Relato 9 - 06.12.16

Aula assistida na terça-feira referente à observação normalmente realizada às quintas-feiras. Esta foi a última aula observada neste ano. A aula começou às 15:40 e com dois alunos em sala foi feita uma breve revisão sobre "invitaciones" antes de iniciar a aplicação de prova. A professora escreveu no quadro 3 exemplos de invitaciones para que os alunos treinassem e estudassem uma maneira de recusá-las. Durante a realização de todo o exercício a professora ocupou-se em sanar as dúvidas dos alunos, como por exemplo o uso do "más" e do "pero". Após a revisão, com a chegada de mais uma aluna, foi dado início à realização da prova, com a temática de "como narrar o passado". A prova continha 3 questões a respeito do tema e começou às 16h. A primeira questão era pra completar com verbos no passado algumas frases. O exercício 2 era pra acrescentar mais duas informações a respeito do passado do personagem Paulo, com as informações ja dadas e colocar dentro da produção textual outras informações novas. O 3 era pra escrever em um parágrafo o que o aluno pensa que as pessoas faziam no seu tempo livre antes de existir a televisão. A prova foi realizada com consulta faltando apenas um aluno para a realização do exame. O tempo verbal explorado na avaliação era o pretérito imperfeito.

Relato 8 - 01.12.16
A aula começou às 15h30 e haviam 4 alunos na sala. Primeiramente eles fizeram um exercício de corrigir os erros da canção de Laura pausini, que consistia em ouvir a canção e verificar a concordância e os verbos em infinitivo. (A professora se dispôs a explicar todos os detalhes da canção). Em seguida pediu para que os alunos copiassem um exercício de completar lacuna que ela passou no quadro e alertou que o exercício seria útil para um teste que será feito na semana que vem (sobre o uso do passado indefinido). Depois fizeram outro exercício de áudio para completar com um novo tempo verbal. Falou sobre perífrases com os alunos, a título de explicar a colocação verbal de verbo duplo do exercício em questão ("me están esperando" ou "están esperando") diferenciando as estruturas gramaticais do espanhol com a do português. Depois os alunos fizeram um exercício também auditivo, para trabalhar o "rechazo y aceptación de invitaciones". Trabalhou com os alunos os vários usos e interpretação do verbo quedar (e comparou com as semelhanças do verbo "ficar" na língua portuguesa). Ao final da aula passou um exercício no quadro para que os alunos escutassem as "invitaciones" e completassem com a resposta dada pelos personagens do exercício. Pediu para que nós bolsistas elaborássemos invitaciones para os alunos.


Relato 7 - 24.11.16
O conteúdo norteador da aula em questão foi ''preterito imperfeito", utilizado, como os alunos disseram, para descrever algo que passou. Havia 4 alunos na sala e a aula começou no horário. A professora supervisora comentou que a última aula no Celem será dia 22 de dezembro; a partir da aula que vem a professora combinou com os alunos que a aula terá início às 15:20h, a fim de fazer a reposição. Se quisermos marcar a regência deverá ser marcada na aula do segundo horário, às 18h. A respeito da aula propriamente dita, primeiramente, ela passou aos alunos um conto, fazendo a leitura bem detalhada, abordando todas as dúvidas dos alunos. Em seguida profe fez atividade, cujo comando era completar o texto com o verbo equivalente, da fábula "Pedrito y la gallina del huevo de oro", falando com os alunos sobre o uso do apenas, que dependendo do contexto pode corresponder semanticamente ao "casi no". Ainda, atentou para o fato da pronúncia "t" e "d" no espanhol. O último exercício foi para completar lacunas com oções da vida do personagem Lope em um texto que falava de diferentes fobias.


Relato 6 - 12.10.16

Paralisação das atividades, primeiramente em decorrência de período sem aulas no colégio paulo leminski (de três semanas, entre os dias 12 a 22 de setembro), e logo em seguida devido ao período de greve estudantil e ocupação das escolas pelos secundaristas. Durante este período foram realizadas intervenções de apoio às ocupações dos secundaristas, como oficina de cartazes e conversação nos colégios estaduais, e será realizada a oficina "#SomosTodosLatinoAmericanos" em apoio à ocupação da Reitoria.

Relato 5 - 06.10.16

Havia apenas três alunas na sala, provavelmente por ser uma aula bem mais tranquila, referente ao período de reposição. O conteúdo passado foi uma atividade extra nao relacionada estritamente ao livro que os alunos usam. Durante a aula os alunos resolveram várias cruzadinhas (crucigramas) e com o auxílio tanto da professora, quando dos pibidianos, conheceram novos vocábulos da língua espanhola.

Relato 4 - 29.09.16
Retomada das atividades de observação após período de paralisação de no Colégio Estadual Paulo Leminski. Foram feitas atividades de reposição, sem seguir a sequência da apostila elaborada pela professora Sonia, ja que havia somente três alunos na sala. Foi passado um audio que associava o conteúdo relacionado a membros da família, profissões e saúde, com isso os alunos aprenderam mais palavras relacionadas às profissoes, e tal tema se estendeu em um longo e rico diálogo a respeito. Em seguida foi feito um exercício de preencher lacunas no quadro em que os alunos deveriam escolher a oopção correta para os usos do verbo ter, dever e haver. 


Relato 3 - 01.0916
Hoje foi dia de prova com consulta e ainda assim os alunos tinham muitas dúvidas e pediam o auxílio da professora, que lhes auxiliava prontamente. A prova estava composta de três questões: a primeira para completar as lacunas de um texto com as conjucações adequadas referentes ao verbo "gustar", a segunda para descrever utilizando o gerúndio o que seis personagens faziam nas imagens dadas, e a terceira, dissertativa, em que o aluno teria que escrever em poucas linhas o "?qué te gusta hacer". A profe fez breves comentários após a entrega da prova, acerca de alguns equívocos cometidos na hora da resolução, que serão mais aprofundados na entrega do resultado da avaliação. Em seguida, aula normal. Alunos resolveram outro "crucigrama", com o nome da professora componto o eixo central, para fixar o conteúdo ja aprendido em sala e terão que elaborar o seu próprio "crucigrama", com seu nome no eixo central, para ser entregue na próxima aula. Foi uma aula bastante tranquila, apesar do que a realização de uma prova pudesse supor. Ainda, discutiu-se um pouco de abreviações tanto em língua portuguesa quanto na língua espanhola, e de então houve um momento multucultural em que foi discutido algumas diferenças culturais de compreensão comunicativa entre diversas nações quando se trata do léxico, do gestual e da cultura presente em determinados países, e, que se nao for compreendida, pode gerar certos falhos comunicativos.Por fim, a professora finalizou comentando sobre os vários sentidos do verbo "quedar" em espanhol. 

Relato 2 - 25.08.16
A professora interage com os alunos em espanhol, isto é extremamente  bom para que os alunos do CELEM estejam constantemente em contato com a lingua em uso. A aula começou com a atividade do "Crucigrama" tratando do léxico relacionado às partes e orgãos do corpo humano. Depois lembrou para que cuidassem da pronúncia em certas palavras da língua espanhola. Por fim encerrou com duas atividades em que uma havia um diálogo médico relacionado à frequencia de prática saudáveis, e outra em que pessoas conversavam entre si em torno desta mesma temática, ligado um pouco ao assunto anterior das partes do corpo. . 

Relato 1- 18.08.16
Primeira observação do segundo semestre de 2016, ida ao Colégio Paulo Leminski. Havia 4 alunos com idade entre 17 e cerca de 50 poucos anos.  Trabalho com gênero híbrido receita para viver cem anos, da cartunista argentina Maitena. Em seguida, trabalho com perífrases em atividade de preencher lacunas com os verbos dados na música Depois do Prazer, de Alexandre Pires, na versão espanhola. Ao final, atividade com tira do Garfield com o verbo gustar e outra atividade gramatical relacionada.
 

***
Relato 16 - 28/06/16

Na última terça-feira de observação do semestre no colégio Tirandentes, os alunos foram levados ao laboratório de informática para finalizarem as pesquisas sobre as bandeiras, escudos e informações curiosas adicionais de países que haviam sido selecionados no início do semestre e em seguida apresentaram a pesquisa feita.

Relato 15 - 21/06/16

Nesta terça-feira a professora iniciou a aula falando a respeito das diferenças de tratamento formal e informal, com o uso do "tú" e do "usted". Em seguida, foi passada uma tividade na qual os alunos deveriam completar as lacunas com as palavras que faltavam na música "Dónde está el amor" de Jesse Joy e Pablo Alborán. Por fim, foram trabalhadas as cores, com atividade interativa sobre as cores preferidas dos alunos e seus significados.


Relato 14 -  09/06/16 

Continuidade da confecção das árvores genealógicas e auxílio prestado pelas bolsistas quanto a dúvidas de vocabulário e retomada do conteúdo sobre família.

Relato 13 - 07/06/16 

Neste dia os alunos aprenderam como nomear em espanhol os diferentes parentescos familiares, iniciando a elaboração de uma árvore genealógica de suas próprias famíllias, e com isso viram que haviam denominações semelhantes e outras distintas na língua espanhola quando comparada com a língua portuguesa (como por exemplo as palavras "tío(a)" e "hijastro"). Para tanto, antes a professora supervisora passou uns slides contendo as diferentes tradições de casamento em diversos paísses, a fim de introduzir o assunto, e em seguida passou um trecho de um epsódio d'Os Simpsons em espanhol relaconado ao conteúdo para debaterem e discurtirem sobre família, no qual os alunos se mostraram basntante interessados.

Relato 12- 31/05/16 e 02/06/16

Nestas datas foi realizada a regência "Descrições", que, tal como o nome confirma, trata de como fazer variadas descrições em espanhol para as mais diversas situações. Primeiramente, após distribuição do caderno que continha a unidade temática, foi lida com os alunos a tirinha sobre descrições da autora Maitena, e em seguida, houve debate acerca do entendimento e interpretação da tira por parte dos alunos, bem como a exploração do tema a fim de saber a opinião deles acerca do assunto, havendo bastante participação e interesse nesta primeira parte. Em seguida, foi pedido que os alunos elaborassem sua própria tirinha, valendo-se de uma segunda tirinha da mesma autora, distribuida em material impresso à parte, em que eles deveriam usar a criatividade para preencher alguns vácuos existentes no material, a fim de trabalhar tanto com o gênero como exercitar e pôr em prática o conteúdo das descrições. E depois foi trabalhado um pouquinho dos verbos e estruturas utilizadas neste tipo de situação. Na parte final, foi realizado o jogo "Quién eres tú", no qual, fazendo uso de algumas frases descritivas trabalhadas na regência, o aluno que se colocasse à frente do quadro negro teria de adivinhar qual era o personagem selecionado. Nesta parte também houve bastante interação e participação dos alunos, que se mostraram empolgados e felizes com o tema e o jogo. Na regência do dia 9, aplicada pelo trio de quinta-feira, foi recaptulado o que foi visto na aula anterior e em seguida, por meio de um vídeo foi trabalhada a descrição dos variados tipos de cabelos e penteados, através de um vídeo e atividades subsequentes relacionadas a esse tema. Para finalizar, foi feito um jogo da memória como modo de entreter os alunos e, claro, fixar o conteúdo compartilhado entre alunos e regentes.

Relato 11 - 24/05/16

Não estive presente na observação deste dia em vista de inflamação da garganta.

Relato 10 - 17/05/16

Não teve observação na presente data, em decorrência de licença médica da professora supervisora, havendo, portanto, realocação da data da regência que seria realizada nos dias 17 e 19 de maio para o fim de maio e primeira semana de junho.

Relato 9 - 10/05/16

Semana Acadêmica de Letras e finalização da elaboração da Regência.

Relato 8 - 03/05/16

Hoje sequer deu tempo de fazer quaisquer anotações a respeito da observação de aula, tendo em vista que participamos durante todo o tempo, diretamente e ativamente, no auxílio aos alunos quanto às dúvidas que surgiam no decorrer da atividade passada pela professora - continuação e resposta da carta que eles estavam elaborando dias antes. Na semana que vem haverá a Semana de Letras na UFPR, e na semana seguinte será realizada a regência sobre "Descrições" por nós bolsistas do projeto atuantes no colégio. Durante a Semana de Letras nós iremos nos dedicar à finalização do processo de elaboração da Regência que será na semana seguinte aplicada (o material já foi selecionado e nos resta "dar corpo" ao esqueleto!).

Relato 7 - 26/04/16

A aula começou com as apresentações restantes dos alunos, das 5 apresentações que restavam somente 3 equipes (em dupla ou individualmente) apresentaram seus trabalhos atrasados. Em seguida, a professora trabalhou com eles a música "Noche y Día" de Enrique Iglesias, para que os alunos preenchessem as lacunas - foi necessário passar 3 vezes a música para que os alunos pudessem acompanhar a letra e se dar conta do que o cantor estava dizendo, e a diferença entre "hoy" e "hay" na música, uma vez que sua pronúncia era diferente da que eles estão acostumados. Acredito que a maior dificuldade dos alunos se deu em decorrência do fato de eles tentarem equivocadamente prestarem mais atenção ao clipe do que atentar para a própria letra da música para que pudessem acompanhá-la. Para finalizar a aula, a professora propôs um exercício em que os alunos deveriam escrever uma carta uns para os outros e na aula seguinte respondessem.

Relato 6 - 19/04/16

Na aula de hoje a professora iniciou a aula retomando os dias da semana escrevendo no quadro "Hoy es:____, Ayer fue:____, Mañana es:____". Em seguida, um a um (ou em duplas) os alunos apresentaram seus trabalhos sobre as curiosidades de cada país, alguns deles não apresentaram e ficaram sem nota (ou terão a nota fechada com atraso). Ao final da aula foi feita a atividade da carta, pretendida na semana passada, em que os alunos escreveram uns aos outros e que serão compartilhadas na próxima aula.  

Relato 5 - 12/04/16

Com cerca de 20 alunos na sala, a aula começou com 20 minutos de atraso necessários para acalmar os alunos ante o tumulto que se estabelecia devido à agitação. Pareceu bastante interessante a forma como a professora começou a aula, uma vez que colocou uma música para que os alunos fossem se acalmando e notando que a aula ja havia iniciado (de modo que é possível afirmar que a estratégia surtiu efeito positivo). Após a primeira meia hora de aula foi possível que a professora iniciasse com o conteúdo pretendido, isto é, os dias da semana. Em seguida, os alunos foram levados ao laboratório de informática para que, em dupla ou individualmente, pudessem dar continuidade à pesquisa que haviam começado na semana passado a respeito das curiosidades do país que foi escolhido. Ainda, a professora pretendia explicar a diferença de "apodo" e "apellido" para que os alunos escrevessem cartas uns aos outros durante a aula utilizando as formas de saludar aprendidas e outras estruturas, como a de despedida, por exemplo.Mas, em não havendo tempo, essa tarefa foi adiada para a semana seguinte.

Relato 4 - 05/04/16

A aula começou por volta das 13:15h. A fim de evitar tumulto, a professora perguntou se os alunos gostariam de encher suas garrafinhas de água, para que assim se acalmassem e pudessem abrandar o calor. A parte inicial da aula foi bastante interessante, já que para dar continuidade ao conteúdo de "saudações" a professora começou a falar em espanhol com os alunos, que - interessados e atentos - retribuiram da mesma forma. Outro fato igualmente interessante - mas agora por parte dos alunos -  foi a ocorrência de mudança voluntária de lugar dos alunos que desenvolveram uma nova forma de interação entre eles. A intenção da professora para esta aula foi focar um pouco menos no aspecto gramatical da língua espanhola e priorizar o aspecto cultural que envolve o idioma, bem como o aprendizado da língua. Para tratar com eles  dos dias da semana, a professora colocou uma frase de Eduardo Galeano no quadro para que eles copiassem no caderno e depois de leitura discutissem. Em seguida ensinou os dias da semana em espanhol e passou uma atividade de leitura e por fim levou os alunos ao laboratório de informática para que pesquisassem informações sobre os países que escolheram para os trabalhos que serão realizados na disciplina.

Relato 3 - 29/03/15

Aula referente ao conteúde de despedidas e saudações. Neste dia estavam presentes cerca de 20 alunos e a aula começou às 13:15h. Como de costume na turma, houve muitos momentos de conversas paralelas e agitação, tanto que foi preciso que um aluno fossse transferido de lugar a cargo da professora. Por fim a professora conseguiu trabalhar com um exercício de travalínguas, no qual os alunos em sua maioria se mostraram bastante participativos, além de trabalhar algo de verbos e uma entrevista. Apesar da intensa agitação, com direito a arremeço de objetos e intervenções não tão oportunas quanto se pudesse pensar a meu ver, foi possível constatar me alguns momentos interesse pela aula e conteúdos transmitidos em sala pela professora por parte dos alunos.

 

Relato 2 - 22/03/15

Hoje havia mais alunos em sala, com a chegada de outros alunos novos, e, em decorrência disto, a aula se iniciou com bastante agitação. A professora comentou que as provas do bimestre seriam realizadas com consulta e, por isso, eles deveriam tomar nota do exercício de soletração ("deletrear") que estava no quadro. Houve uma breve interrupção da diretora do colégio, que entrou em sala para chamar a atenção dos alunos quanto ao cumprimento dos horários e quanto às sujeiras deixadas nos refeitórios após a limpeza já ter sido realizada. Em seguida os alunos copiaram o exercício de soletrar e um conto, do qual ouviram áudio para que pudessem se familiarizar com as diversas variantes da língua espanhola. Apesar de algumas situações de bullyng observadas, a aula ocorreu bem e os alunos, embora agitados se mostraram em grande parte da aula interessados, havendo inclusive um momento de silêncio total em sala devido a concentração dos alunos na realização do exercício. A aula foi bastante produtiva e prazerosa ao meu ver, uma vez que conseguimos interagir com os alunos e auxiliá-los durante ativa e participativamente a todo momento a fim de sanar suas dúvidas.   

Relato 1 - 15/03/16

Nesta terça-feira, na primeira observação do ano, nos apresentamos ao grupo de alunos e observamos a aula do primeiro ano do CELEM do Colégio Tiradentes. A turma é composta por 25 alunos com idade entre 13 e 17 anos, aproximadamente. Pudemos observar certa agitação em decorrência da diferença de idade e quantidade de alunos, o que dificultou com que a professora Paula pudesse passar o conteúdo para eles (o alfabeto), um tema relativamente fácil, mas que levou a aula toda, devido à questão de ("mal") comportamento de alguns alunos. Ao final da aula foi passada a música "Bailando", de Enrique Iglesias, a fim de que os alunos prestassem atenção às diferentes variantes da língua.

****

Relato 1 - 13/08/15

Ao chegarmos na escola (Paulo Leminski) nos apresentamos e nos dirigimos à sala. Na primeira turma, formada por cerca de 15 alunos com idades aproximadas entre 9 e 50 anos (sendo uma cadeirante), a professora Sônia viu com os alunos o uso do verbo ter, passou atividade auditiva e finalizou com uma atividade dinâmica de listar o que era encontrado em cada local específico conforme indicado nas imagens. Para tanto, dividiu os alunos em 3 pequenos grupos com cerca de 5 pessoas em cada, no qual cada bolsista deveria prestar auxílio e sanar as dúvidas de vocabulário dos alunos. Na segunda turma, com cerca de 8 pessoas, em que as alunas mais novas aparentavam ter aproximadamente 17 anos, foram realizadas as mesmas atividades, salvo a divisão dos alunos em grupo. No intervalo conversamos com a professora a respeito da regência no Celem, e nos foi sugerido que trabalhávamos com as perífrases "estar + gerúndio", " ter +de", "ir+a".

 

Relato 2 - 20/08/15

Hoje foi a primeira regência do PIBID do segundo semestre, no Celem Paulo Lemisnki, do grupo de quinta-feira. A regência foi bastante tranqüila, produtiva e prazerosa de fazer em ambas as turmas. Em geral não teve grandes problemas, mas de uma regência pra outra após feedback da Sônia pudemos melhorar alguns detalhes que antes não saíram da melhor forma. O procedimento realizado foi o mesmo tanto para a primeira quanto à segunda turma, dando mais certo na segunda. Os alunos foram bastante participativos e, além disso, se mostraram bastante respeitosos, interessados, receptivos e colaborativos, o que fez com que a regência fluísse cada vez melhor e de forma mais natural. O tema da regência foi o uso das  perífrases "estar + gerúndio", " tener + infinitivo'' e "ir + a". Na fase da pré-leitura, explicamos por meio de plaquetas coladas no quadro o tema da regência e os usos das perífrases e em seguida lemos um texto com os alunos e pedimos que em seguida eles identificassem as perífrases no texto, e conversamos um pouco a cerca do que o texto abordou. Na fase de leitura foi feita a parte lúdica da regência, os alunos foram divididos em duas equipes e, a partir de verbos sorteados, tentavam adivinhar a mímica compondo frases com o modelo das perífrases que estavam no quadro. Por fim, na fase de pós-leitura, pedimos aos alunos para produzirem uma lista de promessas de fim de ano, tomando por base todo o conteúdo que foi passado durante a aula.

 

Relato 3 - 27/08/15

A aula  na primeira turma, com 14 alunos presentes, começou às 18:00h, e contou com a participação extra das pibidianas Caroline Carvalho e Emily. A professora passou uma prova escrita, com consulta, que durou até às 19h e pouco, com o tema perífrases, tratados na regência anterior. A professora foi vendo a prova com os alunos antes da resolução. A prova estava composta de quatro questões, sendo que as duas primeiras tinham quatro alternativas cada, de preencher coluna. A primeira abordava a perífrase "ir+a+infinitivo" e a segunda "estar+gerúndio". A questão seguinte era discursiva (expressão escrita) e a última, com três questões, propunha que os alunos fizessem recomendações com a perífrase "tener+que+infinitivo". Para a resolução da prova, Pedro se ausentou da sala para, em outra sala, auxiliar a aluna cadeirante Lorena. Na quarta questão surgiu uma dúvida de uma aluna da primeira turma quanto ao comando da questão.Outra dúvida que surgiu foi o significado da expressão " mis vecinos". Ainda a respeito do relatório, a professora encerrou a aula da primeira turma com a entrega dos boletins do primeiro trimestre e salientou que o aprendizado é algo continuo e gradativo, para que os alunos mais novos não se espantassem com as notas possivelmente baixas. Ao final da aula falou algo sobre "localización" de um objeto em relação a outro, pois na próxima aula será feito um jogo para encontrar "caramelos escondidos", juntamente com a correção comentada das provas. Na segunda turma, com 10 alunos, a aula começou por volta das 19h30min, e o processo todo se inverteu para que os alunos fossem liberados antes. Ou seja, primeiro a professora passou instruções sobre a dinâmica de 'localização de "caramelos"'que será desenvolvida na próxima aula e em seguida passou a prova escrita com consulta, vendo com os alunos detalhes que pudessem gerar dúvidas. Antes da resolução da prova, aluna (Irene) falou sobre curiosidade sobre o "gerúndio do verbo reír", pois tinha dificuldades. A professora ainda comentou durante a prova sobre o "futuro do verbo ir", que é diferente da perífrase "ir+a+infinitivo", que dá apenas a ideia de futuro.

 

Relato 4 - 03/09/15

A  aula na primeira turma, com cerca de 9 alunos presentes, começou às 18:00h e a professora foi puxando conversa com os alunos para que pudessem inciar a aula com a pergunta "qué harian en el festivo?". Durante a aula, a professora passou dois exercícios auditivos, que constavam no livro, ambos a respeito de "aluguel e compra e venda de apartamento e casa", para que os alunos ouvissem e tomassem nota do que era dito nos áudios. Em seguida passou exercícios, ainda permeando a temática "partes da casa". Durante a leitura de um diálogo presente em um dos exercícios do livro, pude notar que a professora corrigiu gentilmente a pronúncia do "y" dos alunos, que às vezes pronunciam como se fosse em inglês.Quase encerrando, ela foi fazendo as seguintes perguntas para que os alunos interagissem e respondessem oralmente: "Cuántas habitaciones hay en tu casa?"; "En cuál parte de tu casa prefieres estar?", nesta parte da aula também pudemos interagir um pouco, dando a nossa contribuição ( e quando os alunos falavam "cuarto" ela sugeriu que falassem algo como "me gusta estar en mi habitación". E para finalizar, os alunos viram um pouco mais do vocabulário da casa, fizeram uma breve revisão das "prendas de vestir", ("Qué hay en tu ropero?"), e responderam oralmente a mais duas últimas perguntas: "Qué hay en la nevera?" (para revisar o léxico referente à comida) e "Qué te gusta hacer en tu tiempo libre, por ejemplo en el festivo?". Na segunda turma compareceram apenas dois alunos, então fomos todos dispensados. EM TEMPO: O inusitado da observação feita esta semana foi que pude auxiliar a aluna cadeirante Lorena, na aula anterior quem prestou auxílio foi o Pedro! No começo foi um pouco difícil para mim, ou ao menos de início me pareceu que não seria uma tarefa muito fácil, pois nunca tinha tido a oportunidade de me dedicar a uma pessoa portadora de necessidades especiais.Mas foi uma experiência bastante enriquecedora e prazerosa, depois que fui entendendo tanto as limitações quanto a capacidade dela e deixei de lado a tendência de hiperproteção adotada incialmente, tudo foi ocorrendo de forma mais natural. Nos entendemos muito bem, de modo que me senti muito útil e vi o quanto ser professora, quando feito com todo o amor, se doando, procurando passar seus conhecimentos e fazer tudo isso da melhor forma possível, vale realmente a pena! Com tudo isso meu amor pela profissão "foi aumentado"! Foi uma experiência bastante motivadora e pretendo ajudá-la novamente com mais  frequência! Ainda, com relação ao exercício da profissão propriamente dito, e tendo a professora Sonia como um ótimo exemplo, pude notar o quanto é difícil preparar uma aula com inúmeras atividades, de forma que prenda a atenção dos alunos o tempo todo e os mantenha interessados, em um tempo que, no Celem, parece ser tão largo para uma única aula. Ajudar a Lorena me possibilitou perceber o quanto a professora precisa se desdobrar para dar aos alunos uma aula dinâmica e produtiva. E me permito afirmar que a professora consegue dar conta desse tipo de aula muito bem.   

 

Relato 5 - 10/09/15

Na primeira turma com 8 alunos, a professora iniciou a aula comentando sobre a expressão "hablar por los codos". Em seguida foi feito um exercício sobre os costumes das Bodas na Espanha e na Bolívia e suas diferenças. Foram feitos exercícios auditivos dentre outros. Os alunos viram o uso do verbo " Gustar" e assim acabou a primeira aula. Na segunda turma apenas dois alunos compareceram, desta vez, no entanto, a professora não liberou nem alunos nem bolsistas. O processo ocorreu de forma inversa, primeiro revisão do verbo "Gustar" e por fim os exercícios relacionados às Bodas.

 

Relato 6 - 17/09/15

Na primeira turma 15 alunos. Na segunda, 6. Na primeira turma preencher um crucigrama, criar outro com o próprio nome como tarefa para casa, exercícios de perífrases, impressão de apostila nova para daqui a duas aulas, pois na próxima aula está marcada a regência das meninas de terça. Na segunda turma: mais atrasada, exercícios referentes ao tema "casa" que a outra turma já havia feito, duas aulas antes.

 

Relato 07 - 24/09/15

A aula da turma 1 começou com 12 alunos, perto 18h05min. A professora Sonia chamou a atenção dos alunos por a maioria nao ter feito o "crucigrama com o nome do aluno", atividade destinada a esta aula, pós regência das meninas. Foi feito exercício auditivo "Qué van hacer en el fín de semana?",  para completar uma tabela com mais perífrases, como "ir + a + hacer", por exemplo, e um exercício em que, divididos em pequenos grupos, os alunos deveriam falar entre si, e depois oralmente na sala, o que fariam no fim de semana "por la mañana/tarde/noche", utilizando um pouco mais das novas perífrases aprendidas, e então pudemos interagir mais com os alunos. Em seguida, começaram a apostila nova com um exercício novo chamado "Receta para vivir 100 años", com uso de imperativo. E. por fim, escutaram a música do Alexandre Pires ("Depois do prazer") na versao espanhola para completar com as palavras que estavam faltando.

Na segunda turma, apenas  3 senhoras compareceram à aula, e a turma está mais atrasada por isso foi feito o que ja foi feito na outra turma quando fizeram os exercícios das "Bodas en Bolívia e España".  

 

Relato 8 - 01/10/15

Na turma 1 havia 10 alunos. Os alunos trabalharam na elaboração e aplicação da atividade do Crucigrama com o nome do aluno que havia sido cobrado pela professora na aula passada, mas que os alunos não tinham feito nem entregue na data prevista. Em seguida foi feito um exercício sobre os usos do verbo Gustar, devido a dúvidas apresentadas pelos alunos. Já na turma 2, com apenas 5 alunos, o encaminhamento incial foi igual ao da primeira turma com a atividade do Crucigrama, sendo diferente na abordagem dos Verbos irregulares, ja que os alunos da segunda turma eram maiores.

 

Relato 9 - 15/10/15

Falta justificada mediante liberação prévia devido à comparecimento à palestra sobre as bass curriculares nacionais e à  manifestação pelo não fechamento do PIBID. 

 

Relato 10 - 22/10/15

Esta ida ao Celem foi especial! Embora tenham ido à classe apenas 3 alunos, (sejam eles: a Lorena, em que pude prestar auxílio novamente, o Rodolfo e o Gerson), e a professora tenha optado por não prosseguir com o conteúdo, o clima da sala entre a surprevisora Sônia, nós pibidianos e eles 3, alunos, estava bem ameno, tranqüilo, interativo e agradável! Me senti que consegui me soltar mais com os alunos de modo a ter uma maior interação com eles, mais leve, e "não hierárquica", se é que há de fato alguma hierarquia rigidamente estabelecida no ambiente de classe proposto pelo Celem! Fizemos as seguintes atividades sugeridas pela professora: atividade trabalhando com hererossemanticos, exercício oral-auditivo (em que cada aluno deveria passar uma notícia escutada em língua espanhola nas várias variantes escutadas para a língua portuguesa na forma de um pequeno resumo oral), em seguida foi feita a brincadeira de " o quê você levaria para uma ilha deserta", e ao final discutimos descontraidamente qual a melhor invenção tecnológica existente na atualidade na nossa opinião. Após isso, fomos dispensados da segunda aula, devido a um compromisso da professora.

 

Relato 11 -  27/10/15 (transferência do Celem Paulo Leminski para o Celem Tiradentes)

Foi minha primeira ida ao Celem do Colégio Tiradentes. Com seis alunas presentes, a professora Paula fez atividades relacionadas à cultura mexicana/asteca, em continuidade com a atividade da aula anterior, de mesmo assunto. Foi bem interessante ver o modo como a professora trabalhou com as alunas e como as alunas são receptivas à professora, embora estejam cansadas em decorrência das reposições de aula pela greve dos Colégios Estaduais no início do ano. 

 

Relato 12 - 03/11/15

Não houve aula em decorrência de feriado de finados e liberação da professora supervisora do colégio, que viajava a trabalho.

 

Relato 13 - 10/11/15

O assunto da aula foi vestuário, mais especificamente voltado para o público feminino tendo em vista que é uma turma de Celem composta somente por meninas de 12 anos de idade. Para aa abordagem do assunto, a professora Paula abriu una longa conversa com as alunas, perguntando o que elas usavam para sair em determinadas ocasiões, e contou com a participação das alunas para colocar no quadro o que elas costumavam vestir para sair durante o dia e durante a noite, isto, valendo-se do léxico em espanhol equivalente, em que as dúvidas foram sanadas por nós, bolsistas. Em seguida a professora passou dois vídeos referentes à descrição de diferentes combinações de roupas para sair de uma adolescente mexicana e de uma mulher espanhola, e durante a exibição do vídeo as alunas puderam fixar de maneira mais leve, divertida e proveitosa, o léxico aprendido até então. Foi possível notar um comportamento um tanto quanto eufórico das alunas, que em parte se deva justificar pela presença dos bolsistas em sala (e, portanto, necessidade de auto afirmação das alunas), bem como um acanhamento por parte de algumas delas para realizar as atividades propostas pela professora. O que faz refletir o quanto é difícil dar conta de uma sala de Celem com jovens alunas, e que é preciso valer-se o tempo todo de estratégias, artimanhas e cartas na manga para manter o foco das alunas, tarefa da qual a professora Paula cumpre muito bem. E é, ainda, curioso pensar o fato de que, sendo uma turma de Celem, as alunas optam ir a classe à priori por escolha própria e livre e espontânea vontade, mas que em decorrência da greve e da jornada de reposição de aula as alunas parecem estar mais cansadas que o normal durante as aulas.

 

Relato 14 - 17/11/15

Falta justificada mediante liberação prévia autorizada para comparecimento em oficina sequencial do Projeto Mais Cultura.

 

Relato 15 - 24/11/15 (comparecimento à 2ª parte de Regência  realizada pelos bolsistas ingressantes do segundo semestre de 2015)

Presenciei a segunda parte da regência das menina(o)s do grupo de terça-feira, só que na quinta. A meu ver, a regência foi bastante fluída e produtiva, e ocorreu muito bem! Primeiramente, ajudei com a organização das carteiras e em seguida, as meninas se organizaram para começar a regência. Começaram passando a continuação do vídeo que tinha sido passado na terça-feira e depois discutiram com as meninas a respeito do tema proposto pelo vídeo. Depois, foram feitas o restante das atividades da unidade temática: desenhar e descrever as características da bruxa e desenhar como seria para elas um príncipe ideal. Para a primeira regência das meninas, acredito que tudo tenha saído muito bem, as meninas prestaram a devida atenção em tudo e se mostraram bastante comportadas e interessadas.

 

Relato 16 - 1/12/15

Falta justificada mediante liberação prévia autorizada para comparecimento em oficina sequencial do Projeto Mais Cultura.

***

Relato 01 – 10/03/2014

Hoje foi meu primeiro dia de atuação no PIBID. Pude conhecer o Colégio Estadual Rio Branco e tive meu primeiro contato com alunos de Ensino Médio, na visão de observadora! Espero que seja uma experiência bacana! Aguardarei ansiosa pelas próximas idas ao colégio.

Relato 02 – 17/03/2014

Fomos à escola e ficamos observando as turmas de primeiro, segundo e terceiro ano. No primeiro ano auxiliamos a professora Elisete na correção dos exercícios por ela propostos. No segundo e terceiro ano observamos a realização de uma prova auditiva.

Relato 03 - 24/03/2014

Excepcionalmente nesta data não foi realizada nenhuma atividade, em decorrência de não ter havido aula no colégio em questão.

Relato 04 - 31/03/2014

Fizemos o acompanhamento observacional das aulas do dia, nos primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio.

Relato 05 - 07/04/2014

Acompanhamos as aulas ministradas nas turmas de terceiro e segundo ano, bem como pudemos presenciar a realização de um teste auditivo. Posteriormente foi feita a averiguação de conteúdos ministrados ao longo do bimestre, para obtenção de embasamento teórico da regência a ser ministrada pela equipe PIBID Espanhol atuante no Ensino Médio do Colégio Estadual Rio Branco.

Relato 06 - 14/04/2014

Posso dizer, e todos que estiveram presentes também o farão, que hoje foi um dia bastante produtivo, visto que proveitoso e especial! Pudemos presenciar a regência ministrada pelos integrantes do grupo PIBID Espanhol Itinerante nas turmas de terceiro e segundo ano! A equipe toda do PIBID Espanhol foi muito bem recebida pelos alunos, que estavam bastante participativos e empolgados. Houve uma interação incrível entre os integrantes do grupo Itinerante e os alunos, que prestavam bastante atenção ao tema por eles abordado. Mal posso esperar pelo nosso dia de regência!

Relato 07 – 05/05/2014

Após um tempo deflagrada a greve dos professores dos colégios estaduais, com cerca de uma semana de pausa das atividades no Colégio Estadual Rio Branco, nesta segunda-feira foi realizada a regência nas turmas de primeiro e segundo ano do Ensino Médio. Primeiramente, foi lido com eles uma versão traduzida do conto "La Noche De Los Feos", do já falecido escritor uruguaio Mario Benedetti, em seguida houve uma conversa sobre o tema. Depois foi passado um vídeo de uma propaganda da Dove, reforçando a prévia discussão tida acerca dos padrões de beleza. Ao final foi feita uma produção de texto em espanhol pelos alunos, para averiguar o entendimento e obter o retorno da atividade realizada nas turmas. Foi um aprendizado bastante gratificante, em todos os aspectos, até mesmo por se tratar da minha primeira regência. No mais, tudo ocorreu dentro do esperado.

Relato 08 – 12/05/2014

Hoje acompanhamos normalmente as aulas ministradas pela professora Elisete, atuando como monitores quando necessário e sanando, portanto, eventuais dúvidas dos alunos.

Relato 09 – 19/05/2014

Hoje acompanhamos a aula da professora Elisete.

Relato 10 – 26/05/2014

Devido à alteração de horário da professora, acompanhamos as aulas do terceiro e segundo ano.

Relato 11 - 01/07/2014

Foi realizada a regencia moinhos de vento com os alunos do ensino medio do colegio Estadual Rio Branco. Foi a última regencia realizada no primeiro semestre. Após isto, será feito um recesso da Copa, bem como férias escolares. 

Relato 12- 11/08/2014

Após o recesso da Copa e com o fim das férias no calendário escolar, foram retomadas as atividades nos colégios em que atuamos. Na primeira turma vimos um curta metragem sobre a vida da Frida Kahlo, um vídeo referente ao texto “Los Nadies” do uruguaio Eduardo Galeano e foi feito um exercício referente às diferenças das Bodas na Espanha e Bodas na Bolívi. Na segunda turma a professora passou  um exercício auditivo, mostrou a eles algumas ditongações verbais e encerrou a aula com um exercício de preencher lacunas no tempo verbal correto, conforme a música “Hoy yo hago amor com outra persona”, versão espanhola de“Estou fazendo amor com outra pessoa”, do cantor Alexandre Pires, e mostrando algumas conjunções verbais. 

Relato 13 - 18/08/2014 

Na primeira turma foi feita uma provinha oral. Entre os alunos surgiu a duivida na conjugação do verbo “hacer”, devidamente sanada pela professora. Os alunos retomaram o exercício da música do Alesandre Pires da aula anterior. Na segunda turma os alunos fizeram alguns exercícios da apostila, cruzadinha e procuraram palavras e seus significados. Para ambas as  turmas foi pedido que os alunos escrevessem uma lista com as dez palavras que eles mais gostassem na língua espanhola, ou as que lhe gerassem dúvidas, para que com base nisso, os balões colocados nas paredes da sala fossem então trocados. A partir desta lista, serão selecionadas algumas palavras e no decorrer das idas à escola a troca de balões será devidamente providenciada.  

Relato 14 - 25/08/2014 

Em ambas as turmas foram vistos conteúdos referentes ao tratamento formal em uma conversação entre pessoas, dentro de um contexto específico, como, por exemplo, a ida ao medico e relato de sintomas, e ao final da classe os alunos puderam aprender o vocabulário relativo às frutas e verduras.

Relato 15 - 01/09/2014

A ida ao colégio foi suspensa em decorrência da realização da reunião, totalmente dedicada à organização da regência da Frida Kahlo, que foi transferida para um dia antes do usual, tendo em vista uma palestra no dia seguinte. Na reunião em questão,os alunos, divididos em duplas expuseram suas ideias que foram discutidas e serão revistas e melhoradas na semana que vem, ate que se chegue a uma conclusão válida. 

Relato 16 - 8/9/2014 

Feriado referente à Padroeira de Curitiba.

Relato 17 - 22/9/2014 

Hoje foi realizada a regência no Colégio Estadual Rio Branco, pelos bolsistas atuantes no referido colégio e contando com o apoio dos bolsistas do Colégio Estadual Paulo Leminski. Após a regência, nós, bolsistas, discutimos juntamente com a professora Nylcea acerca de erros e acertos obtidos bem como melhorias a serem feitas para serem aplicadas nas regências seguintes.

Relato 18 - 29/9/2014

Hoje foi realizada a regência da Frida Kahlo no Colégio Estadual Paulo Leminski, pleos bolsistas atuantes neste local e contando, igualmente à regência anterior, com a presença e apoio da professora e dos outros bolsistas. Aplicamos a regência em duas turmas, e o desenvolvimento obtido em ambas pela equipe foi bastante satisfatório e proveitoso, com a ressalva de a regência no segundo momento ter ocorrido de forma mais leve, mais segura e sem erros, ou melhor, com menos erros que no momento anterior. Me senti bastante agradecida e satisfeita pois acredito que a regência tenha ocorrido de forma adequada e mesmo prazerosa. Após a regência, foi realizada uma reunião para averiguar da mesma forma que na outra intervenção no Colégio Estadual Ri