Espanhol 1 > Páginas > Giulia Pucci Santos
Relato 01 – 22/09/2014
Hoje demos a regência Frida Kahlo pela primeira vez no Colégio Rio Branco, para uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Fomos muito bem recebidos, os alunos ficaram muito entretidos com a regência e o feedback no final da aula foi incrível. Conseguimos utilizar a sala de vídeo e, além de uma apresentação no powerpoint, colamos nas paredes as impressões plastificadas de frases e obras da Frida. Nós estavamos bem entrosados e, apesar da regência ser comprida (quase duas aulas), ficou bem dinâmica e prendeu a atenção dos alunos. Os outros PIBIDianos que estavam assistindo a aula também comentaram que nós conseguimos realizar essa regência com êxito. Eu pessoalmente admiro muito a história da vida da Frida, e fiquei feliz por ter levado isso para os alunos. A turma é muito madura e eles participaram bastante da aula. No final compartilhamos que talvez conseguíssemos um ônibus para leva-los até a exposição de fotos da vida da Frida Kahlo, que está acontecendo no Museu Oscar Niemeyer, eles ficaram muito empolgados.
Relato 02 – 14/10/2014
Hoje acompanhamos os alunos do 3º e 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Rio Branco em uma ida ao Museu Oscar Niemeyer, para vermos a exposição de fotos da vida da pintora Frida Kahlo. Essas fotos foram encontradas dentro de um azulejo do banheiro da Casa Azul, onde Frida nasceu, cresceu e morreu. Os alunos estavam muito felizes por termos conseguido um ônibus junto a escola para que eles pudessem visitar o Museu. Eles foram divididos em 4 grupos para que pudessem realizar a visita com o acompanhamento de um instrutor do Museu. O grupo que eu, a Kessiane e a Cintia acompanhamos era formado de alunos do 3° ano, e eles ficaram muito interessados pelas fotos. Frida era uma artista muito visceral, e isso se reflete nas suas memórias, escritas ou fotografadas. Algumas das fotos estavam recortadas, com recordações escritas e marcas de beijo. O instrutor do MON que guiou a visita repetiu praticamente tudo o que nós expusemos na aula, e os alunos mostraram que já sabiam muito do que ele estava falando. Foi um momento marcante para mim ver como os alunos absorveram o que tinham visto na aula, e gratificante saber como o conhecimento que nós estamos passando para eles ficou marcado de uma forma tão boa.