Relato 01 – 06/09/2013


Novo projeto! Voltamos à escola.

Relato 02 – 20/09/2013


Hoje, a professora corrigiu no quadro a prova que tinha feito na semana passada. Os alunos tinham que copiar as questões que tinham errado.

Relato 03 – 27/09/2013


Corrigimos as provas de recuperação dos alunos.

Relato 04 – 04/10/2013


Trabalhamos com profissões na regência. As coisas não correram do jeito que esperávamos, o vídeo que iríamos passar apresentando o gênero vlog não abriu na tv pen-drive; grande parte da regência rodava em torno do vídeo, então tivemos que pular para as atividades e assim, sobrou muito tempo.

Relato 05 – 22/10/2013


Partimos para uma nova escola. E não é só uma escola diferente. Agora meu grupo trabalha com turmas do CELEM (centro de línguas estrangeiras modernas). É uma experiência bastante nova e bem diferente do que vivíamos no ensino fundamental da educação básica. No primeiro contato, deu pra sentir diferença no objetivo da língua: o CELEM tem como princípio ensinar o aluno de modo que com o passar do tempo, e dos níveis, ele tenha certa fluência na língua estrangeira que está estudando. Estou empolgada com a mudança!

Relato 06 – 29/10/2013


Os alunos começaram a aprender o pretérito perfecto compuesto.

Relato 07 – 05/11/2013


Hora de exercícios! A turma trabalhou com tradução do português ao espanhol usando o pretérito aprendido na semana passada. Também foi feito um exercício de compreensão auditiva. A aula foi bem dinâmica, os alunos participavam a toda hora.

Relato 08 – 12/11/2013


Semana que vem: regência. Tema: pretéritos.

Relato 09 – 19/11/2013


Escolhemos o gênero memórias para trabalhar com os pretéritos. Na introdução da aula, passamos um vídeo do Galeano falando sobre suas lembranças de jornalismo; para que a compreensão fosse possível, entregamos a transcrição da fala. Contextualizamos o autor e passamos à atividade. Cada aluno trouxe quatro fotos marcantes de sua vida, e com elas montaram um scrapbook, legendando cada momento importante. Depois de terminado o álbum, eles trocaram entre si e explicaram uns as fotos dos outros.

Relato 10 – 17/03/2014


Com a entrada de 2014, se iniciou um novo grupo no projeto espanhol: itinerante. Nele, vamos desenvolver, por um mês, uma atividade cultural do mundo hispânico, sem ser específico a uma faixa etária. No mês seguinte, vamos apresentar essa atividade em várias escolas, a fim de aproximar a realidade dos alunos com a cultura da língua.

Relato 11 – 24/03/2014


Para a primeira regência itinerante, escolhemos trabalhar com questões sociais. Usaremos a música “Preparame la cena” de Calle 13 pra fazer a “leitura” do tema proposto.

Relato 12 – 31/03/2014


Dividimos e definimos as funções de cada um. Tudo está pronto para a primeira regência itinerante!