1º semestre 2016

Observação na Sala de Aula - Colégio Paulo Leminski (28/06/2016)

Continuação da revisão para a prova que farão dia 30/06 (quinta-feira), mas agora sobre o verbo 'gustar' que não deu tempo aula passada. Conversaram sobre as coisas que mais gostam, com mediação da professora Sônia. Depois preencheram as lacunas de um exercício no quadro, apenas um aluno a questão usando a concordância nominal e verbal. Como eles estavam com muita dificuldade na concordância do verbo 'gustar', a professora focou nele durante toda a aula e o abordou de várias formas para conseguir ensiná-los.

 

Reunião (28/03/2016)

'escola' -- 'objeto' --> culta
                   |
         mundo da vida
                  |
conhecimento sistematizado

aprendemos através do mundo da vida na universidade.        

reflexão -- uso -- reflexão 

 

Observação na Sala de Aula - Colégio Paulo Leminski (22/03/2016)

O material didático começou a ser usado, mais nem todos os alunos o tem ainda. A professora Sônia pediu para que aqueles que não tem material (xerox) se juntassem com outra pessoa que tem. Percebi que um auno não se sentiu a vontade e não sentou com outra pessoa, mais depois ele sentou com uma aluna que emprestou o material da professora. Hoje estão presentes 11 alunos, a maioria é jovem adolescente, há apenas duas alunas mais velha, porém todos se interessam na aula.

Ainda não me sinto segura para ajudar os alunos, talvez seja vergonha de não saber como abordá-los. Porém, observei dois colegas meus que são mais seguros e resolvi abordar os alunos oferecendo ajuda e perguntando se tinham alguma dúvida. 

Entrou um menino na sala que não faz espanhol, pediu para pegar o boné que esqueceu embaixo da carteira e a professora aproveitou para ensinar como se fala boné em espanhol.

 

Reunião (21/03/2016)

Abordamos sobre como foram as observações das semanas anteriores, a professora Josele deu dicas de como fugir de algumas situações e como resolvê-las.

Estudar o texto Multiculturalismo e fazer o fichamento do mesmo pensando sobre como podemos apresentar, nos eventos deste ano, o tema multiculturalismo envolvendo as regências que realizamos ano passado. Pensar em como o multiculturalismo está presente nessas regências.

 

Observação na Sala de Aula - Colégio Paulo Leminski (15/03/2016)

A professora Sônia iniciou a aula falando sobre o trabalho que era tarefa de casa, era sobre um rótulo em espanhol onde os alunos deviam procurar palavras desconhecidas para descobrir o que significa "apellido". Passou uma música para eles colocarem em ordem, "Vivir sin aire". Depois fez um exercício de audição.

Um aluno chegou 1 hora atrasado por causa do seu estágio. Haviam 9 alunos na sala.

Me senti mais a vontade hoje por já conhecer o lugar, a professora, e também por saber um pouco mais de espanhol que no ano passado.

 

Reunião (14/03/2016)

Na política: O Canadá em 1989 fez a primeira Constituição Multiculturalista do mundo com a intenção de trazer pessoas de outros lugares do mundo, que fossem para lá estudar, trabalhar, e constituir família, para ocupar seu grande território, mas que tem poucos habitantes. A Colômbia seguiu os mesmos passos, mas por causa da multiculturalidade já presente no país, descendência dos povos antigos.

Multiculturalismo: homogeneização e diferença
Processo de globalização e mobilidades culturais;
Favorecimento dos encontros e movimentos;
Constituição de sujeitos multiculturais;
O Estado imprime a homogeneização;
Difusão de esteriótipos pela mídia: a impossibilidade de acesso a realidade.

 

Reunião (10/03/2016)

Definições:​
Reuniões todas as segundas-feiras às 16h15min.
Farei as observações todas as terças às 16h.

Discussão e definição dos horários que acompanharemos as professoras Sônia (CELEM - Paulo Leminski) e Paula (CELEM - Tiradentes). A divisão dos bolsistas para as obervações foi feita em 4 grupos. 

As regências serão organizadas em sequência didática. Realizaremos as regências em 2 ou 3 aulas.

Pensar sobre a Base Nacional Comum para apresentar, como uma mesa coordenada, na Semana de Letras e no Encontro de Professores de Espanhol do Paraná.

 

_________________________________

 

2º semestre 2015

 

Regência (01/12/2015)

Esta regência fizemos sobre "Los Artículos" e sobre "El Artículo Neutro Lo", que foi a matéria que a professora Sônia, nossa supervisora, nos pediu para reforçar com os alunos. Eu estava com medo de ensinar essa matéria, pois foi algo que não ainda não aprendi e compreendi completamente. Mas a aplicação da regência acrescentou muito na minha aprendizagem.
Começamos passando propagandas para eles e fazendo perguntas sobre aquele gênero, aos poucos fizemos com que eles percebessem os artículos e sua importância, tanto quando usado na propaganda ou em outros gêneros. Depois explicamos a parte gramatical dos artigos, que para mim foi perceptível que não é muito interessante para os alunos, pelas suas reações e pelo silêncio que se fez neste momento, foi uma explicação que encurtamos para que não ficasse muito cansativa, mas que era necessária para que os alunos compreendessem o conteúdo. Ainda falamos um pouco dos "heterogenéricos" entre o português e espanhol e só então aplicamos a atividade, que era a montagem de uma propaganda pelos alunos, na primeira turma dividimos os alunos em 3 grupos de 3 pessoas e na segunda turma foi individual, porque só haviam 3 alunas na sala. Quando terminaram este trabalho, fizemos uma votação e uma premiação da melhor propaganda, escolhida por eles mesmos e pela professora Sônia. Nesta atividade eles ficaram muito empolgados, diferente da parte da gramática. Para desenvolver esta atividade compramos cartolinas, colas e canetas na papelaria, recortamos várias figuras de revistas para que eles pudessem fazer a atividade e levamos tesoura também. 
Novamente a recepção dos alunos conosco foi excelente, e acredito que eles gostaram da aula que receberam.

 

Reunião (24/11/2015)

Como a professora Sônia está viajando e os alunos não tiveram aula essa semana, fomos apenas para a reunião.
Na reunião apresentamos a regência sobre "Los Artículos", para os nossos colegas do PIBID e para as professora Fernanda e Paula. Eles deram opiniões e dicas do que pensavam que poderia ficar melhor para a aplicação da regência. Algumas das dicas foram:

  • Antes de entregar o material para os alunos e fazer as perguntas, entregar e mostrar as propagandas;
  • Fazer com que eles deduzam as regras de uso dos artículos;
  • Adicionar discussão sobre características do gênero propaganda;
  • Procurar algumas coisas no BuzzFeed Espanhol.
     

Observação na Sala de Aula - Colégio Paulo Leminski (17/11/2015)

A professora passou uma tarefa para eles, que é um texto sobre "Mi Rutina Diaria", para ser entregue dia 01/12. O primeiro exercício da aula foi auditivo, onde tinham que preencher um quadro. No segundo exercício a professora pediu para que ajudássemos os alunos a completar e responder, me senti insegura para ajudá-los, pois estou praticamente no mesmo nível de Espanhol que eles (ainda estou no 2º período), e eles fizeram mais exercícios depois.
Ela nos "usou" para falarmos e montarmos frases que ela também havia pedido aos alunos.
Ultimamente estão vindo poucos alunos para a aula, diminui muito a quantidade comparando com o começo do ano.
Na segunda turma a professora Sônia fez uma revisão do "Pretérito Imperfecto", que foi um assunto abordado na primeira aula, com a outra turma. Ela leu um texto que usava esse tempo verbal para dar exemplos aos alunos sobre como eles poderiam elaborar seus textos.
As aulas das 2 turmas costumam ser diferentes, mas nas 2 últimas observações essa diferença é ainda maior, pois na segunda aula há poucos alunos (hoje apenas 3), como há uma diferença de idade entre as turmas também, parece que a aula na segunda turma flui mais, a prática de conversação me parece maior também. 
Como na outra turma as alunas fizeram exercícios sobre o tempo verbal abordado na aula (Pretérito Imperfecto). Leram uma fábula "La gallina de los huevos de oro" da qual tiveram que dizer a "moraleja" (moral) da história. As alunas revesaram com a professora para ler. Mais pro final da aula leram outro texto.
Conversamos com a professora sobre a nossa regência, que mudou para o dia 01/12, e ela deu algumas dicas e opiniões do que poderíamos fazer, nos deu exemplos até de que tipos de exercícios podemos desenvolver e passar para eles.

 

Observação na Sala de Aula - Colégio Paulo Leminski (10/11/2015)

Quando chegamos na sala haviam retirado todas as nossas intervenções, que tínhamos produzido e colado nas paredes e no quadro para informações, que há na sala.
A professora Sônia passou um quadro com os pronomes (me, te, le, nos, os, les), para que os alunos completassem com outras partes para formar uma frase. Os alunos fizeram exercícios em sala individualmente.
Ela falou conosco sobre a nossa regência do dia 24/11 sobre "los artículos y pronombres" e "el artículo neutro lo".
Como os alunos faltaram bastante, a professora fez uma revisão dos assuntos abordados nas últimas aulas sobre o uso do "b" e do "v" que geram bastante dúvidas em alunos iniciantes de espanhol.
Na segunda aula veio apenas uma aluna, então a professora não passou matéria, ficou conversando com a aluna que leu um poema que havia gostado de um autor uruguaio e então a professora fez comentários sobre o poema. 

 

Regência (29/09/2015)


Continuamos a regência desenvolvida na semana passada, e devolvemos aos alunos as respostas dos hispanos, eles adoraram. O que eu mais gostei é que alguns hispanos mandaram respostas em áudio, como no whats app, e tínhamos trabalhado sobre isso na primeira aula. Foi bom também porque além de terem que ler as respostas e treinar a leitura e a fala, treinaram também com os áudios a compreensão auditiva. Passamos para eles um vídeo também. Foi muito bom ver as reações deles com as respostas recebidas, e também o retorno geral da nossa aula.

 

Regência (22/09/2015)

Hoje demos a primeira regência do ano, não conseguimos desenvolver antes por causa da greve dos professores da rede estadual de ensino. A aula foi sobre "La lenguaje SMS", abordamos principalmente as abreviações usadas no espanhol por falantes hispanos. Preparamos a aula para usar o telão da sala, para poder expor os conteúdos que havíamos desenvolvido para eles e mostrar os vídeos escolhidos. Preparamos também um pequeno material didático, que foi entregue aos alunos. No início da aula houve um problema, porque não conseguíamos ligar nem usar o multimídia da sala, então começamos a aula apenas com o material didático, mas depois de alguns minutos veio um professor da escola e nos ajudou a resolver os problemas e ligar o projetor e o som. Quando tudo foi resolvido ficamos mais tranquilas e seguimos a aula normalmente. Para mim a primeira experiência foi ótima, eu estava nervosa, mas as meninas que já estão no PIBID há algum tempo deram muito apoio durante a aula e isso me ajudou muito. Falamos também sobre os diferentes tipos de onomatopeias de risadas pelo mundo. Na última parte da regência havia o texto de vários hispanos (um em cada material didático), que contava um pouco sobre ele e fazia perguntas aos alunos também. Para mim esta parte foi a que eles mais gostaram, pois falaram bastante e se empolgaram para responder, pois sabiam que era alguém real, principalmente quando dissemos que tentaríamos trazer as respostas dos hispanos para o que eles escreveram. Eles deveriam escrever essas mensagens na "Lenguaje SMS" trabalhada nesta aula.
Os alunos gostaram da nossa aula, acredito que é porque trazemos uma proposta diferente daquilo que o professor passa, isso porque somos um grupo preparando uma aula, com bastante tempo para desenvolvê-la, e ainda com feedback dos colegas do PIBID, diferente do caso de um professor. O que é interessante é trabalhar os textos teóricos nas reuniões e ver como funciona a aplicação em sala de aula.

 

Observação na Sala de Aula - Colégio Paulo Leminski (15/09/2015)

Hoje a professora começou a aula começou a aula perguntando se eles estavam preparados para uma aula mais chata. Ela ensinou os verbos irregulares para eles, que realmente é uma matéria pesada. Os alunos fizeram atividades e exercícios relacionados com a conjugação desses verbos e corrigiam junto com a professora, falando para todos a sua resposta. Fizeram uma frase também com um verbo que a professora colocou no quadro. A aula foi mais curta , acabou 30 minutos antes, porque a matéria do Espanhol 1 acabou e na próxima quinta (24/11) começarão a matéria do Espanhol 2.

Na segunda turma faltavam mais coisas para terminar na apostila. Fizeram uma atividade para completar uma música. Enquanto corrigiam a canção a professora aproveitou para ensinar e explicar algumas expressões encontradas, depois fizeram mais uma atividade de áudio, que tinham que escutar e escrever o diálogo. Dentro dos diálogos havia vocabulário sobre casas, apartamentos, etc. Durante a correção novamente a professora foi os ensinando sobre essas expressões.

 

Observação na Sala de Aula - Colégio Paulo Leminski (01/09/2015)

No início da aula a Bruna L. passou um vídeo sobre a matéria que a professora tinha dado na quinta (27/08). Quem teve a ideia e indicou o vídeo foi a Camila, que vai nas quintas. Só houve a dificuldade que a tela do computador é pequena, mas como a TV não está funcionando, os alunos se organizaram para ver e ouvir. A professora fez correção coletiva da prova e depois que ela entregou as provas, eles ficaram agitados. A Bruna M. foi para outra sala aplicar a prova de 2º chamada para os alunos que faltaram no dia da prova. A professora Sônia fez uma brincadeira de esconder o chocolate e para achar a pessoa precisava perguntar usando a matéria dada sobre localização e indicação de espaço.

 

Observação na Sala de Aula - Colégio Paulo Leminski (25-08-2015)

Muitos alunos faltaram nessa aula, das 2 turmas. 
A professora Sônia mudou de sala para poder usar a televisão, usou fotos (passadas na TV) para que os alunos formassem frases com estar + gerúndio.
Fiquei acompanhando a Lorena (aluna especial). Apesar dela não conseguir escrever (nós a acompanhamos para ajudá-la durante a aula) ela lê e fala mais em português e um pouco em espanhol, nos diz as resoluções dos exercícios para preenchermos para ela. Na aula escutamos uma música e os alunos precisavam completar os espaços vazios. Como todos os outros alunos, ela não conseguiu completar tudo, mas grande parte das palavras ela conseguiu entender. Durante a aula ela conversou comigo sobre alguns assuntos abordados em sala e também algumas de suas experiências. Ela pode se desenvolver muito, pois sua força de vontade é grande.
A professora usou muito a televisão e passou um clipe além da música para completar.
Na segunda aula a professora deu uma revisão para a prova (que será nesta quinta 27-08) mas também passou os exercícios realizados com a primeira turma. 
Uma aluna trouxe seu filho para a aula, no início ele não atrapalhou muito, ficou pintando e em alguns momentos fez barulhos, mas não tirou o foco da aula, depois de uns 30 minutos de aula ele começou a ficar mais impaciente, porém sem gerar problemas. A mãe, durante a aula falou sobre uma expressão que aprendeu com um hispano falante, mesmo não conhecendo a expressão a professora não menosprezou o comentário da aluna e deu atenção a ela.

 

Observação na Sala de Aula - Colégio Paulo Leminski  (18-08-2015)

Colamos o restante das folhas, escritas em espanhol, na parede da frente da sala, acima do quadro. São perguntas e expressões usadas no dia-a-dia e a professora aproveitou e novamente fez uma atividade com os alunos usando as plaquinhas.
O primeiro exercício que fizeram é do livro didático, sobre uma história em quadrinhos.
A professora Sônia se mantém bem tranquila em sala, consegue controlar a turma e chamar a atenção dos alunos para os exercícios, usando alguns métodos como convidar os que desejavam para expor suas respostas no quadro, muitos foram, alguns em dupla e outros sozinhos. Corrigiram esse exercício com um áudio.
Professora interage com os alunos, havia uma garota com o livro em quadrinhos da Turma da Mônica Jovem e quando apareceu um exercício com quadrinhos ela conversou com toda a turma sobre o livro da menina e depois voltou ao exercício.
Fizeram mais um exercício auditivo de descobrir e escrever o que a pessoa estava fazendo: estoy + gerúndio. A professora estava ensinando a matéria que será dada na regência do pessoal da quinta-feira. Para ensinar gerúndio a professora usou o português, pois os alunos não sabiam o que era.
Ela faz também com que os alunos usem as plaquinhas quando vão pedir algo ou vão ao banheiro.
Na segunda turma ela pediu para que nós falássemos sobre as novas plaquinhas. Esta turma é bem mais tranquila, pois são menos alunos e todos adultos, então a aula flui melhor e até a professora fica mais relaxada, conversa mais.
O acompanhamento das aulas no CELEM com a professora Sônia são bem legais e tranquilas, mas só ficam um pouco cansativas porque são 2 aulas praticamente iguais (pois algumas coisas mudam conforme os alunos), então quando chega na segunda turma já estou um pouco desmotivada para acompanhar a aula.

 

Observação na Sala de Aula - Colégio Paulo Leminski (11-08-2015)

Colamos alguns enfeites (com palavras em espanhol) que preparamos durante a greve dos colégios estaduais. Quando começamos a colar na parede alguns alunos ofereceram ajuda.
Depois de tanto tempo percebi que há menos alunos nas duas turmas. A primeira turma está mais calma, mas em alguns momentos alguns alunos ficam mais agitados. As figuras no fundo da sala também chamaram atenção da segunda turma.
A primeira atividade foi um texto que era tarefa de casa sobre a pessoa mais importante, mais especial na vida do aluno. Os alunos leram seus textos em voz alta e depois entregaram para a professora. Depois ela fez uma pequena atividade utilizando as novas palavras que colocamos na parede. 
A professora Sônia da parte da aula em espanhol (maior parte) e uma parte em português, e funciona bem. Ela também estimula os alunos a falarem em espanhol, isso acontece na medida do possível pois há muitos alunos em sala. Os alunos fizeram exercícios no material didádico e também exercícios auditivos.

 

Reunião (04-08-2015)

Discussão sobre a volta às escolas e retomada das regências elaboradas no primeiro semestre para serem apresentadas neste semestre nas escolas.
Apresentação dos textos para leitura que será desenvolvida neste semestre.
Reorganização dos grupos para a volta as aulas dos colégios estaduais.
Organização dos grupos do PIBID 2 para apresentação dos texto durantes as reuniões.
Apresentação do Moodle como novo instrumento para compartilhamento de textos e postagens dos diários de classes.

 

(GREVE DAS ESCOLAS ESTADUAIS)

 

1º semestre 2015

Observação na Sala de Aula - Colégio Paulo Leminski 07/04/2015

Sinto que estamos ficando cada vez mais próximos dos alunos, e eles também estão perdendo a vergonha e começam a tirar dúvidas conosco. Até contando coisas que acontecem em outras aulas, tanto boas quanto ruins. Também estão começando a participar mais das aulas, se encorajando a falar espanhol e arriscar, mesmo não sabendo muito, mas estão tentando. Consegui ter uma próximidade maior com duas alunas de salas diferentes, uma senhora (50 anos) e a outra uma menina (11 anos). A menina falou mais comigo sobre as outras aulas dela na escola e a senhora mais sobre os assuntos da aula. Essa diferença entre idades é muito interessante, e é bom aprender a lidar com elas desde já, no começo do curso.

 

Observação na Sala de Aula - Colégio Paulo Leminski 31/04/2015

Ainda não consigo traçar um perfil geral dos alunos da escola, pois acompanhamos apenas duas aulas de espanhol. Porém dos alunos da sala de espanhol já é possível perceber alguns pontos. Com eu havia dito no relato anterior há uma enorme diferença entre as duas turmas que acompanhamos, principalmente pela diferença de idade entre elas. Os alunos da primeira turma (das 18h50min às 19h30min) são mais difíceis de lidar, alguns conversam muito e atrapalham as aulas. Há muito desinteresse por alguns, mas percebi que alguns querem realmente estar ali e aprender. Na segunda turma (das 19h30min às 21h00min) o interesse e participação da turma é muito maior, são pessoas mais velhas (adultos) e estão na aula por vontade própria. 

 

Observação na Sala de Aula - Colégio Paulo Leminski 24/03/2015

O trajeto até colégio Paulo Leminski é tranquilo, os pontos são próximos tanto do lugar de partida (UFPR - Reitoria) quanto do colégio. Para chegar o tempo é em torno de 20 minutos. A escola é grande e espaçosa, mas a sala destinada ao ensino de espanhol é pequena para a quantidade de alunos inscritos no curso. A sala é bem enfeitada com cartazes em espanhol, e de várias atividades realizadas pelos próprios alunos. A estrutura da escola é boa, os equipamentos funcionam para ajudar a aula. Tive uma boa impressão da escola, acredito que vou aprender muito. Tivemos pouco contato com os profissionais da escola. A coordenadora nos recebeu bem, com breves apresentações e uma apresentação na sala de aula. Os alunos estranharam um pouco o fato de estarmos na sala observando, mas em pouco tempo se acostumaram com a nossa presença. Foram 2 aulas seguidas de Espanhol (CELEM). A professora tem uma didática bem interessante, usa vários métodos para ensinar através de música, de vídeos e do próprio quadro. Ela foca bastante na pronúncia dos alunos, desenvolveu uma atividade com música, fazendo com que os alunos participassem da aula lendo e treinando sua pronúncia. Na primeira turma haviam muitos alunos, com faixas etárias diferentes (desde crianças até senhoras), mas a maioria eram adolescentes. Nesta os alunos perdiam o foco em alguns momentos, principalmente no final da aula, mas a professora retomava o foco. A maioria estava interessada na aula. Na segunda turma haviam menos alunos, nessa a maioria eram adultos. Esta teve melor receptividade e interação conosco, e um aluno até pediu ajuda em um momento durante a aula. Tinham mais interesse na aula e eram mais participativos e calmos. Muita diferença entre as 2 turmas, principalmente pela diferença da faixa etária entre elas e apesar da segunda turma ser mais participativa tinha mais dificuldade.

 

Relato da Reunião 17/03/2015 - LDB

Esta semana lemos sobre a LBD (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Estudamos principalmente os artigos sobre o ensino de língua estrangeira nas escolas. O que me chamou atenção é que a escola e a comunidade podem escolher qual língua estrangeira querem que seja lecionada, mas isso depende da possibilidade da escola. Também é importante o Art. 26º - Parágrafo 5º que obriga a partir do 6º ano o ensino de alguma língua estrangeira. A instituição poderá ofertar o ensino de outra língua, como optativa, no contraturno. E também poderá abrir turmas conforme o nível de conhecimento dos alunos.

Mas prestando atenção na lei percebemos que ela não obriga as escolas a lecionarem mais de uma língua, ou uma língua específica. Fica a critério da instituição conforme as suas possibilidades.