Relato 01 – 06/09/2013
Hoje retornamos com as idas à escola. Aplicamos os questionários nas duas turmas de sétimos anos. Estamos ansiosos pela Regência!

Relato 02 – 20/09/2013
Hoje fomos à escola e fizemos a observação das duas turmas de sétimos anos. A atividade de hoje foi basicamente a correção da avaliação aplicada pela professora Marilda. Nesse momento os alunos tiveram a oportunidade de sanar algumas dúvidas em relação ao conteúdo trabalhado em sala até este momento.

Relato 03 – 27/09/2013
Neste dia, não pude comparecer à escola para a observação.

Relato 04 – 04/10/2013
Hoje fomos à escola para a nossa primeira regência com os novos bolsistas. Trabalhamos com os alunos o tema profissões em espanhol. Foi uma atividade mais lúdica, onde, a partir de um texto com o gênero anúncio, os alunos deveriam adivinhar qual era a profissão requisitada neste anúncio. Os alunos gostaram bastante da atividade, embora tenham tido dificuldades na hora da escrita. Mas de um modo geral a atividade foi muito bacana. E que venha a próxima!

Relato 05 – 11/10/2013
Hoje fomos à escola para a observação e, quando chegamos, a professora Marilda nos avisou que não haveria aula, pois os alunos assistiriam a uma peça de teatro na escola.

Relato 06 – 22/10/2013
Hoje fomos para a nossa primeira observação no Colégio Paulo Leminski. A professora Sônia nos recebeu muito bem, nos apresentou os alunos que, no início, estranharam um pouco a presença de tantas professoras, mas logo passou, e acabaram gostando da ideia de estarmos sempre junto com eles. Nesta escola trabalharemos com duas turmas de Celem, ambas de nível básico. As turmas são pequenas, então a dinâmica da aula é muito tranquila. Até aqui, o Projeto Pibid têm contribuído de fortemente para que, antes de concluirmos nossa graduação, tenhamos contato com turmas, escolas, dinâmicas e metodologias diferentes, o que sem dúvidas, é uma experiência enriquecedora que proporciona um grande aprendizado.

Relato 07 – 29/10/2013
A professora Sônia está trabalhando com os alunos os tempos pretéritos em espanhol. Sem dúvidas as aulas do Flávio e do Colégio Paulo Leminski são bem diferentes, com objetivos diferentes. Já estamos discutindo juntamente com a professora Sônia um tema para a nossa primeira Regência com os alunos. Estamos ansiosas para este dia!

Relato 08 – 05/11/2013
Na aula de hoje a professora continuou com os verbos no passado na forma composta. Na primeira turma ela entregou os alunos frases em português para que eles as reescrevessem em espanhol. A escolha das frases foi feita através de sorteio. Cada aluno escolheu duas frases. Após terminarem de escrever, cada um transcreveu a sua frase no quadro e a correção foi feita coletivamente. Foi uma aula bem divertida. Enquanto estávamos observando as aulas, também tivemos a oportunidade de revisar alguns conteúdos gramaticais, confirmando que com o projeto Pibid o aprendizado é constante.

Relatório 01 – 17/03/2014

Hoje tivemos a nossa primeira reunião com o grupo Itinerante. Como a proposta do grupo não é restrita a conteúdos gramaticais e sim, culturais, tivemos várias ideias e foi difícil chegarmos a um consenso. Nessa primeira reunião optamos por trabalharmos com música, mais especificamente com o gênero Rap e arte de rua de uma maneira geral. Levaremos essa proposta para a nossa reunião geral para que, juntamente com os demais bolsistas possamos amadurecer a ideia.  

Relatório 02 – 24/03/2014

Nesta segunda reunião, e após termos conversado com os nossos colegas, conseguimos fazer um recorte para a atividade. Trabalharemos com o Rap, uma música da banda Calle 13 que aborda várias questões, como por exemplo, o trabalho infantil, imigração ilegal, trabalho escravo entre outros. O objetivo desta atividade é mostrar aos alunos que esses são problemas mundiais e não restrito a países como Estados Unidos e México, além de conhecermos um pouco o que eles pensam sobre essas questões.

Relatório 03 – 31/03/2014 

Hoje foi o dia em que efetivamente fechamos a atividade. Concluímos o passo-a-passo, selecionamos as imagens e manchetes que serão utilizadas para a pré-leitura e leitura do texto base – a letra da Música “Preparame la Cena”, do grupo Calle13 –  e também dividimos as tarefas para o dia da Regência. Amanhã levaremos tudo para a reunião com os demais bolsistas para vermos se há alguma mudança a ser feita. Estamos ansiosos para esse regência, é de outra perspectiva, outros objetivos. Esperamos que os alunos gostem!

Relatório 04 – 07/04/2014 

Hoje foi uma reunião mais de finalização da regência. Acertamos as falas,  confirmamos as imagens, fizemos umas correções no passo-a-passo, conferimos o formato em que deveríamos salvar o vídeo. Foi bem tranquilo, todos nós fizemos aquilo que tínhamos nos proposto a fazer, conferimos todos os detalhes. Amanhã apresentaremos aos nossos colegas para que tenhamos uma noção de tempo e também para que seja observada a regência e eles possam opinar para que tudo saia da melhor maneira possível. Acho que será legal e que os alunos participarão. Estou verdadeiramente empolgada com essa regência. Gosto muito dessa banda e em especial dessa música, acho que sempre quis trabalhar com ela em uma regência, só não sabia bem como direcionar isso. Acho que foi uma aula preparada com antecedência, tivemos bastante tempo para selecionar, conferir e fechar a atividade e isso faz uma grande diferença, dá mais segurança. Vamos aguardar o feedback dos colegas agora!

Relatório 0 – 14/04/2014 

Se eu tivesse que escolher uma regência como sendo a melhor até hoje, sem sombra de dúvidas seria essa! Eu sempre fico muito, mais muito nervosa mesmo antes de chegar a minha vez de falar, e acabo sempre falando muito rápido e sendo pouco clara, mas hoje, hoje foi diferente. Não sei se foi por eu gostar demais da banda, da música, ou se foi o tempo que tivemos para a preparação, que por ser um projeto diferente, preparamos com calma, sem pressa e com um menor número de pessoas. Selecionamos uma coisa de cada vez, não deixamos nada para a última hora. Outra coisa bem bacana e, que com certeza contribuiu para o sucesso da regência foi termos apresentado antes para os colegas. Monitoramos melhor a questão do tempo, eles também nos fizeram algumas perguntas que possivelmente os alunos poderiam nos fazer. Vendo o resultado da aula de hoje, sem sombra de dúvidas, ficou tudo muito bem planejado, os detalhes e os toques que a professora e galera nos deram foram determinantes para o sucesso da regência de hoje, isso mesmo, um sucesso!

Relatório 06 – 21/04/2014

Não tivemos reunião. Feriado.

Relatório 07 – 28/04/2014

Os professores estão em greve, como não sabemos sobre a duração da mesma, optamos por não nos reunirmos hoje.

Relatório 08 – 05/05/2014

Não houve reunião. Semana Acadêmica de Letras.

Relatório 09 – 12/05/2014

Hoje também não tivemos reunião. Ficamos a disposição para ajudar o grupo do Celem na realização de uma atividade online onde respondemos algumas perguntas como onde moro, onde e com o quê eu trabalho, cor dos olhos e cabelos, altura e etc. 

Relatório 10 – 13/05/2014

Enfim voltamos com a reunião do nosso grupo. Pensamos em temas para a nossa próxima regência. Essa parte é sempre a mais difícil. Sempre temos muitas ideias o difícil mesmo é refinar. Pensamos em trabalhar com a pragmática em espanhol e com gírias, expressões idiomáticas para ser mais específica. Selecionamos ulguns vídeos e levaremos para discussão com o grupo para direcionarmos melhor essa atividade. A Nylcea sempre ajuda muito nessa etapa de elaboração da regência. Veremos o que eles nos aconselham e as ideias que surgirão. 

Relato 11 - 27/10/2014

Hoje fomos ao Colégio Rio Branco para aplicar a regência Frida Kahlo nos alunos do primeiro ano. A caminho da escola decidimos que além das mudanças feitas após a regência do Celem, e com o objetivo de deixar a aula menos expositiva e estimular a participação dos alunos, optaríamos por fazer uma roda no chão e deixar o ambiente o mais descontraído possível. Deu muito certo. Fizemos um círculo na sala e sentamos todos no chão, isso facilitou até a passagem das obras impressas. Por ser um tema que a professora Elisete também gosta muito, ela participou bastante da aula com comentários e opiniões. A pedido da professora e também por acharmos importante, focamos um pouco mais a questão da cultura mexicana. A aula foi bem tranquila e os alunos participaram mais do que o costume. Todos ficaram encantados com a história da vida da pintora e de como isso se refletia em sua obra. Outro ponto que acrescentamos nessa regência, já que eles já tinham ido ao museu, foi a proposta de um bilhete convidando um amigo para ver a exposição. Neste bilhete eles deveriam recomendar – ou não – a ida ao museu e dizer o porquê era um passeio que valia a pena ser feito.Conseguimos também pedir um feedback, assim como nas outras regências, sobre a nossa atuação quanto professores, e também foi positivo.  

Relatório 12 - 04/11/2014

Hoje demos mais uma regência sobre a Frida. O Colégio foi o Xavier, nunca tínhamos ido até essa escola. A professora nos recebeu bem. A turma era de ano e foi bem participativa. Utilizamos a sala de vídeo e tivemos muita dificuldade com o aparelho multimídia, o que acabou atrasando a aula. Quando começamos a passar as obras impressas pensamos que teríamos problemas em dar aquela aula para aqueles alunos devido aos comentários feitos por eles. E nós nos enganamos. Foi uma das turmas com a qual eu trabalhei que mais participou com perguntas e comentários. Fiquei bastante surpreendida, principalmente por ser uma turma com a qual não trabalhamos e por eles não nos conhecerem.  É incrível como a cada aula dada sobre a Frida falamos sobre a mesma pessoa e damos sempre um viés diferente, e quanto a cada aula estamos ainda mais preparados e aprendemos mais e mais sobre o tema e sobre como os alunos respondem de maneira diferente a eles, e como cada fala de cada bolsista carrega muito da nossa personalidade. A dificuldade em ligar o equipamento e o tempo que demoramos para nos instalar na sala nos prejudicou um pouco, mas no final, deu tudo certo. Duas alunas, quando estávamos encerrando a aula disseram: fala mais dela, não para, ela é maravilhosa! Entendi isso como ponto positivo, despertamos curiosidade! Também pedimos um feedback e que, assim como nas outras escolas e turmas, foi positivo. Não se os alunos não fazem críticas por quererem falar, ou se é porque realmente gostam das nossas aulas. Fico com a segunda opção!