Relato 23 - Dia 01/12

Aplicamos a última regência desse ano, para isso utilizamos algumas propagandas em espanhol para trabalhar com os artigos definidos e o artigo neutro ‘‘LO’’. Discutimos um pouco sobre o gênero e depois apresentamos as questões gramaticais, o que dificulta um pouco a aplicação de atividades assim nas turmas de CELEM, é que são turmas com faixa etária muito variada (desde alunos que estão no ensino fundamental até alunos que já saíram da escola há muito tempo), por isso utilizamos a língua materna para esclarecer primeiramente alguns conceitos e posteriormente voltar nas questões gramaticas do uso do artigo. Como atividade os alunos elaboraram uma propaganda usando os materiais que levamos, como cartolina, imagens de revistas, canetas, entre outros. E por fim, através de uma votação os alunos elegeram a melhor propaganda, que recebeu uma premiação.

Foi o nosso último dia no colégio e nossa última regência, fiquei feliz com os resultados e as palavras de agradecimento dos alunos. É um sinal de que nossa experiência no PIBID está trazendo bons resultados.

 

Relato 22 - Dia 24/11

Não fomos ao colégio. (A professora não deu aula)

 

Relato 21 - Dia 17/11

A professora trabalhou com os alunos o pretérito imperfeito do indicativo e os alunos realizaram algumas atividades auditivas, nós auxiliamos os alunos durante a realização das atividades. Na segunda turma algumas alunas tinham comentado sobre o interesse pelo México e sua gastronomia, já que na nossa primeira regência o contato que receberam foi de uma mexicana, por isso consegui levar para elas um tempero mexicano, chamado ‘’Tajin’’ (sal, pimenta e limão) que é utilizado para comer com frutas, as alunas ficaram super felizes e disseram que provariam assim que chegassem em casa.

 

Relato 20 - Dia 12/11

Fui ao CELEM do Colégio Tiradentes, com o grupo de quinta-feira. Foi interessante para perceber as diferenças entre os CELEM’s, a principal delas é em relação a faixa etária que no Paulo Leminski é bem variada e no Tiradentes não. A turma parece ser bem agitada, então os recursos utilizados pela professora supervisora são variados, já que qualquer atividade pode deixa-las ainda mais agitadas. Percebi também que a presença das bolsistas pode auxiliar muito a professora, por exemplo, quando cheguei sentei ao lado de uma aluna, que estava com o material guardado enquanto a professora dava as explicações, pedi para ver o seu caderno, perguntei se ela queria copiar, comecei copiando a primeira palavra em português e pedindo para que ela copiasse a palavra em espanhol e assim de pouquinho em pouquinho a aluna começou a participar da aula, foi então que as bolsistas que estavam do outro lado da sala começaram a sentar cada uma ao lado de uma aluna e que conseguimos controlar um pouco agitação da turma.

 

Relato 19 - Dia 03/11

Não fomos ao colégio. (Feriado)

 

Relato 18 - Dia 27/10

A professora trabalhou com atividades auditivas, utilizando-se do tema dos telefonemas e a diversidade nos países hispânicos, já comentados na aula do dia 20. Desse modo, tinham que identificar qual a nacionalidade de cada falante no áudio e por fim escolher uma nacionalidade e criar um dialogo junto com as bolsistas.

 

Relato 17 - Dia 20/10

Através das expressões utilizadas para comunicação nos telefonemas, a professora apresentou aos alunos as variações que ocorrem nos países hispânicos. Trabalhando também com os falsos cognatos, de modo que os alunos percebessem a ampla variedade do espanhol. Participamos da aula, juntamente com a professora relatando experiências com os amigos estrangeiros e os falsos cognatos.

 

Relato 16 - Dia 13/10

Conseguimos terminar de devolver aos alunos as respostas dos hispano falantes, já que nem todos foram à aula do dia 29/09. Tivemos a noticia de que uma das alunas desistiu do CELEM, porém conseguimos entregar o material a tia dela que também participa do curso. A professora trabalhou com os alunos, algumas atividades sobre as expressões de frequência.

 

Relato 15 - Dia 06/10

Não fomos ao colégio. (Apresentação ENAF e Conversas com o PIBID)

 

Relato 14 - Dia 29/09

Aplicamos a segunda regência para que os alunos tivessem as respostas das mensagens que escreveram. Foi muito interessante ver a reação deles e perceber as relações que eles conseguiram estabelecer com a última regência, ou seja, quando faziam a leitura conseguiam identificar as palavras prontamente. Aproveitamos para discutir também se podemos ou não acreditar em tudo o que nos falam nas redes sociais, levando um vídeo e a atividade das respostas em que um dos hispanos falante mentiu (o objetivo era descobrir quem estava mentindo).

 

Relato 13 - Dia 22/09

Aplicamos nossa primeira regência desse ano, os alunos nos receberam muito bem e participaram muito da aula. O único problema que tivemos foi com o aparelho eletrônico da sala de vídeo que não estava funcionando, para isso contamos com ajuda de outro professor que nos auxiliou com outro aparelho. Como tínhamos impresso as unidades temática, iniciamos a aula sem o uso do data show e assim que os problemas técnicos foram resolvidos, mostramos aos alunos o vídeo que tínhamos levado. Essa regência teve sequência na outra semana porque para praticar a linguagem SMS os alunos tinham que escrever uma mensagem para um hispano falante e essas mensagens foram respondidas e levadas aos alunos no dia 29.

 

Relato 12 - Dia 15/09

Na primeira turma a professora finalizou a apostila e trabalhou com os verbos irregulares do presente. Perguntamos se eles usam o facebook para prepararmos nossa regência (linguagem SMS), porém não tivemos sucesso e começamos a pensar em outras ideias para que os alunos possam praticar a linguagem SMS .

Na segunda turma a professora fez atividades auditivas com o tema "buscando un piso" e com a música "Laura no está".

 

Relato 11 - Dia 08/09

Não fomos ao colégio. (Feriado)

 

Relato 10 - Dia 01/09

Não acompanhei toda a aula da 1ª turma, porque a professora supervisora pediu para que eu acompanhasse em outra sala 3 alunos que não foram a aula na semana passada e fizeram a prova ontem. Foi um pouco estranho me ver do outro lado, nunca tinha aplicado nenhuma prova, estou sempre do outro lado da sala. A prova tinha 4 questões e os alunos  podiam consultar o material, os alunos pareciam estar bem tranquilos e eu gostei da experiência. Cheguei a tempo de assistir a correção da prova e ver uma dinâmica que a professora fez com os alunos, em que um deles saia da sala e os outros escondiam o chocolate -  a ideia era trabalhar com a localização e os alunos se envolveram e gostaram muito da dinâmica.

Na segunda turma, a professora fez a correção da prova com os alunos e passou um vídeo que a bolsista Camila (do grupo de quinta-feira) encontrou sobre localização. O vídeo foi passado no computador da bolsista Bruna Letícia (que baixou o vídeo) e a reação dos alunos foi muito positiva - escutei alguns comentários do tipo ''Que legal!'' ''Viu só? Dá pra aprender assim!''. No final a professora fez a mesma dinâmica que tinha feito na primeira turma e a participação dos alunos foi muito boa, eu e as meninas nos divertimos tanto quanto os alunos!

 

Relato 09 - Dia 25/08

Conversamos sobre o tema da próxima regência, que segue sendo o mesmo sugerido antes da greve - a linguagem SMS. A professora supervisora revisou com os alunos as perífrases, que já tinham sido trabalhadas nas aulas anteriores e também na regência aplicada pelo grupo de quinta-feira, dessa vez usando fotos (ela passou na tv laranja) e os alunos tinham que dizer o que as pessoas das fotos estavam fazendo. Para finalizar a aula, passou uma música para os alunos preencherem os espaços em branco.

 

Relato 08 - Dia 18/08

Uma das nossas intervenções não estava mais lá, foi um pouco triste ver que nem tudo deu certo, mas acho que é uma ótima experiência para ser relatada na apresentação que faço em outubro no ENAF sobre as intervenções. Conseguimos levar as outras intervenções com frases utilizadas com frequências, os alunos comentaram com a professora supervisora que nas aulas de inglês eles precisam formular frases em inglês para sair da sala ou tomar agua, por exemplo. A supervisora então sugeriu que os alunos fizessem isso também nas aulas de espanhol, porém com a ajuda das intervenções. 

 

Relato 07 - Dia 11/08

Finalmente conseguimos levar as intervenções que preparamos durante a greve, foi muito interessante perceber a reação dos alunos  e da professora supervisora, que preparou algumas atividades utilizando as palavras disponíveis nas intervenções. A impressão que tive nessa volta é de que muitas coisas não mudaram, eu esperava que quantidade de alunos tivesse diminuído muito, pois é o que geralmente acontece nas turmas de CELEM. Nossa supervisora pediu para que realizássemos o quanto antes a regência com as perífrases (que será aplicada pela turma de quinta-feira), pois é o conteúdo que ela está trabalhando com os alunos.

Sobre a aula: os alunos fizeram leituras de uma atividade realizada em casa, caracterizando física/psicologicamente uma pessoa importante na vida deles e realizaram algumas atividades da apostila.

 

Relato 06 - 17/03/2015

Nessa semana discutimos as Leis das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), principalmente os artigos que contemplam o ensino de Língua Estrangeira, dentre eles observamos a obrigatoriedade do ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna a partir da quinta série, bem como algumas propostas como a organização de alunos por conhecimento de língua referente aos Centros de Língua Estrangeira Modernas (CELEM) já conhecido pelo PIBID do subprojeto espanhol, uma vez que atuamos no CELEM do Colégio Estadual Paulo Lemiski. A LDB dispõe também propostas relacionadas ao fomento à cultura indígena, assegurando oferta de educação bilingue e intercultural as comunidades indígenas.

 

Relato 05 – 07/04/2014 

Os alunos estão participando cada vez mais das atividades, é interessante percebermos a diferença do inicio até agora. Conhecemos a biblioteca e preparamos uma lista dos livros para que os alunos tenham conhecimento dos livros de literatura hispânica disponíveis.

 

Relato 04 – 31/03/2014 

Foi interessante ver a reação dos alunos com os materiais que preparamos muitos demostraram interesse e a professora Sônia ministrou a aula estabelecendo relações com os verbos, saudações e despedidas das plaquinhas.
 

Relato 03 – 24/03/2014 

Nesse dia produzimos alguns materiais para promover a interação e auxiliar os alunos durante as aulas (mural para preencher com coisas que os alunos gostam no mundo hispânico, calendário e plaquinhas com expressões e palavras em espanhol).

 

Relato 02 – 17/03/2014 

No segundo dia a professora realizou uma atividade dinâmica com os alunos, levando um bingo e premiando vencedores, o que motivou toda a turma a participar. As bolsistas participaram, auxiliando os alunos nas atividades em que eles apresentavam maiores dificuldades.

 

Relato 01 – 10/03/2014 

Hoje foi meu primeiro dia como bolsista do PBID, conheci o Colégio Paulo Leminski, onde aplicaremos regências para as turmas do CELEM (ministradas pela professora Sônia). Percebi assim uma marcante diferença entre assistir a aula como observadora e como aluna. A recepção dos alunos me deixou ainda mais animada com o projeto!