Espanhol 1 > Páginas > Ana Carolina Oliveira Freitag
Relato 30/06/2016
Observei esta aula no colégio Tiradentes. Nesta aula os alunos estavam fazendo uma atividade sobre mandalas, depois fizeram a apresentação de uma pesquisa ,que já estava pronta , sobre as bandeiras dos países que falam espanhol.
Esta turma é bem agitada e os alunos estavam com vergonha de fazer a apresentação. Outro fato que me chamou atenção é que o número de alunos tinha diminuído, em relação a última vez que visitei esta turma.
Relato 22/06/2016
Nesta aula a professora passou alguns vídeos sobre algumas celebridades que acreditam que sabem falar espanhol, mas que na verdade não falam. Foi interessante perceber como os alunos se sentiram incomodados com fato de que muitas pessoas acreditam que espanhola é uma língua fácil, e por isto não se esforçam para aprender este idioma, que é complexo e que possui muitas variantes.
Relato 15/06/2016
Nesta aula com o objetivo de continuar praticando o tempo verbal no futuro, os alunos elaboraram uma notícia. A professora passou uma música onde os estudantes tiveram que completar com os pronomes lo/los/la/las, e para finalizar a aula foi feito uma revisão do último conteúdo.
Relato 01/06/2016
Nesta aula a professora explicou os verbos regulares e irregulares do futuro, e para que os alunos entendessem o conteúdo ela faz uma comparação com os verbos no futuro do português. Em seguida os alunos tiveram que completar um exercício sobre o tempo verbal do futuro. Por fim para praticar o conteúdo estudado, os discentes tiveram que fazer um discurso para se eleger como presidente.
Relato 25/05/2016
Não teve aula porque era véspera de feriado e apenas um aluno estava presente na sala de aula.
Relato 18/05/2016
Neste dia nós bolsistas aplicamos a regência que tínhamos preparado. Pude perceber que os alunos gostaram da aula e foram participativos.
Relato 05/05/2016
Neste dia fui observar a aula no Colégio Tiradentes, que é uma realidade diferente do CELEM do Paulo Leminski, pois, a turma é grande e os alunos são agitados. Neste dia os alunos estavam fazendo recuperação e mesmo assim eles continuaram agitados.
Um fato que me chamou atenção foi que os alunos só ficaram calmos na hora que a professora começou a contar uma história, mostrando como o espanhol foi útil na sua vida pessoal e profissional.
Relato 04/05/2016
Não tivemos observação, pois, ocorreu a assembleia geral do PIBID Letras para discutir sobre a nova portaria do PIBID.
Relato 27/04/2016
Neste dia poucos alunos foram na aula, parece que com o decorrer no semestre alguns alunos vão desanimando e deixam de frequentar a aula.
A professora continuou com exercícios sobre passado e também fez uma revisão sobre a prova. E mais uma vez eu percebi que a sala é claramente divida em grupos.
Relato 06/04/2016
Nesta aula a professora passou um exercício sobre pretérito perfeito e nós bolsistas ajudamos os alunos e responder a folha de atividades.
Me parece que os alunos aprenderam bem a diferenças dos pretéritos.
Relato 30/03/2016
Neste dia choveu por isto poucos alunos estavam presentes na aula. A turma estava calma, já que tinha poucos alunos. A aula se iniciou através de uma música, depois os alunos escutaram a tradução da mesma, e por último a professora passou um exercício sobre o passado perfeito composto.
Relato 23/03/2016
A turma já tinha diminuído em relação a última semana. Nesta aula os alunos gravaram uma mensagem que foi feita em casa, depois eles trabalharam com um texto sobre rotina.
A turma é pequena, e devido a diferença etária existente nela, os alunos ficam dividido em grupos.
Relato 16/03/2016
Foi o primeiro dia de observação depois das férias. Para mim foi uma experiência distinta, pois, eu ainda não tinha atuado na Escola Paulo Leminski.
O horário da nossa observação é das 18:30 ás 20 horas. A turma que vamos acompanhar é a do segundo ano do CELEM, são 12 alunos e entre eles 2 são alunos novos.
Nesta aula a professora aplicou uma atividade onde os alunos tinham que utilizar o pretérito composto perfeito.
Relato dia 26/11/2015
As bolsistas do PIBID continuaram a regência que foi iniciada na terça . Quando eu cheguei na sala, todos estavam sentados em uma roda e algumas alunas estavam explicando como foi a primeira parte da regência, para as alunas que tinham faltado na terça. Uma coisa que me chamou atenção foi que em uma das atividades propostas ,as bolsistas entregaram uma folha com expressões demonstradas pelo rosto, a ideia foi boa, só que o problema era que essas expressões estavam escritas em português e isso não ajudou muita na hora que as alunas foram escrever o texto, já que ele tinha que ser em espanhol.
Relato dia 19/11/2015
Nessa aula estavam presente 5 alunas, uma delas não era da turma de espanhol. As duas alunas que faltaram estavam matando aula, a professora estava preocupa e comunicou a direção, que por sua vez informou os familiares das alunas. Estas duas alunas acabaram chegando na metade da aula. A professora tinha o objetivo de revisar as peças de roupa e por isso levou figuras, de roupas e partes do corpo, tiradas de uma revista e propões que as alunas montassem um "boneco maluco " e depois escrevessem um texto apresentando seu boneco.
Relato dia 12/11/2015
A aula demorou mais para começar, porque a professora estava resolvendo uma briga de 3 alunas. Pelo o que eu entendi parece que a aula de terça foi um pouco conturbada por causa dessa briga. Nessa aula a professora mostrou imagens para que as meninas aprendessem vocabulário de roupa, as roupas das imagens eram de personagem de desenho animado. As meninas tinham que adivinhar de qual personagem era as roupas e depois tinham que escrever no caderno o nome das peças de roupa e suas respectivas cores. A briga que aconteceu com as 3 alunas teve reflexo na aula, pois 2 meninas das que brigaram eram amigas e começaram a ignoram a outra aluna envolvida na briga.
Relato dia 22/10/2015
Foi nossa primeira aula no colégio Tiradentes. Quando entrei na sala vi que uma das alunas estava fazendo a segunda chamada da prova. A professora me disse que na aula passada as meninas viram o filme "festa no céu", e nessa aula elas estavam vendo imagem sobre dança macabra. Percebi que quando a professora fazia alguma pergunta, as meninas não respondiam ou falavam que não sabiam, as respostas só começaram a surgir depois que a professora começou a insistir . Pode ser que as meninas estavam com vergonha de nós, já que era o primeiro dia das nossas observações. Depois as alunas viram um curta sobre o dia dos mortos. A turma combinou que na aula da próxima semana para combinar o dia dos mortos do México, elas iram maquiar de caveira duas colegas de classe.
Relato dia 24/08/2015
Não teve aula, pois, os professores estavam em conselho de classe.
Relato dia 17/08/2015
2ºA
Quando chegamos na sala a professora parecia estar nervosa. Me surpreendi em ver dois alunos, que são agitados, mas, naquela aula estavam calmos. Eles me falaram que tinham que ficar quietos porque na primeira aula dois alunos já tinham sido expulsos e a professora tinha acabado de expulsar outro aluno, porque ele estava em um grupo de amigos que tirava sarro da variante gaúcha de um colega. Ao me ver os alunos não acharam essas provocações ofensivas. Essa turma tem duas aulas seguidas, e quando nós bolsistas chegamos a professora já tinha encaminhado uma atividade do livro, que continha umas figuras de legumes e verduras para colocar os nomes em espanhol. Depois os alunos tinham que ler um texto sobre "las tienditas de esquinas " e em seguida copiar e responder as perguntas do livro. A atividade deveria ser entregue. Muitos alunos não fizeram, outros fizeram rápido e depois ficaram conversando ou mexendo no celular.
1ºA
Os alunos vão chegando atrasados, pois estavam na aula de Educação Física. A professora passou uma atividade do livro, que tinha vários argumentos e os alunos tinham que escolher se os argumentos eram contra ou a favor do voto obrigatório. Em nenhum momento eu notei que a professora explicou sobre o gênero discursivo. Mesmo depois da explicação que foi dada os alunos não entendem o que deve ser feito. Quando estava ajudando um aluno percebi que ele tinha grandes dificuldades com interpretação de texto, por isso, não realizava a atividade de uma maneira satisfatória. A professora andou pela sala perguntando se os alunos precisavam de ajuda. Essa atividade também valia visto.
1º Relato - Dia 10/08/2015
Primeiro dia de observação, no colégio Rio Branco, depois da greve dos professores estaduais. O 2ºA foi a primeira turma que observamos, estávamos acompanhando essa turma desde o início desse ano, portanto, não nos surpreendemos com o comportamento agitado da turma, os alunos me pareceram desmotivados, já que muitos estavam conversando, dormindo ou mexendo no celular. Também presenciamos um discussão entre colegas, por conta de apelidos ofensivos. Quando chegamos em sala de aula os alunos estavam terminando de fazer a correção da prova, em seguida a professora propôs algumas atividades: Escrever 10 roupas, escrever um texto sobre as coisas que os alunos gostam de fazer, outro texto descrevendo um pessoa e por ultimo uma atividade do livro sobre conectores textuais. Todas as atividades valiam visto. Pelo o que eu pude observar, os textos que os alunos escreviam e quando escreviam, tinham em média 4 linhas. No final da aula a professora tentou entregar as provas, porém, não foi possível, já que o professor da próxima aula chegou.
No segundo horário, observamos a turma do 1ºA. Como era uma turma que ainda não tínhamos trabalhado, nos apresentamos. Essa turma me pareceu ser maior do que a primeira, porém, os alunos não eram tão agitados como os do 2ºA. A professora , nos informou que ela estava trabalhando o tema de ditaduras e que cada aluno ficou responsável por pesquisar um país da América Latina, que tenha passado por um período de ditadura. E aproveitando o gancho desse trabalho que foi desenvolvido, os alunos leram uma tirinha da Malfada sobre censura e interpretaram com o seu conhecimento prévio. Pude observar que mesmo depois da explicação da professora os alunos não entenderam muito bem o que tinha que ser feito.
No terceiro horário, foi hora atividade da professora e como ela não tinha tempo disponível para conversar com os pibidianos , já que tinha muitas provas para corrigir, os bolsistas ficaram em uma outra sala conversando e jogando forca.
Outra observação é que quando tem que ser realizado alguma atividade do livro didático, os alunos têm o habito de passar metade da aula copiando as perguntas para depois finalmente responder. Nas duas aulas que eu observei não notei a professora trabalhando os gêneros discursivo , mesmo na atividade da tirinha do 1º ano, como nos textos elaborados pelos alunos do 2ºA .
Relato 13/04/2015
Desconstruindo preconceito sobre a cultura afro. Tema trabalhado hoje nas duas turmas, assunto que será abordado também nas nossas próximas regências. Nas duas aulas, tanto no terceiro A como no segunda A, os alunos assistiram os vídeos " Racismo en niños chilenos" e "Gritam-me Negra " depois do vídeo é realizado um debate e logo depois os alunos começam à produzir um texto sobre a temática dos vídeos.
Na reunião do PIBID começamos a discutir sobre a regência que será aplicada na próxima aula.
Relato 06/04/2015
Hoje os alunos da turma do terceiro ano A realizaram á apresentação de uma trabalho relacionado com a sustentabilidade. Um dos grupos elaborou um teatro um teatro em espanhol falas em espanhol. Foi uma evolução já que mesmo sendo uma aula de língua estrangeira os alunos têm vergonha de falar em espanhol. Entre os temas que foram apresentados estavam: A demora no banho, zona verde e bicicleta como meio sustentável. A Professora elogia o trabalho, fala da evoluções dos alunos, já que alguns já foram alunos dela, e valoriza a coragem nos alunos por falar em públicos já que muitos têm vergonha. A aula termina com a leitura do texto "videojuego". Como já foi relatado a turma do terceiro A é pequena, no máximo 10 alunos, fato que ajuda na rendimento e andamento da aula.
Já no segundo ano A a realidade é oposta, é uma turma grande e agitada, com uma média de uns 30 alunos. Na aula de hoje os alunos fizeram a escolha de um conto hispano e tiveram que falar para os colegas um resumo do texto, enquanto isso os outros alunos tinham que fazer anotações sobre o conto que era apresentado. Alguns alunos não estavam realizando a atividade proposta. No momento em que os alunos estavam se organizando para apresentar, tive a oportunidade de sentar do lado da aluna Amanda, que estava muito nervosa e me pediu ajuda, já que nunca teve contado com a língua espanhola e não conseguia entender o conto. Auxiliei a aluna e percebi que ela tentava fazer uma tradução simultânea do texto, mas no final ela conseguiu captar a ideia principal do conto. A professora percebe que muitos alunos não se deram ao trabalho de ler os contos e que a maioria dos estudantes optou por escolher os textos menores. Dentro dessas circunstâncias a professora incentivou a leitura. Depois acabamos sabendo que chegou um aluno novo na sala que é do Uruguai.
Na reunião do PIBID discutimos a PCN, parâmetros curriculares nacionais, três dos bolsistas ficaram responsáveis por apresentar o tema para os demais. Vimos que a PCN tem como base a sociointeracionismo. Língua como sendo instrumento social.
Relato 30/03/2015
Hoje a primeira aula a ser observada, foi a do terceiro ano A. Por ser uma turma pequena e participativa a professora aproveitou para realizar um trabalho que consiste na escolha e leitura de um dos artigos da revista História e Vida. A partir disso na próxima aula os alunos devem apresentar sobre os temas elegidos. Entre esses estão: Peste Negra y La Maquina que cambió la Guerra. Para finalizar a aula foi realizado uma atividade auditiva.
Na turma do segundo ano A, os alunos realizaram atividades do livro didático. Fizeram exercícios auditivos ( áudio em português ) e por último trabalharam um texto sobre alingua africana
Relato - 22/09/2014
Nesse dia aconteceu nossa primeira regência em homenagem a pintora mexicana Frida Kahlo, como foi um tema que rendeu muitas discussões, exigiu um trabalho biográfico aprofundado e cuidadoso já que a vida da artista foi polêmica. Em todas as reuniões preparando a nossa aula sempre tínhamos o cuidado e a preocupação de como passar para os nossos alunos todos os acontecimentos da vida da Frida Kahlo da forma mais natural possível. Nós do PIBID Espanhol estávamos apreensivos com o nosso desempenho e com a receptividade dos alunos, mas durante a aula recebemos resultados positivos dos alunos, que participaram mostrando interesse pelo tema. Essa regência foi aplicada no terceiro ano do ensino ensino médio e devido aos resultados positivos, nosso grupo resolveu aplicar essa regência em outras escolas.
Relato - 03/10/2014
Fizemos a correção de alguns trabalhos escritos do terceiro ano do ensino médio, foi importante porque através dessa atividade conseguimos notar a dificuldade que alguns alunos têm com textos escritos, ainda mais com uma língua estrangeira, não somente com erros de ortografia mais também com erros de concordância e coerência. E também notamos a dificuldade que um professor tem na hora de corrigir trabalhos, por que muitos são copiados da internet e outras exigem muito tempo para conseguir entender a ideia que o aluno quis transmitir no texto, esse momento foi importante para colocar em prática nossos conhecimentos sobre gêneros discursivos do teórico Bakhtin. Depois da correção dos trabalhos retornamos a sala de aula e a pedido da professora fizemos alguns comentários sobre os trabalhos que foram corrigidos e depois como no domingo tinha acontecido o ENEM aproveitamos para falar sobre vestibular e sobre a futura vida acadêmica dos alunos. Foi importante porque além de ter a oportunidade de corrigir trabalhos dos alunos, conseguimos falar de vestibular e ter uma conversa próxima a realidade dos alunos.