Relato dia 11/04/2017

Hoje tive a oportunidade de, pela primeira vez neste período que faço parte do PIBID, observar uma aula de espanhol no contexto de ensino regular para o ensino fundamental. É um ambiente bastante distinto do que já estava acostumada, uma turma de 6º ano com mais de 20 alunos que são bastante agitados e falantes. Me surpreendeu o tempo que a professor levou para de fato começar a aula, levou cerca de uns 15 minutos para conseguir a atenção dos alunos, atenção esta que não durou muito, pois a cada momento a professora tinha que solicitar atenção e silêncio (incluso uma aluna foi trocada de lugar com a intenção de que as conversas paralelas diminuíssem). A temática da aula foi voltada a pronomes de tratamento formal e informal. Os alunos que são muito falantes pediam e davam exemplos a todo o momento, o que causava certo tumulto e impedia que a professora avançasse o conteúdo.  Os alunos de 6º ano estão em momento de transição, quando deixam de apenas usar lápis para usar também a caneta. Devido a isso, quando a professora solicitou que escolhessem uma caneta colorida para destacar a resposta certa da atividade, houve grande tumulto. Eles ficaram eufóricos escolhendo e comparando as cores que haviam escolhido, foi surpreendente ver como algo tão simples causou grande alvoroço. Este momento exigiu da professora mais alguns minutos para que os alunos se aquietassem novamente. Em seguida a professora solicitou que os alunos respondessem sete perguntas do livro didático e, neste momento, nós pibidianos, com a autorização da professora, circulamos pela sala ajudando os alunos a responder as questões. Relacionado ao livro didático, me chamou atenção que algumas das perguntas não estavam diretamente relacionadas ao tema da aula, o que me pareceu estranho, como se fossem perguntas completamente desconexas. Ao final da aula os alunos, muito carinhosos se despediram de nós e agradeceram pela ajuda durante as atividades. Este contexto de ensino regular é completamente diferente do CELEM, o que me surpreendeu bastante. 

Relato dia 05/04/2017

Após um período de organização, retomamos as nossas atividades nas escolas esta semana. No ano passado estava observando as aulas de espanhol do CELEM do Colégio Tiradentes, porém como este ano, no colégio não houve abertura de turmas de espanhol através do CELEM e a escola não oferta esta disciplina como parte da grade curricular dos alunos, o PIBID espanhol teve que buscar outra escola para realizar as observações (esta é uma dificuldade enfrentada com frequência pelo PIBID espanhol, pois não encontramos com facilidade escolas que ofertem o espanhol como língua estrangeira). Substituindo o Colégio Tiradentes, a partir de agora iremos observar as aulas de espanhol do ensino regular fundamental do Colégio Estadual do Paraná. Sendo assim, o PIBID espanhol conta com dois colégios para realizar as observações, o Colégio Paulo Leminski (que já era parte integrante do projeto) e o Colégio Estadual do Paraná. Outra novidade para 2017 é que trabalharemos com o esquema de rodizio, ou seja, ao invés de um grupo fixo observar sempre as aulas de uma mesma escola, agora os pibidianos vão transitar pelas duas escolas, tendo a oportunidade de observar os dois contextos (contexto da língua espanhola sendo ensinada no CELEM e o contexto da língua espanhola sendo ensinada no ensino regular fundamental). Hoje iniciei o esquema de rodizio observando as aulas do CELEM no Colégio Paulo Leminski, que continua com a característica de ter em uma mesma turma alunos de faixas etárias bastante distintas. O desafio de tornar a aula interessante e de suprir os anseios dos alunos que são tão heterogêneos é o que mais me chama a atenção. Nesta aula, o choque etário apareceu logo no inicio, quando a professora solicitou que os alunos se juntassem em duplas para manusear o dicionário. Os alunos mais novos logo se mobilizaram e juntaram as mesas e arrastaram as cadeiras, o que causou incomodo a uma das alunas mais velhas que logo solicitou silêncio. Outro ponto curioso é que os mais velhos não se mobilizaram para formar duplas, nem para formar duplas entre si, o que deixou ainda mais clara a divisão da turma: os alunos mais novos todos em dupla e os mais velhos trabalhando individualmente. Outro ponto observado é que os alunos mais novos estão sempre fazendo perguntas à professora, enquanto que os mais velhos são mais quietos. É gracioso perceber como os alunos mais velhos reagem ao comportamento dos mais novos: há momentos que riem e há outros que se incomodam. Estou curiosa pra observar como os alunos se comportarão na próxima aula e quais as estratégias adotadas pela professora para integras os alunos. 

Relato dia 22/11/2016

Quem ministrou a aula hoje não foi a professora Paula, foi um dos meus colegas bolsistas que acompanha todas as aulas da professora por conta do seu estágio em Pratica de Língua Estrangeira, uma das matérias do curso de letras. Os alunos não se mostraram muito interessados, mas colaboraram e responderam as atividades que foram propostas. A aula foi voltada a revisar alguns conteúdos já aprendidos, como o que se refere a vestuário e ao verbo “gustar”

Relato dia 17/11/2016

A aula iniciou com a discussão de como foi a semana cultural da escola. Os alunos falaram sobre as atividades desenvolvidas e contaram quais os temas dos trabalhos que apresentaram. Aproveitando este tema a professora analisou junto aos alunos um panfleto que continha informações sobre as atividades desenvolvidas em 2012, do que seria a semana cultural de outro país. Pautados na análise que fizeram do panfleto, como atividade avaliativa do 4º bimestre, em um primeiro momento os alunos tiveram que responder 7 questões discursivas. Por fim, em duplas, os alunos fizeram um panfleto apresentando sugestões de atividades a serem desenvolvidas na semana cultural da escola em 2017. A turma, como na maioria das vezes, estava dividida: metade dos alunos estava prestando atenção e participando da aula, enquanto a outra metade estava muito agitada e relutantes em desenvolver as atividades. Essa divisão é ruim, pois a professora passa grande parte do tempo chamando a atenção de quem não quer participar e os que estão interessados acabam sendo prejudicados. 

Relato dia 10/11/2016

Nesta segunda aula após as ocupações, a professora passou um curta metragem que trata sobre as dificuldades de acordar cedo. Dentro deste tema o conteúdo que foi aprendido sobre os numerais foi retomado e ao mesmo tempo foi ensinado sobre as horas em espanhol. Em seguida, os alunos falaram e escreveram sobre os seus horários, em especifico sobre o horário em que costumam acordar. Partindo desta temática voltada a horários a professora propôs uma discussão sobre o currículo escolar Brasileiro em comparação com o do Uruguai, no que se refere a horários (começar muito cedo, período integral, etc.). 

Ocupação – da semana de 10/10/2016 à semana de 01/11/2016 o Colegio Tiradentes permaneceu ocupada.

No dia 13/10 fomos ao colégio e conversamos com os alunos, nos propusemos a ajudar no que fosse necessário. A princípio os alunos expuseram que precisavam de ajuda no que se refere a materiais de limpeza e alimentos, mas que estavam abertos para receber oficinas. 

Relato dia 06/10/2016

Como não foi possível terminar de assistir ao filme na aula anterior, a professora Paula, novamente, conduziu aos alunos a sala de vídeo para que terminassem de vê-lo. Com o mesmo animo e entusiasmo da aula anterior, os alunos comeram pipoca e prestaram atenção. Como alguns alunos faltaram a aula anterior a professora solicitou aos que estiveram presentes na aula do dia 04/10 que contassem aos colegas sobre o que tratava o filme. 

Relato dia 04/10/2016

Ainda falando sobre a temática do “día de los muertos”, os alunos foram a sala de vídeo para assistir a um filme que trata sobre este tema, é uma animação chamada “el libro de la vida” (em português brasileiro o nome do filme é “festa no céu”). A princípio tivemos alguns probleminhas com relação aos equipamentos de vídeo e de áudio, mas assim que os problemas foram resolvidos os alunos, que haviam levado estourado pipoca para comer enquanto assistiam o filme, sentaram e prestaram atenção. Se mostraram envolvidos com a história e interessados em entender o que estava sendo falado, visto que assistiram ao filme com áudio em espanhol. 

Relato dia 22/09/2016

Hoje tive meu primeiro contato com os alunos e com o Colégio Tiradentes, que teve um período de aula atípico, pois teve duração de 30 minutos cada aula (os alunos têm 2 aulas seguidas de espanhol). Isto aconteceu porque neste dia haveria uma votação para decidir se os professores entrariam em greve. Soube que nos meses de setembro e outubro, a professora Paula está/estará voltando as suas aulas a cultura mexicana e nesta aula os alunos tomaram conhecimento sobre a história de uma das principais representantes do “día de los muertos”, a “Catrina”. Os alunos assistiram a uma breve reportagem sobre este tema. Como uma maneira de fazer com que os alunos treinassem a competência auditiva em espanhol a professora passou o vídeo mais de uma vez. Os alunos também tiveram acesso ao que foi dito na reportagem em forma de texto (a professora transcreveu o que era dito no vídeo e entregou uma cópia a cada aluno). Para praticar o vocabulário sobre vestuário que haviam aprendido anteriormente a professora selecionou várias fotos da personagem e pediu que os alunos a descrevessem. Posteriormente, para encerrar as atividades desta aula, os alunos teriam que imaginar como seria se Catrina fosse brasileira e desenhar como a imaginaram e entregar para professora. 

Relato dia 16/09/2016

Neste dia participei da minha primeira reunião do PIBID Espanhol, após retornar ao projeto. Fui muito bem recebida e instruída sobre como o trabalho estava sendo desenvolvido. Fui instruída a assistir as aulas de espanhol da professora Paula, no Colégio Tiradentes e a começar a elaborar uma regência, junto aos meus colegas, para ser ministrada aos alunos que assistem as aulas de espanhol as quintas-feiras. 

Relato dia 08/09/2016

Não fomos a escola porque, neste dia, era feriado em Curitiba. 

Relato dia 01/12/2015

Hoje nós aplicamos a regência sobre os artigos definidos em espanhol. Ao preparar esta aula, por ser um conteúdo gramatical e na maioria das vezes não é uma aula que os alunos gostam muito, nós pensamos em estratégias que tornassem o assunto mais interessante aos alunos. Partindo disto decidimos trabalhar com o gênero propaganda, onde os artigos definidos aparecem com certa frequência. Para levar um ambiente diferente das habituais aulas gramaticais, organizamos as carteiras da sala em meia lua e começamos a aula conversando sobre o gênero propaganda e mostrando algumas propagandas em espanhol aos alunos. Em seguida chamamos a atenção dos alunos para os artigos que apareciam nas propagandas que levamos pra ele e neste ponto entramos na gramática e explicamos o conteúdo. Para que os alunos praticassem, nós propusemos uma atividade (que foi pensada com o objetivo não só e que os alunos praticassem o conteúdo gramatical, mas que interagissem entre si e usassem a imaginação. Sugerimos aos alunos que se dividissem em equipes e criassem a sua própria propaganda, em que os artigos definidos do espanhol deveriam estar presentes, com os materiais que estavam à disposição (cartolinas, canetas coloridas, cola, tesoura e imagens de revistas). Após uma votação, a propaganda que se destacasse ganharia o “OSCAR” de melhor propaganda do Colégio Paulo Leminski. A resposta dos alunos a nossa aula foi bem positiva. Estavam super participativos e nos deram um feedback bem positivo. Eles ficaram super empolgados com a premiação, pois nós realmente levamos um prêmio (encapamos uma caixa de bis e colamos o símbolo do troféu do Oscar, para entregar a equipe vencedora). Foi uma aula leve, onde ensinamos o conteúdo e proporcionamos um momento de interação e diversão entre os alunos. Hoje foi a nossa ultima ida a escola, neste ano. Quando contamos isso aos alunos eles fizeram um agradecimento a presença do PIBID nas aulas, pois proporcionou a eles uma experiência muito boa e,porque, principalmente, nós auxiliamos eles em sala de aula. Nos disseram palavras de incentivo e motivação. Foi uma das melhores aulas que tive a oportunidade de participar na condição de professora. 

Relato dia 17/11/2015

Devido ao dia bastante chuvoso, a presença dos alunos diminuiu, mas mesmo assim a aula aconteceu normalmente. Os alunos escutaram um áudio e responderam questões sobre ele. Em seguida praticaram mais sobre o uso de pretéritos em espanhol, por meio de exercícios da apostila. Ao fim da aula a professora solicitou que os alunos fizessem uma redação relatando ao menos seis hábitos diários que eles têm nos dias laborais e nos fins de semana. O objetivo desta atividade é que eles pratiquem as expressões de freqüência. A professora também informou que não haverá aula de espanhol nos dias 19, 24 e 26/11/15.

Relato dia 10/11/2015

Neste dia chegamos à sala de aula e vimos que a sala estava “menos colorida” e “menos alegre” (palavras de uma das alunas), pois as nossas intervenções haviam sido retiradas. No final de semana naquela sala houve vestibular e os concorrentes fizeram prova de espanhol, então foi preciso retirar as nossas intervenções. Pensamos em colar de novo, mas como já está no final do ano e não temos certeza se essa será nossa sala ano que vem, decidimos não colar e esperar o próximo ano para colar novas intervenções.

Não costumo separar meus relatos em primeira e segunda turma porque de modo geral os alunos de ambas estão vendo o mesmo conteúdo, mas esta semana devido às faltas dos alunos a aula da primeira turma foi bem diferente da aula da segunda turma. Na primeira a professora retomou alguns exercícios da aula passada, visto que os alunos que estavam presentes hoje eram somente os que haviam faltado semana passada. Com relação ao conteúdo os alunos aprenderam o tempo passado simples em espanhol a partir do gênero contos de fadas. Os alunos apresentaram certa dificuldade, mas quando fomos auxiliá-los eles conseguiram fazer a atividade. Uma das alunas desta turma demonstrou preocupação com o “fim do PIBID”, segundo ela este projeto não pode acabar, pois nós somos um excelente apoio para ela dentro da sala de aula. Na segunda turma apenas uma aluna compareceu, devido a isto a Sônia conduziu a aula de maneira diferente. Foi mais uma troca de informações entre aluna, professora e bolsistas sobre o mundo hispânico. A aluna demonstrou estar apaixonada por literatura espanhola, sobre tudo por poemas. Ela estava tão à vontade que sentiu a liberdade de ler para nós (professora e bolsistas) um dos poemas que ela mais gosta. Diante disto, nós indicamos leituras para ela e ela indicou leituras para nós. Não tratamos de um conteúdo especifico, mas com certeza houve aprendizado e troca de conhecimentos.

Relato dia 27/10/2015

Dando continuidade ao tema da heterogeneidade da língua espanhola, primeiro a professora passou áudios de hispanofalantes conversando por telefone e os alunos deveriam tentar distinguir em qual variedade cada pessoa estava falando (variedade mexicana, chilena, argentina, espanhola...). Depois disto a professora propôs aos alunos que criassem diálogos como se estivessem falando ao telefone. Cada bolsista sentou ao lado de um aluno para auxiliá-lo na realização da atividade. 

Relato dia 20/10/2015

Hoje a aula foi sobre a heterogeneidade da língua espanhola. A partir de uma atividade auditiva em que apresentava as variadas maneiras de falar ao telefone (muda de acordo com a variante espanhola) a professora refletiu em conjunto com os alunos e bolsistas sobre os falsos cognatos e sobre a quantidade de países que tem o espanhol como língua oficial. Ao entrar nesse assunto, nós bolsistas e a professora Sônia compartilhamos com os alunos situações engraçadas que vivemos ao fazer uso de maneira equivocada dos falsos cognatos. Foi uma aula agradável e divertida, os alunos participaram e gostaram do tema. Neste dia a professora Sônia também sugeriu o tema da nossa próxima regência: “Los artículos definidos”. A professora sugeriu este tema porque os alunos ainda estão confundindo o uso do artigo masculino com o artigo neutro do espanhol.

Relato dia 13/10/2015

Como no dia 29/09 nem todos os alunos compareceram a aula, devolvemos hoje as atividades sobre a linguagem SMS a estes alunos. Neste dia a professora Sônia realizou atividades do livro relacionadas ao cotidiano e a expressões de freqüência.

Relato dia 29/09/2015

Nesta aula demos sequência à regência sobre a linguagem SMS. Entregamos aos alunos as respostas dos hispanofalantes, que vieram de várias maneiras, algumas impressas, outras em áudio. Há também respostas que ainda não vieram, mas com a autorização do hispanoflante repassamos seu contato aos respectivos alunos para que entrassem em contato diretamente. Sequente a isto mostramos um vídeo aos alunos que nos permitiu discutir sobre a veracidade do que é exposto nas redes sociais. Na atividade da aula passada os alunos tiveram contato com alguns hispanofalantes via uma simulação de conversa de whatsapp, um destes falantes nativos de espanhol mentiu durante sua apresentação por isso nessa aula, mostramos fotos aos alunos e eles deveriam adivinhar com qual das pessoas haviam conversado e identificar qual era o hispanohablante “mentiroso”. Os alunos gostaram bastante desta atividade e contribuíram bastante para a discussão. 

Relato dia 22/09/2015

Hoje aplicamos a regência sobre a linguagem SMS em espanhol. De inicio já tivemos alguns problemas relacionados à tecnologia. O Aparelho disponível na sala de vídeo não estava funcionando, tivemos que pedir ajuda para outro professor, que nos socorreu, substituiu o computador fazendo com que pudéssemos utilizar o equipamento. A solução dos problemas tecnológicos demorou a acontecer então nós iniciamos nossa aula de uma maneira diferente da programada: sem o apoio visual, iniciamos as discussões sobre a linguagem utilizada nas redes sociais (whatsapp e facebook). Em seguida (com os recursos tecnológicos funcionando) mostramos aos alunos um vídeo que nos permitiu discutir sobre como as pessoas tem utilizado o celular atualmente. Findadas as discussões, saímos da língua materna dos alunos (português) e apresentamos a eles a linguagem SMS do espanhol. Para um primeiro contato com essa maneira de escrever levamos aos alunos uma conversa em espanhol (retirada do facebook), lemos em conjunto e propusemos aos alunos que interpretassem o conteúdo da conversa. Em seguida para que os alunos pudessem ver o significado das palavras que não entenderam e pudessem conhecer outras, levamos uma tabela onde continha a palavra e seu signo correspondente (exemplo: Adiós à a2). Levamos também um texto sobre as diferentes maneiras de rir na internet. Como proposta de atividade, levamos uma simulação de uma conversa de whatsapp, onde falantes nativos de espanhol se apresentavam aos alunos utilizando a linguagem abreviada (SMS) e os alunos deveriam responder aos hispanofalantes também fazendo uso dessa linguagem abreviada. De um modo geral os alunos foram bem participativos, exceto por uma aluna de idade mais avançada que se recusou a realizar a atividade, mas com a insistência de uma das bolsistas acabou participando. Os alunos nos motivaram a continuar com a regência na próxima semana, devolvendo aos alunos as atividades com as respostas dos hispanofalantes e discutindo questões relacionadas ao preconceito existente sobre o uso dessa linguagem e, sobre os cuidados que se deve ter ao utilizar as redes sociais tendo como exemplo uma mentira contada em uma das mensagens enviadas.

Relato dia 15/09/2015

Hoje a aula foi mais gramatical, os alunos aprenderam sobre as terminações dos verbos no pretérito em espanhol. A professora usou a comparação com a língua materna (português) para ensinar este conteúdo aos alunos. Ainda sobre este tema, explicou e mostrou aos alunos que existem verbos irregulares e que eles merecem atenção. Para praticar e ajudar a fixar o conteúdo, os alunos construíram frases utilizando os verbos no pretérito e na sequência voltaram para a apostila e fizeram exercícios.

Relato dia 01/09/2015

Esta foi uma aula pós prova, ou como a professora diz: “atividade avaliativa”. É interessante ressaltar a reação dos alunos frente à palavra prova e a palavra atividade. Quando se fala em prova os alunos se sentem muito pressionados e nervosos, mas quando se fala em atividade os alunos encaram com mais leveza mesmo sabendo que serão avaliados e receberão uma nota pela quantidade de acertos. Sendo assim, esta foi uma aula pós atividade avaliativa, por isso a professora reservou uns minutos para comentar sobre a atividade com os alunos. Posterior a isso a professora fez uma dinâmica (¿Dónde está el chocolate?)para que os alunos fixassem o conteúdo sobre as preposições de lugar. Os bolsistas também contribuíram para essa aula levando um vídeo sobre o tema.

Relato dia 25/08/2015

A professora revisou com os alunos as perífrases verbais trabalhadas até o momento, incluso em uma regência aplicada pelos bolsistas que vão à escola nas quintas-feiras. Tal revisão ocorreu porque os alunos teriam uma prova na próxima aula. Para relembrar o conteúdo a professora mostrou imagens aos alunos e eles deveriam descrevê-las utilizando as perífrases verbais. Para que essa atividade fosse possível tivemos que mudar de sala, pois a televisão laranja não funciona na habitual sala de aula. Aproveitando que estavam em uma sala onde a televisão funciona a professora passou o clipe de uma música e entregou a letra impressa com espaços em branco para que os alunos preenchessem. Neste dia também conversamos com a professora sobre o tema da nossa próxima regência que continua sendo o mesmo sugerido antes da greve - A linguagem SMS.

Relato dia 18/08/2015

Hoje ao chegar na sala de aula tivemos uma surpresa ruim... Uma das intervenções que levamos não estava mais lá. Como a sala não é só do CELEM não sabemos o que aconteceu; se caiu, se jogaram fora, se arrancaram ou se guardaram. Fato é que ninguém sabe o que aconteceu. Mesmo assim, nós colamos novas intervenções que foram bem aceitas pela professora e pelos alunos. Levamos frases (em espanhol) do cotidiano dos alunos em sala de aula (ex: posso ir ao banheiro). A professora utilizou as intervenções para incentivar os alunos a falar em espanhol com ela.

Relato dia 11/08/2015

Neste retorno a escola (pós-greve) os bolsistas foram bem recebidos pelos alunos e pela professora Sônia. Nós, finalmente conseguimos levar as intervenções preparadas durante a greve. A professora mostrou muito entusiasmo com as intervenções que levamos, tanto que, no mesmo momento, ela elaborou uma atividade oral com os alunos utilizando as intervenções. Os alunos gostaram, tiveram dúvidas com relação a palavras novas e deram sugestões para as próximas intervenções. O entusiasmo da prof Sônia é tanto que ela quer que as nossas regências sejam apresentadas o mais rápido possível.

 Relato dia 16/04/2015

Hoje os alunos foram avaliados. Fizeram uma prova escrita que continha todos os conteúdos estudados até então. Foi uma prova fácil e com consulta, mas, mesmo assim, alguns alunos tiveram certa dificuldade para resolver a prova. A segunda parte da prova foi mais dinâmica. A professora colocou alguns verbos e pronomes no quadro, e conforme a distribuição da professora (um verbo e um pronome por aluno) os alunos tinham que escrever uma frase e depois lê-la em voz alta.  

Relato dia 09/04/2015

Na aula desta semana eu tive a oportunidade de ter um contato maior com uma aluna que é cadeirante e que teve paralisia cerebral. Foi uma experiência incrível. A capacidade da aluna de compreender o que a professora esta ensinando me surpreendeu. Esta aluna não escreve, mas lê e digita, então eu faço as anotações que me pede em seu caderno e quando ela chega em casa digita o que eu escrevi, imprime e cola em sua apostila. Fazendo isto ela grava o conteúdo estudado em sala. Esta aluna, em particular, me chamou a atenção por ser uma pessoa tão dedicada e capaz de superar os seus limites. Estou muito entusiasmada com a presença dela nas aulas de espanhol, pois, além de ser capaz de se desenvolver muito bem no aprendizado da língua espanhola, ela tem muito a ensinar a nos ensinar (outros estudantes, bolsistas e a professora).

Relato dia 02/04/2015

Esta semana, na nossa reunião, aprendemos um pouco sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais. A PCN visa apoiar o professor no desenvolvimento das aulas, levando em conta a realidade nacional para tornar possível o acesso ao conhecimento de uma maneira que estimule o exercício de cidadania do aluno. Foi possível observar estes parâmetros na forma como a professora da as aulas. Esta semana os alunos aprenderam os números e colocaram em prática as perguntas que se deve fazer quando se conhece uma pessoa nova. Esta interação entre alunos e entre alunos e bolsistas (neste momento de se apresentar a alguém os bolsistas participaram ativamente da aula) foi bem bacana, pois nos possibilitou um maior contato com os alunos.

Relato dia 26/03/2015

Fomos ao Colégio Estadual Paulo Leminski. O deslocamento da universidade até o colégio foi tranquilo, levou cerca de 20 minutos. Ao passar pelos portões foi possível perceber que o colégio dispõe de um espaço físico bastante amplo. O pátio é espaçoso, tem quadras de esporte e, tem até uma estufa, que é cuidada pelos próprios alunos. Nosso primeiro desafio foi encontrar uma sala disponível e acessível, a todos, para a aula de espanhol. Anteriormente as aulas de espanhol aconteciam no primeiro andar do prédio, e devido ao fato do elevador do colégio não estar funcionando, tivemos que ir em busca de uma outra sala para que uma aluna cadeirante possa ter acesso as aulas. Foi devido a esta busca que tivemos contato com outras funcionárias; a diretora da tarde e as responsáveis pela limpeza, que se mostraram dispostas a nos ajudar a encontrar outra sala. A nossa supervisora, professora Sônia, foi bem receptiva. Permitiu que nós nos apresentássemos e apresentássemos o projeto aos alunos. Ao observar os alunos percebemos que a faixa etária deles é bastante variada, o que dificulta a possibilidade de traçar um perfil geral da turma. E, com relação à receptividade dos alunos não tivemos problemas, foram bem receptivos e simpáticos. 

Relato dia 17/03/2015

Essa semana, na nossa reunião, discutimos sobre a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira). Essa lei aborda inúmeras coisas voltadas à educação, mas como fazemos parte do PIBID Espanhol, focamos em analisar e discutir as diretrizes e bases voltadas ao ensino de língua estrangeira. É bem interessante saber que existe uma lei que garante a obrigatoriedade do ensino de uma língua estrangeira na escola a partir do 5º ano, e a oferta de uma segunda língua. Algo que me chamou a atenção na LDB é que ela assegura a oferta de ensino bilíngue para as comunidades indígenas, visto que a primeira língua deles não é o português brasileiro. Em relação aos Centros de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM), a LDB apresenta propostas, como a divisão dos alunos ser feita de acordo com o nível de conhecimento e não de acordo com a idade. Lendo e discutindo sobre a LDB, concluímos que, de uma maneira básica e geral, ela orienta instituições e profissionais da área de educação no que diz respeito ao ensino de línguas estrangeiras.

Relato dia 17/11/2014 

Hoje apresentamos a regência sobre Selfie. Foi uma regência muito bacana, os alunos gostaram do tema e a participação deles foi bem bacana. Além da participação dos alunos, algo que me chamou a atenção foi o empenho da professora Sônia em nos ajudar. Ela prontamente reservou a sala de vídeo e com carinho convidou seus alunos de terça- feira para participarem da nossa regência e eles aceitaram o convite feito por ela. Foi uma regência espetacular!

Relato dia 15/09/2014

Hoje foi o meu primeiro dia como bolsista do PIBID, conheci o Colégio Paulo Leminski a professora Sônia e seus alunos. Já no primeiro dia pude perceber que existe uma diferença entre assistir a aula como aluna e como uma futura professora que está em sala para observar os métodos utilizados para transmitir conhecimento aos alunos. Não tenho dúvidas de que fazer parte deste projeto será uma experiência incrível!