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Relato 37 - 01 de dezembro de 2015
Hoje, a professora supervisora trabalhou com os usos de "muy/mucho" e "las expresiones" em espanhol. Como "pré-leitura", a professora iniciou com a interpretação e leitura de anuncio e charges, para assim, gerar uma primeira discussão. Então, como "leitura", a professora usou mais dos gêneros anteriormente citados, desta forma, mostrando as "funções gramaticais" propostas, porém, esse gênero discursivo usado não somente como pretexto para trabalhar a gramática, e, sim, também o interpretando de forma a relacionar-lhe com a realidade de mundo dos alunos, já que, isso é bem característico dos anúncios e charges.
Relato 36 - 24 de novembro de 2015
Nesse dia, ocorreu a primeira parte da regência dos colegas que juntamente fazemos as observações no Colégio Tiradentes. A aula foi sobre a identidade e "nova visões de mundo" nos contos de fada. Para uma primeira organização e regência no Pibid, creio que os colegas se saíram bem dentro do proposto e esperado, conforme organização prévia. Didaticamente os regentes trabalharam e organizaram-se bem, e, conforme o que priorizamos no Pibid, eles seguiram acertadamente a sequência metodológica, segundo o método comunicativo, de "pré-leitura, leitura, pós-leitura", sem contar, também, o bom elencar e trabalho com os gêneros discursivos segundo o tema proposto. Desta maneira, acredito que a regência atingiu de forma positiva os alunos, eles se conectaram com o tema e bolsistas. Assim, uma bela recepção da mesma por parte dos respectivos estudantes, sem contar, que foi um tema o qual faz parte do conhecimento e vivências de mundo dos alunos.
Relato 35 - 17 de novembro de 2015
Nessa aula, a professora supervisora começou com o tema "profissões". Como discussão inicial e pré-leitura, a professora começou discutindo quais profissões usavam uniforme, etc. Assim, depois, os alunos leram um texto de e da historia do "chef de cozinha", e, após, discussão do mesmo. Desta forma, os alunos adquiriram um vocabulário inicial das "profissões" em espanhol, e, a professora dando sequência e continuidade sobre as "vestimentas" em espanhol da aula passada.
Relato 34 - 10 de novembro de 2015
Na aula desse dia, a professora supervisora começou com o tema "vestuário". Primeiro ela iniciou com uma discussão de o que estava na moda, o que era moda, e, se a seguíamos. Assim, seguiu discutindo sobre o que nós vestimos, como somos, como nos víamos em relação a temática proposta, etc. Com isso, percebeu-se que a professora, de maneira inconsciente em relação aos alunos, tentou fazer com que os mesmos se reconhecessem como indivíduos atores no meio o qual circundam, fazem parte, atuam, vivem. Achei bem produtiva essa discussão de levantamento de conhecimento prévio, e "pré-leitura". Depois, a professora seguiu com uma atividade em que os alunos tinham de escrever, no "quadro negro" abaixo do seu respectivo nome, roupas que usariam de dia e a noite, assim, como uma forma de treinar e adquirir vocabulário de vestimentas em espanhol. Por fim, a professora terminou com vídeos de meninas dando, em espanhol, "dicas práticas e do cotidiano" de como encontrar uma roupa adequada, fácil e rápida para vestir-se no dia-a-dia, etc.
Relato 33 - 27 de outubro de 2015
Retomando o tema "día de los muertos" e "Catrina", a professora supervisora entrou no tema "crenças mexicanas" e suas influências culturais para a temática inicial citada. Depois, de "leitura", a professora leu fragmentos de textos dessas crenças com os alunos, assim, por fim, os alunos leram outros fragmentos que a professora entregou, em duplas, para interpretar, analisar e discussão final. No começo, para "pré-leitura", a professora passou imagens das crenças, rituais mexicanos, para então, gerar uma discussão inicial.
Relato 32 - 20 de outubro de 2015
Houve uma troca com um dos colégios e professora supervisora com que trabalhamos, agora, colégio novo (Col. Estad. Tiradentes), fomos bem recepcionados pelos funcionários que lá trabalham. Nesse primeiro dia de observação, depois de começada a aula, nos apresentamos para os alunos e a professora supervisora estava, desde a aula passada, trabalhando com os alunos sobre "el día de los muertos" no México. Os alunos tinham assistido o filme "Festa no Céu", de Guillermo del Toro, assim, a professora primeiro fez um levantamento de conhecimento prévio dos alunos acerca do seus conhecimentos sobre "el día de los muertos". Depois, a professora relacionou e trabalhou com os elementos, sobre o tema proposto, que também apareciam no filme, como a "Catrina", que a professora trabalhou bastante na aula. Por fim, a professora passou um vídeo, da mesma temática, de como essa personagem "Catrina" influenciava até os dias atuais.
Uma diferença em relação ao colégio anterior em que estávamos, é que a sala tem um pouco menos de alunos, por anteriormente ser ensino médio regular, e agora turma de "CELEM" na faixa de idade de final do segundo ciclo do fundamental. Assim, aqui nota-se que a professora supervisora trabalha seguindo os moldes do "método comunicativo", dando mais enfoque na leitura, interpretação de gêneros diversos, audição (com os vídeos passados em aula), e, seguindo o esquema "pré-leitura, leitura, pós-leitura".
Relato 31 - 18 de setembro de 2015
Hoje, no 2º ano, a professora supervisora deu continuidade a uma aula que ela já vinha ministrando. Os alunos terminaram de ouvir um áudio de um conto, depois, eles o tinham de sintetizar apontando alguns elementos da interpretação auditiva a qual fizeram. Por fim, a professora trabalhou com alguns elementos culturais que apareciam no áudio/conto da Argentina, etc.
Já, no 1º ano, a professora trabalhou com algumas diferenças de sons de letras entre o espanhol e português, como, "b, v, r, j". Depois, explicou sobre os verbos "ser y estar" e passou atividades, as quais, auxiliamos os alunos.
Relato 30 - 25 de agosto de 2015
Neste dia não tivemos observação, devido a um conselho de classe que ocorria no colégio.
Relato 29 - 17 de agosto de 2015
Neste dia, a professora supervisora, no 2º ano, trabalhou com o vocabulário e tema de alimentos e demais relacionados em espanhol, contando com atividade de interpretação, ambos do livro didático. Depois, no momento da atividade, nós bolsistas ao auxiliar os alunos, fizemos um pouco o papel do professor mediador, a professora supervisora também o faz, mas, as vezes, também o cumprimos, segundo os documentos oficiais orientam.
Já, no 1º ano, a professora trabalhou com um texto interpretativo do livro didático, o qual os alunos tinham de ler e depois, em atividade, posicionar-se a favor ou contra a temática abordada, a mesma era sobre a questão do voto obrigatório, etc. Assim, novamente auxiliamos os alunos nas atividades, atuando como o professor mediador.
Relato 28 - 10 de agosto de 2015
Primeiro dia de observação no Colégio Rio Branco do 2º semestre de 2015, depois da volta às aulas da UFPR, e depois da greve das escolas estaduais. Assim, estamos por enquanto com 2º e 1º anos do ensino médio. No 2º ano são aulas geminadas, mas, sempre chegamos para a segunda aula das geminadas. Nesta turma, a professora supervisora estava fazendo uma revisão para uma prova que os alunos teriam em alguma aula posteriormente. Depois, os alunos ficaram fazendo atividades sobre conectores e vocabulários de vestimentas e descrição, e, nós bolsistas, os auxiliando nestas atividades. Já na turma do 1º ano, os alunos tiveram que, a partir do conhecimento prévio sobre censura e ditadura que haviam adquirido de aulas passadas, fazer atividades do livro, numa sequência didática que este propunha, sobre o dado tema, e, como sempre, nós bolsistas os auxiliando nas atividades.
Nas turmas, no papel de professor mediador, segundo o que os PCN's e as OCN's nos orientam a fazer, sempre na hora das atividades, nós bolsistas também cumprimos com este papel, podendo perceber, nesta atitude, o quão frágil os alunos são, e a fomentação pelo conhecimento e interesse que os mesmo têm quando os auxiliamos. E, alguma das vezes, eles somente necessitam da nossa singela atenção, querem ser vistos e ouvidos.
Relato 27 - 13 de abril de 2015
Mais um dia de observação. Tanto no 3º como no 2º ano, a Professora supervisora começou um miniprojeto sobre "quebrando preconceitos da cultura afro", com o apoio de nós bolsistas. De início, a professora passou um vídeo ( https://www.youtube.com/watch?v=-hDCCaKPFZk ) sobre crianças chilenas que eram entrevistadas, e, em sua frente tinham bonecos, um negro e outro branco. Então, as crianças internalizadamente davam algumas respostas preconceituosas em relação aos bonecos. Depois, foi passado um vídeo de um poema musicado de Victoria Santa Cruz ( https://www.youtube.com/watch?v=RljSb7AyPc0 ). Por fim, fizemos uma enorme discussão e interação oral com os alunos sobre toda essa temática. Podemos fazer uma analogia com os Parâmetros Curriculares Nacionais, em que fala sobre os "temas transversais", foi o que fizemos em sala de aula. Foi uma aula muito boa. No 2º ano fizemos a mesma coisa.
Relato 26 - 06 de abril de 2015
Dia de observação. Os horários da Professora supervisora se mantiveram os mesmos, com o 3º e 2º ano.
No 3º ano, os alunos fizeram uma apresentação de um trabalho o qual haviam começado a algumas aulas passadas, e, que nós também os ajudamos. Eles tinham de montar uma propaganda do gênero campanha publicitária sobre algum meio sustentável, então, fizeram um "teatrinho" como apresentação da sua respectiva propaganda. Um grupo trabalhou com o uso da bicicleta, o outro sobre a escassez de água, e o outro sobre área verde. Foi muito bacana e gratificante ver o resultado final dos trabalhos, depois de todo o desenvolvimento e envolvimento dos alunos.
Já, no 2º ano, a professora trabalhou e falou do gênero resumo. Então, os alunos tinham de ter lido minicontos diversos, e depois apresentá-los, resumi-los para a turma. Por fim, na próxima aula eles continuariam com a atividade proposta.
Relato 25 - 31 de março de 2015
Nesse, um dia de reunião em que discutimos sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais de L.E.M. para o ensino fundamental, criados em 1998 e vindos posteriormente à LDB. Eles vêm para apoiar os professores no desenvolvimento das aulas, tornar possível o acesso ao conhecimento de forma a estimular o exercício da cidadania pelo aluno, ou seja, formar alunos formadores de opinião, cidadãos, e preparados para o mundo de trabalho.
Já de início, o documento salienta que o ensino de Língua Estrangeira deve ser fundamentado na função social e a partir do conhecimento prévio e de língua materna do aluno. Baseando-se na sociointeração (Bakthin), segundo os Parâmetros: “o aprendiz utiliza conhecimentos sistêmicos, de mundo e sobre a organização textual, além de ter de aprender como usá-los na construção social do significado via Língua Estrangeira.". Assim, se fosse para retirar a principal ideia dos PCN's, é que ele foi feito segundo os princípios da sociointeração, da prática social, do método comunicativo. Onde o aluno, após a sua formação, deverá interagir, exercer o seu papel de formador de opinião, de cidadão ator na imersão das suas interações sociais, da sua cultura, no seu meio, contexto extra-verbal (segundo Faraco), nas suas experiências, novas vivências, etc.
Um outro ponto dos Parâmetros que é importante ressaltar, são os Temas Transversais, ou seja, aqueles temas variados que percorrem por todas as disciplinas, e que os professores devem agregar a suas próprias para que fiquem mais enriquecidas. Assim, nada melhor do que as aulas de L.E.M. para isso, pois, elas são riquíssimas e inesgotáveis de cultura. Segundo Wielewicki, o ensino de L.E.M. jamais poderá ser desvinculado da cultura. É a mesma coisa que ensinar a língua fazendo-se um recorte e a colocando fora de seu contexto extra-verbal, segundo Faraco. Assim, segundo Hammersley: "Talvez o grande trunfo da etnografia pós-moderna seja reconhecer que existem diferenças e que elas não precisam ser eliminadas. As regras existem em qualquer sociedade, o que não podemos é querer forçar nossas regras e nosso modo de entendimento para a observação e a análise do funcionamento de outras organizações. Para conhecermos uma outra cultura, que não a nossa, sempre projetaremos a imagem de nossa própria cultura sobre a do outro. Portanto, nunca haverá uma visão “verdadeira”, ou mais adequada por si só, do que outras.” [Vera Helena Gomes Wielewicki (pg. 31, 2001). A pesquisa etnográfica como construção discursiva.]
Relato 24 - 30 de março de 2015
Mais um dia de observação no colégio. O horário da Professora supervisora mudou, somente inverteram os horários, hoje observamos primeiro o 3º, e, depois, o 2º ano.
No 3º ano, os alunos tinham pego temas de uma revista de cultura, temas como, invenção da pólvora, estabelecimento da aviação, etc, e, que, estavam em espanhol. Então, a professora havia lhes pedido que tivessem os traduzido em casa, e, assim, teriam de comentá-los, falar deles em sala de aula. A professora não cobrou que a apresentação fosse em espanhol, assim, valorizando o que eles compreenderam do texto, dando importância ao gênero discursivo. Esses assuntos os quais os alunos falaram, por serem variados, pode-se fazer uma relação com o que os PCN's tratam sobre os temas transversais. Por fim, a professora trabalhou com um áudio do livro didático que falava sobre os bens e maus da internet, depois, houve uma interação oral com os alunos, então, os auxiliamos em atividades relacionadas com o áudio.
Já, no 2º ano, a professora vinha trabalhando com um capítulo do livro sobre as culturas africanas e indígenas da América Latina. Assim, nessa aula, ela passou um áudio sobre a cultura "Bubi", e, então, houve uma longa interação oral com os alunos sobre o assunto. Depois, os auxiliamos também em atividades sobre o áudio.
É muito bom ver os alunos evoluindo em sala de aula durante o semestre (bloco), principalmente nós, que os acompanhamos o ano inteiro. Eles não veem, mas, nós sim, perceptivelmente. Desde eles participarem mais em sala de aula, até a um "melhor uso" do espanhol ao decorrer do ano. Assim, sempre incentivamos cada vez mais eles nesses aspectos.
Relato 23 - 23 de março de 2015
Depois da volta do projeto, nesse dia, voltamos aos colégios. Novamente estou com os bolsistas do Colégio Estadual Rio Branco, então, com o ensino médio.Tanto a Professora Supervisora, quanto a Diretora, os alunos, e entre outros funcionários do colégio, nos receberam muito bem.
Por enquanto, no horário da Professora, temos uma aula geminada no 2º e outra geminada no 3º ano. No 2º ano, nos apresentamos, falamos do projeto PIBID, etc. Então, a Professora fez a correção de atividades de casa, depois nos mostrou que o livro didático havia mudado, e pra melhor. O novo livro está mais inserido dentro do método comunicativo, dos gêneros discursivos, etc. O legal, é que os alunos ficaram bastante interessados no projeto, e, alguns, já haviam participado dele ano passado.
Então, juntamente, e, em interação com os alunos, a professora fez a leitura de um texto do livro sobre a cultura indígena na América Latina, e, depois, atividades de interação oral com eles. Assim, então, auxiliamos em uma atividade escrita, do mesmo tema, os alunos em sala de aula. Por fim, eles escutaram um áudio autêntico de um entrevistado falando sobre a questão entre intérprete e tradutor, depois, os auxiliamos em atividades sobre o mesmo.
Já, no 3º ano, também nos apresentamos, etc. Depois, ficamos auxiliando os alunos em um trabalho o qual eles tinham de montar uma pequena propaganda publicitária sobre meios sustentáveis, os quais, o livro didático dava as orientações.
Por fim, tivemos uma última conversa com a Professora Supervisora sobre as perspectivas para esse semestre. Assim, encerradas as atividades, fomos dispensados.
Fico muito contente com a volta 100% do projeto. Esse, que é uma experiência incrível e inolvidável. Se pudesse resumir o que o PIBID representa para mim em uma palavra, seria: Família.
Relato 22 - 17 de março de 2015
Finalmente, depois das férias, voltamos. É difícil ficar um "tempinho" longe do PIBID.
Esse foi um dia de reunião, ela, que fazemos toda a semana. Assim, para essa, fizemos a leitura e discussão da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), com o foco na língua estrangeira, o que foi muito produtivo.
É a LBD que dá as regras e standards da educação em todo o país. Nela, pudemos saber como funciona toda a educação nacional. Penso, que é muito importante a maneira como a lei aborda essas questões. Sempre com o objetivo de inclusão do aluno, se preocupando, segundo Bakthin, com suas vivências, experiências, aquisição de linguagem, etc. Uma passagem que mostra isso, é no art. 1º, onde se tem que a educação não abrange somente a escola, mas, sim, a vida familiar, as convivências humanas, sociais e culturais. Aí, pode-se fazer uma relação com a concepção “Bakthiniana”, ou seja, trazemos conosco toda a nossa experiência, nossas vivências, nossas relações na prática social, etc.
Algo também importante na LDB, que é, aqui, o nosso foco de estudo, a língua estrangeira, é que a lei não a menospreza. Pelo contrário, ela não deixa de citá-la, dando o espaço que a mesma merece no ensino regular. Assim: "...na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da 5ª série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna (L.E.M.)...".
Por fim, gostaria de mencionar que nos artigos 78º e 79º, e em seus respectivos itens, - enfocando-se o I, do § 2º, do art. 79º, onde diz-se que: “fortalecer as práticas socioculturais e a língua materna de cada comunidade indígena;” - tem-se o desenvolvimento de programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos povos indígenas e seus objetivos. Assim, temos a inserção de toda uma comunidade. E, segundo Bakthin, valorizando suas identidades, culturas, experiências, vivências, etc.
Relato 01 – 26 de agosto de 2013
Com o projeto renovado, finalmente voltamos aos trabalhos com o ensino médio no Colégio Rio Branco. Hoje foi dia de observação das aulas da professora supervisora, e de aplicarmos os questionários socioeconômicos. Bolsistas novos entraram, alguns veteranos saíram. Estamos muito contentes e animados com este recomeço.
Relato 02 – 02 de setembro de 2013
Mais um dia de observação das aulas da professora supervisora. Sempre é muito proveitoso observar as aulas. É uma oportunidade que o PIBID nos proporciona, sempre aprendemos muito com as observações.
Relato 03 – 09 de setembro de 2013
Novamente um dia de observação das aulas da professora supervisora. O bom é que além de aprendermos com as observações, a professora nos atribui tarefas em sala as quais constroem mais ainda os nossos perfis como docentes. Estamos muito animados com o que este semestre irá nos proporcionar.
Relato 04 – 16 de setembro de 2013
Hoje as observações foram muito interessantes e produtivas, pois, os alunos apresentaram trabalhos. Eram trabalhos os quais tratavam sobre “los paises que hablan español”. Foram trabalhos muito interessantes, pois, os alunos falaram da história, moeda e economia, bandeira, e comida dos países.
Relato 05 – 23 de setembro de 2013
Neste dia de observação, a professora aplicou uma prova de recuperação para as turmas. Já começamos a pensar na nossa primeira regência, que será no dia 07 de outubro. Estamos muito empolgados em relação a ela.
Relato 06 – 30 de setembro de 2013
Mais um dia de observação, hoje a professora começou a explicar para os alunos sobre um trabalho o qual os mesmos começarão a fazer futuramente. Na aula que vem, é a nossa primeira regência. A mesma consistirá em passarmos um curta-metragem aos alunos, e eles terão de expor suas opiniões sobre o mesmo no formato de twitter. Estamos muito animados e ansiosos com a regência.
Relato 07 – 07 de outubro de 2013
Finalmente chegou o tão esperado dia da nossa primeira regência. Para mim não é uma experiência tão nova, mas para os outros bolsistas é a primeira regência no PIBID. Mas como sempre, é uma experiência extraordinária, e uma das melhores da minha vida. A regência ocorreu com excelência, os alunos adoraram o curta-metragem, e a atividade de expor suas opiniões no formato de twitter. Saímos do colégio muito animados e satisfeitos com o resultado.
Relato 08 – 21 de outubro de 2013
Depois de uma segunda-feira de folga por causa do feriado do dia dos professores, hoje voltamos com as atividades no Colégio Rio Branco. A repercussão da nossa regência não poderia ter sido melhor. Observamos as aulas da professora supervisora, durante a aula um aluno veio nos contar que usou coisas que falamos em nossa regência para responder questões do vestibular da PUC. Ficamos, sem dúvida, extremamente contentes.
Relato 09 – 28 de outubro de 2013
Hoje a professora supervisora começou com os trabalhos por parte dos alunos o qual comentei no relato 06. O trabalho consiste numa discussão com os alunos sobre trechos de textos do autor Eduardo Galeano do livro “Espejos – una historia casi universal”. Estes textos tratam do machismo sobre mulheres nas várias civilizações, sociedades. Depois então, os alunos terão de entregar trabalhos escritos sobre as discussões em sala de aula. Um trabalho muito interessante, e de um excelente autor.
Relato 10 – 04 de novembro de 2013
Hoje mais um dia de observação, e uma segunda-feira pós vestibular da UFPR. A professora fez um breve comentário sobre quem havia ou não feito o vestibular, comentou sobre as questões de espanhol, etc. Este foi um dia de avaliação auditiva a qual a professora aplicou aos alunos, mais uma experiência das observações.
Relato 11 – 11 de novembro de 2013
Hoje passamos a tarde corrigindo os trabalhos dos alunos que comentei no relato 09. Mais uma incrível experiência proporcionada pelo PIBID. Nossa próxima e também segunda regência, será no dia 02 de dezembro de 2013. Novamente estamos muito contentes e ansiosos.
Relato 12 – 18 de novembro de 2013
Mais um dia de observação das aulas da professora supervisora. Sempre é uma nova aprendizagem a cada observação, sempre existe algo novo a se absorver. Já estamos no preparo da nossa regência do dia 02 de dezembro, e por sinal, muito entusiasmados.
Relato 13 – 25 de novembro de 2013
Hoje invés de irmos ao colégio, nos reunimos para preparar nossa regência do dia 02 de dezembro. Iremos trabalhar com a canção “Latinoamérica” da banda “Calle 13”. Estamos muito empolgados e entusiasmados.
Relato 14 – 02 de dezembro de 2013
Esta foi nossa última regência do ano e consequentemente desta turma, sentiremos imensa saudades, mas com toda a satisfação e sabendo que fizemos o máximo que pudemos. Foi incrível a discussão sobre a latinidade que tivemos com os alunos, a importância da América Latina na sociedade, no mundo, ser latino, a noção de que somos latinos também e de que muitos no Brasil não tem esta noção, etc. Foi incrível a abrangência deste tema. Já estamos muito entusiasmados com o próximo ano, e muito satisfeitos e gratificados com o que já fizemos até agora. Até o momento o PIBID já e só proporcionou muita coisa linda em minha vida, só tenho a agradecer por tudo até aqui.
Relato 15 – 17 de março de 2014
Depois das férias, finalmente o PIBID voltou. Este ano estou num grupo novo, o Itinerante. A ideia deste grupo é de montarmos uma regência cultural e passarmos nos colégios lecionando-a. Neste dia nos reunimos para pensarmos em possíveis temas. Estamos com a ideia de trabalhar com a “cultura de rua” da América-latina. Estamos muito contentes e empolgados com este novo recomeço.
Relato 16 – 24 de março de 2014
Novamente nos reunimos para montar a 1ª regência. Mudamos de tema, trabalharemos com o videoclipe “Prepárame la cena” (http://www.youtube.com/watch?v=4E1vIbuWJ0U#aid=P-pmIGMNDJY) da banda Calle 13, o qual fala sobre o trabalho escravo, etc. A regência consistirá em primeiro apresentarmos imagens e manchetes aos alunos do tema proposto, depois que os mesmos já tiverem um insumo do tema, lhes entregaremos a letra da música do videoclipe, e assim juntos, construiremos a interpretação e identificação nesta letra dos temas apresentados nas imagens e manchetes que foram mostradas. Depois então lhes passaremos o videoclipe sem o áudio para os alunos identificarem nas imagens do mesmo os temas de tráfico de pessoas, trabalho escravo, etc. Assim, depois de todo este insumo de imagens e manchetes, letra do videoclipe e o mesmo sem áudio, pediremos que os alunos façam uma pequena produção escrita estabelecendo as relações existentes entre o videoclipe sem áudio e letra da música. Depois de tudo feito, passaremos o videoclipe completo com o áudio. Estamos muito ansiosos, contentes, e empolgados com esta 1ª regência.
Relato 17 – 31 de março de 2014
Hoje nos reunimos para definir os últimos detalhes da regência, quem irá fazer cada coisa. Definimos as atribuições na hora da regência para cada bolsista regente. Estamos muito entusiasmados com este novo projeto do grupo itinerante.
Relato 18 – 07 de abril de 2014
Hoje nos reunimos literalmente para “fechar” a regência. Estamos com tudo prontinho, que venha a aula, estamos empolgadíssimos.
Relato 19 – 14 de abril de 2014
Finalmente chegou o dia, hoje foi nossa regência. Tudo ocorreu mais do que o esperado. Os alunos partiparam bastante da aula, tivemos de falar somente o necessário para guiá-la. Eles responderam muito bem a atividade proposta, sem dificuldades para realizá-la. No final, eles estavam mais empolgados e ansiosos que nós para ver o videoclipe da música completo. Saímos do Colégio Rio Branco muito contentes e satisfeitos com a nossa regência.
Relato 20 - 22 de setembro de 2014
Neste dia, colocamos em prática um dos momentos e uma das regências mais belos dos momentos "pibidianos" deste projeto. Fomos para a sala de aula do Col. Est. Rio Branco com o projeto/regência Frida Kahlo. Nossa ideia era de nesses 60 anos sem Frida Kahlo, levar para os alunos um pouco da sua incrível, guerreira e brilhante vida, trajetória. Mostrar o quão importante ela foi e é principalmente para a nossa américa latina. O exemplo de feminismo e ser humano que Frida Kahlo passava durante a sua vida. Foi uma regência incrível. Os alunos gostaram muito, ficaram interessadísimos em querer saber mais sobre ela, etc. Todos falaram que assistiriam o filme sobre a Frida Kahlo (Frida, 2002, com Salma Hayek). E uma das coisas muito bacanas e não menos importante. Fizemos com que os alunos se reconhecessem como fazendo parte da américa latina. No final da regência falamos à eles sobre a exposição da Frida que estava acontecendo no Museu Oscar Niemeyer, todos ficaram empolgadíssimos para ir, então revelamos que talvez tentaríamos levá-los à exposição, ficaram mais contentes ainda. Por fim, conseguimos junto ao colégio ônibus, e assim, levamos os alunos à exposição no museu. Foi muito bacana, pois, tudo que falamos em sala eles puderam ver no museu. Uma das experiências mais marcantes no PIBID.
Relato 21 - 14 de abril de 2014
Volto à este dia, pois, foi um bem marcante no "momentos PIBID" também. Nesta regência ainda fazia parte do "grupo itinerante", o qual invés de ficarmos lotados em um ou outro colégio, montávamos uma regência mais cultural e passávamos com ela em outros colégios também. Mas, este dia em específico, foi bem especial. Apresentamos no Col. Est. Rio Branco a regência sobre o trabalho escravo, tráfico de pessoas, etc, na américa latina, baseada no videoclip da banda Calle 13, "Prepárame la Cena" ( http://www.youtube.com/watch?v=4E1vIbuWJ0U ). Onde mostramos aos alunos, tudo projetado num multimídia, primeiro imagens e manchetes em português e espanhol relacionadas ao grande tema (trabalho escravo, tráfico de pessoas, imigração ilegal, etc). E fizemos comentários. Depois, então, trabalhamos com o videoclip sem aúdio, com a interpretação dos elementos contidos na letra do mesmo, e por fim, relacionando tudo. Foi uma experiência inenarrável. Geramos discussões, ideias extraordinárias, saudáveis, os alunos participaram mais do que nunca. E como sempre, lembrando os alunos que eles também fazem parte de toda essa imensa américa latina. Mais uma vez o PIBID nos proporcionando experiências mágicas.