Relato 1 – 17/03/2014


nossa primeira aula foi no primeiro ano do ensino médio,corrigimos uma prova de compreensão auditiva com dois exercícios,a segunda aula foi no segundo ano os alunos tiveram uma prova de compreensão auditiva com dois exercícios,logo depois da prova a professora Elisete comentou sobre um trabalho que os alunos deverão fazer sobre algum pintor Espanhol, a última aula foi no terceiro ano do ensino médio os alunos também tiveram uma prova de compreensão auditiva com dois exercícios

 

Relato 02 – 31/03/2014


a primeira aula foi no terceiro ano do ensino médio,professora Elisete corrigiu a prova junto com os alunos e depois explicou quando utizamos condicional,a segunda aula foi no segundo ano do ensino médio a professora Elisete explicou perífrases e depois pediu para os alunos fazer alguns exercícios. 
 

Relato 03 – 07/04/2014


primeira aula foi no terceiro ano,os alunos fizeram uma prova de compreensão auditiva com dois exercícios o assunto abordado na prova foi sobre o alcoolismo na adolescência e a consequência do álcool,a segunda aula foi no segundo ano,professora Elisete também aplicou uma prova de compeensão auditiva com dois exercícios,o primeiro exercício fala sobre os animais em extinção e o segundo fala sobre um anúncio de tv no Peru 

 

Relato 04 – 14/04/2014


primeira aula foi uma regência do grupo itinerante do pibid a regência foi sobre tráfico de pessoas os alunos do pibid trouxeram imagens de jornais e trabalham a música do grupo portoriquenho Calle 13 que aborda o assunto,a primeira aula foi no terceiro ano e a segunda foi no segundo ano. 

 

Relato 05 – 05/05/2014


nosso grupo apresentou uma regência sobre os padrões de beleza,trouxemos o conto la noche de los feos,depois mostramos duas propagandas e juntos com os alunos introduzimos as ideias depois eles tiveram que fazer uma atividade sobre o que eles pensam referente ao padrão de beleza,a primeira regência foi no segundo ano do ensino médio e depois no primeiro ano. 

 

Relato 06 – 12/05/2014


primeira aula no segundo ano professora Elisete trabalhou o muy e mucho e depois comentou sobre um trabalho que os alunos deverão fazer sobre algum clássico infantil,a segunda aula foi no primeiro ano a professora explicou sobre os adjetivos e depois eles tiveram que fazer 2 exercícios sobre como descrever as pessoas. 

 

Relato 07 – 19/05/2014


primeira aula foi no segundo ano professora Elisete fez uma revisão com os alunos para a prova a segunda aula foi no primeira ano prfessora fez uma revisão para a prova a revisão foi sobre género masculino e feminino e acentuação. 

Relato 08-25/08/2014

primeira aula foi no segundo ano do ensino médio,foi uma aula super legal,professora Elisete mostrou  umi video da chilena Victoria Santa Cruz,o video é um poema junto com um ritmo musical,o poema fala sobre uma menina negra que desde que tinha sete anos sofria preconceito por causa da sua raça,conforme ela foi crescendo ela foi se aceitando e não sofria mais com os comentarios preconceitosos de algumas pessoas.Logo após passar o video a professora Elisete trabalha com eles a intertretação e comentas sobre situações preconceituosas que acontece na sociedade,ou seja,não somente sobre o negro,mas,independente de raça muitos sofrem preconceito na nossa sociedade.

Relato 09-22/09/2014

este ano a pintora mexicana Frida Kahlo completaria 100 anos,em homenagem a ela,está tendo exposição de fotos dela no museu do olho,não somente no museu,mas,nós do PIBID Espanhol,preparamos uma aula sobre a vida dela.Foi um trabalho muito bacana,pois Frida foi muito intensa,da mesma forma foi muito intenso falar sobre ela nas escolas.Apresentamos sobre a vida dela nas escolas XAvier Silva e na escola que participa o PIBID Português,então,pra mim foi uma experiência incrivel poder ir em outras escolas e levar os alunos no museu do olho.

Relato-10-17/03/2015

Camila nos deu uma aula sobre a LDB,na aula Camila nos explicou o artigo 23,artigo 26 e 36,logo após a apresentação tivemos que avaliar a explicação da colega.A coodernadora do curso Nylcea,explica sobre as leis também,ela informa a pirâmide hierárquica dos documentos da Educação nacional,a pirâmide começa na constituição Federal onde educação é um direito de todos,logo entra a LDB,PNE(Planos nacionais de Educação),PNL,PCN(parametros curriculares nacionais).

    Relato 11-23/03/2015

Primeiro dia de aula no colégio Rio Branco,com uma nova PIBID Emyli e o retorno da Camila,professora Elisete nos recebeu muito bem,primeira aula foi no segundo ano do ensino médio,a turma é grande,professora Elisete passa um exercicío sobre tuyo,sú,suya,após os exercícios professora Elisete explica sobre as línguas amerindias e suas variantes,texto que está na página 24 que é utilizado pelos alunos.Outra aula foi no terceiro ano do ensino médio,sala com poucos alunos,no terceiro ano ajudamos os alunos fazer um texto em Espanhol  sobre meios de ajudar o meio ambiente,o grupo que eu e a PIBID Amanda ajudamos falou sobre reaproveitar a água da chuva e diminuir a hora do banho.

Relato 12-30/03/2015                       

Primeira aula foi no terceiro ano do ensino médio,cada aluno teve que escolher uma noticia e depois apresentar essa noticia na aula,Amanda falou sobre fotografia e a primeira câmera,Michel falou sobre a invenção da pólvora,Giovana falou sobre o domínio do avião,após as apresentações professora Elisete explica sobre o artigo neutro Lo e nós do projeto ajudamos os alunos a fazer os exercícios do livro onde pede para utilizar o artigo.Outra aula foi no segundo ano do ensino médio,professora Elisete explica sobre os tambores e os ritmos musicais da cultura afro aqui na America Latina ,dentre deles estão:ataboque,cajón,bongó,logo após a explicação nós do projeto ajudamos os alunos fazer os exercícios referente a explicação da professora.

 

Relato 13-06/04/2015

Primeira aula foi no terceiro ano,os alunos apresentaram sobre meios para evitar danos no meio ambiente,o trabalho foi dividido em grupo,Lucas,Jéssica,Allan e Giovana,apresentaram sobre os benefícios da bicicleta,como meio de transporte,a apresentação foi uma peça de teatro apresentada em Espanhol,o segundo grupo ,Zamielle,Kaio e Rutielle apresentaram sobre os malefícios na demora do banho,e o terceiro e ultimo grupo Michel,Eduardo e Amanda apresentam sobre a zona verde,após a apresentaram professora Elisete elogia os alunos pelo esforço em apresentar muito bem,após o elogio os alunos junto com nós do projeto e a professora lemos um texto sobre os malefícios e benefícios dos jogos,outra aula foi no segundo ano,os alunos tiveram que trazer um conto em Espanhol de escritores Espanhois,nós do projeto ajudamos os alunos a trabalhar com os contos,ajudei o aluno Matheus que leu o conto El Potro Salvaje,depois ajudei o aluno Felipe que leu La Cena,cada aluno falou da interpretação que teve do conto,na sala temos um aluno novo que veio da Bolivia,o nome dele é Ivan,no começo percebi uma certa timidez dos alunos em se aproximar no Ivan,porém nas outras aulas os alunos tem se aproximado mais.

Relato 14-13/04/2015

Primeira aula foi no terceiro ano,professora Elisete leva nós e os alunos na sala de vídeo ,ela passa um vídeo sobre o preconceito das crianças no Chile,no vídeo tem duas bonecas,uma branca e uma negra,e as crianças tem que escolher qual se identifica com qual,logo após professora passa um vídeo sobre a artista peruana Victoria Santa Cruz,o vídeo fala sobre o preconceito com os negros,chamar as pessoas de negros de uma forma pejorativa,após os dois vídeos os alunos junto com nós do projeto e a professora debatemos sobre essa questão do preconceito e os alunos tiveram que fazer um exercício escrito sobre como se constrói e como é construído o preconceito,segunda aula foi no segundo ano do ensino médio os alunos também assistiram os dois vídeos e também fizemos um debate sobre essa questão do preconceito.

Relato 15-22/10/2015

Primeira aula foi no sexto ano,turma com cinco alunas,porém, duas faltaram esse dia.Professora Paula passou para as alunas o filme festa no céu,O filme é uma animação que fala sobre o dia dos mortos,após o filme,professora passou imagens de caveras e como surgiu o dia dos mortos no Mexico.Professora Paula fala sobre Katrina(deusa da morte)e como ela surgiu,a ideia foi construida junto com os alunos.

Relato 16- 12/11/2015

Aula no celem professora Paula ensinou para as meninas o lexico de roupas,a professora trouxe varias imagens de celebridades e a cada celebridade Paula  descrevia em espanhol o que ela estava usando,as celebridades que ela trouxe nas fotos foram;Cleopata,monster ry,Bart(personagem desenho animado)entre outros, todas as alunas compareceram na aula,a cada descrição uma aula escrevia em espanhol  no quadro o que os personagens usavam,enquanto isso,as outras alunas copiavam e nós bolsistas ajudavamos elas.

Relato 17-19/11/2015

Professora traz vários recortes de revista como;sapatos,olhos,chapéus.As alunas juntam as carteiras e cada uma delas monta uma mulher e depois descrevem o que cada uma usa e também como é fisicamente.Nos bolsistas junto com a professora Paula ajudamos elas a montar e depois a escrever em espanhol o que cada uma usava.

Relato 18- 03/12/2015

Professora Paula aplicou prova,na prova a maioria dos exercícios tinham ligação com contos de fadas,no qual as alunas tinham que responder sobre as características físicas e personalidade das princesas,as perguntas tinham haver com questão social,sobre o papel da princesa na sociedade,as meninas fizeram a prova em dupla com a ajuda de nós bolsistas.  

Relato 19-16/03/2016

foram duas aulas no segundo ano do celen,turma pequena com quatorze alunos,idades variadas desde adolescentes até idosos,professora ensinou o pretérito composto,colocou frases no quadro ,o qual,os alunos deverião completar as frases utilizando o verbo estudado,ajudei uma aluna e as outras bolsistas ajudaram outros alunos,depois ela passa uma música,no qual,os alunos deveriam preencher com as palavras que faltavam.

Relato 20-22/03/2016

as duas primeiras aulas foram no primeiro ano do celen,professora corrige os trabalhos dos alunos,ensina os verbos,ser,estar e ter,depois lemos um texto sobre a caricaturista argentina Maltena Burandena,no qual,tinha como destaque os verbos estudados e finalizamos com exercícios que tinhamos que preencher com o verbos,ser,estar e ter no presente.

Relato 21-30/03/2016

as duas aulas foram no segundo ano do celen,professora  copia uma musica no quadro a qual os alunos copiam depois eles escutam a música e preenchem as lacunas com as palavras que faltam,a música se chama "a noche soñe contigo" de Kevin Johansen,depois de corrigir o exercicio de preencher a musica,professora nos apresentou a mesma  em português cantada pela cantora Paula Toller,professora nos mostrou a diferença na tradução do português para o espanhol,o qual ouve algumas mudanças nas palavras por causa da rima.

Relato 22-06/04/2016

Primeira aula foi no celem professora Sonia passou um texto e traduziu algumas palavras,como;treinar significa entrenar,treino entrenamiento,ela aplicou na frase "tengo que ir a entrenar"no qual os alunos deveriam usar nas atividades proposta no livro,professora tambem ensinou os alunos palavras como agradecer e também pedir desculpas.

Relato 23-12/04/2016

Primeira aula no celem professora ensinou os verbos ser e estar utilizando o livro didatico,no livro tinha um texto da catunista argentina,Maltena,no qual os alunos completaram las lacunas do texto  utilizando os verbos ser e estar,depois fizeram mais dois exercicios no qual também deveriam completar com os verbos estudados após fazer os exercicios teve correção junto com a professora.

Relato 24-19/04/2016

Primeira aula no celem professora passou um exercicio auditivo que descrevia caracteristica fisica das pessoas.Professora colocou no quadro partes do corpo no qual os alunos completaram enquanto escutavam o audio.Foram duas descrições a primeira é uma moça de descreve um rapaz que ela está afim,a segunda é um mãe que descreve o filho.Após escutar o audio professora corrigi com eles as duas descrições.

Relato 25-03/05/2016

Primeira aula no celem foi a regência dos bolsista de terça no qual eu participei junto com os alunos,a regência fala sobre familia,a apresentação da atividade possue vários estilos de familia. Depois os alunos assistiram um vídeo que apresenta o chaves indo para Acapulco ,no qual,os bolsistas descreveram as familias que moram na vila.A outra atividade foi trabalhar uma charge sobre Mafalda e depois um texto que informa  quando ela surgio,por ultimo tinha várias fotos de vários artistas no qual os alunos escolheram uma delas e fizeram uma descrição da familia deles.

Relato 26-04/03/2016

reunião geral dos bolsistas junto com os coordernadores para informar algumas modificações no prjeto PIBID reunião feita no mesmo horário que vou para escola fazer observação.