perceber que os alunos já leem em espanhol com mais fluência se comparado ao começo do ano. Ao final dessa aula, aplicamos um questionário objetivo (apenas com resposta múltipla-escolha ou que exigiam respostas curtas) com o intuito de conhecer melhor os alunos e que foi previamente preparado em nossas reuniões semanais. Na aula seguinte, que ocorreu em outra turma, aplicamos o mesmo questionário, mas no começo da aula. Como os alunos estavam mais calmos em comparação com a turma anterior, conseguimos terminá-lo mais rápido. Em seguida, a professora trabalhou conteúdos que já foram vistos pela turma anterior, pois essa turma está um pouco atrasada - ver relato anterior.

RELATO 76 - 01/08/2017

Observei as aulas no CEP das 13h as 14h40. Na primeira aula, professora conversou com os alunos sobre as férias deles e pediu-lhes que tentassem falar em espanhol. Em seguida, ela leu o texto introdutório do capítulo quatro do livro didático e fez algumas perguntas sobre ele: algumas foram respondidas oralmente; outras, nos cadernos. Não assistimos a segunda aula, pois os alunos desse horário - o 6ºB - foram ao cinema esse dia como prêmio por terem vencido uma competição no colégio.

RELATO 75 - 27/06/2017

Não fui à escola essa semana, pois usei as aulas a mais observadas e registradas no relato 68 para folgar.

RELATO 74 - 20/06/2017

Observei as aulas no 6ºA das 14h40 as 16h40, sendo que das 15h30 as 15h50 os alunos fazem o seu intervalo diário. Na primeira aula, um dos bolsistas, que também estava fazendo a sua prática obrigatória de estágio junto com a professora-supervisora, aplicou uma regência sobre pronomes demonstrativos e usou as canções "Malibu" e "Esto es lo que soy" da dupla mexicana Jesse y Joy para exemplificar o conteúdo gramatical em questão. Além disso, os alunos tiveram que criar frases com esses pronomes para treinar o conteúdo aprendido. Na segunda aula, a professora trabalhou, com outra turma, os verbos no presente do indicativo e infinitivo e usou, para exemplificar o conteúdo visto, a canção "Despacito" - além de ouvi-la e completar lacunas com os verbos, os alunos também a cantaram em sala.

RELATO 73 - 13/06/2017

Observei as aulas no CEP das 13h as 14h40. Nas duas aulas, a professora aplicou uma atividade de lógica envolvendo os membros da família e, após conclui-la, os alunos deveriam fazer uma árvore genealógica baseada nela. A segunda turma concluiu mais rápido do que a primeira, indo adiante para uma página de atividades que a professora pretendia explorar apenas em aulas futuras - vemos, pois, como é interessante observar o fato de que as turmas têm ritmos diferentes.

RELATO 72 - 06/06/2017

Nesse dia, eu e uma outra bolsista aplicamos uma regência no Colégio Paulo Leminski intitulada "Heroínas de hispanoamérica" durante uma aula de espanhol no CELEM que acontece das 18h30 as 20h. Houve uma chuva muito forte e o trânsito da cidade foi duramente afetado por ela, o que interferiu na aula em dois pontos: a) eu cheguei atrasado e b) apenas três alunas estavam presentes, e elas também cursam o ensino fundamental na escola a tarde - ou seja, nenhhum aluno da comunidade externa compareceu. Sendo assim, cortamos uma atividade e alguns exercícios foram deixados como tarefa e a professora-supervisora se comprometeu a corrigi-los em aulas futuras. Na parte da pré-leitura, discutimos com as estudantes sobre superheroínas famosas (Mulher-maravilha, She Ra, Três espiãs demais etc) e quais atributos elas têm em comum com mulheres comuns que também podem ser consideradas heroinas, como coragem, prudência entre outros. Em seguida, apresentamos às alunas a a história de Juana Azurduy, que ajudou nas lutas pela independência da Bolívia no século XIX, e elas tiveram que responder algumas perguntas sobre essa figura do mundo hispânico. Foi uma aula produtiva e as alunas se mostraram interessadas em todo o seu conteúdo, contudo, os dois fatos mencionados acima interferiram no seu andamento e qualidade.

RELATO 71 - 30/05/2017

Observei as aulas no CEP das 13h as 14h40. Na primeira aula, a professora realizou a pré-leitura de um capítulo do livro didático que trata dos membros da família em espanhol: nesse momento, os alunos discutiram fotos de famílias antigas que estão no livro e as compararam com famílias atuais e a professora também pediu para que eles descrevessem em seus cadernos três núcleos familiares que eles conhecem - ajudamos os alunos indo nas carteiras e percebemos que eles já estão bastante habituados à nossa presença. Nao começo da segunda aula, realizada em outra turma, os alunos estavam cantando "Parabéns pra você" para uma aluna que fez aniversário nesse dia, e então a professora aproveitou a oportunidade para ensinar canções de aniversário em espanhol aos alunos, e eles também as cantaram para a estudante. Em seguida, a professora trabalhou com a canção "De amor y casualidad", do cantor uruguaio Jorge Drexler, e que também aborda a diversidade de famílias existentes e o fato de que todos temos ascendentes de origens diferentes. 

RELATO 70 - 23/05/2017

Observei as aulas no 6ºA das 14h40 as 16h40, sendo que das 15h30 as 15h50 os alunos fazem o seu intervalo diário. Na primeira aula que observei, a professora pediu para que os alunos criassem frases com um determinado grupo de preposições e artigos que ela escreveu na lousa - ela não sanou dúvidas dos alunos durante a atividade, somente depois, pois queria verificar o quanto os alunos já dominavam a língua meta. Na segunda aula, observada em outra turma, os alunos responderam em voz alta perguntas sobre o capítulo com vocabulário da família que eles responderam escrevendo na aula da semana passada. Em seguida, eles leram a letra de uma canção sobre família e a professora disse que eles escutarão essa canção na próxima aula.

RELATO 69 - 16/05/2017

Observei as aulas no 6ºA das 14h40 as 16h40, sendo que das 15h30 as 15h50 os alunos fazem o seu intervalo diário. Na primeira aula, a professora corrigiu algumas atividades feitas no livro didático, mas não foi possível corrigir todas, pois nesse horário a escola toda participou de um treinamento para o caso de um possível incêndio na escola: os alunos saíram em fila e foram para o pátio com a professora, seguindo rigorosas normas de protocolo - não correr, andar sempre num lado único da escada etc. Na aula seguinte, a professora corrigiu, em outra turma, os mesmos exercícios, mas dessa vez foi possível terminar a correção e começar a unidade três, que trata do tema "família." A professora também avisou os alunos que não poderá ir na reunião de pais que ocorrerá no sábado, e pediu para os alunos avisarem os pais que, caso eles queiram falar com ela, devem marcar um horário com a pedagoga.

RELATO 68 - 09/05/2017

Observei as aulas dos 6º A e B das 13h50 as 17h30, sendo que das 15h30 as 15h50 os alunos fazem o seu intervalo diário*. A primeira atividade inicial que os alunos tiveram que fazer foi completar uma lista de substantivos com os seus respectivos artigos, sendo ele feminino ou masculino (ex: el ou la libro, el ou la leche etc), essa lista a professora levou xerocada para eles. Em seguida, eles tiveram que fazer atividades de uma página do livro didático que tratava do mesmo assunto e outras duas páginas que revisavam os principais conteúdos vistos pelos alunos até então - pronomes formais e informais, cumprimentos, números etc. Enquanto isso, a professora deu alguns vistos de atividades nos cadernos, pois tal procedimento faz parte de suas avaliações. No 6ºA a professora pediu para eu ajudar um aluno que tem algumas dificuldades e se dispersa muito fácil, ela também pretende conversar com a orientadora pedagógica sobre ele - nesse primeiro dia, tive a impressão de que ele está no mesmo nível dos demais alunos, mas de fato perde a atenção e de distrai com mais facilidade.

* Como talvez eu precise faltar um dia no futuro, eu conversei com as professoras coordenadora e supervisora e elas não se opuseram à minha proposta de observar o dobro de aulas essa semana para compensar essa futura falta, aproveitei para fazê-la essa semana pois estamos em meio à nossa semana acadêmica.

RELATO 67 - 02/05/2017

Observei as aulas no 6ºA das 14h40 as 16h40, sendo que das 15h30 as 15h50 os alunos fazem o seu intervalo diário. Na primeira aula,os alunos ouviram novamente a canção da aula anterior e a cantaram acompanhando a letra do livro didático - ela se chama "Querido Tomy", do artista portorriquenho Tommy Torres. Após esse momento, os alunos aprenderam os artigos definidos e indefinidos em espanhol. Na segunda aula, os alunos tiveram que completar as lacunas de uma tirinha do livro didático usando os artigos aprendidos na aula anterior e a professora passou como tarefa uma atividade que consiste em completar lacunas de outro texto usando os artigos.

RELATO 66 - 25/04/2017

Observei as aulas no 6ºA das 14h40 as 16h40, sendo que das 15h30 as 15h50 os alunos fazem o seu intervalo diário. Na primeira aula, descemos para perto do planetário com os alunos para que eles lessem gibis em espanhol enquanto os remanescentes que ficaram na sala faziam uma prova de recuperação - é interessante observar como os alunos ficam mais agitados e curiosos quando estão em outro ambiente que não seja a sala de aula convencional. Na segunda aula, a professora trabalhou o gênero textual "e-mail" e ouviu uma música com os alunos, para que eles em seguida respondessem algumas perguntas no livro didático sobre ela. Nesse momento, dois alunos ficaram mais agitados com a música e começaram a balançar as mãos para o alto enquanto cantavam. 

RELATO 65 - 18/04/2017

Observei as aulas no 6ºA das 14h40 as 16h40, sendo que das 15h30 as 15h50 os alunos fazem o seu intervalo diário. Na primeira aula, a professora trabalhou com os alunos o gênero textual carta e, nela, os alunos tinham que identificar os verbos (por exemplo, "me llamo", "soy", "tengo" etc) e assim foi trabalhado o presente do indicativo. Na segunda aula, a professora fez uma correção coletiva da prova com os alunos, para que eles tivessem a oportunidade de tirar dúvidas sobre o conteúdo da avaliação. Uma aluna de outra sala entrou na turma nesse horário e perguntou a opinião dos alunos quanto a uma possível gincana entre as turmas, para que esse evento fosse sugerido ao grêmio da escola. 

RELATO 64 - 11/04/2017

Observei as aulas no 6ºA das 14h40 as 16h40, sendo que das 15h30 as 15h50 os alunos fazem o seu intervalo diário. Na primeira aula, a professora aplicou uma prova que cobrava o conteúdo visto até então (alfabeto, separar sílabas etc), bem como um exercício auditivo (os alunos tinham que ouvir uma conversa para responder algumas questões). Na segunda aula, a professora trabalhou os pronomes pessoais de caso reto e com a leitura de textos em voz alta, para que eles treinassem a pronúncia. Não houve grandes problemas relacionados à disciplina. 

RELATO 63 - 04/04/2017

Farei minhas observações esse semestre no Colégio Estadual do Paraná, comumente conhecido como CEP. A professora-supervisora tem duas turmas de sexto ano nas terças-feiras a tarde e será nesse período que realizarei meu trabalho. Em meu primeiro dia, fui somente no 6º A, das 14h40 as 16h40, sendo que das 15h30 as 15h50 os alunos fazem o seu intervalo diário. Essa turma é tranquila e não houve grandes problemas de disciplina: às vezes eles ficam um pouco agitados, mas nada fora do normal para essa faixa etária (eles têm entre 11 e 12 anos). Na primeira aula, a professora ensinou os alunos a separar as sílabas em espanhol; na segunda, passou um exercício de preencher lacunas conforme eles ouviam um áudio.

RELATO 62 - 27/03/2017

A professora-coordenadora encontrou uma nova supervisora: fizemos a divisão dos bolsistas por esse escola.

RELATO 61 - 20/03/2017

A professora-coordenadora precisava selecionar uma nova supervisora; dessa forma, nessa semana fizemos apenas a nossa reunião semanal.

RELATO 60 - 13/03/2017

A professora-coordenadora precisava selecionar uma nova supervisora; dessa forma, nessa semana fizemos apenas a nossa reunião semanal.

RELATO 59 - 06/03/2017

A professora-coordenadora precisava selecionar uma nova supervisora; dessa forma, nessa semana fizemos apenas a nossa reunião semanal.

RELATO 58 - 28/02/2017

Carnaval - não realizamos nenhuma atividade essa semana.

RELATO 57 - 21/02/2017

Não fomos à escola, pois o semestre estava iniciando e a professora-coordenadora precisava realizar um novo processo seletivo para contratar novos bolsistas para o projeto

RELATO 56 - 08/12/2016

Hoje a professora terminou o conteúdo da aula anterior sobre comidas. Como parte da pós-leitura, os alunos tiveram que inventar uma salada de frutas e viram um vídeo sobre os diferentes cafés da manhã de países de língua espanhola.

RELATO 55 - 01/12/2016

Os alunos leram um texto em espanhol sobre quais são os melhores alimentos para levar a uma ilha deserta, devido ao seu valor nutritivo. A professora usou slides para mostrar essas comidas aos alunos, integrando a tecnologia à sala de aula. 

RELATO 54 - 24/11/2016

Hoje os alunos tiveram uma aula intitulada "¿Dónde vive la gente?", em que eles aprenderam as partes da casa e advérbios de localização (aquí, allá etc).

RELATO 53 - 17/11/2016

A professora conversou com os alunos sobre a Semana Cultural que ocorreu no colégio na semana anterior e mostrou aos alunos a programação de uma semana cultural em Santiago, bairro de Madrid. Os alunos tiveram que responder algumas perguntas sobre essa SC e elas valiam nota. Houve alguns problemas de disciplina maiores nesse dia, mas a professora soube contornar bem a situação, como sempre.

RELATO 52 - 10/11/2016

A professora revisou as horas em espanhol com os alunos e mostrou para eles a grade do ensino médio uruguaio, aproveitando que esse assunto está em alta devido à proposta de MP.

RELATO 51 - 03/11/2016

A escola já havia sido desocupada, mas as aulas só voltaram na semana seguinte.

RELATO 50 - 27/10/2016

Não fomos à escola, pois ela estava ocupada pelos estudantes secundaristas.

RELATO 49 - 20/10/2016

Não fomos à escola, pois ela estava ocupada pelos estudantes secundaristas.

RELATO 48 - 13/10/2016

Não fomos à escola, pois ela estava ocupada pelos estudantes secundaristas.

RELATO 47 - 06/10/2016

Hoje os alunos terminaram de assistir o filme "El libro de la vida" na sala de vídeos. Após o seu término, a professora conversou com eles sobre o seu conteúdo e as principais diferenças entre o que aparece no filme e as lendas existente em torno do Día de los muertos (conforme já estudado em sala). O dia foi bastante atípico, a professora levou pipoca para os alunos e um aluno levou refrigerante para eles consumirem enquanto viam o filme.

RELATO 46 - 29/09/2016

Fomos à sala de informática para os alunos pesquisarem sobre o Día de los muertos/difuntos e depois tiveram que apresentar um breve resumo aos demais colegas da sala, em português. As apresentações foram feitas em duplas, sendo que houve apenas um trio, e estavam divididas por país.

RELATO 45 - 22/09/2016

Hoje a professora passou para os alunos um vídeo sobre a Catrina, criatura folclórica do México que consiste numa caveira e que aparece no Día de los muertos. Como material de apoio, ela levou uma transcrição do vídeo para que os alunos pudessem acompanhar: eles assistiram 2 vezes e, na terceira, leram acompanhando: alguns alunos reclamaram que a atividade ficou repetitiva, o que me fez pensar que assistir apenas uma vez e acompanhar com o texto já na segunda seria melhor.

RELATO 44 - 15/09/2016

Hoje a professora levou os alunos para o pátio e, nesse local, eles recortaram e pintaram as caveiras que usarão na festa do "día de los muertos". É interessante observar como os alunos ficam mais agitados quando a aula ocorre num local atípico; a professora precisou separar um grupo de alunos, pois eles não paravam de conversar. Alguns bolsistas ajudaram a recortar e pintar as caveiras.

RELATO 43 - 08/09/2016

Não fomos à escola, pois esse dia é feriado municipal em Curitiba - dia da padroeira da cidade.

RELATO 42 - 01/09/2016

Hoje a professora trabalhou com os alunos um textos sobre os maias e astecas, para que eles elaborem a festa do "día de los muertos", que acontecerá em novembro. A professora corrigiu alguns problemas de pronúncia a medida em que os alunos liam o texto em voz alta.

RELATO 41 - 25/08/2016

Não fomos à escola, pois não houve aula devido a atividades culturais extracurriculares realizadas no colégio.

RELATO 41 - 18/08/2016

A professora trabalhou com os numerais: os alunos foram à lousa e escreveram alguns números, tiveram que dizer em espanhol a quantidade de medalhas que alguns países receberam e tiveram que fazer uma pequena avaliação sobre esse assunto. A professora também fez uma atividade interdisciplinar em que os alunos tiveram que somar alguns números para depois dizê-los em espanhol.

RELATO 40 - 11/08/2016

Não fomos à escola, pois na reunião realizada nessa semana decidimos os horários e escolas de cada bolsista.

RELATO 39 - 04/08/2016

Não fomos à escola, pois a professora-coordenadora se reuniu com as supervisoras para discutir a proposta de trabalho para esse semestre e realizou um processo seletivo para incluir novos bolsistas no projeto.

RELATO 38 - 28/06/2016

Os alunos responderam à pergunta "O que você mais gosta?" em espanhol e fizeram exercícios de revisão com o verbo "gustarse", contudo, a sala ainda apresenta muitas dificuldades e a professora disse que trará mais exercícios de fixação, pois esse conteúdo é muito importante e será cobrado numa prova que eles farão futuramente.

RELATO 37 - 21/06/2016

A professora pediu para os alunos procurarem em dicionários produtos que podemos comprar em farmácias, padarias, papelarias e bancas de jornal, fazendo assim listas em seus cadernos. A professora também comentou que é capaz de perceber quando os alunos traduziram textos em programas automáticos de internet ou fizeram o trabalho por conta própria. Ao final da aula, os alunos tiveram que ouvir uma história no rádio e ordená-la no livro didático, pois nele ela estava fora de ordem.

RELATO 36 - 14/06/2016

Os alunos começaram a aprender o futuro simples (yo voy a, tú vas a etc) e tiveram que criar sozinhos frases com esse tipo de conjugação - nós, bolsistas, fomos de mesa em mesa lendo as frases dos alunos e sanando dúvidas. Eles iam ouvir um áudio para fazer uma atividade, mas o rádio da professora apresentou problemas técnicos e eles leram a conversa, pois ela também estava no livro didático deles - nesse momento, vemos a importância do professor ter um segundo plano e saber improvisar, e a professora-supervisora o fez muito bem.

RELATO 35 - 07/06/2016

Os alunos ouviram um áudio e tiveram que preencher lacunas com o verbo "gustarse", para descobrir o que o falante do áudio gosta. A professora passou um vídeo que falava sobre variação fonética - no caso, os diferentes modos de se pronunciar "y" e "LL" em espanhol. 

RELATO 34 - 31/05/2016

Os alunos viram uma lista de adjetivos e tiveram que se autodefinir com eles - como a professora precisou sair para buscar o rádio que havia esquecido, ficamos com os alunos e tiramos dúvidas deles, foi um momento muito interessante da aula por essa razão. Quando ela retornou, os alunos ouviram um áudio e tinham que assinalar num exercício que constava no livro didático quem fazia as tarefas na casa de um casal - o homem ou a mulher. No final da aula, a professora começou a explicar o uso do verbo "gustarse". - Como havia poucos alunos em sala hoje, apenas seis estudantes foram.

RELATO 33 - 24/05/2016

A professora passou uma tarefa para o feriado: os alunos deveriam selecionar uma imagem de uma pessoa e fazer uma descrição detalhada dela, usando todo o vocabulário e conhecimentos gramaticais que adquiriram até agora. Em seguida, ela passou uma atividade com áudio: os alunos deveriam, com base no que escutavam, preencher lacunas que faltavam no livro didático - o áudio falava sobre a agenda de uma pessoa e o que ela faria em cada horário do dia - em seguida, eles ouviram outro áudio em que a pergunta "que horas são" era feita com frequência. No final da aula, a professora realizou um bingo em que, em vez de números, os alunos tinham que ver as horas do dia em diferentes relógios - os alunos se separaram em duplas para fazer esse exercício. A aula transcorreu tranquilamente, sem grandes problemas. 

RELATO 32 - 17/05/2016

Não fomos à escola pois tivemos que ir no dia 05/03 para dar continuidade à aula do dia 03/03 e, sendo assim, combinamos com a professora-coordenadora que não iríamos nesse dia. Por coincidência, a professora-supervisora informou que também não daria aulas nesse dia.

RELATO 31 - 10/05/2016

Não fomos à escola pois a professora-coordenadora liberou todos os bolsistas para participarem das atividades da Semana de Letras.

RELATO 30 - 05/05/2016

Com o intuito de dar continuidade à aula anterior, fomos nesse dia para entregar os textos que eles escreveram corrigidos pelos bolsistas. A professa passou outra atividade de seu livro didático em que os vocábulos da família também são trabalhados - esse exercício serviu principalmente para reforçar o conteúdo visto na aula passada.

RELATO 29 - 03/05/2016

Nesse dia aplicamos uma regência sobre os membros da família, com o intuito de trabalhar aquisição de vocabulário com os alunos. Na fase da pré-leitura, mostramos várias fotos de famílias diferentes e perguntamos aos alunos o que eles viam - também lhes perguntamos coisas como "o que é família para vocês?" e "vocês creem que o conceito de família mudou com o tempo?". Também passamos para os alunos um trecho de um episódio do Chaves e perguntamos quantas famílias eles viam no programa e trabalhamos com uma charge da Mafalda. Na fase da pós-leitura, após ensinamos os nomes dos familiares em espanhol, pedimos aos alunos que fizessem um texto descrevendo uma das várias famílias com que trabalhamos ao longo dessa regência.

RELATO 28 - 26/04/2016

No começo da aula, a professora revisou as partes do corpo humano, conteúdo já visto pelos alunos. Em seguida, eles fizeram um exercício que consistia em preencher lacunas de expressões idiomáticas que contivessem em seu teor alguma parte do CH, para que os alunos pudessem conhecer melhor a língua e as suas nuances. Num dado momento da aula, a professora conversou com os alunos sobre pontuação gráfica, pois muitos alunos não usam recursos básicos como vírgula e ponto final corretamente - é interessante observar como, muitas vezes, o professor de LEM precisa voltar de alguma forma para a língua materna dos alunos. Ao final da aula, os alunos viram um novo vocabulário, as roupas em espanhol.

RELATO 27 - 19/04/2016

Os alunos completaram lacunas de um texto com os verbos "ser, estar y tener". A professora marcou uma prova para aquele dia, mas como alguns alunos ainda estão sendo matriculados, ela decidiu esperar um pouco mais para fazê-la. Uma aluna que toda aula pede para ir ao banheiro o fez novamente e a professora disse "não": essa indisposição entre as duas não gerou conflitos, apesar da estudante parecer um pouco brava. A maioria dos alunos já se sente bastante a vontade com a nossa presença.

RELATO 26 - 12/04/2016

A professora realizou um bingo na sala de aula: enquanto eu passava em cada carteira e os alunos sorteavam um número para em seguida lê-lo em espanhol, a professora os escrevia no quadro. Os ganhadores receberam materiais escolares como lapiseira, borracha e bloco de notas. Como a atividade foi bem interativa, o tempo passou rápido e sem problemas. Havia 11 alunos na sala e um chegou atrasado.

RELATO 25 - 05/04/2016

A professora passou uma lista de palavras (Cecilia ser, los fines de semana, vivir etc) e os alunos tiveram que criar, com elas, um pequeno texto que fosse coeso e coerente. Nesse momento, vimos alguns textos dos alunos e sanamos algumas dúvidas - é interessante observar que eles já se sentem um pouco mais a vontade com a nossa presença, visto que, nas primeiras aulas, pareciam se sentir inibidos ou constrangidos de nos perguntarem algo. Como novo vocabulário, a professora ensinou objetos que estão na sala de aula (cadeira, carteira, quadro etc) e a formação morfológica de algumas palavras como por exemplo, trece, catorce, siete etc. Ao todo, 13 alunos foram a aula e não tivemos problemas de disciplina.

RELATO 24 - 29/03/2016

Os alunos tiveram que ouvir uma conversa num áudio e extrair informações advindas delas (nomes, profissões, nacionalidades dos personagens etc) e depois fizeram essas mesmas perguntas uns aos outros. A professora começou a ensinar os verbos no presente do indicativo e depois tiveram que procurar verbos num texto. Hoje, houve um pequeno problema de disciplina: uma aluna ficava entrando e saindo da sala o tempo todo com desculpas diferentes e uma das secretárias da escola foi conversar com a sala num dado momento sobre isso, para que tal acontecimento não se repita, principalmente durante o intervalo do ensino regular. Como tarefa, a professora pediu para que os alunos escrevessem em seus cadernos quatro frases diferentes usando a maioria das palavras que eles já aprenderam.

RELATO 23 - 22/03/2016

A professora entregou algumas tarefas que ela corrigiu por último e conversou com os alunos sobre a importância de se ter autonomia ao aprender uma língua estrangeira. Em seguida, os alunos leram um texto sobre a cartonista argentina Maitena Burandena. A professora também apresentou os pronomes pessoais de caso reto e a conjugação no presente do indicativo dos verbos ser, estar e tener. Havia 10 alunos na sala e não houve nenhum problema relacionado à disciplina - hoje foi o primeiro dia de dois alunos.

RELATO 22 - 15/03/2016

Hoje foi a terceira semamais na de aula da turma que acompanharei esse semestre: um grupo de espanhol básico do CELEM no Colégio Paulo Leminski, novamente sob a supervisão da professora que acompanhei ano passado. Havia oito alunos na sala, duas garotas que sentaram na frente participaram mais da aula, enquanto uma moça mais velha ficou "excluída", sem falar com ninguém.

Nas semanas anteriores, os alunos tiveram que procurar um texto informativo e, embaixo de sua cópia, escrever o que tinham aprendido da língua espanhola - diferenças entre português e espanhol -  e inferido dela com base no texto. A professora informou que eles poderiam entregar essa atividade até a próxima terça. Em seguida, os estudantes ouviram a música "Vivir sin aire" junto com uma cópia da letra, mas os trechos embaraçados, para que eles a ordenassem. Em seguida, os alunos ouviram um áudio para aprender os números em espanhol - por fim, a professora mostrou aos estudantes algumas palavras que são escritas de forma idênticas nas duas línguas, mas são pronunciadas diferentemente.

Antes de finalizar a aula, a professora informou que os alunos deveriam adquirir uma cópia do material a ser usado em sala de aula o quanto antes, para que ela consiga manter todas as turmas no mesmo ritmo.

RELATO 21 – 01/12/15

Hoje nós aplicamos uma regência nas turmas: utilizando propagandas de vários produtos, explicamos o uso dos artigos definidos (El, la, los, las) e alguns usos do artigo neutro “Lo”.

Na primeira turma, eu e outras bolsistas  aplicamos a regência: uma delas conversou com os alunos sobre as propagandas que levamos, de modo a fazê-los refletir de modo geral por quais razões elas existem e como elas atuam em nossa sociedade, e a outra explicou os artigos definidos. Eu fiquei responsável por explicar o artigo “Lo” e os heterogenéricos, palavras parecidas com o mesmo significado nas línguas portuguesa e espanhola que apresentam artigos opostos. Ao final da aula, os alunos tiveram que criar uma propaganda com recortes de revistas que levamos – elas tinham que conter um ou mais dos cinco artigos explicados – e o grupo vencedor ganhou uma caixa de bis como prêmio.

Outras bolsistas aplicaram a regência na segunda turma. As duas aulas transcorreram tranquilamente e sem grandes problemas.

RELATO 20 – 24/11/2015

Não fomos à escola hoje, pois a nossa professora-supervisora tinha um compromisso e nos avisou com antecedência para não irmos.

RELATO 19 - 17/11/2015

Como tarefa para os dias em que a professora não dará aulas (19, 24 e 26/11), ela passou uma redação para os alunos das duas turmas fazerem com o título "Mi rutina diaria", em que eles devem falar de pelo menos seis hábitos que têm.

Hoje choveu bastante, o que fez com que poucos alunos fossem às aulas: sete na primeira turma e três na segunda. As duas aulas ocorreram tranquilamente, sem problemas de disciplina.

Na primeira turma, os alunos ouviram um áudio e tiveram que responder algumas perguntas que a professora colocou no quadro sobre ele. Em seguida, eles fizeram alguns exercícios relacionados ao pretérito imperfeito do indicativo. Como sempre, ajudamos os alunos durante as atividades e alguns erros persistem: esquecem de colocar acentos em palavras como "hacía", põem o "m" em vez de "n" no final de "vivían", entre outros.

A segunda turma está um pouco atrasada: ela explicou as diferenças desse tipo de conjugação verbal entre o português e espanhol, em seguida pediu para que os alunos lessem um texto (primeiro em silêncio, depois em voz alta) e passou alguns exercícios. Ela disse que não queria adiantar muito essa matéria, pois havia poucos alunos em classe e teria que explicar tudo de novo depois.

RELATO 18 – 10/11/15

Os alunos do Tiradentes não foram à escola essa semana pois a supervisora deles tinha um compromisso e avisou a todos com antecedência, de modo que, para ser justo com todos, a coordenadora do nosso projeto liberou todos os bolsistas de irem na escola nessa semana.

RELATO 17 - 27/10/15

No começo da aula, os alunos criaram frases com falsos cognatos, havia mais gente na aula anterior, pois não choveu. Após a realização dessa atividade, que transcorreu tranquilamente, a professora pediu para que alguns alunos lessem um diálogo da apostila. Achei preocupante o fato de que muitos alunos liam muito lentamente, um sinal de que eles não têm o hábito da leitura sequer na lingua materna. A professora explicou a diferença entre os verbos "haber" e "tener" e passou exercícios de fixação. Eu e as bolsistas do PIBID ajudamos alguns alunos nessa atividade, a maioria cometeu erros quanto a distinção explicada e também houve equívocos quanto a conjugação de verbos - por exemplo, um aluno escreveu "tiengo" em vez de "tengo".

Na segunda turma, apenas três alunos compareceram à aula. Eles escutaram quatro conversas num áudio e, baseado numa breve explicação da apostila, tiveram que dizer de qual país era cada falante; a maioria acertou. Num dado momento da aula, a professora pediu para que criássemos diálogos com os alunos simulando uma conversa ao telefone de uma variação distinta e os demais tinham que adivinhar de qual país era cada conversa. Ao final da aula, os alunos começaram uma cruzadinha da apostila, mas como não deu tempo de terminar, eles tiveram que fazer o resto em casa - como sempre, os três alunos dessa turma se mostram bastante participativos e interessados.

PS: Devido a questões relacionadas à logística, mudei o meu dia da semana de quinta-feira para terça-feira, de modo que dia 22/10 foi a última quinta que fui e 27/10 foi a primeira terça.

RELATO 16 - 22/10/15

Apenas a primeira turma teve aulas, sendo que somente três alunos foram; hoje choveu bastante na cidade inteira (Curitiba) e algumas regiões ficaram sem eletricidade. A professora pediu para que os alunos criassem frases com falsos cognatos e escrevessem uma delas no quadro - como éramos poucos, a professora não passou nenhuma matéria nova, apenas fez alguns exercícios de revisão, por exemplo, ouvimos algumas notícias num rádio e os alunos tiveram que falar resumidamente (em português) sobre cada uma delas.

RELATO 15 – 15/10/15

Não fomos à escola nessa semana, pois tivemos nesse dia uma palestra sobre as novas Bases Curriculares Nacionais e uma manifestação em defesa do PIBID.

RELATO 14 – 08/10/15

Não fomos à escola nessa semana devido ao SIEPE.

RELATO 13 - 01/10/15

A primeira turma finalmente realizou a atividade com o crucigrama. Muitos alunos não fizeram a atividade corretamente, pois alguns quadros não estavam sincronizados e um aluno fez em português - a professora o entregou de volta e o mandou entregar na aula seguinte em espanhol. É interessante apontar que nem todos os nomes puderam ser escritos na LEM, como por exemplo "Conceição", visto que a letra "ç" não existe em espanhol. Ao final da aula, os alunos fizeram a primeira atividade da nova apostila, uma lista de exercícios com o verbo "Me gusta."

Na segunda turma, a professora pediu para que os alunos fizessem um crucigrama com o nome dela, como na turma anterior há algumas semanas. Após explicar para os alunos a atividade que teriam que fazer, ela pegou um crucigrama da turma anterior e mostrou aos alunos. No final da aula, ela explicou alguns verbos irregulares, como "querer -> quiero" e "encontrar -> encuentro" e "traer -> traigo".

Enquanto os alunos faziam uma lista de exercícios, a professora tirou algumas dúvidas de uma aluna relacionadas ao verbo "coger".

RELATO 12 - 24/09/15

Na aula de hoje, ajudei uma aluna com paralisia cerebral a realizar as atividades desenvolvidas em sala. Como ela e o um outro aluno foram os únicos que trouxeram o crucigrama feito, a atividade com esse jogo foi adiada para a próxima aula. No começo da aula, a professora colocou uma conversa para os alunos ouvirem e eles tinham que escrever no caderno o que as pessoas do diálogo - um homem e uma mulher - fariam nos dias do final de semana pela manhã, tarde e noite. Em seguida, iniciaram a nova apostila, a professora leu em voz alta com os estudantes o poema "Receta para vivir 100 años", da cartunista argentina Maitena Burundarena e tirou dúvidas relacionadas ao vocabulário do texto. Ao final da aula, os alunos escutaram a música "Cuando acaba el placer" do Alexandre Pires e completaram lacunas da letra, a qual está na nova apostila. A aluna em questão domina bem a matéria e, num dado momento da aula, conversamos bastante em espanhol.

A segunda turma está um pouco atrasada, visto que não tiveram algumas aulas devido ao período de chuvas: hoje apenas três pessoas foram. As alunas presentes leram um texto da apostila anterior sobre casamentos na Espanha e Bolívia depois fizeram um exercício estilo "assinalar V ou F" relacionado a ele. Ao final da aula, como havia poucos alunos, a professora aproveitou para tirar algumas dúvidas específicas de cada um relacionadas a conjugações verbais.

RELATO 11 - 17/09/15

Hoje não estava chovendo e muitos alunos compareceram em ambas as aulas.

Na primeira turma, a professora passou uma atividade em que os alunos deveriam completar um crucigrama com palavras em espanhol Para descobri-las, a professora passou uma sequência de conceitos (também em especial) e, a medida em que os descobrissem, as palavras contidas ali contidas mostravam o nome da professora. Como tarefa para o dia 24/09, os alunos terão que fazer um crucigrama semelhante, mas que formem os seus próprios nomes. Eles deverão trazê-la num papel e, também, uma crucigrama em branco, para que ela seja distribuída pela sala e os alunos façam as cruzadinhas uns dos outros.

A professora informou que, a partir do dia 24/09, uma nova apostila será usada e, portanto, os que ainda não a compraram devem fazê-lo o mais rápido possível. Por fim, ela passou dois exercícios em que os alunos deviam preencher, com perífrases verbais, lacunas em frases que foram escritas no quadro.

Na segunda turma, porém, a aula foi diferente, visto que eles estão um pouco atrasados: os alunos leram um diálogo da apostila e depois pronunciaram, em voz alta, uma lista de móveis da casa, enquanto a professora os traduzia um por um. Em seguida, ela pediu para que cada aluno dissesse, em espanhol, uma peça de seu guarda-roupa e uma comida ou bebida que não pode faltar em sua geladeira.

Não houve problemas relacionados à falta de disciplina em nenhuma das aulas. 

RELATO 10 - 10/09/2015

Hoje estava chovendo muito e, na primeira turma, havia sete alunos quando a aula começou e uma aluna chegou meia hora atrasada. A professora informou que, na próxima aula, dia 14/09, ela deixará o xerox da próxima apostila na escola e dará um tempo de cerca de duas semanas para que todos os alunos o tenham. Os alunos tiveram que ler um texto sobre casamentos na Espanha e Bolívia e depois realizar um exercicio de V ou F - a professora pediu para que eles lessem o texto em voz alta, depois de uma leitura silenciosa realizada por todos, e podemos ver que alguns erros persistem: os alunos insistem em fazer o som de /z/ em palavras como "desean" e apresentam dificuldades em realizar o /r/ vibrante em palavras como "repetir". Depois dessa atividade, ela entregou uma prova realizada há algum tempo e corrigiu um erro cometido por muitos na conjugação do verbo futuro: muitos alunos se esqueceram de colocar o "a" na locução "ir a ..." e escreveram "estar a" em vez de usar o gerúndio nas respostas em que deviam fazê-lo. Ao final da aula, a professora pediu para que os alunos fizessem um exercício sobre o verbo "gustarse".

Na segunda turma, a qual tinha apenas dois alunos, a professora começou a aula com esse exercício, pois ele já estava no quadro - além disso, não houve grandes diferenças entre as duas aulas.

RELATO 09 - 03/09/15

Como estava chovendo muito nesse dia, muitos alunos faltaram e duas alunas chegaram quase 40 minutos atrasadas. A professora realizou uma atividade com um áudio, os alunos tinham que ouvi-lo e encontrar "palavras-chave" em seu conteúdo. Eles aprenderam mais vocabulário (mobília e cômodos da casa) e a professora pediu para que eles lessem algumas palavras em voz alta. É interessante observar que alguns vícios de pronúncia permanecem, como por exemplo dizer "almorrada" em vez de "almohada", palavra em que o "h" é mudo. Contudo, a professora os corrigia constantemente.

A professora cancelou a segunda aula pois apenas dois alunos foram à escola, ainda que estivesse chovendo bem menos do que no começo da noite.

Relato 08 - 27/08/15

A aula desse dia foi tranquila, a professora aplicou uma prova nas duas turmas sobre as

perífrases verbais que trabalhos na última regência. Eu fiz a parte escrita da prova de uma aluna cadeirante e que não consegue escrever devido a problemas de saúde. Ela dizia e eu escrevia, sem modificar nada do que ela dizia.

No final de ambas as aulas, a professora entregou boletins aos alunos e disse que, a partir da próxima aula, seria a próxima etapa do ano letivo - o ano letivo está desregulado nas escolas estaduais do Paraná devido às greves ocorridas no começo do ano.

Por fim, ela disse que trabalharia direções (izquierda, derecha, afuera etc) na próxima aula e faria um jogo com os alunos para fixar essa matéria.

RELATO 07 - 20/08/2015

Hoje, eu e outras bolsistas aplicamos uma regência em sala de aula.

O tema, "Trabalhando perífrases verbais com um texto sobre promessas de fim de ano", visava revisar as perífrases "ir + a", "tengo que + verbo" e "estar + gerundio", já trabalhado anteriormente pela professora.

Uma das bolsistas explicou o conceito brevemente para os alunos e, em seguida, eu fiz mímicas com verbos aleatórios escritos no quadro e os alunos tinham que adivinhar o que eu estava fazendo. Uma bolsista leu o texto "10 promesas de fin de año que nunca cumplimos" e eu anotei no quadro as principais palavras e expressões que os alunos possivelmente não conheciam. Logo depois conversamos com eles sobre o que eles pensavam sobre esse assunto e se eles costumavam fazer promessas de fim de ano.

A dinâmica seguinte foi, novamente, com mímica: os alunos tinham que sortear num saco um verbo em espanhol e os alunos deviam dizer, em espanhol, o que ele estava fazendo. A sala foi dividida em equipes, gerando um clima competitivo entre eles - aproveitamos a oportunidade para reforçar as perífrases, fazendo com que os alunos respondessem às perguntas utilizando-as.

Após a dinâmica, os alunos tiveram que escrever, em seus cadernos, três promessas de fim de ano e usando as perífrases trabalhadas em sala.

RELATO 06 - 13/08/15

A professora começou ambas as aulas entregando atividades feitas numa aula anterior e sanando dúvidas dos alunos quanto a erros cometidos por eles.

Na primeira turma, ela fez uma atividade da apostila em que os alunos deveriam listar cinco coisas que compramos em farmácias, bancos, papelarias e padarias, podendo ultrapassar essa número caso quisessem. A aula foi bem tranquila e sem problemas relacionados à conversa ou indisciplina.

Na segunda turma, a aula foi iniciada com uma atividade de compreensão de um áudio em que os alunos deveriam completar lacunas da apostila com o que era dito no áudio em questão. Em seguida, ela pediu a mesma atividade feita pela segunda turma, contudo, não deu tempo de corregi-la em sala, sendo assim ela foi deixada para a aula posterior.

Conversamos com a professora e ela disse que a segunda turma está mais atrasada pois os alunos sempre têm muitas dúvidas e elas acabam ocupando uma quantidade considerável do tempo.

 

Relato 5 – 14/04/15

Na reunião de hoje, conversamos sobre as regências que devem ser feitas no final do mês. As professoras-supervisoras enviaram à nossa coordenadora as diretrizes do que elas devem conter e discutimo-las em grupo. Decidimos que elas serão divididas em duplas e trios e os bolsistas deverão prepará-las e mostrar o esboço delas à professora-supervisora. Discutimos também sobre a estrutura que uma aula que tenha por base os gêneros discursivos deve ter: uma pré-leitura do texto com os alunos (na verdade, uma espécie de levantamento do conhecimento que eles possuem sobre o assunto a ser estudado), leitura (o texto e a matéria em si) e a pós-leitura (uma reflexão sobre o conteúdo estudado e o que ele agregou aos valores dos estudantes).

Na escola, a professora avisou os alunos que na próxima aula deles – quinta-feira, dia 16/04/15 – eles terão uma prova sobre os conteúdos já estudados em classe. Sendo assim, a aula de hoje foi uma revisão: ela passou exercícios com os verbos ser, estar e tener: na primeira turma, ela passou uma atividade em que eles deveriam ligar trechos de orações da coluna a esquerda do quadro-negro aos da direita. Na segunda turma, foram feitos exercícios diferentes, mas que tinham o mesmo objetivo, revisar a matéria dada em classe. Os exercícios foram corrigidos oralmente em ambas as turmas, de modo que a professora também pôde corrigir a pronúncia de alguns alunos que não a fizeram corretamente.

Na primeira turma, houve algumas conversas paralelas de alunos, mas nada que atrapalhasse a aula. Notei que são sempre algumas alunas que sentam no fundo da sala e algumas crianças menores que costumam sentar no meio da classe.  

Relato 4 – 07/04/2015

Na reunião de hoje, discutimos brevemente sobre o tópico dos PCNs que abordam as habilidades linguísticas as quais as escolas devem enfatizar em seu ensino: fala e escrita. Em seguida, pudemos conversar sobre as nossas diferentes vivências nas escolas junto aos alunos – foi a primeira vez que relatei uma experiência minha. A professora nos orientou quanto a posturas que devemos ter frente a casos atípicos, como, por exemplo, uma aluna com paralisia cerebral que há em uma das turmas que acompanhamos. Combinamos de continuar a nossa conversa sobre os PCNs na próxima semana.

Na escola, a professora fez um bingo com os alunos: foram distribuidas cartelas e eles sorteavam os números: na primeira turma, outra bolsista anotou os números na lousa, para ajudar na organização da atividade; na segunda, eu. Os alunos puderam treinar a pronúncia dos números e a professora corrigia o tempo todo os erros, apontando as principais diferenças entre as línguas espanhola e portuguesa. Em seguida, foram feitas atividades com áudios: eles precisavam ouvir uma série de hispanofalantes se apresentando e em seguida completar as lacunas em suas apostilas com informações deles. Na primeira turma, a professora também passou rapidamente um áudio para eles ouvirem e dizerem se, neles, os falantes estavam num contexto formal ou informal de fala, algo que na língua espanhola pode ser identificado principalmente através dos pronomes – na segunda turma, devido ao tempo, essa segunda atividade não pôde ser realizada.

Os alunos estão cada vez mais abertos comigo e com as outras bolsistas que me acompanham. Dois deles me cumprimentaram pelo nome e tiraram dúvidas comigo. Eles parecem estranhar cada vez menos a nossa presença. Como a professora realizou atividade que envolveu a sala inteira, não houve muito tempo para conversas paralelas.

Relato 3 – 31/03/15

Hoje, eu e outras bolsistas apresentamos um seminário sobre o PCN voltado ao ensino de Línguas Estrangeiras Modernas. Houve um breve debate sobre como nos portamos durante a apresentação e a professora-coordenadora disse que no próximo encontro continuaríamos a debater sobre o assunto.

Em seguida, fomos para a escola. A professora seguiu uma atividade do material sobre cumprimentos (Hola, qué tal etc), bem como uma atividade com áudio envolvendo os números em espanhol. A turma mudou para uma sala no térreo, devido a uma aluna cadeirante. Notei que na primeira turma os alunos estavam mais “falantes”, havia mais conversas e burburinhos, todos eles vindos de alunos mais jovens – conforme já comentei, essa turma é bem heterogênea, com alunos que aparentam ter entre 10 e 12 anos até pessoas entre 40 e 50 anos.

Hoje foi a primeira fez que conversei com alunos; eles vieram tirar dúvidas comigo num momento em que a professora pediu que eles fizessem algumas atividades. Uma aluna comentou comigo que gostaria de cursar Letras e me fez algumas perguntas sobre o curso.

A segunda turma, a qual possui predominantemente adultos, é bem mais quieta num geral, também acredito que os alunos sejam mais interessados.  

Relato 02 - 24/03/15 

Hoje, na reunião, foram discutidas questões burocráticas sobre o PIBID e algumas camisetas do projeto foram entregues aos alunos. Em seguida, tivemos uma discussão sobre o texto “Carta à minha filha: não deixe que a escola te ensine”, o qual consta no site do PIBID e a professora-coordenadora pediu que o lêssemos antes da reunião.

Em seguida, eu e algumas bolsistas fomos à escola Paulo Leminski, onde acompanharemos as aulas da professora no CELEM existente no colégio. Ela leciona esse dia em dois horários distintos: a primeira turma das 17h50 as 19h20 e a segunda das 19h30 as 21h. Nesse dia, ela trabalhou com os alunos a música “Poder vivir sin aire”, do grupo mexicano Maná; ela entregou aos alunos um papel contendo essa música numa ordem aleatória e eles deveriam descobrir a correta após ouvirem a música duas vezes. Após a atividade ser concluída, ela passou para os alunos um vídeo sobre as diferentes maneiras de se pronunciar os sons de /ll/ e /y/ na língua espanhola, as quais variam dependendo da região em que o idioma é falado. Por fim, ela passou para os alunos um trava-línguas (El perro de San Roque...) e pediu para que treinassem. A professora finalizou as aulas ressaltando a importância de todos os alunos comprarem o material preparado por ela e que ele se encontra num Xerox dentro da própria escola.

A principal diferença das duas turmas diz respeito às faixas etárias: a primeira turma é bastante heterogênea, há crianças com pouco mais de 10 anos e adultos com mais de 40, o que pode ser um problema na execução de algumas atividades. A segunda apresenta um predomínio de pessoas mais velhas, além de ser menor. Percebi que nessa turma o número de estudantes que têm o material estipulado é maior – porcentualmente, claro.

Relato 01 - 17/03/15

Na reunião do dia 17/03/15 uma bolsista apresentou um seminário sobre a LDB - Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional - um documento extenso e detalhado sobre como deve funcionar a educação em nosso país. O documento aborda questões como as atribuições de cada instância - governos municipal, estadual e federal -, as qualificações específicas que os professores de cada âmbito deve ter, os recursos financeiros que sustentarão o sistema educacional etc.

O documento também enfoca o ensino de Línguas Estrangeiras Modernas, afirmando que é obrigação do governo ofertar uma língua obrigatória - a maioria das escolas opta pelo inglês - e uma optativa. A LDB também afirma que as comunidades indígenas têm o direito de receberem o devido ensino de acordo com o seu idioma e cultura locais.

Em seguida, a professora-coordenadora do projeto, explicou como funciona a pirâmide hierárquica dos documentos da educação nacional e conceituou para os bolsistas as atribuições do PNE (Planos Nacionais de Educação) e PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), bem como a estrutura da educação brasileira por faixa etária.