Espanhol 1 > Páginas > Paulo Renato Da Rosa Silvério
Relato 1 – 07/04/2014
Hoje as duas turmas do 2° e 3° ano fizeram prova de compreensão auditiva, as provas tinham questões de múltipla escolha e escrita de frases curtas
Relato 2 – 14/04/2014
Hoje o grupo itinerante foi até o colégio apresentaram para os alunos temas como: tráfico de pessoas, trabalho infantil, prostituição infantil, com notícias de jornais, vídeo, música em espanhol, os alunos interagiram todo o tempo, depois fizeram uma atividade escrita
Relato 3 – 05/05/2014
Hoje foi o dia da regência, trabalhamos com as turmas do 2º e 1º ano, com o conto "La noche de los feos", depois mostramos um comercial da Dove e em seguida uma atividade de produção de texto em espanhol sobre os temas abordados
Relato 4 – 12/05/2014
Hoje os alunos do 1° ano ano produziram um texto falando sobre as características físicas, depois fizeram alguns exercícios do livro, na turma do 2° ano fizeram atividades do livro, depois uma atividade com o gênero textual quadrinhos, construção do texto usando o pretérito perfeito, para casa teria que fazer uma paródia de algum clássico no gênero quadrinhos, a professora anteriormente havia trabalhado com eles a história da chapeuzinho vermelho – Caperucita roja
Relato 5 – 19/05/2014
Hoje na turma do 1° ano a professora fez revisão com o conteúdo da prova que era o gênero dos substantivos, formação do plural, acentuação, agudas, graves ou llanas e os possessivos, no 2° ano também foi revisão para a prova com exercícios do livro sobre os pretéritos perfecto, formar frases com muy e mucho
Relato 6 – 26/05/2014
Hoje na turma do 2° ano estava programada uma apresentação com um conto de fadas, porém os alunos não fizeram então foi proposto fazerem a produção de um texto, no 3° ano os alunos fizeram atividade com os pronombres complemento de objeto directo e indirecto, a professora passou no quadro alguns exemplos depois atividade sobre o tema no livro
Relato 7 - 11/08/2014
Hoje os alunos do 2º ano fizeram um texto sobre uma cidade, expressando opinião (exemplos no quadro) sobre um ponto turístico da cidade, a professora pediu para alguns alunos lerem um texto do livro (pág 26) depois perguntou para os alunos sobre o que eles achavam das imagens de Sebastian Salgado. Depois ensinou os verbos regulares e irregulares. Já no 3º ano a aula foi sobre o presente do subjuntivo, na sala de vídeo, porém o projetor não funcionou enquanto isso a professora passou atividade do livro, utilizou o texto " curando la luz se apaga", pediu para um voluntário ler, ninguém queria até que depois de muita insistência uma aluna leu, os alunos levaram a interpretação do texto na brincadeira.
Relato 8 - 18/08/2014
No 2º A, a professora passou uma atividade do livro, sobre expressão de opinião, depois os alunos escreveram um texto sobre o tema do livro, auxiliamos os alunos na atividade, um texto argumentativo de tema livre. No 3º A, os alunos tinham que fazer um resumo sobre um dos 40 fatos que mudaram a história, texto tirados de uma revista levada pela professora, na sequência em uma roda os alunos tinham que ler e falar sobre o seu fato, tais como: chegada do homem na lua, invasões bárbaras, expansão do islamismo, holocausto, porém os alunos não sabia quase nada em relação aos temas.
Relato 9 - 25/08/2014
No 2º A, a aula foi na sala de vídeo, onde a professora utilizou um vídeo de um poema musicado, de Victoria Santa Cruz - Gritaram-me Negra, na sequência começou a refletir sobre o vídeo e seu contexto, depois pediu os alunos fazerm grupos de 4 pessoas para fazer uma quadra (poema de quatro versos). A professora ainda passou vídeos de danças brasileiras como o coco alagoano, alguns. Alunos estavam fazendo atividades de outras matérias durante a aula. No 3º A, os alunos viram o mesmo vídeo (Gritaram-me Negra), os alunos riram do vídeo, a professora então o comparou com o funk, durante o vídeo os alunos anotaram palavras para comentarem ao final.
Relato 10 - 15/09/2014
2º A , prova escrita. No 3º ano trabalhou o presente do subjuntivo, exercícios o imperativo. Já no 1º ano nós trabalhamos com uma atividade do livre sobre carteiras de identidade, diferenças entra a carteira da Espanha, Chile e Brasil, lemos o texto e discutimos o tema, na sequência auxiliamos os alunos na atividade do livro.
Relato 11 - 22/09/2014
Primeira regência sobra a Frida Kahlo na turma do 3º ano, os alunos participaram da aula, gostaram do tema, regencia muito bem aplicada, ótima experiência, os alunos puderam conhecer um pouco mais dessa grande artista mexicana.
Relato 12 - 29/09/2014
Acompanhamos a regencia Frida Kahlo, dos nosso colegas do CELEM, no colégio Paulo Leminski, foi muito bem aplicada, mais uma vez os alunos interagiram e gostaram da regencia.
Relato 13 - 14/10/2014
Acompanhamos a visita dos alunos ensino ao Museu Oscar Niemayer, para conferirem a exposição Frida Kahlo. Os alunos conheceram mais sobre a história da Frida e gostaram muito.
Relato 14 - 27/10/2014
Regência sobre Frida Kahlo no 1º ano do ensino médio, os alunos interagiram o tempo todo, foi uma das melhores regências.
Relato 15 - 03/10/2014
Durante a aula do 1º corrigimos textos produzidos pelos alunos do 3º ano, sobra Machismo, tendo como base um texto, um poema, é uma tirinha. No 3º ano começamos falando sobra as correções dos textos deles, em seguida a professora trabalhou o pronome complemento de objeto direto e indireto, na sequência fizeram exercícios do livro.
Relato 16 - 04/11/2014
Regência Frida Kahlo no colégio estadual Dr. Xavier da Silva, para turma do 1º ano, alunos conheceram um pouco mais sobre Frida Kahlo, interagiram e gostaram do tema.
Relato 17 - 11/11/2014
Regência Frida Kahlo no colégio estadual Manoel Ribas, para o ensino fundamental, alunos não paravam quietos, alguns interagiram conosco, no demais ocorreu tudo certo.
__________________________________________________________________________________________________
Pibid Colégio Rio Branco 10/08
Aula no segundo ano A (23 alunos), alunos dispersos fazendo revisão para prova, sobre conectores e atividades do livro, houve uma discussão entre alunos por causa de apelidos, aula estava um pouco bagunçada, ao fim entregou as provas.
Turma do primeiro ano A. (29 alunos), continuaram atividades do livro com relação à censura e ditadura, tiveram que responder questões usando o conhecimento prévio, turma mais organizada, um pouco de conversa na hora da chamada, auxiliamos alguns alunos nas atividades, após o intervalo foi hora atividade e ficamos sem fazer nada.
Pibid Colégio Rio Branco 17/08/2015
Segundo A - professora estava um pouco nervosa, alunos estavam fazendo atividades do livro (Paginas 128 e 133), 22 alunos, atividade sobre vocabulário e contexto, alimentos industrializados e alimentos naturais, mandou um aluno pra fora da sala porque estava conversando demais, ajudamos alguns alunos a responderem as atividades, pediu para os alunos trazerem na próxima semana imagens de alimentos, para fazerem uma pirâmide alimentar, deu duas aulas pra fazerem aquela atividade (simples), mesmo assim alguns alunos não terminaram, ficaram de entregar depois, professora disse que estava nervoso porque já havia acabado as atividades do calendário, e estava como que enrolando os alunos nessas duas últimas semanas do semestre e que os alunos sabiam disso por isso estavam tão alvoroçados.
Primeiro A - 28 alunos, atividade, página 146 do livro, trabalharam argumentos positivos e negativos de um texto de opinião, argumentos a favor e contra a obrigatoriedade do voto, auxiliamos os alunos que ficaram um pouco perdidos para fazer as atividades já que não tiveram muita instrução.
Pibid Colégio Rio Branco 25/08/15
Os alunos não tiveram aula, a professora estava em Conselho de Classe, esperamos até a segunda aula e nada, então decidimos ir embora!
Pibid Colégio Rio Branco 18/09
Turma do 2 A (24 alunos). Ouviram um áudio depois tinham que fazer um sinopse no caderno sobre o áudio de um livro (primeiro e segundo capítulo) , baseado em exercícios feitos anteriormente, áudio falava de uma consulta no psicólogo e também abordava da características físicas, profissões, nomes das coisas/objetos, sentimentos, ações, comidas, alunos quietos durante o compreensão auditiva, áudio longo, muito longo, professora partiu perguntando sobre os costumbres y cultura de argentina, como:
- música - tango - Carlos Gardel
- Media Luna
- Pocos indígenas, julios, italianos, alfajor, mate frío,
-Señora Pizzaiolo - delgada
- Señora - Tortellini- gorda
-Luciano Salvatori - Irma desaparecida, madres de mayo
Turna 1 A (19 alunos)
Nos apresentamos, alunos ficaram empolgados em saber que daria os aulas pra eles, queriam que nossa regência fosse nesse mesmo dia, Alunos aprenderam o alfabeto na aula anterior através de um áudio, a professora reforçou no quadro as letras diferentes e com som diferentes do português, alunos conversando, professora avisou que vai mandar sair da sala se não pararem, alunos estava comendo uma maçã ela mandou ele guardar, professora ia ver as atividades no caderno que havia pedido para eles fazerem, sobre infográfico, pediu para uma aluna que fez ler para toda a turma (texto curto) eles teriam que fazer um infográfico sobre os povos pré-colombianos e suas características, nós segundo a Professora iríamos ajudar os alunos na próxima terça a começar a fazer o infográfico, trazendo informações dos países da América latina. Professora disse que seu horário iria mudar e nos avisaria.
Pibid Colégio Tiradentes 20/10/2015
Hoje fomos ao colégio Tiradentes, da professora Paula, a experiência com o CELEM é um pouco diferente, a começar pelo número de alunos, nesse dia só tinha 4 alunas, a aula foi sobre a “Catrina” personagem mexicana, e sobre o dia dos mortos, foi muito interessante a aula, com vídeos, fotos, depois conhecemos um pouco do colégio, a professora nos levou na sala do professores, nos apresentou alguns deles, foi uma experiência positiva.
Pibid Colégio Tiradentes
Hoje a professora continuou falando do dia dos mortos, falou também um ouço mais sobre a Catrina, depois entregou trechos do texto "Mictecacíhuatl" (Señora de lá muerte), texto antigas culturas mesoamericanas, onde retrata várias etapas que uma pessoas tinha que passar até chegar ao céu ou paraíso, o texto era em espanhol, a professora deu um trecho para cada aluna interpretar e explicar para as outras colegas, auxiliamos elas nessa atividade, tinha muitas palavras de origem indígena que não sabíamos o significado perguntamos para a professora Paula, que havia pesquisado. O texto falava dos "mexicas", ao final a professora explicou que para eles o universo se dividia em 13 estágios superiores a terra e 9 níveis inferiores e para de as pessoas iam depois que morresse, depender do que ela tivesse feito antes de morrer, isso ajudaria a subir de nível ou descer. Ao final a professora combinou com as alunas que iriam se caracterizar de Catrina na próxima aula, a professora ficou de trazer caveirinhas de açúcar para as alunas pintarem também, foi uma aula onde todos aprendermos um pouco.
Pibid Colégio Tiradentes 10/11/2015
Aula começou com a professora resolvendo atrito entre duas alunas fora da sala, na sequência a professora mostrou fotos da sua viagem pro Caribe, e falou do tema da aula de hoje que eram roupas. Começou perguntando se as alunas são ligadas em moda, perguntou o estilo das meninas fora do colégio, depois pediu para as alunas irem ao quadro e escrever as roupas que usam de dia e de noite em espanhol, tiraram dúvidas de vocabulário utilizando o dicionário e também auxiliamos, depois mostrou um vídeo de uma garota chamada Yuya que fala como combinar roupas (garota mexicana fala bem rápido) e um segundo vídeo de uma mulher falando sobre roupas/moda/vestuário, as alunas se mostraram interessadas nessa aula, tiveram um pouco de dificuldade em entender as falas do vídeo por ser muito rápido, mas a professora Paula ia ajudando e nós também na medida do possível.
Colégio Tiradentes 17/11/2015
Aula começou com a professora falando de profissões que utilizam espanhol, nas sequência utilizou um texto "4 fatos interesantes acerca Del uniforme Del Chef ", texto que descrevia a história de alguns uniformes de profissões, texto em espanhol, pediu num primeiro momento para as alunas lerem em silêncio, depois ler em voz alta um trecho e comentar o que entendeu, ajudamos na leitura e interpretação, aí a professora passou uma atividade para pesquisa em casa para próxima aula.
Colégio Tiradentes 24/11/2015
Hoje foi o dia da regência, da qual não participei, uma vez que foi dada prioridade para as meninas que entraram esse ano, mesmo também não tendo participado de nenhuma regência durante esse ano, as meninas também não quiseram nossa ajuda, queriam fazer tudo sozinhas, o que resultou em uma regência mal organizada na MINHA opinião, uma vez que nessa primeira parte da regência ficou tudo um pouco meio subjetivo, dentre todas as regência que participei essa certamente foi a que menos gostei, mas serve de aprendizado para ambas as partes, mesmo com todos os contratempos as alunas se mostraram interessadas no tema.
_______________
COLÉGIO ESTADUAL TIRADENTES – CELEM – ESPANHOL
Relato 1 – 30/08/2016
Hoje a professora fez a introdução do tema “Día de los Muertos”, os alunos foram até o laboratório de informática pesquisar sobre os Maias, auxiliamos os alunos na pesquisa, depois ao voltar para a sala de aula eles apresentaram a pesqisa que fizeram para os colegas, a professora ia passar um vídeo para eles mas não funcionou, então ela começou a falar sobre a cultura do povo Maia e mostrou algumas imagens.
Relato 2 – 01/09/2016
A professora continuou a discussão dos submundos do povo Maia e também o povo Azteca, entregou um texto para os alunos que falava sobre o “Inframundo Maya”, pediu para alguns alunos lerem em voz alta para a turma, depois passou um vídeo sobre os Aztecas (El camino de los muertos), pediu para um aluno ler o texto do vídeo que ia pausando e explicando.
Relato 3 – 13/09/2016
Retonou a atividade sobre o “día de los muertos”, iriam fazer morcegos, caveiras mexicanas, através de desenhos, a professora mostrou alguns exemplos na TV. Depois passou um vídeo de um youtuber explicando/falando (em português) sobre os Maias, Incas e Aztecas, o vídeo era bem engraçado e explicativo, na sequência a professora perguntou o que os alunos tinham entendido, ao fim começaram a fazer os denhos e passar para o EVA.
Relato 4 – 15/09/2016
Nesse dia auxiliamos os alunos fora da sala, nas mesas do pátio para fazer as caveiras mexicanas e morcegos, que iriam ser colocados no “día de los muertos”, tivemos a oportunidade de fazer alguns também.
Relato 5 – 20/09/2016
A professora iniciou a aula passando um vídeo de uma música com caveiras dançando (dança macabra), falou sobre a peste bubônica (peste negra) na europa, falou das vestimentas, falou sobre a história e tradição que as pessoas tinham/faziam para espantar a doença. Na sequência distribuiu um texto em espanhol (Origem y historia de la Catrina), pediu par aum aluno ler o primeiro parágrafo para a turma na frente da classe e assim sucessivamente, passou mais um vídeo sobre a Catrina.
Relato 6 – 22/09/2016
Começamos decorando a sala com algumas palavras em espanhol, depois a professora continuou falando da Catrina e disse que ia falar sobre outros dímbolos do “día de los muertos”. Passou um vídeo recaptulando a história da Catrina em espanhol, perguntou se eles entenderam e o que entenderam , na sequência entregou u mtexto com a transcrição do vídeo (La leyenda de la Catrina). Pediu para lermos para os alunos e assim eles notassem o sotaque. Ela ia explicando algumas expressões, já na atividade eles tinham que ver a imagem da Catrina e escrever um texto em espanhol descrevendo a Catrina e depois imaginar como ela seria se fosse brasileira e ao fim desenhar a Catrina.
Relato 7 – 27/09/2016
Passou a atividade da Catrina pra quem não fez, a professora ajudou eles a criarem a Catrina Brasileira, para ajudar escreveu no quadro as características humana como: cor da pele, tipo físico, cor do cabelo, olhos, comprimento de cabelo, roupas e acessórios. Para encerrar passou um vídeo de uma animação sobre o “día de los muertos” bem curto e explicou o conteúdo do vídeo questionando os alunos sobre.
Relato 8 – 29/09/2016
Acompanhamos os alunos no laboratório de informática para pesquisar sobre o “día de los muertos” em diferentes países hispânicos que depois terisam que apresentar para a turma ao voltar para a sala, os países que a professora pedou para eles pesquisarem ela já havia pesquisado previamente para ajudá-los na apresentação, ao fim explicou como é a tradição no México e passou um vídeo do jogo “The Sims 4” sobre o “día de los muertos”.
Relato 9 – 04/10/2016
Hoje começamos a assistir o filme “Festa no céu”, em espanhol com legendas em português, vieram apenas 4 alunos, filme muito bom, alunos prestaram atenção, trouxemos pipoca para eles. Na próxima aula terminaríamos de ver o filme, que seria uma base para falar sobre o “día de los muertos”, a professora ao fim recaptulou alguns aspectos culturais do filme com os textos e vídeos vistos nas aulas anteriores.
Relato 10 – 09/11/2016
Retomamos as atividades depois da desocupação do colégio, a professora começou falando sobre a reposição das aulas, na sequeência perguntou o que eles lembravam do espanhol que estavam estudando. Passou um vídeo sobre “La leyenda del espanta pajaros”, perguntou o que entenderam da história. Na segunda parte começõu a ensinar as horas em espanhol, auxiliamos os alunos a fazer as horas no caderno de acordo com o horário das aulas deles.
Relato 11 – 10/11/2016
A professora começou passando um vídeo curta-mtretagem sem diálogo (Alarm), e iniciou uma discussão sobre o vídeo, e pediu para os alunos fazerem no caderno as horas da rotina deles e os auxiliamos. Depois iniciou uma discussão sobre a PEC 55 e a MP Reforma do ensino médio, falou de coisas que estão boas no ensino e coisas que estão ruins, comparou o currículo escolar brasileiro com o de alguns países hispânicos, mostou as principais diferenças, depois distribuiu um texto em espanhol sobre a diferença entre “profeso y maestro”, passou um vídeo sobre “la escuela Uruguaya” mostrando cada fase da educação, pediu para os alunos lerem em voz alta e foi discutindo cada ponto do texto.
Relato 12 – 17/11/2016
Professora iniciou dizendo que iria passar um trabalho valendo 3,0 pontos que na próxima semana seria eu que daria aula para eles (da prática do espanhol), disse que iria discutir sobre o que era a semana cultural e a atividade tinha relação com isso. Entregou a folha da atividade e explicou e dabateu a atividade, começõu a responder a atividade no quadro, ao fim entregou uma folha em branco para que os alunos pensassem e escrevessem como eles gostariam que fosse a semana cultural no ano que vem, auxiliamos os alunos.
Relato 13 – 22/11/2016
Hoje foi o dia da minha regência onde preparei uma unidadade temático sobre o tema “La ropa e la moda”, trouxe todo o material impresso, vídeos para passar na tv, comecei a aula fazendo um debate sobre o tema, lemos o texto que tinha a seguir e começamos a fazer as atividades, sempre com algum debate, pedi para eles lerem o texto em voz alta, aprenderam sobre o vestuário, cores, verbo “gustar”.
Relato 14 – 24/11/2016
Segundo dia da minha regência, dessa vez praparei uma unidade temática sobre “Dónde vive la gente?”, comecei com um debate sobre moradia e o direito de se ter uma lar, trouxe um texto e um curta-metragem para debate a tividades nas quais auxiliei eles para que pudesse fazer, passei as noções de localização e partes da casa, ao fim eles tinham que desenhar a planta da casa deles e escrever as partes es espanhol.
COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI – CELEM – ESPANHOL
Relato 1 – 25/08/2016
Hoje a professora passou uma atividade de cruzadinha em espanhol relacionando com as partes do corpo humano, depois passou uma atividade com um diálogo de pessoas falando sobre coisas saudáveis, e também relacionado ao corpo humano.
Relato 2 – 01/09/2016
Hoje foi dia de avaliação, que era com consulta, mesmo assim pude notar os alunos quase que totalmente perdidos, não era nada complicado, a professora tinha que auxiliar os alunos, eram três questões, uma tratando do verbo “gustar”, eles tinham que preencher lacunas, a segunda questão tinham que descrever seis personagens e o que faziam utilizando o gerúndio e a última eles tinham que escrever sobre o que gostavam de fazer, depois que terminaram a prova ela falou algumas coisas e seguiu com a aula normal, ela passou mais cruzadinhas e uma atividade para entregar na próxima aula, onde eles teria que criar uma cruzadinha que formasse o nome deles e com charadas em espanhol.
Relato 3 – 29/09/2016
Professora começõu pedindo para os alunos abrirem a apostila, conjugou alguns verbos com os alunos, utilizando exemplos da apostila. Depois seguiram fazendo outro exercício da apostila dessa vez com áudio, que ouviam e respondiam o exercício, pediu para lerem o texto do áudio em voz altae foi ajudando com dúvidas de vocabulário e pronúncia. Por fim passou no quadro uma atividade de preencher lacunas com os verbos “haber y tener” na forma impersonal “hay”.
Relato 4 – 06/10/2016
Professora começou entregando algumas atividades, depois começou a fazer uma cruzadinha no quadro (sem falar o tema), mas parece que tinha a ver com uma atividade feita anteriormente, que era a atividade das cruzadinhas com nome, que fizeram em casa e ela trocou enttre os alunose passou no quadro para eles adivinharem de quem era, ajudamos eles a responder algumas charadas, fez outras cruzadinhas no quadro e ao fim ficou conversando com os alunos alguns assunto pessoais e fez mais uma cruzadinha.
Relato 5 – 24/11/2016
Professora conversou conosco sobre a regência e sobre a reposição das aulas depois da desocupação do colégio, disse que estava trabalahndo o “pretérito imperfecto” com os alunos. Quando a aula começõu ela pediu para os alunos abrirem a apostila e completar alguns exercícios, ela os ajudou passando parte dos exercícios no quadro para correção, pediu para eles lerem as frases do exercício. Trabalhou também a fábula da galinha dos ovos de ouro e a moral da história, usou a fábula pra trabalhar a conjugação que estava na apostila, ao fim conversou um pouco com os alunos.